TOP 25 distribuições Linux de 2012

67 Comentários

O ano de 2012 foi um ano recheado de noticias interessantes para o mundo Linux. A chegada do Steam fez “acordar” as grandes empresas de tecnologia que agora começam a ver neste sistema operativo uma oportunidade de negócio. Por outro lado, este foi também o ano em que alguns projectos de distribuições Linux voltaram a dar sinais de vida, como foi o caso do Damn Small Linux. Hoje deixamos aqui as 25 distribuições que analisamos ao longo do ano de 2012. O TOP será feito por vocês, colaborem!

top25

Distribuições Linux Analisadas

 

Chegou o Linux Slax 7 Green Horn, com apenas 210 MB

O Slax é uma pequena distribuição Linux, baseada no Slackware, com o ambiente gráfico KDE, recompilada com o menor numero de dependências possíveis. Após 3 anos de silêncio,  Tomas Matejicek, responsável pelo projecto, anunciou este mês disponibilização da versão final do Linux Slax 7 , baptizado com o nome Green Horn, com apenas 210 MB.

slax7_3Homepage: Linux Slax 7

Cinnarch 2012.11.22 – Mais uma distro baseada no Arch

Inicialmente o projecto Cinnarch tinha o nome de Arch Live, isto porque era possível correr o Arch  em modo Live. Esta funcionalidade ainda está hoje presente no Cinnarch (Cin de cinnamon + Arch). A responsabilidade deste projecto é de Alex Filguiera (@faidoc no Twitter), um administrador de sistemas Linux, que lançou a primeira versão publica em Julho de 2012.

cin_0000

Homepage: Cinnarch 2012.11.22

Linux Mint 14 “Nadia”

O Linux Mint 14  é baseado no Ubuntu 12.10 e é o resultado de 6 meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux. Esta nova versão incluiu algumas atualizações de software e traz  novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.

mint_01

Homepage: Linux Mint 14 “Nadia”

Xubuntu 12.10 Quantal Quetzal

O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu e que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos

xub_05

Homepage: Xubuntu 12.10 Quantal Quetzal

elementary OS Luna – Uma distro Linux ao estilo do MacOS

O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direcionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.

el_10

Homepage: elementary OS Luna

Manjaro Linux – Um Arch Linux fácil de instalar

Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux.  Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico: XfCE, GNOME3 (com Cinnamon Shell) e KDE. Existe também disponivel a versão Net-edition, uma versão minimalista sem a maioria dos componentes instalados (ex. ambiente gráfico, aplicações, display manager, etc).

manjaro_00

Homepage: Manjaro Linux

ZorinOS – Uma distro Linux com aparência do Windows

Zorin OS por exemplo é daquelas que se destaca mais do que outras por causa  de alguma inovações que incorporaram no S.O.  Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu  iniciar muito idêntico ao Windows 7. Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre  Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Chager” permite alternar entre um Design ao estilo de  Windows 7, Windows XP e GNOME 2.

ZorinOS_01

Homepage: ZorinOS

SolusOS – Uma distro Linux para a família

O SoluOS é uma distribuição GNU/Linux moderna para iniciantes neste mundo, baseada no bastante estável Debian, que oferece um bom suporte para as tecnologias modernas. Esta distribuição traz como ambiente gráfico o GNOME 2.30.2,  Kernel 3.3.6  e uma boa seleção de aplicações direcionadas para as tarefas diárias, produtividade,  Multimédia, etc.

soluos_00

Homepage: SolusOS

Edubuntu 12.10 – O Ubuntu Linux para a escola

O Edubuntu é uma distribuição para ser usada em salas de aula e que traz consigo muitas aplicações educacionais e jogos. O Edubuntu é desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo com o objectivo de facilitar o processo de aprendizagem por parte dos alunos.

edu_00

Homepage: Edubuntu 12.10

Lubuntu 12.10 – Flavor do Ubuntu com LXDE

O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.

lub_00

Homepage: Lubuntu 12.10

Kubuntu 12.10 Quantal Quetzal – O Ubuntu com KDE

O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu e que utiliza o KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity. Esta distribuição tem como browser por omissão o Rekonq mas como assenta na plataforma Debian, facilmente podemos facilmente instalar outros browsers ou aplicações.

kub_00

Homepage: Kubuntu 12.10 Quantal Quetzal

Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal

A distribuição Ubuntu é sem duvida uma das mais populares e impulsionadoras do GNU/Linux a nível doméstico. É um sistema operativo bastante rápido, seguro, intuitivo, com excelente suporte, que está disponível para servidores, desktops, netbooks entre outros.

ub_00

Homepage: Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal

Tiny Core Linux – 12 MB necessários e 6 segundos para boot

Necessitando apenas de 12 MB, o Tiny Core Linux é uma das distribuição mas pequenas, que traz consigo as aplicações essências para um funcionamento básico do sistema . O Tiny Core Linux foi desenvolvido para correr a partir da memória RAM, o que  torna esta distribuição bastante rápida.

tiny_000

Homepage: Tiny Core Linux

Fuduntu 2012.4 – Um nome divertido… uma distro a sério!

O Fuduntu resulta de uma “fusão” dos nomes Fedora e Ubuntu e inclui algumas aplicações das quais destacamos: o Firefox, Banshee, VLC, Nautilus Elementary, Jupiter, Chromium,  LibreOffice, etc. O Fuduntu é uma rolling distro, isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo(como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios bastante actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.

fuduntu_04

Homepage: Fuduntu 2012.4

WattOS R6 – Um Ubuntu ainda mais leve

O WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu e é ideal para correr em máquina com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM… onde é testado por biff baxter, responsável pelo WattOS).

watts_00

Homepage: WattOS R6

Damn Small – Uma distribuição Linux com 50 MB

Damn Small Linux vulgarmente designada por DSL é uma distribuição linux com apenas 50MB, baseada na distribuição Debian. Como requisitos, necessita no mínimo de um 486DX (lembra-se desta arquitectura?) com 16 de RAM para correr ambiente gráfico ou apenas um 386 para correr em modo consola. Esta versão pode ser incluída facilmente numa PEN-USB de 64 MB, num CD ou, por exemplo, usar uma ferramenta de virtualização.

dsl_00

Homepage: Damn Small Linux

Backtrack 5 R3

Normalmente quase se fala na distribuição BackTrack, tende-se de imediato a associar ao Hacking e outras actividades informáticas menos decentes. Todos nós sabemos que a segurança em sistemas de informação é um ponto sensível e cada vez mais, um maior motivo de preocupação por parte dos utilizadores de qualquer tipo de rede, seja ela local ou Internet.

Nesse sentido é necessário possuir as ferramentas certas sendo o Backtrack a suite/distribuição ideal para realizar algumas auditorias aos nossos sistemas e redes.

backtrack_01

Homepage: Backtrack 5 R3

Big Linux

Big Linux , é uma distribuição que tem como interface gráfica o KDE e que é desenvolvida quase só por uma pessoa que na Blogosfera se dá a conhecer como Big Bruno , mais informação aqui  , esta versão foi lançada após 2 anos de interregno entre a Big Linux 4 e a actual 11.10 .

big_00

Homepage: Big Linux

PinguyOS

O PinguyOS, tendo sido criado da forma que foi, teve sempre como foco principal a produção de sistema estável e completamente pronto no final da instalação. Isto é conhecido como funcionalidade “Out-Of-The-Box” e apesar de muitas distribuições de Linux reclamarem essa funcionalidade, nenhuma a atinge tão profundamente como o PinguyOS.

PinguyOS_00

 

Homepage: PinguyOS

Bodhi Linux – Um SO Linux minimalista

O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o  Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic.

bodhi_000

Homepage: Bodhi Linux

Linux Caixa Mágica 18 – O Linux português

A equipa responsável pelo projecto Caixa Mágica, anunciou em Maio, a disponibilização do Caixa Mágica 18. Esta nova versão trouxe algumas novidades interessantes das quais se destacam o suporte durante o período de 5 anos e também as ultimas novidades do mundo open source. Tal como as versões anteriores,  esta versão traz já de raiz um conjunto bastante alargado de codecs áudio e vídeo, bem como o Adobe Flash, Acrobat Reader e Skype para que após instalação o utilizador tenha um sistema totalmente operacional.

cm18_00

Homepage: Linux Caixa Mágica 18

Linux Deepin – Um Ubuntu mais bonito e simples de usar

O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, recorrendo a uma versão bastante personalizada do Gnome Shell. Esta versão, inicialmente desenvolvida apenas para utilizadores chineses, está agora também disponível em inglês.

deepin_01

Homepage: Linux Deepin

Puppy 5.3 – Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!

Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura.

puppy_00

Homepage: Puppy

Fedora

O Fedora é uma distribuição Linux que apresenta a mais recente tecnologia em software livre. O Fedora é sempre livre para qualquer pessoa utilizar, modificar e distribuir.  Em Maio foi disponibilizado o Fedora 17 “Beefy Miracle” e depois de vários atrasos (cerca de dois meses),  eis que a equipa do projecto Fedora disponibilizou a versão beta do Fedora 18, baptizado de “Spherical Cow” já em finais de Novembro.

fedora_18_01

Homepage: Fedora

Ubuntu GNOME Remix 12.10 – O Ubuntu sem Unity

Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta. Depois da disponibilização do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal por parte da Canonical,  as distribuições “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download. Ao longo desta semana, vamos conhecer algumas dessas distribuições.

Depois do Kubuntu e Xubuntu, hoje vamos conhecer o que nos reserva o Ubuntu GNOME Remix 12.10.

Homepage: Ubuntu Gnome Remix


Estas foram as 25 distribuições Linux e as que tiveram mais impacto a nível de comentário. Pedimos agora que nos ajudem a escolher o TOP 25 das distribuições apresentadas:

Partilhar:
Tags:

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Santos
    Santos

    Que foi feito do openSuse??? Porque não está contemplado???

    1. Avatar de cruncx
      cruncx

      bem visto. onde é que anda o openSuse??

    2. Avatar de Alberto
      Alberto

      Nossa ia comentar justamente a falta do OpenSUSE. E logo de cara o seu comentário, o primeiro rs.

    3. Avatar de WILL1AN
      WILL1AN

      É, cadê? uma das melhores! -> (1° – openSUSE)
      muitas distribuições baseadas em outras, mas a originalidade?

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Ué… cadê o Sabayon? Este, quem instalar não vai querer outro…

  2. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    WTF!! Onde está o Arch?

    Falam tanto de based distros mas dela própria não…

    1. Avatar de cf
  3. Avatar de Pedro Pinto

    Atenção que estas foram as distribuições analisadas em 2012 não querendo com dizer que são as melhores. Falta por exemplo ‘meu’ centOS 🙂
    Feliz 2013

      1. Avatar de estevan
        estevan

        falta por exemplo o opensuse, arch linux, slackware, mageia, mandriva, etc…

        OBS:Eu citei algumas das distribuições que experimentei e gostei, se escrevesse todas que acho que faltam, daria uma pagina inteira

  4. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Falta a opção “outra”.
    Não concordo muito com este top pois não reflecte o top25 de 2012 mas sim de artigos do pplware.

    Eu diria que o top deste último ano foi:

    Mint
    Mageia
    Ubuntu
    Fedora
    openSUSE
    Debian
    Arch
    PCLinuxOS
    CentOS
    Puppy
    Zorin
    Slackware
    Lubuntu
    Snowlinux
    Ultimate
    Sabayon
    Chakra
    Bodhi
    Pear
    Crunchbag
    Gentoo
    SolusOS
    Fuduntu
    ROSA
    Xubuntu

    Já o elementary (ainda em beta1), PinguyOS, Zorin e o SolusOS podem ser vistos como as revelações do ano.

    As distro’s principais são/foram:

    Mint
    Ubuntu
    Fedora
    Debian
    openSUSE
    Arch
    PCLinuxOS
    CentOS
    Mageia
    Slackware

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Claro que foram o top 25 do pplware 🙂

      A ter a opção ‘outra’, e se por ventura essa fosse a mais votada, a conclusão seria inconclusiva 🙂

      Bom ano novo!

      1. Avatar de Navyseal
        Navyseal

        Pelo contrário haveria uma conclusão: deu-se a conhecer algo, mas não é usado pela maioria dos votantes.

    2. Avatar de JP (djlinux)

      “Eu diria que o top deste último ano foi:” ?

      Mais valia teres dito que viste no DistroWatch esse Top … O que não corresponde ao Top das mais usadas e muitos menos das com mais Downloads…

      Para mim o Top tinha que ser maior… Rosa 2012 … SparkyLinux … Linux Comfusion … Frugalware … Qubes OS … E por ai fora 🙂

      Finito…Por este ano… Bom fim de ano e bom começo do novo …

    3. Avatar de Paulo Antunes
      Paulo Antunes

      Sem dúvida mageia foi uma das melhores revelações de distros, para quem como eu que só usava fedora, agora estou dividido pelos dois! mageia para uso pessoal, fedora para uso profissional! :O
      Paz

  5. Avatar de Alucard
    Alucard

    Deviam ter colocado o Fedora 17 na votação que é a versão estável que saiu em 2012 em vez da versão Beta. De qualquer da formas, votei no Fedora 18 à mesma, é ainda Beta mas já está muito bom.

    Outra distribuição que me deixa muito curioso é o Elementary OS Luna (também ainda em Beta tanto quanto sei), vai para ela uma menção honrosa.

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    … não deixa de ser uma boa compilação 😉

    Bom trabalho!

  7. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    O Fedora parece que piora á cada versão. ¬¬

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Pelo contrário, acho que o Fedora nunca foi tão estável e fiável como agora. Brevemente até teremos um novo gestor de pacotes como alternativa (ou substituto?) do YUM. Agora se não gostas da evolução do desktop predefinido do Fedora, o GNOME 3, a história é outra. Mas não confundas a qualidade da distribuição com o DE. Podes sempre instalar o Cinnamon ou usar outra edição “Spin” do Fedora: KDE, Xfce…

    2. Avatar de Paulo Antunes
      Paulo Antunes

      o fedora 17 para mim é impecável, com kde! versão bastante estável! 🙂

  8. Avatar de ubunt
    ubunt

    Se a resposta se resume a 1…Ubuntu, pois claro.
    É o + pesado de todos, mas, também o melhor.
    Praticamente isento de bugs.

    Bom ano a todos vós, caros linuxianos.

    Arlindo

  9. Avatar de PSN
    PSN

    Manjaro tambem disponivel com o DE Mate

  10. Avatar de irlm
    irlm

    Manjaro, Power by Arch

  11. Avatar de Ricardo

    Ubuntu ainda consegue ser das distros mais fiáveis e com melhor repositório, para mim ainda não houve outra que me fizesse mudar.

  12. Avatar de Ubuntu Family FTW
    Ubuntu Family FTW

    Ubuntu continua muito à frente do resto para o user comum como eu ou para quem prefere praticidade. Sem dúvida a distro de 2012 e provavelmente dos próximos anos

  13. Avatar de Miguel Ribeiro

    Escolhi o Nadia 😀
    Já agora, gostava de recomendar uma coisa ao pplware.
    Era um “E porque hoje é véspera de feriado”. 😛

  14. Avatar de jrgaugusto
    jrgaugusto

    eh pá quando é que aqui vamos ver um canal (videos) em que vocês explicam como instalar estas coisas todas de que fala por aqui….

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Penso que já tiveram uma coisa dessas com a UTAD.
      Tinham a malta de CC a apresentar umas cenas 😛

  15. Avatar de E o meu voto vai para - Ubuntu
    E o meu voto vai para – Ubuntu

    Ubuntu!

    Por certo não é a mais rápida, não é a mais leve, para alguns talvez nem seja a mais produtiva, dependendo do gosto pessoal pela interface, mas:

    -baseado em Debian – repositórios recheados de software
    -tudo está pronto a trabalhar após a instalação
    -tudo no sistema está à distância de uma pesquisa na dash
    -suporte online é massivo – fóruns, blogs, sites, askubuntu

    O resto é conversa. Nenhuma outra distribuição permite esta facilidade. E o melhor de tudo: não gosta? existem derivados! Oficiais ou não, multiplicam-se a cada ano que passa.

    Ubuntu, a distribuição do ano 2012 e seguintes.

  16. Avatar de Nuno
    Nuno

    Falta o melhor, DEBIAN

  17. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Se tem havido coisa que mais me tem irritado é o facto (e ainda bem) da tonelada de versões qLinux

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Maldita pressa apaguem lá isto que já me enganei…

  18. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Se tem havido coisa que mais me tem irritado é o facto (e ainda bem) da tonelada de versões que existem de verões/mods/distros Linux. Tenho experimentado como aliás já o referi aqui, no Facebook e mais alguns lados através do VirtualBox o Ubuntu/Xubuntu (meu favorito)/Lubuntu e mais recentemente Caixa Magica. Também tenho uma versão satânica do Linux…

    Faz-me falta um portatilzito onde pudesse pôr um Linux a funcionar (não há guito para gadgets) para testar mais a fundo e sendo eu um Gamer o Linux merecia ser mais explorado mas em máquina física e não virtualizada. Quem sabe se no futuro terei essa sorte.

    Das versões que pude testar votei no Xubuntu…

  19. Avatar de jose martins
    jose martins

    Zorin
    FELIZ ANO NOVO

  20. Avatar de HM
    HM

    Malta em termos de fiabilidade Unbutu e como mais amigável para o utilizador e com uma interface bonita sem dúvida o cinnamon do Mint…

  21. Avatar de xupiter
    xupiter

    Um Feliz ano para todos!!!
    Independente da distribuição que cada um usa , parabéns a todos por dinamisar o universo Linux.
    Ps: pplware – em 2013
    continuem a ser a referência

  22. Avatar de rand
    rand

    Antes demais desejo um bom ano novo a toda a comunidade pplware.

    Das que foram listadas acabei por escolher o xubuntu, mas ainda estou à espera que venha um post mesmo sobre o arch 🙂

  23. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    E o Caixa Mágica? É assim tão mau que ninguém o usa?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Uso a CM18 Gnome num magalhães II,e é fenomenal!

  24. Avatar de David
    David

    será que o openSUSE não merece uma análise?
    a par com ubuntu, fedora (ex-redhat) e o openSUSE, foram as minhas primeiras distribuições. acabei ficando no ubuntu.

  25. Avatar de Manoel Aleksandre Filho

    Ridículo não terem relacionado Debian GNU/Linux. Não darei meu voto!

  26. Avatar de André

    A Unity n tem servido muito a Ubuntu.

  27. Avatar de Murilo Augusto
    Murilo Augusto

    Apesar de eu usar Fedora,na lista temos distribuições muito boas,como o Ubuntu. O Tiny Core,apesar de ser a distribuição mais leve,tem um repositório enorme! O Linux Mint também é bom,mas meu voto vai para o Xubuntu,a melhor distribuição que eu já usei

  28. Avatar de Osvander Franco
    Osvander Franco

    É lamentável fica de fora o PCLinuxOS, pois, estou instalando no HD do meu pc e, será meu sistema principal!!

  29. Avatar de Osvander Franco
    Osvander Franco

    Correção ele não pertencia ao ano 2012, desculpe-me, voto no ubuntu, pois estou já usando o elementaryOS Luna

  30. Avatar de Chael
    Chael

    Gostei da lista mas não tem nada sobre o Mandriva ou Rosa Desktop.

  31. Avatar de Alex
    Alex

    CADÊ O SABAYON? Eu usava o Xubunto até conhecer o Sabayon… a beleza, performance e estabilidade do Sabayon é excepcional. Baseado no Gentoo porém simples de usar e também de instalar programas. Não o deixo jamais… Sabayon na veia… e na véia tbm… abraço a todos…

  32. Avatar de JG
    JG

    Ficaram por mencionar as distros históricas (OpenSUSE, Slackware, Debian, Gentoo) e o Arch.

    Há tantas variantes do Ubuntu (não desfazendo) mas penso faltar variedade.
    Seria talvez mais relevante comparar entre distros com características diferentes (diferença entre slack / arch / gentoo / etc) do que entre tons diferentes duma distro base.

    Sei que muita gente associa Arch, Gentoo e Slack a um nível altíssimo de dificuldade mas não é totalmente verdade, principalmente para quem já experimentou a linha de comandos alguma vez na vida.

    Neste momento uso Arch há bastante tempo, depois de ter experimentado todas as outras “bases” e considero-a a mais estável, rápido e bem documentado de todas as que utilizei até cá.
    E a instalação fez-se em menos de 2h.

  33. Avatar de willian luciano
    willian luciano

    Faltou o Mandriva que é bem bonito é legal,o Ubuntu com certeza é o primeiro e o Mint Nadia é feio e ruim demais,não merecia estar nessa lista

  34. Avatar de Patrick
    Patrick

    Só acho que falto apenas uma distro que aceite DOS e programas do Windows NT, XP, Vista e 7. São as mais baixadas hoje!

    1. Avatar de Rui Palmeira
      Rui Palmeira

      qualquer distro com wine faz isso. *facepalm*

  35. Avatar de osvander
    osvander

    Meu voto vai para o mint debian editian, ,já que o elementary não sai do beta. Mesmo que não esteja na lista.

  36. Avatar de Francisco A Pinto

    Paulo. Ótimo o seu trabalho. Mas, e o openSUSE?

  37. Avatar de Francisco A Pinto

    Pedro. Mil desculpas. (troquei seu nome)

  38. Avatar de SUSU
    SUSU

    E se vos disser que o Lubuntu me tem surpreendido muito pela positiva. Muito estável.

  39. Avatar de SUSU
    SUSU

    Em 2012 “andei” com o Mint mas agora passei para o Ubuntu, e por acaso estou a gostar do Unity. É uma questão de hábito.

  40. Avatar de Rui Palmeira
    Rui Palmeira

    E o prémio para pior distribuição de sempre vai para *rufar tarolas* *tada* Linux Caixa Mágica. LOL.

    Pior experiência que alguma vez tive nesse belo mundo do GNU/Linux

  41. Avatar de Rafael
    Rafael

    90% do top é baseado no ubuntu lol

  42. Avatar de Paulo Guarnieri
    Paulo Guarnieri

    Só digo uma coisa: durante anos tenho instalado várias distribuições nos computadores onde trabalho, com computadores de 2007, e as distros se não ficavam muito pesadas, eram difíceis de configurar para alunos iniciantes. Agora topo com o Zorin, que apesar do nome, é tanto a mais leve que tive conhecimento, já no live cd ela voava, quanto a mais fácil para aprender mexer no pc. Mais leve que o lubuntu, que apesar de leve, não tem atalho para navegar nas pastas, nem no menu iniciar nem no desktop (?), não tem lixeira visível, tive que catar uns script, menu difícil para iniciantes, e uma serie de outras dificuldades.
    Acho o ambiente cinnamon incrível para quem tem um pc porrudo, veja o menu iniciar e o recurso de afastar as telas.
    Agora o opensuse, fedora, e várias distros filhas do red hat acho um lixo, só tive problemas com elas. Uma vez fiquei uma semana baixando o opensuse, instalei, e nem pra tocar musica servia, pois dizia para baixar um plugin, só que ficava o dia inteiro procurando e não achava nada, nem pra nenhum formato de audio nem video. Não reconhecia pendrive, hd externo, tinha que montar partição, eu tentava de tudo, diretorio inválido, diretorio inválido…

  43. Avatar de Nelson
    Nelson

    Qual é o mais estável e mais seguro??

  44. Avatar de Ismael Magalhães
    Ismael Magalhães

    Exmo senhores (as) Uso o ubuntu 14.04 LTs desktop em servidor. Gostaria de experimentar uma versão de linux com ambiente desktop mas também servidor e com ferramentas claro para FTP e remoto. Qual o melhor do linux e fácil de utilizar? Obrigado

    1. Avatar de Osvander
      Osvander

      PCLinuxOs BR, excelente distro e uso a mais de tres anos, muito rápido!

      1. Avatar de Ismael Magalhães
        Ismael Magalhães

        Obrigado por responder. Também já uso o ubuntu há mais de 17 anos, mas queria experimentar outro linux para desktop servidor…estive a ver o PCLinuxOs BR é da família do Mandrake. Bem diga-me uma coisa a instalação para servidor é feita em linha de comandos no terminal? Ou como é?Eu no ubuntu instalo o desktop ubuntu e depois vou ao terminal e faço a instalação do Lamp server e instala o apache, php e mysql. Como é que se faz no PCLinuxOs BR? E já agora dá para instalar FTP e remoto? Eu no ubuntu tb instalo tudo em linha de comando no terminal e aqui neste. Dá aí umas dicas ó Osvander.

      2. Avatar de Ismael Magalhães
        Ismael Magalhães

        Qual das versões a melhor para trabalhar em desktop e ao mesmo tempo em servidor lamp? Estive no site e não sei o que deva sacar… se souber indique: http://sourceforge.net/projects/pclinuxosbr/files/?source=navbar