Damn Small 4.11 RC- Uma distribuição Linux com 50 MB

32 Comentários

Agora com JWM e Fluxbox

Para quem ainda não conhece, o Damn Small Linux vulgarmente designada por DSL é uma distribuição linux com apenas 50MB, baseada na distribuição Debian. Como requisitos, necessita no mínimo de um 486DX (lembra-se desta arquitectura?) com 16 de RAM para correr ambiente gráfico ou apenas um 386 para correr em modo consola. Esta versão pode ser incluída facilmente numa PEN-USB de 64 MB, num CD ou, por exemplo, usar uma ferramenta de virtualização.

Depois de quase 4 anos  sem qualquer desenvolvimento, John Andrews (responsável pelo projeto) anunciou a primeira Release Candidate da versão 4.11.

dsl_00

Apesar de ser uma versão RC (Release Candidate), o Damn Small 4.11 RC segue a filosofia de lançamentos anteriores “Ser sempre o mais user-friendly possível com máquinas que possuam hardware antigo” . Esta versão corrige alguns bugs e alguma aplicações foram atualizadas e outras adicionadas. O JWM (Joe’s Window Manager) foi actualizado para a versão 2.1, o Dilo actualizado para a versão 3.0.2 (melhorias no suporte a CSS), foi adicionado o XChat 1.8.9 assim como o sic 1.1 IRC e o XCalc-colo.

Esta versão permite também a troca entre o JWM e o Fluxbox sem a necessidade de reiniciar o sistema.

dsl_01

Outras funcionalidades/serviços disponibilizados pelo Damn Small Linux:

 

  • XMMS (MP3, e MPEG);
  • Cliente FTP;
  • Browser Firefox;
  • Cliente de email Sylpheed;
  • Processadores de texto;
  • IM Naim (AIM, ICQ, IRC);
  • Ligação Remota (VNCviwer, Rdesktop, SSH/SCP);
  • Cliente DHCP, PPP, PPPoE (ADSL);
  • Jogos
  • Suporte USB e PCMCIA, Wireless

 

Como meter o Damn Small 4.11 RC numa PENUSB?

Passo 0- Download do Damm Small Linux e do Lili USB Creator

Passo 1– No Lili USB Creator, escolher uma PenDrive

Definir qual o dispositivo que vai “acolher” a versão do Linux

Paso-1

Passo 2 – Escolher ISO/CD ou fazer Download (indicar o .iso descarregado no passo 0)

Passo2

Após verificação de integridade do ISO e reconhecimento do Sistemas Operativo, podemos passar para o Passo 3- Persistência

lili_1

Passo 3 – Persistência

Esta opção é útil para quem pretende guardar as alterações realizadas dentro do Linux e outros ficheiros. Definindo um espaço persistente na PenUSB podemos guardar informação ao longo das nossas sessões no Damn Small 4.11 RC.

Passo3

Passo 4 – Opções

Passo4

Passo 5 – Criar PenUSB

Passo5

Agora basta indicar na BIOS que pretendem fazer boot via PenUSB e está feito. Relembramos que podem também instalar nativamente o Damm Small Linux ou então virtualizar o sistemas recorrendo ao VirtualBox ou VMWare.

Homepage: damnsmalllinux

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    No artigo não foi referenciada a ferramente para a criação do live CD/USB.

    É o LinuxLive USB Creator correcto?

  2. Avatar de rip
    rip

    anos depois…. primeiros (espero) 🙂

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      @RIP
      eheheh eu lembro-me de há uns anos, lá no princípio do PPlware, haver sempre um “primeiros” nos comentários. Era o Rip? Ainda tive a tentação de imitar mas fiquei-me pela tentação.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Pois, também me lembro. Parece-me que essa modo passou 🙂

      2. Avatar de rip_heart
        rip_heart

        lol..não era eu não! mas desta vez não resisti a tentar 🙂
        saiu furado 😀

        mas de qualquer modo já saquei e vou experimentar num amd 500 que tenho ali parado.

  3. Avatar de rodriguesp
    rodriguesp

    fiz o download do .iso, qual o programa que usaram para criar o live usb? sei que existem varios, mas esse pareceu-me bastanta atrativo e simples. obrigado

    1. Avatar de Daniel Gomes
      Daniel Gomes

      Lê o meu comentário mais acima 🙂

  4. Avatar de Mafeus

    Pequenas distros são realmente muito úteis, quando meu HD quebrou passei a usar e testar algumas distros como Damnsmall Puppy linux e até Pmagic, tive dificuldade com a Damnsmall no drive ATI fglrx pois eu não tenho um pc antigo infelizmente.

  5. Avatar de Carlos Costa

    “Como requisitos, necessita no mínimo de um 486DX (lembra-se desta arquitectura?) com 16 de RAM” 🙂

    Foi o meu primeiro PC!!! 33 MHz e com o botão do “Turbo” 🙂

    Velhos tempos em ambientes DOS 6 & Windows 3.11 já para não falar das famosas disquetes de arranque 3″1/2 para turbinar ainda mais a máquina.

    Desculpem se isto off topic

    🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa partilha, eu no dia que tive o meu 486 DX….queimei-o logo 🙂 (quem me mandou mexer no botão da fonte de alimentação :))

      1. Avatar de José Fernandes

        Tal e qual como eu um dx2 50 fiz o mesmo na fonte 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Foi um dos dias mais tristes da minha vida…aquilo começou logo a deitar fumo 🙂

      2. Avatar de Serva
        Serva

        Pedro ,

        Boa tarde o Linux nunca para de nos surpreender eu não conhecia esta pequena distribuição , mas vou experimentar (no fundo quase que experimento todas) saber um pouco mais nunca fez mal a ninguém , eu também tive um pc com essa arquitectura e ainda o tenho guardado não sei se ainda funciona ou não a pilha da board já deve ter ido as couves , pena que já esteja a trabalhar , mas este fim de semana vou trazer o dinossauro para a bancada de testes , também me recordo que tinha um botão para comutar dos 33 para os 66 Mhz eu no meu caso só já apanhei mesmo o Windows 95 , mas foram de facto bons tempos de descoberta e de perceber bem qual a amplitude que estas maquinas nos podiam trazer , parabéns pelo teu artigo .

        Um abraço

        Serva

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Os links de download não estão a funcionar . Não consigo fazer download .

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Esqueçam o comentario anterior ,estou a fazer download do linux tracker ,embora nao seja a vrsao RC .

  7. Avatar de Miguel Cristo
    Miguel Cristo

    Looks damn good 🙂

  8. Avatar de Miguel Ribeiro

    Fixe para instalar num cartão de memória antigo… e levar apra todo o lado 😀

  9. Avatar de monux
    monux

    -Puxa este SO me resolveu muitos problemas há algum tempo.

    -Parei de usar como ferramenta de apoio,
    por falta de atualização do SO.

    -Já estou baixando (sacando)

    -Muito Boa Notícia, valeu

  10. Avatar de Redin

    Eu gostaria muito de poder saber mais pormenores mas nao existe website. Por exemplo se conseguirei rodar o xbmc com esta distro assim tao pequena.

    Off.topic. – Vamos la a ver se aparece no meu email a reposta para esta subscricao. Parece que as mesmas nao estao a funcionar.

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Em teoria dará para instalar XBMC

      Em primeiro porque o DSL é baseado em Debian.

      Depois, porque na homepage do projecto, pode ler-se que caso se instale num disco, é uma distribuição Debian “normal”.

      Sendo que o XBMC corre em Debian …

      A faltar poderão ficar apenas drivers.

      É uma questão de simular primeiro numa máquina virtual.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Tens site aqui – http://www.damnsmalllinux.org/ mas a informação é pouca 🙁

  11. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    Para quando um port dessa distro para raspberry? 🙂

    1. Avatar de Guilherme Calé
      Guilherme Calé

      Estava mesmo agora a pensar nisso

  12. Avatar de Manuel
    Manuel

    E isto serve para fazer o quê?

    1. Avatar de Miguel Cristo
      Miguel Cristo

      Serve para fazer tudo, mas tens de perder muito tempo para fazeres as coisas lol, por um lado se podes utilizar outros para fazer o que queres em menos tempo, não faz grande sentido utiliza-lo, tive a dar uma vista de olhos e tem de se configurar tudo à pata, é uma grande trabalheira, eu ainda percebo pouco de linux para utilizar esta distro isto é para pessoal mais avançado 🙂

  13. Avatar de Miguel Cristo
    Miguel Cristo

    Mas realmente é o so mais rápido que alguma vez vi e o interface fluxbox tem um aspecto excelente, mas lá está tem de ser o manual e configurar tudo mão…

    1. Avatar de Serva
      Serva

      E dá 10 a 0 ao windows 95 , de facto podem haver problemas de dependências quando se quer instalar programas usados em distribuições actuais , e aí tens de compilar os pacotes , mas como foi dito no artigo esta distro é mesmo para PCs que só conseguem mesmo correr no máximo o Windows 95 .

      Cumprimentos

      Serva

  14. Avatar de AlexAlex
    AlexAlex

    Podia também fazer um tutorial sobre o MPD (Music Player Daemon). É um reprodutor de áudio que funciona como daemon, muito leve e versátil! Já uso faz uns bons anos uso e já não consigo me acostumar com players «normais».
    P.S. necessita-se de um frontend para operá-lo, mas há pra todos os gostos, além de poder fazê-lo remotamente (inclusive pode-se criar a playlist e fechar o frontend, assim economizando memória em maquinas mais antigas). Também pode-se usar o MPD para fazer streaming se usado em conjunto com o IceCast.

    http://mpd.wikia.com/wiki/Music_Player_Daemon_Wiki

  15. Avatar de Zé

    Para usar numa pen é usar o unetbootin, é fácil