Saiu o Linux Caixa Mágica 18 – O Linux português

86 Comentários

A equipa responsável pelo projecto Caixa Mágica, anunciou recentemente, no site do projecto, a disponibilização do Caixa Mágica 18. Esta nova versão traz algumas novidades interessantes das quais se destacam o suporte durante o período de 5 anos e também as ultimas novidades do mundo open source. Tal como as versões anteriores,  esta versão traz já de raiz um conjunto bastante alargado de codecs áudio e vídeo, bem como o Adobe Flash, Acrobat Reader e Skype para que após instalação o utilizador tenha um sistema totalmente operacional.

Será o Caixa Mágica 18 a versão que aproximará ainda mais os utilizadores do mundo Linux?

cm18_00

O Linux Caixa Mágica 18 está disponível em quatro versões diferentes, cada uma delas nas versões de 32 e 64 bits. As versões disponíveis são:

  • Caixa Mágica 18 – Gnome
    • Esta versão da Caixa Mágica traz como ambiente de trabalho o Gnome 3.4.1. Tem à escolha a utilização do Gnome Shell (por omissão), o ambiente de trabalho mais moderno criado pelo projecto Gnome, mas também está disponível a versão clássica do Gnome para quem prefira
  • Caixa Mágica 18 – KDE
    • Ambiente de trabalho o KDE 4.8.2. Por omissão o ambiente vem no modo plasma desktop (a área de trabalho é composta por widgets), mas pode facilmente ser alterada para o o modo “folderview”  de forma a ter uma área de trabalho tradicional.
  • Caixa Mágica 18 – LXDE
    • Ambiente de trabalho o LXDE 4.8.2.  É uma versão especialmente recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo, mas que não perde nenhuma funcionalidade para as versões KDE e Gnome.
  • Caixa Mágica 18 – Servidor
    • Esta versão da Caixa Mágica é especialmente indicada para a instalação de servidores, suportando LVM e RAID na instalação, bem como permitindo a instalação de diversos conjuntos de pacotes considerados padrão para a área de servidores.

cm18_01

A nível global o Linux Caixa Mágica 18 traz integrado:

  • Kernel 3.2.0 (a versão 32 bits tráz um kernel PAE, excepto a versão LXDE que é não-PAE para evitar problemas com equipamentos muito antigos);
  • LibreOffice 3.5.3;
  • Firefox 12;
  • Chromium 18.0.1025.168;
  • Nova versão do software do cartão de Cidadão Português (para 32 e 64 bits);
  • …entre muitas outras novidades

cm18_02

A equipa responsável pelo projecto destaca também a nova página a partir da qual os utilizadores podem agora facilmente instalar, com apenas um clique, os pacotes de software mais votados pela comunidade:
Caixa Mágica TopApps

Esta versão inclui também o instalador Wubi, para que posso proceder à instalação do CM18 directamente do Windows.

Primeiras Impressões

Apesar de ainda não ter tido ainda muito tempo para testar ao pormenor as funcionalidades desta nova versão, devo referir desde já que fiquei rendido à performance de todo o sistema (mesmo estando eu com o sistema virtualizado). Vamos tentar nos próximos dias trazer uma analise completa, tendo já como base a experiencia com o SO.

Num período de grande austeridade, a adopção de Linux por parte das empresas pode significar uma grande poupança ao nível dos sistemas. Nesse sentido gostaríamos de saber qual a vossa opinião relativamente à adopção deste projecto nacional em empresas nacionais.

Licença: GPL
Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: Caixa Mágica

Partilhar:
Tags:

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de antonio
    antonio

    A minha opiniao, se os produtores de software mudarem para software multi-plataforma tenho a certeza que o linux tinha o mesmo caminho que o chrome

    1. Avatar de Anónimo
  2. Avatar de Chambel
    Chambel

    alguém já experimentou?

    1. Avatar de Peter D
      Peter D

      Eu já experimentei. Sou aficionado de Linuix há já alguns anos e ando a saltar entre Windows e Linux constantemente.

      Já conhecia o Caixa Mágica de versões anteriores, cheguei mesmo a comprar a versão 8 que trazia, entre outras coisas, documentação um DVD e um CD para instalação. Na altura não considerei que fosse um candidato forte a fazer frente ao Windows por diversos aspetos.

      Esta versão (18 LTS) está ao mesmo nível, senão acima, do “poderoso” Windows. Experimentei a versão KDE, que é a que estou familiarizado e tudo funcionou “out of the box”. Fantástico. Os meus parabéns à equipa do CM e que estejamos todos orgulhosos desta distribuição ser considerada “uma das melhores da Europa”.

      Parabéns. Um utilizador extremamante satisfeito.

  3. Avatar de Pedregulho
    Pedregulho

    Enquanto o estado português continuar a fazer o frete à Microsoft e a obrigar as empresas a ter programas de contabilidade que só funcionam em Windows não há grandes hipóteses de “adopção deste projecto nacional em empresas nacionais.”

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      O estado não obriga ninguém a ter programas de contabilidade que só funcionam em Windows, as empresas que desenvolvem esses programas é que só apostam no windows. Tens por exemplo o projecto Colibri, já aqui falado, quem tem uma versão para Linux e é certificado.

      1. Avatar de JR
        JR

        Posso estar enganado mas o GRANDE projecto Colibri não é de Contabilidade mas sim … de gestão.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      O Estado obriga a quê???
      Isto há cada mito urbano.

    3. Avatar de Luis Flores
      Luis Flores

      esse é um dos problemas nacionais concerteza

    4. Avatar de DanielC
      DanielC

      Existe uma coisa chamadA project colibri 😉 lê sobre ele

  4. Avatar de jorge augusto
    jorge augusto

    Acrobat Reader!? Não existem programas gratuitos mais leves e até com mais funcionalidades!?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Concordo contigo,Jorge,mas parece que os ficheiros da Seg. Social,nomeadamente a assinatura digital,só funciona com Acrobat Reader…eu vou ter de instalar este Acrobat só para poder descarregar declarações on-line!
      -Como a Caixa Mágica tem por omissão o software para o cartão de cidadão,penso ser esta a razão de trazer o Acrobat…eu prefiro outros reader’s!

      1. Avatar de Flávio Moringa

        Viva,

        a Caixa Mágica traz por omissão o Okular em KDE e o Evince em Gnome/LXDE. Mas traz também o Acrobat Reader precisamente por esse motivo, ou seja alguns documentos em PDF que trazem ou assinaturas digitais ou campos de formulários para preencher só funcionam correctamente no Acrobat Reader.

        Cumprimentos

    2. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Não tenho a certeza mas acho que o evince já traz suporte a assinaturas digitais.

  5. Avatar de Samuel Payamps
    Samuel Payamps

    Eu estou a usar o Caixa Magica 18 KDE e gosto muito, está em português de Portugal, tem todas as ferramentas que preciso, é rápido e estável, e a mova função “Caixa Mágica TopApps” torna as coisas mais fáceis. Tendo também em conta que o meu portátil tem 5 anos.

  6. Avatar de GreenTuxer

    trás – traseiro/a
    traz – verbo trazer.

  7. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Gosto muito do Linux e de todo o tipo de Software que seja Open-Source, se há alternativas porque rondar sempre nos sistemas principais e mais usados? Uso Windows e tenho o Linux noutra partição, vou intercalando o tempo e vou usando um e outro.

    Na minha opinião, mais empresas deviam adotar sistemas Open-Source, neste caso, o Linux, uma vez que é um sistema viável, seguro e com boa performance, não precisando de Hardware topo de gama para o correr bem. A única contrapartida seria muitas das melhores aplicações de produtividade não estarem disponíveis para Linux, mas para quem tiver paciência e tempo, existem sempre alternativas.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de =)
      =)

      Um dia a pensares assim ainda vais esquecer o windows.
      Eu sou daqueles que nem quero que o linux cresça muito, pois não quero companhias manhosas no meu linux. O linux é livre e colaborativo. Espero que assim se mantenha.
      Cheira-me que o Linux vai crescer ainda mais nos próximos anos. Só não cresce mais porque algumas empresas devem ter medo das patentes. É uma estupidez haver patentes que possam por em causa…
      Não tem cabimento alguém criar um ficheiro proprietário, ser largamente usado e depois os outros nem poderem fazer nada para o ler, escrever… Muitas patentes deviam já estar extintas mas duram e duram, sabe-se lá porquê.

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Bom dia ,

        Eu compreendo bem o que dizes , pode de facto ser um egoísmo muito grande da minha parte , é sem dúvida , mas também estou contigo quando digo que não quero que o linux cresça muito mais .

        Cumprimentos

        Serva

  8. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Em portugal só querem gastar dinheiro com coisas sem sentido

    1. Avatar de Nome
      Nome

      Não é sem sentido… Uma parte do dinheiro vai para os bolsos de alguém.

  9. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    Estou a fazer agora o download da versão KDE , o tempo ultimamente não tem abundado , mal possa vou experimentar , quem sabe se é desta que a Caixa Magica acertou .

    Cumprimentos

    Serva

  10. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Eu estou a usar o linux ubuntu e quero saber qual e a diferença entre este o ubuntu

  11. Avatar de Serva
    Serva

    O servidor não está a ter capacidade de resposta não consigo fazer o download com uma velocidade decente demorava 2 horas faço amanhã .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      não percebo como é que hoje em dia este pessoal não partilha por torrent acaba por ser muito mais rápido .. e tirasse o estigma que torrent é so para downloads ilegais … mas pronto .. quando é o ubuntu uso sempre torrents.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Pois. É que de cada vez que se fala em P2P é só para a piratagem.

  12. Avatar de Quim
    Quim

    Ai esta uma boa questão. A nível empresarial não devera ter muito sucesso, e a razão acho que será mesmo não termos alternativas de aplicativos em relação ao windows. Agora seria interessante os criadores de software responderem o porque de não o fazerem para os outros SOs, será que não sabem, não tem coragem, estão presos a algo, passam por aqui muitos eles que me tirem esta duvida.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não dá lucro.

      1. Avatar de quim
        quim

        não percebi

        1. Avatar de And still...
          And still…

          99% dos utilizadores não querem nada com linux. Para que gastar tempo e dinheiro a desenvolver aplicações que ninguém irá usar?

          1. Avatar de António Santos
            António Santos

            Desculpe??? Ninguém irá usar??? essa é boa… onde foi buscar essas estatisticas?

  13. Avatar de joqa
    joqa

    Será que dá para atualizar o Caixa Magica 12 do Magalhães 1 do meu filho???

    1. Avatar de Darko5000
      1. Avatar de Darko5000
        Darko5000

        não porque apesar de serem caixa magica, a base é diferente. pois só apartir do 15 é que mudaram para a base do ubuntu.
        antigamente acho uzavam a base do mandriva e do openSuse, que são muito diferentes do ubuntu e debian.
        no entanto, deve de ser possivel instalar o nova caixa magica por cima do sistema anterior, de forma a guardar os ficheiros de utilizador.

        para isso é só sakar a iso do caixa magica (tendo em conta que é um magalhaes a melhor deve de ser a 32bit KDE ou Gnome, lxde é mais leve mas um puco manhoso [ma isto é uma opiniao minha]), gravar para um dvd, ou arranjar forma de por numa pen (não sei se com o caixa magica é possivel). E na instalação deve de aparecer uma opção para instlar por cima.
        No entanto não confirmo se é possivel, para alem de que se instalar este sistema de raiz é melhor, por que se não estou em erro, do 12 até ao 18, já foi actualizado o sistema de ficheiros, e isso optimiza a performance do pc.

      2. Avatar de Darko5000
        Darko5000

        No entanto importa referir, que este caixa magica tem todas as aplicações que o caixa magica 12 do magalhaes traz. pois o 12 do magalhes tem aplicações especificas para a escola. no entanto depois de instalar o 18 é sempre possivel voltar a instalar essas aplicações.

        espero ter sido util 😉

        1. Avatar de joqa
  14. Avatar de LoladaTuga

    Era muito bom que o caixa mágica tivesse algo tipo wubi.

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      E tem mesmo, está escrito no artigo.

    2. Avatar de Luis Braz
      Luis Braz

      “Esta versão inclui também o instalador Wubi, para que posso proceder à instalação do CM18 directamente do Windows.”

  15. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    De momento estou a utilizar o Xubuntu como sistema principal e estou satisfeito. O meu PC tem um processador rápido e 4GB de memória, mas a motherboard é fraca e asfixia o rendimento geral dos componentes, por isso tive que optar por esta distribuição. No entanto, vou experimentar esta nova versão do Caixa Mágica e se me agradar mudo, pois sempre é nacional.

  16. Avatar de Marcos Fernandes

    Bom dia,

    Tem um Software multi-plataforma, um dos mais antigos no mercado. o PMR. Este software tem todos os módulos que existem e funcionam em todas as Plataformas.

    Se calhar é uma boa forma de algumas pessoas começarem a pensar nisso.

    Já para não falar que é o software mais rápido no mercado. Para gabinetes de contabilidade não há melhor.

    Abraço,
    MF

    1. Avatar de antonio
      antonio

      Já testas-te ?

      1. Avatar de Joao
  17. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Vejo-me obrigado a fazer o mesmo comentário que já uma vez aqui deixei sobre a questão da adopção de Linux nas empresas ou outras instituições.
    Dentro das organizações temos de deixar de olhar para o Linux como uma peça de software à parte. E não só Linux, mas qualquer software open-source, free…

    Deve-se olhar para todo o software da mesma forma. Analisando sempre a relação custo/benefício. Dentro de uma organização cada decisão, cada pessoa, cada infra-estrutura, cada máquina tem custos e deve gerar proveitos. Quando se contrata uma pessoa ou se adquire uma máquina tal é realizado com uma análise ponderada sobre todas as implicações.

    O mesmo deve ser feito com o software. Ponderar os custos humanos, operacionais, financeiros e outros e fazer o mesmo do lado dos proveitos.

    O correcto é esquecermos que é Linux, isso não interessa. Interessa sim olhar para o software que precisamos, ponderar as várias opções que existem e para cada uma analisar os custos e os benefícios, de qualquer género, actuais e futuros, que vêm associados.
    Depois é tomar uma decisão…

    1. Avatar de And still...
      And still…

      Precisamente por as organizações fazerem essa análises é que virtualmente ninguém opta pelo linux.

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Discordo, raramente as se faz uma análise decente. Às primeiras dificuldades desiste-se logo. O que tem acontecido a maior parte das vezes é que não se faz esta análise de forma coerente e depois acontece uma de duas coisas:
        – Opta-se por uma solução alternativa precisamente onde não se devia e depois corre mal e surgem os comentários que afinal “não presta”;
        – Não se faz uma pesquisa decente e depois afirma-se “não encontrei nada que se adequasse ao que pretendo”.
        E isto acontece não apenas com sistemas operativos, aplicações free e/ou open-source mas até com sistemas proprietários por vezes bem dispendiosos. Quantas são as vezes que empresas optam por um determinado ERP para descobrirem posteriormente que o mesmo não satisfaz as necessidades da empresa e inclusive em alguns pontos chave das suas áreas de negócio.

    2. Avatar de proftug4
      proftug4

      Exatamente! Para quê gastar dinheiro, por exemplo, num outlook para utilizá-lo unicamente para o envio de email quando existem outras soluções mais económicas?

  18. Avatar de Rui
    Rui

    A versão “Caixa Mágica 18 – Servidor” é só em modo de texto? ou também tem ambiente gráfico?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Hum…boa questão. Ainda não testei. A ver se alguém da equipa de desenvolvimento responde a esta questão.

      1. Avatar de Flávio Moringa

        Caro Rui,

        a versão servidor não instala nenhum gestor de janelas gráfico, mas desde que tenha rede pós instalação pode facilmente instalar um qualquer ambiente de janelas de forma muito fácil instalando os meta-pacotes:
        caixamagica-desktop -> Gnome
        caixamagicakde-desktop -> KDE
        caixamagicalxde-desktop -> LXDE
        caixamagicaxfce-desktop -> XFCE

        Podes usar o http://comunidade.caixamagica.pt para todo esse tipo de duvidas.

        Cumprimentos

        Cumprimentos

  19. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Que versão mais fácil devo usar?

    Já agora qual a versão mais parecida ao Windows?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu fiz o download da caixamagica-18-desktop-i386-gnome-dvd.iso

    2. Avatar de Darko5000
      Darko5000

      o gnome é mais fixe.

      o kde é semelhante ao windows, e o lxde parece-me ser aindas mais “copia” do ambiente windows….

    3. Avatar de Mário
      Mário

      A versão mais parecida com o Windows será certamente a versão Caixa Mágica 18 Live DVD – KDE (deverá escolher 32bits ou 64bits conforme o seu sistema).

      Com este sistema poderá simular a aparência de praticamente qualquer ambiente de trabalho seja o do windows, o do Mac ou outros de Linux (como o Gnome). No entanto note que o KDE, apesar de extraordinariamente configurável é também mais pesado do que os restantes (embora haja pouca diferença em relação ao Gnome). Pessoalmente só uso KDE e recomendo!

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Saquei a versão Gnome e estou neste momento a gravá-la num DVD-RW para ver depois como é. Obrigado a todos pelas sugestões…

  20. Avatar de Designer
    Designer

    Boa tarde à todos 🙂

    Nunca utilizei Linux, mas tenho vontade de aprender a mexer com ele. Trabalho em ambiente osX, mas em casa tenho uma máquina razoável e gostaria de testa-lo, mas não conheço absolutamente nada de linux. Como posso arranjar um tutorial step-by-step para instalação e depois utilização?

    Obrigado 🙂

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Faz como eu fiz quando comecei: instala num disco separado para evitar dissabores parte à descoberta! A mítica dificuldade de utiliza Linux não passa disso mesmo, de um mito. Instalar não tem nada que se lhe diga, tenho a certeza que te safas bem. Durante a utilização, se não souberes como fazer algo, pesquisas no Google e 98% das vezes encontras a tua resposta no 1º ou 2º link. Boa sorte 😉

    2. Avatar de António Santos
      António Santos

      Boa noite

      O melhor é ter um CD com o software pronto a instalar / ou só testar antes de instalar.

      Se quiser posso enviar-lhe um CD. Mas para isso preciso da sua morada.

      António

      1. Avatar de Designer
        Designer

        Obrigado pelos comentários… é sempre bom saber que há pessoas interessadas em ajudar a um “nabo” como eu 🙂

        Meu maior problema neste sentido são os softwares que utilizo, que são simplesmente o Photoshop e o Illustrator a 90% ambos, e sei que estes não rodam em ambiente Linux (penso eu). Mas tenho mesmo muita curiosidade em utilizar o Linux em casa… vou tentar seguir vossas dicas. Obrigado 🙂 e parabéns pelo pplware.

        1. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          Se o problema é o Photoshop e o Illustrator, tens sempre o WINE que te permite correr estas aplicações em Linux. O que poderá acontecer, como já me aconteceu a mim, é não conseguir utilizar as últimas versões.
          De qualquer modo tens alternativas, o GIMP e quanto a Illustrator não me recordo do nome mas elas existem, de maior ou menor qualidade.

  21. Avatar de xpto
    xpto

    O problema está no office meus caros! O openoffice está longe de ser solução para o comum dos mortais.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não concordo. O open office (ou Libre Office) servem perfeitamente para o comum dos mortais.
      A coisa só complica para quem tem necessidades específicas de compatibilidade com o MS Office. Por exemplo algumas aplicações de negócio baseiam algumas das suas funcionalidades de report na existência do MS Office no sistema.
      Com ficheiros muito grandes o open office também patina um bocado.

      1. Avatar de Pim Pam Pum
        Pim Pam Pum

        Eu parei no OpenOffice 3.2. Achei as versões posteriores do LibreOffice bem mais pesadas. O meu netbook queixou-se bastante e tive de voltar atrás. Infelizmente, o elevado consumo de memória é um aspecto que pesa bastante negativamente contra o OpenOffice. Por exemplo, o Office Starter 2010 (apesar de trazer publicidade e de demorar muito tempo a abrir…) consome menos de metade da memória com o mesmo documento aberto.

  22. Avatar de And still...
    And still…

    Ah, então o barulho esta manhã está explicado. Milhões de bocejos de indiferença!

  23. Avatar de Virgilio Lourenço
    Virgilio Lourenço

    Boas tardes

    Estou a fazer este comentário no meu computador ,que ainda ontem,foi atualizado de cxmag,para este cxmag 18,e recomendo-vos…sou FÃ.

  24. Avatar de Nelson Rosado
    Nelson Rosado

    Boas,

    acho que a CM é das melhores distribuições para o mercado nacional e para o utilizador que se queira familiarizar com o ambiente Linux. Com tantas variações de versões, linguagens e afins, há muita gente que acaba por deixar a ideia de experimentar o Linux, para outras núpcias. Em tempos achei que a CM tinha boas soluções. Mas com esta versão acho que de facto estão no bom caminho.
    Quanto a utilização de Linux em ambientes empresariais as coisas mudam de figura. Eu falo nisto porque os ERPs desenvolvidos para Windows são quase sempre limitados a utilizadores Windows. O que quero dizer com isto é que se eu utilizar o Wine para instalar o ERP num posto, porque o ERP não tem versão para Linux, depois não temos forma de ligar o Linux ao SQL que serve o ERP que serve a empresa.
    São necessárias sempre soluções estranhas e que levam a desistir dessas ideias.
    Esta é a minha opinião.

  25. Avatar de Sem Medo
    Sem Medo

    Utilizei o Wubi para instalar o CaixaMagica – 18 e continuo com a mensagem:

    A transferir caixamagica-18-desktop-amd64-gnome-dvd.iso
    REMAINING TIME APPROXIMATELY 40H 35MIN.

    Recuso-me a fazer qualquer comentário.

    1. Avatar de Madhatter
      Madhatter

      Pah em minha casa com Zon a 30 Mb está a sacar a cerca de 100Kb e diz que faltam 3 horas…. o que não é mau… que ligação tens tu?

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        ZON IRIS 100 MB

  26. Avatar de Vítor I

    Alguém me sabe dizer se a configuração da Internet 3G no LXDE é fácil? No Ubuntu consigo ligar-me facilmente com o KDE ou o Gnome, em LXDE nunca consegui.

  27. Avatar de António Santos
    António Santos

    Parabens Caixa Magica e respectiva equipa.

    Acho muito interessante estas discussões que surgem sobre Linux ou Windows.
    Eu uso exclusivamente Linux desde há mais de 6 anos… a nivel pessoal e PROIFISSIONAL. Já perdi a conta aos quantos anos não necessito de ir ao Windows para fazer seja o que for. E tenho-o instalado no PC…

  28. Avatar de Ricardo Pereira

    Pessoal da Caixa magica acho imperdoavel eu ter de esperar um dia inteiro para ter a vossa ISO e o problema é que ainda faltam 5 horas …. por favor torrents … e podem ter a certeza que eu deixo a fazer seed…

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Acho que te enganaste. O Ppwlare é dona da CM?

      1. Avatar de Ricardo Pereira

        eu sei que não … foi na esperança que alguem que esteja envolvido com o projecto se de conta .. 😀

    2. Avatar de Alessandra Vianna
      Alessandra Vianna

      É verdade. Normalmente não tenho problemas com servidores ftp, mas hoje está demorando muito…

  29. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Algo me diz que a Caixa Mágica não quer nada comigo. Se corro via CD o monitor fica todo preto e só vejo o ponteiro do rato, se instalo num disco que tenho para as experiências fica parado a meio da instalação. Como faço para introduzir os dados da proxy na instalação?

    É que parece que tenho de ter net ativa para instalar o Linux…

    1. Avatar de Dat55
      Dat55

      não precisa estar activa, mas convém

  30. Avatar de LF
    LF

    como coloco a barra inferior do ambiente de trabalho?

    1. Avatar de Flávio Moringa

      Se está a utilizar a versão Gnome Clássico, para editar ou mover as barras tem de manter a tecla “alt” pressionada, e depois clicar com o botão direito do rato sobre a barra para ver as opções de edição. É um modo de segurança que as versões 3 do Gnome possuem para evitar alterações no interface por engano.

  31. Avatar de Pedro G.
    Pedro G.

    Boa tarde ,gostaria de referir que gosto do linux apesar de ter experimentado apenas o caixa mágica 12 e o caixa mágica 17 gnome 64bits. Fiquei fascinado com a saida do caixa mágica 18 e tentei instalar a versão gnome 64bits pela net ,mas não consegui.Depois por ser persistente tentei através do live dvd instalar o caixa mágica 18 64 bits gnone e depois o lxkde ,pois tenho um pc com 4 anos. Resultado não consegui pois tento instalar e apresenta-me o seguinte:( 4.484051) disabling IRQ # 28 e ( 4.536634) disabling IRQ #29.Confesso que percebo mmuito pouco ,mas estou a tentar entrar a sério no mundo linux e gostaria de saber o que fazer para resolver é que já tive o caixa mágica 17 colocado de 64 bits em dual boot pelo grub e só consiguo que o caixa mágica 17 funcione e não os outros pois aparece o que referi.
    Obrigado!

    Pedro G.

    Nota: Pc INSYS ,INTEL Pentium dual core ,Nvidia Gameforce 9300 ,320G disco com windows 7 ultimate sp1 instalado.

    1. Avatar de Flávio Moringa

      Confirmou que a imagem ISO que descarregou está correcta, através da verificação do MD5SUM? Já testou a versão 32 bits?

  32. Avatar de mc
    mc

    porque não juntar as várias versões numa única distribuição e deixar os utilizadores alternar e escolher a preferida – com certeza que uma imagem dvd deve ser suficiente para isso e também facilitava a gestão de versões, não?

  33. Avatar de Alessandra Vianna
    Alessandra Vianna

    Estou tendo problemas de travamento com o Ubuntu 12.04 e com o Mint 13.

    Já testei o Caixa Mágica (versão 16) e gostei muito.

    Alguém saberia informar se há o arquivo .torrent para download? Estou baixando pelo link direto, mas está lento, para mim o .torrent é melhor.

    Agradeço desde já!

  34. Avatar de Luis Oliveira
    Luis Oliveira

    Estou a usar o caixa magica 18, é muito bom. Substitui o Windows xp pela caixa magica. Neste momento não sinto a falta do Windows, já não tenho.E mais, grande parte das pessoas querem o computador para texto e internet, o caixa magica chega e sobra. Eu até uso software de desenho , dwg, e funciona 5 estrelas. Em poucos segundos estou a usar a internet, skype etc…