Manjaro Linux – Um Arch Linux fácil de instalar

41 Comentários

Já com suporte para o Steam

Quando o assunto dos artigos é Linux, é facilmente perceptível que muitos dos nossos leitores usam e aconselham o Arch Linux . O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. Por outro lado, os leitores que tentam pela primeira vez instalar o Arch queixam-se da complexidade do processo de instalação.

O Manjaro Linux é uma distribuição que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. Vamos conhecer as principais características desta distribuição.

manjaro_00

Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux.  Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico: XfCE, GNOME3 (com Cinnamon Shell) e KDE. Existe também disponivel a versão Net-edition, uma versão minimalista sem a maioria dos componentes instalados (ex. ambiente gráfico, aplicações, display manager, etc).

manjaro_02

Como principais características ha a destacar o processo simples e intuitivo de instalação, a detecção automática da grande maioria do hardware, possibilidade de gerir/configurar drivers da placa gráfica recorrendo a bash scripting, e um conjunto considerável de configurações ao nível do desktop.

manjaro_05

O Manjaro Linux não é uma rolling distro (isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo – como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses) a 100% mas tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).

manjaro_04

Uma nova versão do Manjaro Linux foi anunciada recentemente, tendo sido incluídas algumas novidades das quais se destacam:

  • Kernel 3.4
  • Suporte para o Steam (versão beta)
  • Unified Extensible Firmware Interface
  • B-Tree File System (btrfs)
  • Sistema de storage – Redundant Array of Independent Disks (RAID)
  • Integração do Kalu upgrade notifier
  • Actualização do ambiente gráfico para as várias versões:
    • XFCE 4.10
    • KDE 4.9.2
    • Gnome 3.4.2 / Cinnamon 1.6.4
  • Openbox e Razor-QT disponíveis nos repositórios oficiais

manjaro_01

O Manjaro Linux 0.8.2 é o testemunho e reflexo de uma dedicação incrível e entusiasta de cada membro da equipa responsável por este projecto. Num próximo artigo ensinaremos como proceder à instalação desta distribuição….quem promete!

Obrigado ao Óscar Stockwel pela disponibilização dos screenshots.

Download: Escolha aqui a versão (Xfce, Gnome, KDE, Net) que pretende
Homepage: Manjaro

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Mt engraçado, vou testar 🙂

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Como assim não é uma rolling distro a 100%?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      “They still have a rolling release but not so fast as Arch-Linux might be. AUR is still usable and you have all features you know from Arch Linux. This way we provide a stable system which is still up to date.

      http://blog.manjaro.org/about/

      1. Avatar de Sérgio Marques
        Sérgio Marques

        Mas Pedro, o conceito de Rolling distro deve estar um pouco baralhado. Aquilo que disseste “…não tem um ciclo de releases de X em X tempo – como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses…” representa o modelo de standard release. As rolling distro são aquelas que não têm um ciclo de disponibilização fixo mas sim ocasional em que as novas versões só são lançadas quando lhes apetece e com todas as atualizações desde a última versão até à data atual. O Ubuntu não é um desses casos. Como exemplo de rolling distro tens o arch, o pclinux, gentoo e com certeza mais. No caso das rolling distros não é necessária a atualização de versões uma vez que através do gestor de pacotes ou linha de comandos atualizas o sistema para as novas versões disponíveis. Por exemplo do ff 15 para 16 e do xfce 4.8 para 4.10. O Ubuntu não tem essas características. Por exemplo no 12.04 a versão xfce é a 4.8. Se quiseres a 4.10 tens que compilar ou utilizar o ppa xubuntu.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Sérgio, é isso que disse: “não tem um ciclo de releases de X em X tempo – como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses (este é o exemplo do X em X tempo)” ou seja, o Ubuntu não é rolling distro porque tem é uma distro que sai de X em X tempo..talvez o PT dê a entender que o Ubuntu é uma rolling distro.

          Recorrendo aqui a uma artigo que já publicamos:
          Uma rolling distro para quem não sabe é basicamente uma distribuição que não tem um ciclo de releases de X em X tempo(como por exemplo o Ubuntu não é uma rolling distro porque que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios super actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.

          1. Avatar de Sérgio Marques
            Sérgio Marques

            Percebi-te. O meu entendimento é que foi incorreto.

      2. Avatar de R.Santos
        R.Santos

        Texto conturbado, interpretação da tradução errada.
        Ciclo de lançamento com período curto, não é rolling release, apenas lançamento de uma nova versão.
        Ele têm rolling release, mas não tão rápido como Arch Linux pode ser. AUR ainda é utilizável e você tem todos os recursos que você conheça entre Arch Linux. Desta forma, nós fornecemos um sistema estável que ainda está atualizado.
        Forever Linux

  3. Avatar de guerreiro
    guerreiro

    manjaro, kahelOS, cinnarch, archbang, bridge…. a ubuntização do arch linux, a principal razão pela qual o arch é tão bom é fazer o proprio OS com o que realmente precisamos e não com o que alguns devs acham que precisamos ou seja a capacidade de escolha, o arch instala-se em 10 minutos e realmente não é preciso ser-se “crominho” basta saber ler e ter alguma capacidade de compreensão estes derivados não tem o minimo interesse, não apresentam nada de novo

    1. Avatar de cf
      cf

      Concordo.. é só ler da arch wiki.. mas nao sao bem 10minutos 😛 para por as coisas ao nosso gosto como deve ser, demora um pouco mais, mas aprende-se, e o sistema fica em condicoes

      1. Avatar de Jorge Costa
        Jorge Costa

        Eu já meti em 6 minutos e 25 segundos com o Lxde a bombar…

        1. Avatar de Guerreiro
          Guerreiro

          Potato Potáto
          Tomato Tomáto

          1. Avatar de Guerreiro
            Guerreiro

            Peço desculpa pelo ultimo comentário pois foi engano (wrong thread)

    2. Avatar de Neves
      Neves

      Isso é bem verdade. É um pouco mais dificil de instalar (uma x k esta versão é directa – basta meia dúzia de nexts) mas é bastante simples. 😉

  4. Avatar de Francisco
    Francisco

    PPLware e que tal um tutorial para instalação e personalização do ArchLinux nativo ? 😀

    1. Avatar de guerreiro
      guerreiro

      Aqui vai um tutorial para o arch nativo:
      com o livecd do ubuntu usas o gparted para particionar o disco a seguir usas o cd do arch e segues os passos daqui https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners%27_Guide podendo saltar o passos desnecessarios.
      Não tem nada que saber e em 10 minutos tens um arch nativo sem “bloatware”.

    2. Avatar de José Ribeiro
      José Ribeiro

      Isso é que era 😀

    3. Avatar de Guerreiro
      Guerreiro

      Aqui vai um tutorial:
      Com um livecd do ubuntu usamos o gparted para criar as partições (pessoalmente faço uma para boot de 800mb 2100mb para swap e o resto para root), em seguida reinicias o pc com o cd do arch e segues os passos do arch begginers guide basta saltares os passos desnecessários e como já tens as partições criadas é só montar, em 10 min tens um sistema base, depois é só instalares o xorg-server (ou o wayland) e o teu DE de eleição.

      1. Avatar de rand
        rand

        wow…. a minha partição boot tem 200MB e (na minha opinião) já é demasiado grande 😮

        1. Avatar de Guerreiro
          Guerreiro

          Eu venho do gentoo e no gentoo aconselham 500mb eu ponho 800 só pelo sim pelo não no arch ainda nem tentei compilar um kernel mas tou tentado em experimentar o liquorix

      2. Avatar de Emanuel Lopes
        Emanuel Lopes

        eu instalei tudo numa unica partição

    4. Avatar de Luis
      Luis

      Francisco grande ideia, isso iria ajudar muito ppl, porque acredito que muitos se chateiam de X em X tempos ter de instalar tudo novamente!
      Aqui sempre encontramos uma grande ajuda com explicações simples.
      Assim que tal o ppl que já tem não partilha a melhor maneira de o fazer. Abraço a todos.

  5. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Aqui o vosso amigo electrificado irá começar a dar os primeiros passos mas é em Ubuntu e Xubuntu. 😀

    Não compliquem mais sff.. :mgreen:

    1. Avatar de Kowalski
      Kowalski

      Apoiado! :mrgreen: Essa meninada anda dificultando muito o Linux. Deixem o Ubuntu que é o melhor! 😉 🙄

  6. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Um bocadinho Off-topic…
    Não sei se tem acompanhado a evolução do samba 4, mas gostaria que abordassem o tema um dia destes. Finalmente vão lançar a versão 4.0.0 no dia 11 de dezembro.
    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Thanks pelo info. Vamos acompanhar

  7. Avatar de Luis Martins
    Luis Martins

    Boa tarde

    Se quiser testar pode ser montado numa máquina virtual criada por exemplo pelo VMware?
    Obrigado

  8. Avatar de Glink
    Glink

    Foi lançada à pouco a beta do elementary os aconselho a dar uma vista de olhos, estou muito inclinado a mudar-me para o elmentary, pois a equipa tem bom gosto e tem algumas inovações na manga para o mundo linux 😉

  9. Avatar de Willian
    Willian

    Se o Arch fosse menos complicado para instalar com certeza seria bem mais usado, é uma distribuição muito boa.

    Glink, obrigado por avisar sobre o Elementary 😀

  10. Avatar de monux
    monux

    – Ja estou com o Manjaro instalado e rodando o xfce.Nao achei muito estranha a instalacao pois e similar a outras distros.Preferi compartilhar a experiencia no Peopleware antes de configura-lo.Como ja devem ter percebido,hehehehehe.
    – Abr;os

    1. Avatar de Willian
      Willian

      Sim, do Manjaro é simples.. o problema é com a instalação do Arch Linux mesmo.

  11. Avatar de sakura
    sakura

    Instalar o archlinux é uma boa maneira de aprender Linux . vou testar este mas agora, suporte para o Steam (versão beta) ver o que dá.

    sorry but. Off-topic :
    OMG……
    # mount /dev/sdb1 /mnt
    # arch-chroot /mnt
    */acabe de configura o systema/* ao seu gosto… #pacman -S xfce4
    # pacman -S xorg-server xorg-xinit xorg-server-utils
    # pacman -S mesa
    # pacman -S xf86-video-ati */(diver video meu ati) /*
    # pacman -S xorg-twm xorg-xclock xterm
    startx */deve dar erro /* fatal s error: no screens found
    ctrl c
    # pacman -S ttf-dejavu
    #pacman -S xfce4 */ mais de 15min I LOVE PT (-_-‘) /*
    #exit
    #reboot

    bot form pen …
    #login:root
    #passe:
    #startxfce4
    ctrl+alt+F2
    login…
    #pkill x
    #startxfce4
    ctrl+alt+F2
    #pkill x
    repetir ate ter rato
    nota: Continuo s/net graças a um sagem 800. Usb 2-2:[ueagle-atm] Reading cmv failed with error -110 e este não é meu. manda para lá Tor.

  12. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    “O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.” Acho que são duas coisas incompatíveis… Ou é o mais simples possível, sem grandes opções de configuração, ou então permite ter o maior número de decisões possíveis de customização e aí deixa de ser simples.

    1. Avatar de rand
      rand

      Aí é que te enganas, tú para teres um sistema arch a funcionar só precias instalar o pacote “base”, se quiseres mais alguns extras acrescebtas a “base-devel” e apartir daí instalas apenas aquilo que queres e configuras como tu quiseres mais simples que isto parece.me impossivel e mais configuravel que isto talvez só mesmo o gentoo. 🙂

      1. Avatar de adolfo diaz
        adolfo diaz

        simples significa clicar e ta a andar, nao e escolher tudo timtim por timtim! n m parece k a roda tenho sido simples de inventar!

  13. Avatar de monux
    monux

    – É normal o Uso da CPU permanecer em 100 % neste SO ????
    – Ou o meu PC é que está “estressado”.rsrsrsrs

  14. Avatar de Luis Martins
    Luis Martins

    Boas

    Instalei de raiz num portátil fujitsu-siemens antigo com xfce e estou bastante contente com a performance gráfica e do cpu.
    Agora é aprender a personalizá-lo e mais algumas coisas que não compreendo bem. Prefiro este ao Zorin que também testei mas não gostei e para já também não troco pelo Fuduntu.
    Obrigado