Tiny Core Linux – 12 MB necessários e 6 segundos para boot

87 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje vamos conhecer o Tiny Core Linux, uma das distribuições Linux mais pequenas.

tiny_000

Necessitando apenas de 12 MB, o Tiny Core Linux é uma das distribuição mas pequenas, que traz consigo as aplicações essências para um funcionamento básico do sistema . O Tiny Core Linux foi desenvolvido para correr a partir da memória RAM, o que  torna esta distribuição bastante rápida. Quem pretender experimentar o Tiny Core Linux tem à disposição três diferentes cores, ou seja, 3 configurações/versões diferentes:

  • Core (8MB)  –  Tiny Core Linux apenas com CLI
  • TinyCore (12 MB) – Inclui ambiente gráfico  e suporte para ligações à rede por cabo
  • CorePlus (64 MB) – Inclui ambiente gráfico e além do suporte para ligações à rede por cabo inclui também suporte para ligações wireless

Para a elaboração deste artigo, decidi experimentar a versão TinyCore (12 MB) utilizando o Virtualbox. Após a criação da máquina virtual, mandamos arrancar o sistema e indicamos também para fazer o TinyCore…

tiny_00

….em apenas 6 segundos, voltamos a referir, 6 segundos (na minha máquina já com 2 anos) o sistema está disponível para ser usado.

tiny_01

O sistema inclui apenas o terminal, um editor, o painel de controlo e um atalho para aplicações, podendo estas ser obtidas via repositório (…e são muitas as que estão disponíveis).

tiny_02

Exemplo de instalação do Firefox. Basta pesquisar por firefox e carregar em Go para proceder à instalação

tiny_03

Esta é sem duvida uma das distribuições mais fantásticas que já conheci. É impressionante a velocidade do sistema e a quantidade de funcionalidades que oferece, tornando-se num sistema muito completo.  Esta é a sugestão que deixo para hoje e tenho a certeza que serão muitos os nossos leitores que terão a curiosidade de experimentar o sistema e verificar se o mesmo arranca mesmo em 6 segundos! Experimentem (são necessários apenas 2 minutos para ter o sistema a funcionar) e digam-nos que tempo de boot conseguem.

Download: Core [8 MB] | TinyCore [12 MB] | CorePlus [64 MB]

Homepage: TinyCore

Partilhar:
Tags:

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jaimekas
    Jaimekas

    Obrigado pela partilha Pedro!

    Cumprimentos.

  2. Avatar de John Kain
    John Kain

    Esta distribuição é óptima para utilizar nos PCs do software GNS.

    1. Avatar de Jorge Costa
      Jorge Costa

      É o que eu faço 😉

    2. Avatar de Pedro Pinto

      GNS – Gabinete Nacional de Segurança ou GNS 3? 🙂

      1. Avatar de Pedro S.
        Pedro S.

        Ele deve estar a referir-se ao 3… Se bem que usar linux no gabinete de segurança seria uma ideia muito boa… 🙂

        Mas tem um problema… é de borla…

  3. Avatar de José Silva
    José Silva

    Realmente é impressionante o tempo de resposta é mesmo rápido a arrancar. Está simples e eficaz.
    Como proceder para instalar de raiz?
    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Acho que se for instalado de raíz até tem tempos negativos de boot 🙂 🙂 🙂
      Vou tratar de fazer um post com isso.

      1. Avatar de Francisco Az.
        Francisco Az.

        Fiquei satisfeito com a distro Lubuntu,penso que esta n vai deixar-nos na mão.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim também gosto dessa. Esta é diferente…disto potente, pequena e muito rapida

  4. Avatar de kendimen

    Calha bem! Tenho andado a pesquisar sistemas operativos “mínimos”! Vou já experimentar 🙂

  5. Avatar de Ricardo Lopes
    Ricardo Lopes

    É possível por isto a correr no raspberry pi?

    cumprimentos

    1. Avatar de Vitor Teixeira
      Vitor Teixeira

      Boa tarde , ja somos 2 com a mesma questao , porcurei ainda n encontrei nada…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boa Questão…Também fiz umas pesquisas e não encontrei grande informação.

    3. Avatar de rand
      rand

      Infelizmente não me parece que seja possivel

    4. Avatar de José Borges

      Infelizmente duvido que tenha suporte para processadores ARM 😐

    5. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Para o raspeberry tem o bodhi linux.

        1. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          Sim. Foi aqui que o descobri. Mas já existe uma versão mais recente.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    O colibri funciona neste SO?

  7. Avatar de Luís Ferreira
    Luís Ferreira

    Muito rápido e poderoso para o tamanho !

  8. Avatar de Antonio
    Antonio

    Isto ja vem com drivers, correr de raiz ou correr xbmc?

    1. Avatar de Redin

      Gostaria também de saber se alguém já testou isto com o XBMC. Já que acima o artigo diz …

      “(…e um atalho para aplicações, podendo estas ser obtidas via repositório (…e são muitas as que estão disponíveis))”

      Obrigado.

  9. Avatar de F.S.
    F.S.

    Ya. O meu PC também é super rápido quando eu o formato ou reinstalo tudo… o problema é depois… quando o disco começa a encher, a necessitar de desfragmentação e programas e mais programas a encher… Goodbye PC de sonho, hello PC normal :\

    1. Avatar de rand
      rand

      Não formato um dos meus PC’s desde que o comprei (há ~2 anos) e ele continua quase tão rápido como quando o comprei, apenas perdi uns 3-4 segundos de boot (e o HDD já esteve de melhor saúde).

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Depois de formatares e instalares tudo, usa PerfectDisk, faz limpezas ao disco e tenta não andar com mais de metade do disco cheio.
      Os discos externos também servem para alguma coisa.

      Senão, usa uma distro Linux a teu gosto.

  10. Avatar de Jose Lopes
    Jose Lopes

    Que interessante, deve ser uma boa alternativa a PCs antigos

    Pena que pelo que eu vi não tem uma versão em português

  11. Avatar de André Silva
    André Silva

    A versão mais recente do ubuntu arranca em menos que isso num disco SSD. No meu portátil com cerca de 6 anos arranca em 8 segundos com um disco Samsung 830 de 256GB, mas como o meu portátil só tem sata 1 a velocidade max do disco é 120MB/s, num computador com sata 3 o disco tem velocidades de leitura ligeiramente acima dos 500MB/s por isso o tempo deve ser consideravelmente mais curto.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se fizermos a comparação ao segundo…não tem comparação 🙂 So carregar o Unity demora os 6 segundos

      1. Avatar de Ricardo Pereira

        Isso é mentira… a diferença de um disco solido para mecânico é abismal, principalmente ao iniciar um sistema operativo, meu toshiba f750 com o meu disco crossair ssd tenho o meu sistema a funcionar com o ubuntu 12.04 (já cheio de tralha) em menos de 10 segundos.

        1. Avatar de Ariel Pinto
          Ariel Pinto

          Concordo contigo, o meu Dell N4020 inicia o W7 em menos de 10 segundo com um HDSSD – OCZ.

    2. Avatar de LUIZ
      LUIZ

      Arrancou com 12 segundos num Pentium4! estou pasmo até agora, o Pc estava no soton, eu até duvidava que ele ligaria, mas ligou, e funcionou, instalou firefox e agora serve pras crianças acessarem a internet aqui em casa!

  12. Avatar de Miguel Ribeiro

    Isto era brutal era numa flash num PC… quem tivesse pressa, em vez de arrancar pelo S.O. que usa, pressionava uma tecla qualquer no boot e em segundos estava na internetnet a ver o que precisa.

  13. Avatar de neco
    neco

    olha , LINUX não presta para nada…

    não da pra jogoar FIFA-13…

    não acha drivers…

    systema alienigena cada um faz o seu…

    incompativel com softwares de empresas e usuarios caseiros..

    pra mim só serve para navegar e usar o msn facebook e mandar

    email..

    ja testo o lixux desde o ano 2000 , e nenhum diz a q veio…

    prefiro o windows xp ou o seven mesmo…

    1. Avatar de cenas
      cenas

      O teu comentário é tão construtivo e com tanto fundamentalismo que francamente acho que vou desistir de todo o meu mundo linux só pelas razões que tu apresentas…

      por estas e por outras o pplware devia ter um filtro dedicado à QI destes comments…

    2. Avatar de Amadorjp
      Amadorjp

      Sou informático de profissão e ao contrário dos meus colegas de curso quase todos, apenas jogo um jogo (PES). Assim, o meu computador é basicamente para trabalhar, ver vídeos e navegar na net. Tudo isso consigo fazer no Linux, além disso poupo um dinheirão em licenças de programas e anti vírus.

      Lá está, tudo depende do ponto de vista… se calhar um dia destes achas os Apple muito bonito e compras um…depois descobres que aquilo é um computador de trabalho na sua essência e que também o uso de jogos está limitado…

      Já agora confirme-me… será que o Fifa não correrá em Linux emulado em Wine?

      1. Avatar de onthewheels
        onthewheels

        olha, experimenta o playonlinux, é optimo..da para quase tudo…

        no fundo utiliza o wine para correr as aplicações…so que é tudo automatizado

        ja experimentei em fedora, opensuse, e ubbuntu..

        tive algumas dificuldades em correr no fuduntu mas axo que e’por causa de ser x64…

        alias, a equipa da pplware podia experimentar e escrever um artigo acerca disso…

        cumps

        1. Avatar de Vítor M.
  14. Avatar de alez
    alez

    Experimentem este http://www.slax.com tem modulos

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      Penso que é http://www.slax.org/
      A ideia que tinha é que o desenvolvimento estava um pouco parado.
      Alguém sabe alguma coisa sobre o tema ?

  15. Avatar de renathofl
    renathofl

    Este Sr. Neco deve ter alguma atrofía mental ou esta de brincadeiras . Eu uso linux a muitos anos e atende-me perfeitamente . Falta de conhecimento de causa é um grande problema .

  16. Avatar de Jakob
    Jakob

    Uma duvida há alguma distro deste género que de para instalar o teamviewer?
    Com o limite de 5 minutos precisava de uma distro que arrancasse rapidamente e que fosse mínima só para usar o teamviewer quando preciso.

  17. Avatar de Vítor Magano
    Vítor Magano

    Boas!
    Gostava de saber se esta distribuição já trás o gcc.
    Parabéns pelo excelente post.
    Obrigado

    1. Avatar de Raceman

      Vitor Magano, nao tras o gcc mas, voce pode instalar ele.
      Para instalar:
      1 – Abra o terminal
      2 – Digite: tce-load -wi compiletc

      Vai instalar tudo completo. Nao instale pelo o repositorio, ou tera que instalar outras coisas manuais.

      referencia:
      http://forum.tinycorelinux.net/index.php?topic=8950.0

  18. Avatar de neco
    neco

    Linux é só pra ver video-msn-email-facebook…

    e ficar emulando coisas…

    tenho certeza q qdo o bixo péga , todos correm pro Windows..

    O linux sempre sera uma promessa…

    pq são tantos os desenvolvedores q ninguem se entende

    precisa de alguem por ordem na casa e dar uma direção.

    como um bill gates ou um steve jobs..

    O Linus Torvalds se escondeu la na finlandia

    fez o Frankstein e largou pra turma arrumar..

    O sistema Unix deveria ser mais respeitado..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      hum…parece-me que tal comentário é sinonimo de falta de conhecimento do sistema operativo. Uma curiosidade…sabias que a maioria dos servidores da Internet usam Linux?

      1. Avatar de LUIZ
        LUIZ

        Sabias que todo receptor de tv por assinatura HD (aquele que grava a programação, pause/play e agenda gravações) roda Linux? Gente como o Neco poderia se informar mais pra parar de passar vergonha na internet!

    2. Avatar de monux
      monux

      – Parece-me que alguém acordou de mau humor e atravessou a avenida sem olhar para os lados. – Que gente murrinha! Vai procurar a tua turma !

      1. Avatar de Victor Fox Sierra

        aposto que sim! o Linux é fantastico… acabo de salvar-me com ele, pois o hdd do meu portatil queimou-se, estou a inicia-lo pela pendrive com Mint…

  19. Avatar de andre
    andre

    com isto podemos fazer o que? ir ao youtube, webgames, fb?

    1. Avatar de Pedro Pinto
  20. Avatar de sakura
    sakura

    Eu conheço o Windows 7 “tiny” a Microsoft tem ferramentas para criar esse tipo de S.O.
    Mas não é para uso geral, é mais para resolver problemas.
    Pode-se usar para navegar na net? sim e é muito rápido mas devido a quantidade de vírus botnet ,worm etc , não vai durar 5 min de net para ser contaminado.
    O Linux …. É igual.

  21. Avatar de neco
    neco

    Pedro Pinto:

    eu tenho 12 anos de linux.

    claro q os servidores usam o linux é gratuito, não é?

    a falta de objetivadade dos desenvolvedores é q desgraçam o linux…

    sabe qtos clientes q compraram computadores trocam o Linux pelo windows?

    100%

    ninguem consegue utilizalo satisfatoriamente, só serve pra

    navegar é o q eles dizem..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      São muitos os factores. No entanto o número de utilizadores que tem experimentado Linux nos últimos tempos é elevado…especialmente por causa do ubuntu.Linux não é para todos..mas penso qe esse tb não é o objectivo…mas muita gente usa Linux sem saber

    2. Avatar de Ricardo Pereira

      porra eu devo ser um utilizador com super poderes .. no meu linux eu faço desenhos animados e virtualização 3d na qual me da o meu sustento com o programa 3d mais poderoso e barato do planeta, crio logótipos e faço imagens corporativas para empresas com tipos de letra completos, tenho um novo sistema operativo novo de 6 em 6 meses… que quando sai e como se me tivessem a dar uma prenda … :d não percebo em que mundo vives mas se achas que o linux e todo o software opensource não é o futuro já foste ultrapassado na tua era..
      quando os programas eram fechados.

      á sim e também consigo navegar na net para ja sem grandes problemas, e consigo ligar uma pen 3g e detectar sem drivers e consigo ligar uma impressora sem ter que me preocupar ( onde esta o cd desta porra) porque tudo normalmente funciona sem problemas….

    3. Avatar de LUIZ
      LUIZ

      Sabias que todo receptor de tv por assinatura HD (aquele que grava a programação, pause/play e agenda gravações) roda Linux? Ou seja tem mais gente utilizando linux do que vc imagina!

  22. Avatar de monux
    monux

    -É bem rápido devido a seus poucos recursos.O Danm Small Linux é levíssimo também e vem com alguns pacotes.

    http://www.damnsmalllinux.org/

  23. Avatar de neco
    neco

    A verdade sempre dói…principalmente ém fanboys

  24. Avatar de José Silva
    José Silva

    Eu converti-me a este maravilhoso e infinito mundo que é o Linux e estou a adorar, porque tem tudo o que eu preciso e mais alguma coisa, é só procurar, coisa que muita gente não sabe ainda fazer no Linux e dai penso que seja este o maior problema para as pessoas não utilizarem muito o Linux.

  25. Avatar de bcuraboy
    bcuraboy

    boas pessoal.eu posso gravar isto num cd e instalar num Pentium III a 497Mhz e com 192 de ram? 😀

  26. Avatar de Redin

    Fiz um cd com o TinyCore e quando arranco com o cd apenas tenho a opção para usar o SO através do CD.
    Como faço para o instalar no disco rígido? Não me aparecem opções para isso.
    TKS

    1. Avatar de Redin

      Acabei por descobrir que é com o CorePlus que se consegue fazer a instalação para o disco rígido. No entanto não conseguir fazer funcionar a instalação que fiz dos repositórios do programa XBMC.
      Consegui instalar mas depois de carregar no icon não acontece nada.
      Alguma solução?
      Obrigado.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Redin,

        Podes dar-me uma ajuda. Estou com o coreplus mas não sei como instalar no disco rígido. Já tenho outras 3 distros instaladas em disco (ubuntu, mint e zoran). Será por isso?

  27. Avatar de Leandro
    Leandro

    Boas,

    Como poderei connectar a internet usando o modem usb banda-larga da tmn? Alguem consegue ajudar?
    no Tiny core plus….

    Cumprimentos

  28. Avatar de neco
    neco

    Liga la no suporte…

  29. Avatar de Bruno Cruz
    Bruno Cruz

    Boa noite pessoal.
    Já fiz a transferencia do CorePlus e pus numa pen 2gb.
    No entanto quando selecciono a 1a opção do 1º menu não arranca para o desktop, fica no terminal. Que posso fazer para arrancar o desktop a partir daí?

  30. Avatar de nazareno costa
    nazareno costa

    Essas pessoas que falam mal do Linux são como crianças mimadas quando não conseguem aquilo que querem, logo ficam frustradas e ficam gritando e falando asneiras. Não sou expert em Linux, mas trabalho com Linux no Projeto UCA (Um computador por aluno). Sei da importância estratégica e fundamental para a educação. Eu formato os netbooks da escola (+500) e instalo a distribuição UbuntUCA.

  31. Avatar de nazareno costa
    nazareno costa

    É um prazer comentar neste site, eu não conhecia até me deparar com um problema de som no Ubuntu 12.10. acabei entrando sem bater, mas estou muito satisfeito. Obrigado.

  32. Avatar de neco
    neco

    nazareno costa:

    Pergunte para os pais e para os proprios alunos qual software eles usam em casa ,nos seu notebooks ou desktops ..
    aqui no Brasil cansei de virem trocar o linux selvagem pelo windows xp, a reclamação é q ninguem conseguia utilizalo satisfatoriamente por causa de incompatilidades com drivers e programas simples…para mim o Linux precisa dar um salto para evoluir , só q esse monte de distros só vem pra confundir e não explicar…

    1. Avatar de CS
      CS

      Neco, sabe porque que os pais e alunos de quem voce fala usam Windows? Porque hoje em dia nao consegue comprar um computador sem windows, salvo raras excepçoes e para quem sabe mesmo o que quêr e precisa.

      Essas trocas de SO deveram-se a quê? Erro de utilizador ou erro de SO?

      Eu não uso Linux por opção propria agora os seus posts são no minimo tristes…

  33. Avatar de Sergio Pellissari
    Sergio Pellissari

    Ola pessoal,

    preciso de ajuda para configurar o wireless no meu Dell E5400 com o Tiny Core. Alguem sabe como?

    Ja tentei seguir todos os forums e blogs que achei, alem da propria pagina do Tiny Core, mas nao consigo fazer reconhecer (acordar) minha Broadcom BCM 4312.

    Se alguem pude me responder agradeco muito!!!

  34. Avatar de neco
    neco

    Sergio , liga la no suporte Linux ou pergunta aí pro triste do CS…

    1. Avatar de pobox
      pobox

      Grande fanático, desculpem, queria dizer, ignorante!
      Quando comprei o meu 1º computador (Intel 286 com HD 20Mb, RAM 640 Kb e FDD 3,5″HD), isto em 1990 e pelo módico preço de Esc. 500.000,00 (+/- Eur 2.500,00), vinha sem S.O.
      Para adquirir o SO, esperei pelo mês seguinte e comprei o MSDOS 5.0 com MS Windows 3.1
      Meu caro “amigo”, se fosse agora, dava um valente chuto na Microsoft, pois nesse tempo também tive de aprender a linguagem MSDOS se queria trabalhar.
      Felizmente, houve alguém que me mostrou o UNIX e…
      Nesses tempos, quem queria internet, tinha de saber linguagem de comunicações e aprendia algo de útil. Agora, clica-se no rato ou com o dedo num ecran tatil e ignora-se o verdadeiro prazer da computação.
      Falas do XP como se fosse uma grande coisa, XP quer dizer Experience e foi vendido para ignorantes como tu pagarem para terem problemas.
      Tchau e Bom Ano de 2014

  35. Avatar de Mario Severo
    Mario Severo

    Boa noite, gostaria de saber se ele tem o grub. Obrigado.

  36. Avatar de MrHide
    MrHide

    neco: A maioria dos problemas de computador são causados por uma peça solta entre a cadeira e o teclado.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      essa da peça solta tá boa…não deixa de serum modo irónico de se dizer a verdade

  37. Avatar de Gilmar

    Olá amigos eu instalei o sistema mas nao consigo inicializar

  38. Avatar de neco
    neco

    Pergunta ali para o P0BOX como inicializar essa maravilha q ninguem consegue fazer alguem usar no seu Touch-ecrã!

    cada uma hein?

  39. Avatar de patrick
    patrick

    como faco para desinstalar o tiny core plus

  40. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Boas pessoal,
    Já tentei instalar o TinyCorePlus no meu PC antigo umas 3 vezes mas o que acontece é que faz tudo e depois o ecrã fica a preto mas nota se que esta ligado apenas não aparece nada no ecrã.
    Estou a instala-lo num HD completamente vazio…
    Ajudem-me
    Abraço

  41. Avatar de Decio
    Decio

    Joguei num Pen Drive para testar em uma note antigo que estava parado a um bom tempo e agora só estou usando o note velho. Muito bom, gostei.

  42. Avatar de curso de manutenção de celular
    curso de manutenção de celular

    Obrigado por compartilhar informação

  43. Avatar de Keloir
    Keloir

    Sou técnico\concerto
    Todos usam Windows
    Tenho uma versão de Linux
    G.o.s versão Google
    Sim demora para bootar
    Mais tem ferramentas suficiente para mecher no HD e partições além de poder ler os arquivos e fazer cópias de backups

    Está dentro de um CD para eventuais usos desse modo que citei

    Já coloquei os instaladores de Windows no HD externo junto com inúmeros drivers e programas

    Agora pesquiso uma Linux mais leve e prática com as ferramentas que nescessito