Chegou finalmente o Fedora 18 “Spherical Cow” Beta

28 Comentários

Inclui ambiente gráfico MATE

O Fedora é um sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Este é uma das minhas distribuições Linux  preferidas e antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci experimentei.

Depois de vários atrasos (cerca de dois meses),  eis que a equipa do projecto Fedora disponibilizou a versão beta do Fedora 18, baptizado de “Spherical Cow” .

fedora_18_01

 

Como tem vindo a ser noticia, os vários bugs ao nível de desenvolvimento fizeram com que o o Fedora 18 “Spherical Cow” Beta chegasse com cerca de dois meses de atraso,estando  assim apenas prevista a versão final para 2013. É sabido que o novo instalador Anaconda, que foi incorporado nesta versão e que sofreu um restyling, tem causado alguns problemas têm impossibilitado o projecto Fedora de cumprir o calendário. A nova versão do ambiente gráfico Gnome e a nova versão do Kernel têm também ajudado no atraso da disponibilização desta versão.

fedora_18_00

Relativamente às novidades e apesar de esta não ser uma versão final, o Fedora 18 “Spherical Cow” Beta traz já algumas novidades interessantes das quais se destacam:

  • Ambiente gráfico MATE – Para quem não conhece, o Mate é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3.
  • Gnome 3.6
  • Anacom – Nova interface de instalação
  • Versão final do Samba 4
  • Xfce 4.10 e Cinnamon 1.6.7 estão disponíveis nos repositórios da distribuição
  • Suporte para domínios Active Directory
  • Melhorias no NetworkManager

Confira aqui todas as novidades desta versão

fedora_18_02

Com todos estes atrasos, a versão final estará disponível apenas a 08-01-2013, tal como indica no site do projecto (ver aqui).

altDownload: Fedora 18 “Spherical Cow”
altHomepage: Fedora Project

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bimbo
    bimbo

    Aquela barra a esquerda é uma especie de unity “a la unbuntu”..?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Sim, é o desktop gnome3. Tem aquela barra de lançadores.. basicamente a funcionalidade é a mesma que a do unity

      1. Avatar de bimbo
        bimbo

        Obrigado e ao alucard tanbem, vou continuar a usar a spin lxde do fedora 18 quando este sair…

  2. Avatar de César
    César

    Boa noite.

    Peço desculpa pelo offtopic, mas ando à procura de um tutorial para a linguagem de programação C, aqui do pplware.

    É que andei pela secção de programação aqui do sitio, e encontrei para php, e achei espectacular.

    Se puderem dar um ajuda, em como procurar, não só para C , mas para outros tutoriais que existam…

    Cumprimentos, e continuação de bom trabalho. Tem sido notavel.

    1. Avatar de Marzkor
      Marzkor

      Procura no google o luis damas linguagem c pdf

      1. Avatar de Tony Silva
        Tony Silva

        Livro do Damas e o do Ritchie se dominas o inglês.

    2. Avatar de david
      david

      site:pplware.sapo.pt tutorial+programação+linguagem

    3. Avatar de César
      César

      Muito obrigado a todos.

      Vou então procurar esse pdf 🙂

      Abraços, e mais uma vez continuação de bom trabalho.

  3. Avatar de Alucard
    Alucard

    Desde a versão 16 que o Fedora é a minha distribuição. Estou ansioso pelo F18!
    Respondendo ao bimbo, a barra esquerda é de facto análoga da barra do unity ou de qualquer outra dock, a diferença é que no GNOME 3, ela só está visível, tal como o alternador de áreas de trabalho à direita, na vista de actividades quando clicas em “Actividades” ou carregas na tecla super. Quando estás a trabalhar num programa, o único elemento da GUI presente é o painel superior. Isto torna o GNOME 3 a meu ver muito minimalista, tem toda a funcionalidade que seria de esperar, mas não te distrai com ela. Só experimentando mesmo, eu fiz-lo e digo que trabalho muito melhor e sinto-me mais produtivo com a shell, do que com o GNOME clássico.

  4. Avatar de pixar
    pixar

    Usei o Fedora como servidor web, mail, DNS e DHCP desde a versão 6 até à 10 e gostei bastante.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    eu estou com uma dúvida.. o meu primo quer formatar uma torre antiga para usar como media center para ligar à televisão da sala, acham preferível instalar o xp e um media center para windows ou instalar uma distro linux?

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Instala XBMCbuntu, é Ubuntu sem cenas desnecessárias a um media center com XBMC. Já experimentei num sistema mini ITX com cpu AMD Brazos e funciona muito, muito bem.

  6. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Confesso que ando há algum tempo a pensar em experimentar o Linux, mas de cada vez que penso nisso mais a sério, fico meio perdido com tanta versão / distro que existe que acabo por desistir.

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Olá J.C.Lopes,

      Podes sempre fazer o Download do VirtualBox e experimentar algumas Distribuições até achares a que mais se adapta a ti. É verdade que são muitas, mas a maior parte delas é um “remake” de outra, por isso acho que se experimentares as “principais” vais achar a melhor para ti.

      Quanto ao Fedora, tem desculpas pelo atraso, pois esta a fazer um trabalho estupendo.

    2. Avatar de DarkTux
      DarkTux

      J.C.Lopes, para iniciar começa pelo Linux Mint que não te vais arrepender.

      Tens várias versão com diferentes ambientes gráficos. Podes sempre testes com o liveCD para veres qual gostas mais.

      1. Avatar de J.C.Lopes
        J.C.Lopes

        Obrigado pelas dicas. Vou ver se ganho coragem para enfrentar a coisa.
        Vou esperar pelo próximo tópico sobre linux par expor as dúvidas/dificuldades que certamente irão surgir, a ver se alguém me ajuda a resolvê-las.

        1. Avatar de DarkTux
          DarkTux

          Também tens a comunidade linux do pplware
          https://pplware.sitedev.pt/pplware-linux/
          Passa por lá e deixa as tuas dúvidas. Concerteza que terás ajuda.

  7. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    O 19 será gato de Schrodinger que será lançado em Maio de 2013

  8. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Companheiros da luta, preciso de uma opinião.
    Tenho um Asus G73jw. E estou a pensar instalar uma distro linux. Estou indeciso entre Fedora e ubuntu. Ambas parecem-me optimas, depois de as exprimentar na virtualbox. Encontro pequenas diferenças. nomeadamente entre o apt-get e o yum. Pesquisei na net. O fedora usa mais CPU e menos ram e o ubuntu, o inverso. Alguem tem um Asus G73 e ja instalou alguma distro linux? com qual teve menos “problemas”? Pelo que pesquisei, há sempre pequenas coisas que há que configurar, luzes do teclado,etc.

    Alguma sugestão?

    1. Avatar de david
      david

      acho que o ubuntu tem uma comunidade maior, logo mais facilidade de resolução de problemas. eu escolhia ubuntu. aliás, já escolhi 🙂

      1. Avatar de Johny B
        Johny B

        Fedora é muito bom: experimentei todos, e este escolhi. Tem a REDHAT por trás, pelo que nem o Ubuntu com os seus milhões de utilizadores (normalmente pouco exigentes) lhe chega perto!
        Continuarei a experimentar todas as distros, mas não acredito em mudar, por não acreditar existir melhor.

    2. Avatar de jorjão
      jorjão

      Instala o Linux Mint 14 cinnamon.
      Para quem se inicia no Linux é o mais fácil de usar.
      Abraço.

  9. Avatar de jorjão
    jorjão

    Pedro instalei ontem este Fedora em Virtualbox, mexi nele cerca de 30min, e apercebi-me de algumas alterações em relação à gnome shell.
    Não consegui instalar o flashplayer. Alguma forma de o instalar?? O Fedora está sempre a dizer que não conhece o pacote.

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      O Flash e outros componentes proprietários (codecs multimédia, etc) não estão nos repositórios oficiais do Fedora. Mas podem ser facilmente instalados através de repositórios extra. A forma mais fácil de o fazer é com o Fedora Utils. Vai a http://fedorautils.sourceforge.net/ e segue as instruções.

      1. Avatar de jorjão
        jorjão

        Obrigado Alucard.
        Já não mexia bem no Fedora há uns – anos desde a versão 7 que acompanho a sua evolução mas tenho andado mais nos debian based.
        De facto o fedora utils dá um jeitão.
        Obrigado e um braço.

  10. Avatar de Wagner Braga Filho
    Wagner Braga Filho

    Não sei como alguém consegue usar esse Gnome3 ou Unity. KDE está anos luz a frente desses.

  11. Avatar de André
    André

    A melhor dica para o Windows 8, formatar o disco e instalar no computador o Fedora 18 e trabalhar numa super máquina.