Chegou o Fedora 17 “Beefy Miracle”

30 Comentários

O Fedora é uma das minhas distribuições preferidas de Linux e, antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci esta distribuição…já lá vai uns anitos.

O Fedora é uma distribuição Linux que apresenta a mais recente tecnologia em software livre. O Fedora é sempre livre para qualquer pessoa utilizar, modificar e distribuir. Esta terça-feira a equipa de desenvolvimento do projecto anunciou a disponibilização do novo Fedora 17 “Beefy Miracle”.fedora_17_000

Esta versão do Fedora inclui uma grande variedade de recursos que mostram o poder e a flexibilidade do avançando estado actual  do software livre”.

fedora_17_00

Principais novidades do Fedora 17 “Beefy Miracle”
  • Possibilidade de correr o GNOME Shell sem a necessidade de ter uma placa com aceleração 3D (óptimo para PC’s mais antigos)
  • Para quem não gosta do Gnome está também disponível o ambiente de trabslho KDE SC 4.8.3 e Xfce 4.8
  • Movidos no sistema de ficheiros os directórios /bin/, /sbin/, /lib/ e /lib64/ para dentro do directório /usr
  • Melhorias ao nível dos temas
  • Nova aplicação: GNOME-boxes, permite um acesso fácil às máquinas virtuais
  • Actualização automática para o Fedora 17 para quem tiver já instalado o Fedora 16
  • Ao nível do desenvolvimento, o Fedora 17 traz um conjunto de actualizações
    • Java 7 e OpenJDK 7
    • Haskell Platform 2011.4
    • PHP 5.4
    • IDE Eclipse Jun
    • GCC 4.7
  • Várias melhorias em ferramentas de administração de sistemas

Veja todas as novidades do Fedora 17 aqui

altDownload: [32 bits] Fedora-17-i686-CD [646 MB]
altDownload: [64 bits] Fedora-17-x86_64-DVD [645 MB]
altDownload: Fedora 17 KDE | LXDE | XFCE
altHomepage: Fedora Project

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge desirat
    jorge desirat

    parece interessante.

  2. Avatar de djx
    djx

    Finalmente 😀
    Movidos no sistema de ficheiros os diretórios /bin/, /sbin/, /lib/ e /lib64/ para dentro do directório /usr
    Sim que esses diretórios fazem mais sentido estarem em /usr do que em /

    1. Avatar de GreenTuxer

      Colocaram symlinks para retro-compatiblidade.

  3. Avatar de Lm
    Lm

    .rpm?

    “Medo, muito medo…”

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Hum…qual a razão? Actualmente ja pouco se usa os .rpm….o YUM resolve 🙂

    2. Avatar de Santiago
      Santiago

      Talvez o maior motivo para eu evitar o Fedora seja mesmo o RPM.

      Comecei a usar Linux na época em que o Red Hat era a distro mais badalada. Instalar pacotes era sempre algo muito confuso para mim.

      Até que conheci o Debian, onde conseguia gerenciar facilmente os pacotes.

      1. Avatar de GreenTuxer

        Isso já foi há muitos anos, há alguns anos que não há quaisquer problemas em gerir RPMs, muito pelo contrário, até é bastante fácil.

    3. Avatar de GreenTuxer

      Gosto muito de RPM. Não vejo qualquer vantagem da concorrência (deb, por exemplo).

  4. Avatar de David Toffee
    David Toffee

    Antes de mais parabéns Pplware pelo trabalho que têm feito (Principalmente no campo de Linux).

    Para além das novidades enumeradas no ponto “Principais novidades do Fedora 17” (e das diferenças entre Ubuntu e Fedora), existe mais alguma diferença entre o Fedora 17 e o Ubuntu com gnome?

    Nunca usei Fedora, é melhor que o ubuntu?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas David, eu gosto dos 2. Talvez o Ubuntu sejam mais user-friendly e com uma comunidade mais alargada

    2. Avatar de Ricardo Figueiredo
      Ricardo Figueiredo

      Boas David,
      é uma questão de opção.
      O ubuntu é Debian based… de forma simplista para alguns quer dizer que a instalação de pacotes é feita por apt-get.
      O fedora é um redhat: as instalações são feitas por rpm. poseriormente apareceu o yum que tornou as coisas um pouco mais simples. redhat sempre foi preferido por empresas e para servidores.

      1. Avatar de David Toffee
        David Toffee

        Obrigado pela explicação Ricardo 🙂
        Eu já sabia que no Fedora teria de usar o yum, mas só não percebo porque é que é mais simples que o apt-get..

        1. Avatar de GreenTuxer

          Não é mais simples que apt-get, é apenas outra forma, com outro nome, mas duma forma geral são muito parecidas.

  5. Avatar de bcuraboy
    bcuraboy

    hoje enquanto tomava o pequeno almoço,deparei-me com o Zorin SO…alguem me pode fazer uma review/análise deste sistema operativo???
    Desde ja obrigado pela atençao

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Desconheço….vou investigar

    2. Avatar de Glink

      Estou neste momento a sacar, mas do que tenho visto de opiniões é o melhor para fazer a transição do windows para linux…

    3. Avatar de Gomes
      Gomes

      Zorin OS é baseado no Ubuntu e permite uma maior adaptabilidade para exWindows users, visto o gnome (acho)ter um tema semelhante ao Windows7 ou Windows XP ou stock gnome, depois tens a versão paga onde adquires suporte a distro onde acho que já vem com wine e outro software já configurado para os users e onde tens outros temas como MacOS like themes mas isto é apenas o pouco que sei, nunca a usei, nada melhor que o pplware para explicar melhor que eu

    4. Avatar de HomeGamer
      HomeGamer

      experimentei a versão não paga e não gostei muito pessoalmente podes ter um opinião diferente
      sendo um linux e ter uma versão paga hmmm não gosto disso
      linux deve ser open source e free

    5. Avatar de Serva
      Serva

      É baseado em Ubuntu , mas com uma interface muito semelhante ao Windows , para quem se inicia em Linux é muito fácil a adaptação ao Zorin .

      Cumprimentos

      Serva

  6. Avatar de jose martins
    jose martins

    @bcuraboy
    Podes ler uma “revisao” aqui:
    http://www.linuxandlife.com/2012/04/zorin-os-5-review.html

    Notas: Desculpem os “erros” mas estou com teclado UK!

  7. Avatar de bcuraboy
    bcuraboy

    ahnnn,nada de especial,excepto o look and feel de win7…
    prefiro mesmo o bom ambiente grafico do gnome ou da unity
    desde já obrigado a todos pelas vossas opinioes 🙂

  8. Avatar de Martins
    Martins

    O Fedora é a única distribuição fora da família Debian que já experimentei, tem um visual cativante, é uma distribuição bem conseguida.

    1. Avatar de Marden Sampaio
      Marden Sampaio

      O Fedora me agrada muito por ser um sistema limpa, sem muito afresco.

      As outras distribuições RPM que usei são todas carregadas de tanta coisa.O importante é o reconhecimento do Hardware.

  9. Avatar de Serva
    Serva

    Eu experimentei a versão beta em KDE e achei fantástico o trabalho feito pelos programadores do Fedora , experimentem quem gosta de KDE a caixa magica 18 , foi a primeira vez que me surpreendeu esta distro feita por Portugueses as anteriores versões nunca me convenceram .

    Cumprimentos

    Serva

  10. Avatar de irlm
    irlm

    na versão cd ele encrava depois da instalação versão gnome no vmware dizendo “oh no! contact your system administrator”
    como resolver isto? vou experiementar na versão DVD.

  11. Avatar de Tigas
    Tigas

    Parece bom o suficiente para ser testado em VM. Mas o campeão da vez é sem dúvida o Linux Mint 13. Deixou-me um Pentium IV com 1GB de RAM a correr como uma beleza, até removi o LXDE ubuntu que lá tinha porque por incrível que pareça, o Mint corre muito melhor (versão MATE 32-bits), mesmo tendo requisitos mais elevados. É a distribuição mais estável de que me lembro, nem um bug após três dias de intensa experimentação.

    1. Avatar de Tigas
      Tigas

      E tem suporte durante os próximos 5 anos!!!!

  12. Avatar de RastaFATian
    RastaFATian

    não dá para instalar Fedora 17 com partição btrfs, só actualizando a versão Fedora 16 para 17.
    Volta-se ao Fedora com ext4, na paz! 🙂
    Uso o Fedora desde a versão 8! Para mim a pior versão foi mesmo a 16, o verne…. por isso vou testar esta versão para ver se é melhor! A unica coisa que me deixa a dejesar do fedora é muito rapidamente os S.O.’s ficarem sem suporte, e atingirem o seu limite de vida. Senão aconsalhava a usarem o lovelock em vez do verne.

  13. Avatar de Don Piano
    Don Piano

    O Fedora está excelente, mas o Gnome 3… Os ambientes gráficos estão sofrendo um retrocesso.