Dica – Desligue remotamente o PC através do Dropbox

40 Comentários

….usando um smartphone ou um PC.

Imagine que saiu de casa, e a caminho do trabalho lembrou-se que se esqueceu do PC ligado. As soluções para resolver o problemas podem ser várias: dá meia volta e vai a casa desligar o PC, pede a alguém que desligue o computador ou no caso de não querer incomodar ninguém pode fazê-lo remotamente.

Hoje deixamos aqui uma pequena dica de como desligar o nosso PC através do serviço Dropbox.

drop_000

 

O Dropbox, que dispensa apresentações, tem muitas aplicações desenvolvidas para funcionar em conjunto com este serviço que tem como base a cloud. Já ensinámos a imprimir pelo Dropbox (ver aqui), a partilhar facilmente screenshoots (ver aqui), a alojar um site no dropbox entre muitas outras dicas (ver artigos relacionados). Hoje vamos deixar aqui uma dica, que permite aos utilizadores desligarem os computadores remotamente via Dropbox.

Como desligar remotamente um PC via Dropbox?

Para desligar remotamente um PC usando o serviço Dropbox, devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – O computador remoto deve ter o Dropbox instalado. Caso não tenha, pode instalar a partir do seguinte link (aqui).

Passo 2 – Fazer download do scripts a incluir no nosso Dropbox. Download aqui. (O ficheiro compactado tem 2 scripts: remote_shutdown.vbs e trigger.bat dentro de uma pasta drsd)

Passo 3 – Editamos o script remote_shutdown.vbs (botão do lado direito do rato e escolhemos a opção Edit) e devemos ter o seguinte conteúdo.

drop_08

A linha a vermelho deve ser modificada de acordo com a nossa configuração, definindo o caminho do nosso Dropbox (normalmente em C:> Users> <user_name>/My Dropbox)

No meu caso, a linha ficou desta forma:
drop_09
Falta a alteração, guardamos o ficheiro.

Passo 5 – Vamos agora “agendar” a nossa acção. Basicamente o que vamos fazer é programar uma acção de modo que verifica, a cada 5 minutos, se tem indicação para executar os comandos para desligar o PC.

Essa verificação é realizada com base num ficheiro. Se esse ficheiro estiver presente na estrutura do Dropbox, então o sistema procede a um shutdown.

Para agendar essa acção vamos ao menu iniciar e procuramos por Task Schedule. Devem correr o Task Schedule com privilégios de Administrador.

drop_00

Passo 6 – Em seguida escolhemos a opção Create Task para criar uma nova tarefa.

drop_01

Passo 7 – No separador General definimos um nome para a nossa acção e seleccionamos a opção: “Run with highest privileges”

drop_02

Passo 8 – No separador Triggers carregamos em New e configuramos as opções de acordo com a imagem seguinte.

drop_03

Passo 9 – O mesmo acontece no separador Actions. Aqui teremos de indicar a  do ficheiro trigger.vbs descarregado no Passo 2.

drop_04

Passo 10 – No separador Settings, definimos a opção “Run task as soon as possible after a scheduled start is missed

drop_05

E as configurações estão realizadas. Agora para desligar o PC remotamente apenas é necessário colocar um ficheiro com o nome secret_file.txt no dropbox. Esse ficheiro pode ser colocado remotamente via PC ou via smartphone. O PC remoto valida se esse ficheiro está na estrutura do dropbox (a cada 5 minutos), e caso esteja presente procede à execução dos comandos para desligar o PC que no script remote_shutdown.vbs. Na pasta drsd fica ainda disponível um ficheiro com o nome test que regista as acções realizadas pelos scripts.

Veja todo o processo em vídeo:

Considerações finais

O Dropbox é sem duvida um serviço fantástico. Os scripts disponibilizados vêm acrescentar uma “nova funcionalidade”, permitindo assim desligar o nosso PC remotamente a  partir de qualquer lugar (do nosso smartphone ou outro PC).

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    E depois ainda dizem Pedro, que Linux é que é complicado 😛

    cumps!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, penso que essa ideia está a mudar. Como costumo dizer aos meus alunos, nos dias que correm não podemos apenas “dominar” um sistema operativo. Windows é importante, Linux é importante, Android é importante…e por aí fora.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        O conhecimento nunca é de mais!

        1. Avatar de bigkax
          bigkax

          Depende de que conhecimento é, e de quem o tem…

        2. Avatar de Lourenço
          Lourenço

          Depende do que consideras conhecimento…..

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            Que raciocínio espectacular.. parabéns pela conclusão.

            Caso não tenhas reparado, todo o tipo de raciocínios lógicos dependem da forma como os consideras.

            Se queres fazer uma critica a alguma coisa faz, agora não percas o teu tempo é com esse tipo de comentários.. já que se fala em conhecimento olha.. vai ler um livro ou googlar alguma coisa que te cultive um pouco o intelecto.

            cumps

          2. Avatar de Pedro Pinto

            @Everyone

            Melhor que o conhecimento é conseguir partilhar e aplicar bem o mesmo… Isso sim, é de nível 🙂

  2. Avatar de MrTEK
    MrTEK

    Boa ideia.

    Se tiver-mos um pc (escondido) a partilhar na rede e se ASAE aparecer podemos desliga.lo

    hehehe

  3. Avatar de Daniel Santos
    Daniel Santos

    Não para simplesmente aceder ao pc e clicar em “Encerrar” ?!?!?!

    já fiz assim várias vezes… ou só acontece comigo?

    Abraço

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Nem sempre pode funcionar, pro causa de proxys

  4. Avatar de DJS
    DJS

    1000 vezes mais fácil aceder remotamente e desliga-lo…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      1000 vezes mais fácil se não desligar remotamente ….

  5. Avatar de branKo.
    branKo.

    Também achei um tanto quanto complicado..

    Se tem acesso a internet para poder acessar o pc.. um desses remote qualquer é mais prático, acho eu.

    Logmein, vnc e por aí vai..

    Ótimo post. Comecei a usar o DropBox por causa de vcs e não largo mais!!! Muito bom!

  6. Avatar de ruben
    ruben

    Eu acho que seria mais fácil usar o teamviewer para desligar o pc já que este pode ser instalado na maioria dos dispositivos e podemos definir uma senha e conta permanente que nos possibilitaria esta tarefa, alem de podermos ver o estado do pc e por exemplo de download e coisas do género.

    1. Avatar de Brito
      Brito

      Eu vou por esta ideia. Por isso é que tenho no Android o Teamviewer instalado, assim como a….. Dropbox! 🙂

      Mas o método Teamviewer é incomparavelmente mais simples…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, mas no caso de estares ligado por 3G o consumo do pacotes de dados também é incomparavelmente diferente quando usas o dropbox. Apenas tens de fazer upload de um ficheiro que ocupa aproximadamente 0kb 🙂

  7. Avatar de carlosf
    carlosf

    podemos fazer o mesmo em Linux..
    com um simples script python, ou um shellscript (sh), embora tenhamos de ter em atenção as permissões.. contudo, é um caso de inventar.. o dropbox é algo com potêncial a este nivel. posso por exmplo fazer um conversor de audio, e partilha-lo com pessoas que sabem menos da area, e mal ponham os ficheiros na minha pasta, o meu pc converte-os.. esse genero de coisas. é só “perder” algum tempo e criar coisas uteis 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, em Linux tens o SSH e com ele tens a máquina na mão 🙂

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      É só colocar um script que verifica a existencia de certo arquivo, e se existir, desliga o pc – e colocar ele no cron do root p/ rodar a cada 5 minutos. 😉
      ..se nao me engano é o mesmo pricipio de “Imprimindo pelo dropbox”

  8. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Opah, vê-se mesmo que não são geeks.
    Porquê fazer isto, já que é mais fácil ir lá desligar ou desligar por acesso remoto? Porque podemos!
    Quem não achar esta ideia interessante, não é informático 😛

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Imaginem que estão numa ilha deserta, com wireless, um telemóvel com bateria, mas o raio do bicho só tem a dropbox instalada. Nem sequer tem um browser para poderem ir sacar mais aplicações. Digam lá que isto não dava jeito caso quisessem desligar o PC 😀

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Ilha deserta, com Wireless..hum..faltou-te a Sereia “loira” (de preferência) 🙂

  9. Avatar de u2guest
    u2guest

    Para quê tanta confusão para uma operação tão simples! existem toneladas de software com app para aceder através do movel!

  10. Avatar de FPP
    FPP

    É cada uma…

    Isto deve ser o milagre da Eng. Informática. Não faltam programas a fazer ainda muito melhor…

    Mil e um programas que podemos aceder remotamente!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, há certamente. Este método é apenas uma alternativa. Não é milagre é mesmo real 🙂

  11. Avatar de xXx

    Ou então deixam de comer tanto queijo e lembra-se de desligar o pc antes de sair de casa. Se não for por vocês, ao menos pensem no que essa energia desperdicaça significará para o futuro dos vossos filhos e também para a vossa 3ª idade ou antes.

    Ou então usam a cabecinha para fazer qualquer coisa mais do que apenas enfeitar e definem o pc para que se desligue sozinho ao fim de x minutos de inatividade. Algo simplicíssimo seja em que Sistema Operativo for

    Este sistema via dropbox aqui decrito é no mínimo uma piada… transefir um ficheiro em vez de enviar apenas um sinal? Sistema em espera e a verificar de 5 em 5 minutos em vez de não fazer espera nenhuma e em vez de se desligar assim que o sinal foi enviado? LOL

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Podes enviar um sinal “do além”..nesse caso em vez de desligar normalmente queima de imediato 🙂

      Que sinal é esse?

  12. Avatar de Paulo Truta

    Olá.

    Eu nem sequer olhei para o código, e o artigo muito menos, mas quase de certeza que depois da primeira vez que se coloca o ficheiro vai ser uma complicação… O ficheiro secret_file.txt é apagado antes do encerramento? É que se não é, então quando chegar a casa descansadinho da vida e ligar o seu PC, não vai perceber muito bem porque é que ele imediatamente depois do login desligarse-á automáticamente, tipo por magia.

    há cerca de um ano atrás criei uma simples aplicação que permitia receber comandos através de tweets. Ou seja, bastava enviar um tweet a dizer “desliga-te” ou o que se quisesse defenir no software para ele se desligar, e permitia também uma carrada de outras acções, sendo muito potente e podendo executar todo o tipo de comandos 🙂 Um tweet é bem melhor para este tipo de situações do que a colocação de um ficheiro. E para a simples tarefa de desligar um computador, fazer logout ou pausar todos os torrents em curso, não há teammviewer ou vnc que o valha… É muito mais fácil enviar uma SMS xD

    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é preciso desactivar a task quando estamos no PC, ou então nao ter o ficheiro dentro do Dropbox.

  13. Avatar de Boda
    Boda

    VNC, Remote desktop connection e teamviewer fazem isso em 3 clicks…

  14. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Qual é a marca/modelo do telemóvel apresentado na imagem inicial?

  15. Avatar de jpng81
    jpng81

    Shif+delete ja nem se pode comentar nada nao tarda, fdx

  16. Avatar de karlux
    karlux

    O tlm é um AITone.
    O Teamviewer e mt bom mas o LogMeIn Ignition parece-me melhor.

  17. Avatar de marco
    marco

    boas, poderá ter alguma utilidade e nunca é de mais ficar a saber estes pequenos truques. A partir de uma cena destas podemos arranjar outras soluções para outras situações…

    Quanto ao código, também deve ser simples: ele verifica se existe o ficheiro e quando desliga, apaga o ficheiro

  18. Avatar de phixie
    phixie

    gostei bastante do artigo. as potencialidades são imensas. claro que teamviewer ou vnc ou logmein são mais adequados para desligar o pc mas também ja me aconteceu não me conseguir ligar a um pc (nem a partir de casa nem do android) e ter de sair de casa depois da meia noite para mandar um mail e desligar o pc… o teamviewer tinha encravado no pc remoto. isto fez-me perceber que não é má idéia ter uma solução de recurso para quando possa falhar o plano “a”… 😉

  19. Avatar de Popes
    Popes

    Este programa é bom… mas há programas grátis na net muito melhores que este. Dou 2 exemplos, Logmein e o Teamviewer. São muito parecidos e ambos permitem aceder como se estivéssemos com o nosso PC. Podemos correr programas, office e outros mais. A versão Free não permite fazer drag and drop e não dá para ouvir musica. Pessoalmente gosto mais do Logmein porque basta ter o programa instalado no meu computador e pelo IE ou Firefox posso entrar sem problemas. Tem aplicação para telemóvel.

  20. Avatar de Luis
    Luis

    Para quem ainda não tiver o DropBox e quiser ganhar + 250MB é só fazer o registo através do link:

    http://db.tt/PSQj6Nl

  21. Avatar de Andre Sousa
    Andre Sousa

    Andei com esse dilema de desligar o PC quando o usava como TV (free channel’s lol) optei por uma solução mais simples que passava pelo Outlook+ficheiro .vbs. Identica a esta.

    Abr

  22. Avatar de BBC
    BBC

    Imprimir através do Dropbox, desligar o PC através do Dropbox.. Mas que funções mais vão eles inventar para esta ferramenta?
    Muito bom. Espero que se desenvolva ainda mais.

    Entretanto,
    Se quiserem inscrever-se no Dropbox e ganhar mais 250mb:
    http://db.tt/U8uPqpI

    Se quiserem inscrever-se no SugarSync e ganhar mais 500mb:
    https://www.sugarsync.com/referral?rf=c6iy8xm76ivvd

  23. Avatar de sideshow
    sideshow

    Muito giro, pena que só funcione para windows…