Dropbox Screen Grabber – É tão fácil partilhar screenshots!!!

17 Comentários

Tenho preferência por aplicações úteis. Podem ser simples mas eu preciso delas para me servir e não para decorar o menu iniciar. Quando em Novembro de 2008 descobri o Dropbox não o larguei mais, pela sua simplicidade na partilha de ficheiros com os meus computadores, com o meu smartphone e com os mais variados colaboradores com quem partilho esses ficheiros. Não conheço forma mais fácil e rápida de partilhar.

Esta ferramenta é uma caixa de surpresas… ou um manancial de novas funções. Hoje trago outra.

Recentemente o Pedro Simões deixou-nos o MailDrop, uma ferramenta que periodicamente vai à caixa de correio electrónico do Gmail e que copia os anexos definidos por nós para a nossa pasta do Dropbox. É uma opção extraordinária, sob o ponto de vista da partilha.

Hoje deixo-vos o Dropbox Screen Grabber.

Esta pequena pérola, principalmente para bloggers, faz capturas de ecrã, através de combinações de teclas e coloca esses screens na pasta Public do Dropbox. Essa função permite de imediato ter um link para partilhar com o mundo, esse screen.

Como o uso?

Quando a aplicação está activa discretamente na barra de tarefas podemos usar as seguintes combinações de teclas:

  • Shift + F10 – captura um screenshot de todo o desktop
  • Shift + F11 – captura um screenshot da janela activa

Mas eu quero copiar a URL do ficheiro que está na pasta Public para a minha área de transferência, isto de forma automática, logo após ter tirado o screenshot, como faço isso?

Para ter esse link automaticamente na área de transferências basta activar essa função nas “Settings” que estão disponíveis no ícone da aplicação da barra de tarefas. Terá para isso que saber o seu ID.

E onde posso encontrar o meu ID?

Para encontrar o ID de utilizador Dropbox, deverá visitar o site do Dropbox, fazer login e depois ver o código-fonte da página. Deverá procurar o código que aparecer à frente do acrónimo “uid”. Veja em baixo um exemplo de código que vai encontrar:

Neste exemplo poderá ver que o User ID corresponde ao número 94448. É este código que deverá inserir na imagem seguinte:

null

Depois de activar a função: Automatically copy file URL do clipboard e de colocar o User ID conforme explicado em cima, poderá colar esse código de imediato, sem ter que andar a “esgravatar” pelo mesmo na pasta pública, onde este será partilhado (conforme pop-up que lhe foi mostrado).

Espero que seja uma ferramenta útil para si, pois para mim é e de que maneira!

Artigos Relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Dropbox Screen Grabber 1.3 [7.85MB]
Homepage: Dropbox Screen Grabber

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Brutal.. mesmo mto mto bom.

    Agora alguem sabe se existe algo semelhanta (screenshot auto uploader) para imageshack?

    1. Avatar de Viper
      Viper

      Daniel o próprio Imageshack disponibiliza essa ferramenta:

      Imageshack Uploader
      http://reg.imageshack.us/content.php?page=uploader

  2. Avatar de Skarface
    Skarface

    Usa o Dropbox!

  3. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    O Dropbox é um dos softwares que são imprescindíveis… Não pode faltar no meu computador, é simplesmente útil!
    E agora com addons… Podem ver mais no link abaixo.
    ( http://wiki.dropbox.com/DropboxAddons )

  4. Avatar de JPalma
    JPalma

    Não faz o print-Screen a mesma coisa?

    Dá um trabalhão fazer copy para a pasta public do DropBox…

    1. Avatar de Lucas

      mas este poupa-nos tempo. A mim pelo menos dá-me um grande jeito.
      Fazer Print Screen, colar no paint (ou outro). Copiar/Mover para a pasta dropbox e depois esperar um tempo…
      Com isto fica mais prático 🙂

      1. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        E ainda ter de ir pegar o url do screenshot..

  5. Avatar de Alain
    Alain

    estas funcionalidades apresentadas aqui no pplware são todas feitas pela própria dropbox?? 😉
    Ou é algum programa feito por usuários mesmo? Obrigado

    1. Avatar de Alain
      Alain

      Acabo de testar o programa, muito útil e fácil de usar. Só não estou gostando nada nada do formato da imagem (png). Queria que fosse mais compacto. A screenshot que fiz agora há pouco tem quase 1 mb… gostaria de salvar em jpeg, ou gif para economizar no espaço

    2. Avatar de Vítor M.

      Por vários programadores ao abrigo da wiki do dropbox

  6. Avatar de pdcc
    pdcc

    podiam dizer-me onde ou um site onde escolher mais aplicações para o dropbox? e se o dropbox e compatível com o meu smarttphone nokia E63?

    thank´s

  7. Avatar de Luís
    Luís

    Boas!

    Uma questão, entre dois programas do mesmo objectivo que são o “Dropbox” e o “Windows Live Mesh”, qual deles aconselham !? qual acham o melhor, ou o mais pratico !?

    Estou na duvida qual deles utilizar.
    Uma sugestão, que tal um “post” a comprar as duas ferramentas?

    Abraço

    1. Avatar de Luís
      Luís

      *…com o mesmo…
      *… comparar…

  8. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Muito útil!
    De facto, Dropbox é daquelas ferramentas indispensáveis.

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Só é pena esse add-on não ser compatível com sistemas operativos Linux…

  9. Avatar de toni
    toni

    Olá. Porque não usar o badongo.com?

  10. Avatar de Bruno Espada

    E para Android??? É possível fazer print screens??