CreBS – Wallpapers rotativos no Ubuntu 11.04

7 Comentários

Antes de passarmos propriamente ao assunto do artigo, apenas deixar aqui duas notas importantes relativamente ao Ubuntu 11.04. A primeira novidade é que está disponível a versão beta 2 do Ubuntu 11.04 (downloads aqui). A segunda informação é relativa à confirmação de que o Unity será o interface padrão do Ubuntu 11.04 Natty Narwhal (ver aqui).

Vamos agora aprender a ter um conjunto de wallpapers sempre a mudar?

crebs_000

Por norma gosto de ter uma ambiente de trabalho que se identifique com as cores que gosto e se possível que seja discreto. Muitas são as aplicações que têm como objectivo mudar o wallpapers automaticamente, e que já aqui apresentámos no pplware (ex. wally). Hoje vamos conhecer o CreBS.

O CreBS permite que o nosso wallpaper mude automaticamente, de acordo com um conjunto de wallpapers definidos.

Como instalar o CreBS?

Para começar vamos a Power –-> System Settings

crebs_00

Em seguida escolhemos System –>Ubuntu Software Center

crebs_01

Depois de abrir o Software Sources vamos ao menu Edit e escolhemos Software Sources. Em seguida escolhemos o separador Other Software, carregamos em Add e adicionamos a seguinte linha

ppa:crebs/ppa

Para finalizar, devemos carregar em Add Source

crebs_02

Em seguida basta procurar por crebs e mandar instalar a aplicação. Para executar o crebs vamos novamente a Power –-> System Settings  e procuramos por crebs.

crebs_03

Para finalizar basta definir quais os wallpapers que constituirão o nosso slideshow.Podemos ainda definir de que forma são apresentados, o tempo de apresentação, o tempo de transição entre outros parâmetros.

crebs_05

Para quem anda sempre a mudar de wallpaper, o CreBS pode ser uma boa escolha para esse efeito. É uma aplicação bastante simples e cumpre bastante bem o seu papel. Experimentem.

Não se esqueçam que a versão final do Ubuntu 11.04 Natty Narwhal  até prevista para dia 28 de Abril.

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    É impressão minha ou nesta nova versão do ubuntu o acesso às aplicações está mais demorado?

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Tb podemos através do novo menu, mas sinceramente gostava muuuuuito mais do antigo menu…

  2. Avatar de Serva
    Serva

    Sem dúvida esta interface unity , assim como a sheel 3 da Gnome estão uma boa trampa , para mim é realmente um retrocesso em termos de usabilidade .

    Eu vou ficar-me para já com a 10,10 , não faço tensão de usar o unity nem a gnome shell pelo menos nesta fase de desenvolvimento , já viram que no unity por exemplo quando minimizamos uma aplicaçao não sabemos aonde ela fica , ou passamos a usar os diversos ambientes de trabalho aonde ficarão as aplicações que não estas a usar ou lembras-te delas e voltas a clicar em cima do icone da aplicação , um desastre completo .

    Estou a espera da versão 15 do Fedora para ver como é que vem , e estou a pensar usar gradualmnte em sistemas virtualizados o Kde para ver se me adapto .

    Cumprimentos

  3. Avatar de Mixer
    Mixer

    Quem me dera que o ubuntu tive-se numa versão estável :/

    Eu gostava de ser utilizador do Ubuntu..

    1. Avatar de Alucard

      A versão estável do Ubuntu 11.04 sai ainda no final deste mês, dia 28. Não tem que esperar assim muito. 🙂 No entanto se não quiser esperar tanto pode instalar a versão 10.10 estável e depois fazer o upgrade para 11.04 quando este sair.

  4. Avatar de hugo
    hugo

    não existe até a presente data algo que faça o lideshow, o creb não funiona no 11.04
    esse troco é um lixo.

  5. Avatar de William Kennedy
    William Kennedy

    Funciona no 12.04?
    Isso está me irritando já… o DesktopNova não funciona no 12.04 e o Wallch funciona muito mal. Todo dia dá uma travada.