Imprima pelo Dropbox!!!

50 Comentários

O Dropbox é o perfeito exemplo do que será o mundo Cloud Computing daqui a poucos anos. Teremos serviços infinitos, sempre ajustados às nossas necessidades e sempre com caminho para inovar. Assim tem sido o Dropbox onde até hoje foram criados serviços muito interessante e, acima de tudo, serviços úteis.

Hoje trazemos mais uma pérola. Vamos imprimir de qualquer parte do mundo para um qualquer computador, desde que  esse computador tenha uma determinada pasta criada e partilhada connosco. Interessante este conceito verdade?

O processo é simples bastando para isso executar um script. Este script irá criar uma “impressora virtual” que apontará para o spool da impressora predefinida no Windows.

Como o fazer?

Para podermos usar a  função imprimir remotamente, a partir da nossa conta do Dropbox (com o cliente instalado numa máquina), temos de fazer os seguintes passos:

  1. Antes de mais ter o Dropbox, pode instalar esta versão.
  2. Download do ficheiro zip com o script.
  3. Duplo-clique no ficheiro eprint.vbs. Verá a seguir, dentro da sua pasta Dropbox, uma outra pasta com o nome PrintQueue.

Agora a magia acontece. Sempre que colocar dentro desta pasta algum ficheiro, terá o ficheiro imprimido de imediato.

E sem mais nada a fazer, de forma simples, temos uma nova forma de estarmos num canto do mundo e podermos imprimir numa qualquer impressora através da nossa conta onde teremos este script instalado.

Fizemos vários testes com vários ficheiros (txt, doc, xls e jpg) não houve qualquer problema (tirado as imagens que estavam sem uma formatação acertada na página).

Depois de partilhar a pasta com um colega, este enviou um ficheiro e este foi de imediato imprimido. Há no entanto alguns pormenores a limar… mas isso deixo para vocês descobrirem ao experimentar esta função (mais uma) útil do Dropbox.

Esta dica é muito importante para podermos imprimir do nosso smartphone (Android OS, iOS, MeeGo) pois é uma ferramenta que partilhada apenas exige uam máquina com impressora.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de linux_fan
    linux_fan

    …o dropbox só faz maravilhas.

  2. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Excelente dica, mas…
    …isto funciona apenas para quem tem o dropbox instalado no pc…
    E para quem anda sempre a saltar de PC em PC?

    1. Avatar de Brito
      Brito

      Usa a versão web do Dropbox… Não fica lá a pasta, também?

      1. Avatar de Vítor M.

        Exactamente. A pasta fica lá também.

        1. Avatar de Brito
          Brito

          E já agora, isso imprime para onde? Para a impressora configurada como pré-definida?

          Por falar em impressão, há outras formas de lançar trabalhos para impressão remotamente (através da internet), por exemplo para uma impressora ligada em rede? Talvez com uma VPN, mas eu não percebo nada disso.
          Sei que existe o sistema e-print da HP, mas a minha impressora apenas se fica pela porta de rede… 🙂

          1. Avatar de Vítor M.

            Imprime para a impressora predefinida.

            Podes usar vários serviços de impressão remota, um por exemplo é o PrinterShare:
            https://pplware.sitedev.pt/windows/software/printeranywhere-do-mundo-para-a-sua-impressora/

            Mas há muitos, é uma questão de pesquisares no Pplware 😉

          2. Avatar de Bino
            Bino

            Mas não é free.

    2. Avatar de Pedro Simões

      E experimenta instalar o dropbox para no teu telefone e manda para lá o que quiseres imprimir.

      1. Avatar de Brito
        Brito

        Por cá já funciona no Android.

      2. Avatar de Agatho
        Agatho

        Preciso ter o PC liagdo, certo? Ou posso configurar de forma a ter o Pc desligado com a impressora ligada ao Router Zon Hub?

  3. Avatar de Egas
    Egas

    Boas, sou fan da dropbox e esta novidade é muito interessante evitando as configurações da impressora nos PC’s…

    O meu PC que está online possui o Ubuntu, gostava de saber como posso ter esta funcionalidade no Ubuntu?

  4. Avatar de Emannxx

    “Andois”? Não será Android? 😛

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Imprimido??? Ai esse Português…

      1. Avatar de Vítor M.

        Não existe?

        Ai esse português…

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Usa-se “impresso” com os verbos ser e estar: “Os convites já foram impressos”. “Professor, já está impresso.” Com os verbos ter e haver, usamos “imprimido”: “Quando nos foi solicitado, nós já tínhamos imprimido os convites.”

          1. Avatar de Vítor M.

            Pronto, imprimido então passa a estar correcto. Imprimido é que tem de estar. Impresso descaracteriza a acção.

      2. Avatar de Pedro Pinto

        Essa era uma dúvida que eu tinha em tempos: Imprimido ou Impresso. Questionei um prof. de português e referiu-me que ambas as formas estão correctas

    2. Avatar de Vítor M.

      E não está Android? Poderia estar no plural… mas mesmo assim 😉

  5. Avatar de Sim@o
    Sim@o

    Registei.me e estava a tentar fazer download da extensão da drop box para o chrome. mas dá o seguinte erro:
    Could not load options page ‘options.html’

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      penso que não exista extensão para oficial para chrome. usa o site.

      1. Avatar de Sim@o
        Sim@o

        mas cá no forum existe uma extensão. e dá esse erro :S

        1. Avatar de dbrenha
          dbrenha

          já vi. tentei instalar e também me deu o mesmo erro.

  6. Avatar de Nuno Jesus
    Nuno Jesus

    E se eu tiver a dropbox em 2 PC (em casa e no trabalho)?

    Vai imprimir nos dois locais?

    This would be nice!

    1. Avatar de Brito
      Brito

      Olha que interessante… Eu também tenho no fixo e no portátil. E se tiver uma impressora ligada a cada um? :):)

  7. Avatar de Bruno Ricardo

    Eu não utilizo muito o dropbox, tenho utilizado mais vezes ultimamente por causa do meu android, para evitar andar sempre a ligar o cabo usb ao pc e “obrigar” o android a carregar 2 minutos e depois passado um pouco preciso de mais algumas coisas e vai mais 2 minutos a carregar, assim utilizo o dropbox e este resolve-me o problema e é bastante prático.

  8. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    eu uso ubuntu por isso nem posso experimentar isto.talvez alguém se lembre de fazer o mesmo para linux?

    1. Avatar de aver
      aver

      Experimenta: http://www.labnol.org/software/print-files-on-linux/17841/
      Em regra o site Labnol/Digital Inspiration é bom.

  9. Avatar de Hugo Cura

    Pessoalmente uso uma VPN, como tenho a impressora na rede o processo fica simples.
    Mas agora, a partir do smartphone com esta dica, sim sr, já não é preciso uma aplicação xpto! Vai dar jeito.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    …partilhada apenas exige uam máquina com impressora.
    o que é uam ?????????????????????????’

  11. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    Sabem se tb funciona em Mac OS X? ou é exclusivo Win…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Utilizei para resolver um problema curioso…tenho uma impressora que não tem driver para macosx, agarrei-a á porta paralela no Win 7, dropbox em windows e mac, et voilá! o Mac a imprimir onde antes não conseguia!

  12. Avatar de Jorge C
    Jorge C

    Já cá tinha deixado esta dica nos comentários: http://bit.ly/bXHmSa

    “Print Files From Anywhere via Any Device With Dropbox”

    http://bit.ly/cLuvYE

    Cumprimentos,

    Jorge Costa

  13. Avatar de deder
    deder

    Mais uma perola num colar chamado Dropbox!

  14. Avatar de Rui Serra
    Rui Serra

    E efectivamente a magia acontece. Dropbox some day will rule the world of cloud computing

  15. Avatar de D@nilo M@thias

    Configurei a aplicação e funcionou, porem achei um tanto quanto lento, ao mandar o arquivo e imprimir.

    Mais sem duvida, uma grande ferramenta.

    PPlware sempre em 1º.

  16. Avatar de Renato Marçal
    Renato Marçal

    Já instalei e até funcionou mas fico agora com a dúvida se temos que colocar os ficheiros só dentro da pasta PrintQueue ou se podemos escolher a pasta dentro do log criada (que deduzo sejam as impressoas nos diferentes postos/portateis onde instalamos esta funcionalidade).

    1. Avatar de D@nilo M@thias

      bom o log so é criado quando vc coloca o arquivo para ser impresso na pasta PrintQueue.

      1. Avatar de Renato Marçal
        Renato Marçal

        isso quer então dizer que, como foi sugerido anteriormente, se instalar isto em dois PC’s o dropbox iria imprimir nas duas impressoras já que não separa entre essas duas.

  17. Avatar de Hugo
    Hugo

    Também instalei e funcionou, mas parece que cada vez que ligo o portátil, tenho de executar o script, senão não funciona.
    Alguém teve este problema e o ultrapassou?

    Cumprimentos,

    1. Avatar de TTSDA
      TTSDA

      Deve dar adicionando o script á pasta de arranque.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Obrigado pela dica.
        Julgava que estava a fazer qq coisa errado.

  18. Avatar de xpto
    xpto

    Realmente tem um interesse do crl estar em Alcarraques e imprimir para o Curral da Mula…enfim

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      se não tem interesse (para si!) porque perde tempo a ler (e a escrever!) o post?
      não usa… e pronto!

  19. Avatar de Uranak

    O link para fazer o download já não funciona, alguém me consegue ajudar? outra fonte?

    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Acabei de actualizar. Verifica sff.

  20. Avatar de Uranak

    Done!

    Muito obrigado pela actualização e rápida resposta.

    Cumprimentos

  21. Avatar de João
    João

    Boa tarde,

    Represento a Unidade de Pronto Atendimento do município de Cabo Frio. Temos tido algumas dificuldades com a impressão em rede, e por já utilizarmos o dropbox gostariamos de fazer uso desse procedimento de compartilhamento de impressora.
    Apenas estou tendo um problema e preciso muito do seu auxilio: Nossos computadores tem um sistema de limitação de acesso a internet e justamente o arquivo que você disponibiliza, “ficheiro zip com o script”, não conseguimos efetuar o download.
    Por isso solicito por gentileza que envie o arquivo para nosso email: adm.upacabofrio@gmail.com

    Em nome do Secretaria Municipal de Saúde e dos órgãos públicos de Saúde, agradeço humildemente seu auxílio,

    João

  22. Avatar de fornost
    fornost

    script offline

  23. Avatar de Robson
    Robson

    Quando executo o script esta instalando a pasta printqueue em C: e nao à pasta do Dropbox. Procurei na internet e nao encontro solução, alguem ja teve esse problema ou sabe de uma solução?
    obrigado!