Dropbox RC 1.0.2 – Mais perto da perfeição

66 Comentários

O Drobox é uma das nossas ferramentas favoritas. A sua utilidade já ultrapassou a de simples arquivo web e partilha de ficheiros. Consegue-se fazer com ele muito mais do que isso. Temos apresentado várias funcionalidades que vão desde o simples alojamento de um site web até à partilha de impressoras via Internet.

Pois esta ferramenta tem evoluído e amadurecido para se tornar ainda mais robusta e mais capaz. Foi agora disponibilizada uma versão RC da sua versão 1.0. As novidades vinham a ser lentamente libertadas nas versões anteriores e agora estão todas reunidas nesta versão.


A evolução desta ferramenta tem sido muito rápida e a relação que os programadores têm com os utilizadores permite que sejam criadas e lançadas funções que mais agradam. Com um sistema simples de votação, o tempo de desenvolvimento é dedicado ao que realmente interessa à maioria dos utilizadores.

Das diversas votações que ocorreram chegou-se às novas funções que agora são apresentadas. Das muitas que foram anunciadas ressalvamos uma que será certamente do agrado de todos. A sincronização selectiva permite que possam, por máquina, decidir quais as pastas a serem sincronizadas. Conseguem assim poupar largura de banda e disco nessas máquinas ao não incluírem ai ficheiros desnecessários.

Outra funcionalidade que será do vosso agrado é a possibilidade de partilharem com o mundo qualquer pasta que pretendam e não apenas a pasta Public. Basta clicarem com o botão direito do rato numa pasta e escolherem a opção Get Shareable Link. Será atribuído um link pelo serviço db.tt, que será acessível por qualquer pessoa na Internet.

Existem muitas outras novas funcionalidades disponíveis, mas a maioria não é visível pelos utilizadores. São optimizações dos mecanismos de instalação e de sincronização de ficheiros que vão fazer com o que o Dropbox se configure de forma mais simples e rápida. Vão ainda notar uma rapidez maior na sincronização dos ficheiros.

Infelizmente algumas das funções esperadas não foram incluídas ainda nesta versão. Era esperado que fosse possível adicionar pastas fora da zona de sincronização do Dropbox, mas ainda não foi nesta versão.

Se usam uma versão mais antiga do Dropbox ainda vão ter de aguardar pela versão final para que a actualização seja indicada. Se gostam de testar estas novas versões só têm de descarregar a que se adapta ao vosso sistema operativo e experimentar o que será a versão 1 do Dropbox.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Mac OS X, Linux
Download (Windows): Dropbox RC 1.0.2 [13.97MB]
Download (Mac OS X): Dropbox RC 1.0.2 [20.91MB]
Download (Linux 64bits): Dropbox RC 1.0.2 [14.55MB]
Download (Linux 32bits): Dropbox RC 1.0.2 [13.78MB]
Homepage: Dropbox

Partilhar:
Tags:

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Lino

    Na verdade já saiu a versão 1.0.2 no dia 7 com mais alguns erros corrigidos:)

    * Fix some rare cases where Dropbox wouldn’t start up
    * Fix bug on Windows that would cause files in your Dropbox folder to lose badges on unlink
    * Fixed OSX console warnings about NSUndoManager
    * Revert to old “Open My Dropbox” behavior on Windows (don’t show the strange folder tree)
    * Lots of small fixes!

    Aqui ficam os links

    Windows: http://dl-web.dropbox.com/u/17/Dropbox%201.0.2.exe
    Mac OS X: http://dl-web.dropbox.com/u/17/Dropbox%201.0.2.dmg
    Linux x86_64: http://dl-web.dropbox.com/u/17/dropbox-lnx.x86_64-1.0.2.tar.gz
    Linux x86: http://dl-web.dropbox.com/u/17/dropbox-lnx.x86-1.0.2.tar.gz

  2. Avatar de Jóni

    Aconselho vivamente a quem ainda não experimentou… Um grande programa simples, prático e rápido.
    Abraço.

  3. Avatar de Artur Calhau
    Artur Calhau

    Não consigo perceber qual a grande utilidade que toda a gente vê nesse tal de Dropbox…

    Parece-me mais uma ferramenta completamente dispensável, para não dizer mesmo inútil…

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      Quem fala assim é porque nunca precisou dela. Olha que no meu dia-a-dia (seja para o trabalho, lazer e estudos) uso e dá bastante jeito.

      Há um documento qualquer que tem quer ser partilhado pela equipa de desenvolvimento: dropbox!
      Apontamentos das aulas e code snippets: dropbox!
      Aplicações para android: dropbox!
      Etc… Desta forma fica acessível a partir de casa, do trabalho, do telemóvel, seja de onde for.
      Evita-se de andar a enviar por mail que da mais “trabalho” e cria-se uma estrutura de pastas para manter a coisa arrumada e digna de ferramenta colaborativa.
      Se não tens ninguém com quem partilhar ficheiros ou outro PC que uses regularmente, realmente não faz grande sentido o dropbox.

      Eu dizia o mesmo que tu e só o comecei a usar o ano passado para o projecto de fim de licenciatura e poupou muito trabalho!

      1. Avatar de André
        André

        exactamente, o dropbox é uma grande ajuda, pois ficas com os documentos(ficheiro) disponíveis sem teres que te preocupar se eles cabem no e-mail, etc…

        Grande programa, principalmente para quem trabalha, estuda e gosta de se divertir com o seu android..hehehehe

        1. Avatar de António Silva

          No caso de quereres usar o email para enviar um anexo sempre podes usar o YouSendIt muito útil, de qualquer maneira considero o Dropbox mais pratico.

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Tens um método mais fácil para sincronizar ficheiros entre dispositivos?

      É q se tens, venha dai ele!

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Bons dias…
      Se calhar para sí que nao a compreende até pode ser inutil, o que não quer dizer que o seja para outros utilizadores. O autocad por exemplo é um excelente programa, porém para mim também é inutil visto que nao o uso para rigorosamente nada!!!
      Este programa acaba por ser bastante util, nem que seja para um simples utilizador mais básico que precise ter ficheiros sempre à mão sem ter que andar com drives usb às costas!!!

    4. Avatar de Whoknows
      Whoknows

      Oh Artur:

      Só o poderá dizer quem trabalha com diversos computadores ou com documentos importantes que não pode perder e quem pretende partilhar, de uma forma segura, com outras pessoas alguns ficheiros. Tirando estas opções e muitas outras que não estou aqui para enumerar, realmente não interessa a ninguém, diria mesmo inútil.

    5. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Viva Artur,

      Inútil? Como assim?

      A Dropbox tem grande utilidade. Só quem a usa mesmo é que consegue dizer se é útil ou não.

      Por exemplo, tens um ficheiro que tens de enviar para alguém via email mas é demasiado grande para tal. Colocas na dropbox e envias o link para a pessoa via email.

      Queres partilhar umas fotos com alguém. Na pasta Photo da dropbox crias uma pasta para essas fotos, colocas lá as mesmas e envias para esse alguém o link dessa mesma pasta e a pessoa poderá ver essas fotos. Até num slideshow elas podem ver.

      Queres alojar uma página pessoal simples e de forma gratuita, na dropbox podes fazer isso. (ver link https://pplware.sitedev.pt/internet/dropbox-vamos-alojar-um-site/)

      Para além desta e outras utilidades ainda tens a maior utilidade de todas, o facto de poderes fazer backup dos teus ficheiros mais importantes e poderes acedê-los de qualquer parte do mundo e de qualquer equipamento, desde que haja internet.

      Como eu disse, só quem não a instala e usa é que não vê a sua utilidade.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

    6. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      Figura de estilo utilizada por Artur Calhau: Ironia. It’s super effective.

      1. Avatar de Miguel Ribeiro
        Miguel Ribeiro

        WIN!

      2. Avatar de Artur Calhau
        Artur Calhau

        Obrigado!

      3. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        Fazer um comentário a sério mas desprovido de lógica. Depois deixar as pessoas contradizerem e no fim dizer que estava a brincar (para não reconhecer a asneira). Figura de estilo utilizada: criancice!
        Recomendação futura: ignorem as pedras (que parecem ganhar dinheiro quando respondem aos seus comentário)e deixem rolar os calhaus! Tudo ao som dos Rolling Stones
        Adeus!!

        1. Avatar de Vítor M.

          Concordo, não vale a pena criar “lixo” nos comentários, no entanto para uns pode ser inútil e para outros muit útil. Devemos é ser coerentes e colocar sempre na primeira pessoa do singular a opinião emitida.

          Concordo contigo para explicar alguns comentários que depois fazem outros comentadores perderem o sentido de responsabilidade, quando comentam.

          Let’s Roll the Stones…

          Paz… é tempo de paz e de razão.

        2. Avatar de João Henriques
          João Henriques

          Malta, é preciso ter calma, eu sei que ser Rick-Rolled é chato. Aliás, escrever respostas de 3 e 4 parágrafos a explicar o funcionamento do Dropbox para alguém que papa disto ao pequeno almoço é ainda mais chato, mas “obvious troll is obvious”, e vocês claramente são disprovidos de sentio de humor e detecção de brincadeiras.

          1. Avatar de Paulo Pereira
            Paulo Pereira

            Já há muito tempo que não ouvia essa do Rick-Rolled… pronto fica aqui um momento de paz e amor para encerrar o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=oHg5SJYRHA0

    7. Avatar de ViajantE
      ViajantE

      Peço desculpa mas não consigo evitar, mas o seu nome diz tudo!

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Eu resisti a n dar esse parecer xD

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        Figura de estilo presente:

        Disfemismo

      3. Avatar de Artur Calhau
        Artur Calhau

        Muito bem! Assim é que é, partir para a ofensa sem sabermos com quem estamos a falar.

        Por acaso eu estava simplesmente a brincar mas imagine que eu tinha 80 anos e simplesmente não conseguia entender a utilidade deste serviço. Enfim…

        É de facto muito fácil estar atrás de um computador e sermos os maiores….

        1. Avatar de Paulo Pereira
          Paulo Pereira

          Ninguém te ofendeu quando disseste que não entendias este serviço. Aliás várias pessoas até se deram ao trabalho de te explicarem cenários de utilização.
          Mas se estás aqui para gozar com a cara das pessoas, na próxima vez que tiveres uma questão vais dar com os burros “nas pedras”!

          1. Avatar de Artur Calhau
            Artur Calhau

            Peço desculpa mas o nome diz tudo…. Se calhar era ofensivo não?

          2. Avatar de Paulo Pereira
            Paulo Pereira

            Artur não te armes em vítima… vê bem a cronologia:

            1- Artur Calhau: at 10:55 am
            coloca uma dúvida.
            2- seguiram 5 respostas sobre a dúvida (correctas)
            3- João Henriques: 11:28 am
            revela que era uma ironia
            4- Artur Calhau: 11:49 am – confirma
            5- ViajantE: at 11:51 am não gostou nada e parte para um comentário ofensivo.. mas não foi à sua dúvida… foi à sua brincadeira!!

            Mas agora não se faça de vítima.. estava mesmo a pedi-las!!

            E só não levaste mais bocas foleiras porque alguns devem ter mordido a língua pois aqui até existe um certo bem estar… excepto quando se discute Apple pois aí as coisas aquecem sempre mais!
            É tudo “Amigo”

            És novo na casa, aprende como se comportam os utilizadores antes de fazeres asneiras. Aqui está tudo a trabalhar ao mesmo tempo que damos um pouco de tempo aos outros utilizadores, por isso nada de fazer perder tempo a ninguém!

          3. Avatar de Diogo Silva
            Diogo Silva

            Não há de facto sentido de humor neste blog. Inacreditável!! Um gajo não se pode rir um bocadinho.

            Tanta seriedade só vos faz mal

          4. Avatar de Vítor M.

            Oh! claro que há 😉

            Mas por vezes a forma como se “humoriza” pode estar mal explicita… percebes? Então pode dar ideia de estarem a gozar, difamar… etc…

            O escrever muitas vezes é ingrato, pois a interpretação do destinatário pode ser completamente diferente do significado que o emissor tentou passar nas suas palavras.

            Além disso, torna o nosso trabalho num inferno 😀

            Mas se reparares o povo leva as coisas com algum bom humor.

            Quanto a esta aplicação, de facto está mais estável… embora o seu crescimento possa trazer alguns problemas.

            No meu caro… eu tenho Dropbox em todos os dispositivos, quer em Windows, quer em Mac. No iPad o Dropbox necessitava (para ser um substituto à altura de uma pena USB) de deixar copiar do iPad para o Dropbox ficheiros variados (docs, xls, pdf, etc…) pois somente permite copiar do iPad/iPhone/iPod Touch imagem.

        2. Avatar de Vítor M.

          Artur… vai com calma porque não há necessidade de entrarmos neste tipo de diálogo.

          É mais salutar a troca de opiniões.

          Fica também o meu pedido de coerência aos restantes visitantes.

          1. Avatar de Artur Calhau
            Artur Calhau

            Bom… não estou propriamente nervoso. Só quis mostrar, que dizer que uma pessoa é Calhau e por isso não percebe a utilidade do que quer que seja é ofensivo.

            Se fosse um idoso a ter comentado e não ele sentir-se-ia gozado…

          2. Avatar de Vítor M.

            Ok vamos esquecer isso, acho que o Paulo em cima já disse tudo. Aqui (tirando Mac e por enquanto… pois vou acabr também por tornar esse tema pacifico) tudo é “na paz” com trocas de informações… tal e qual como o Paulo disse, mesmo sem “regras” definidas, os visitantes têm já um código de conduta, criado por eles e estranham “novos visitantes” ainda tresmalhados.

            Mas acredito que tenhas as dúvidas legitimas e acho que deves colocar sempre essas dúvidas.

            Abraço.

    8. Avatar de Paulo
      Paulo

      Quando um dia estiveres num sitio qualquer e necessitares “daquele” ficheiro, vais entender a utilizade desta ferramenta.

      1. Avatar de Vítor M.

        Eu em tempos afirmei, como experiência própria, que não necessito de pensUSB… pois utilizo o Dropbox.

        E na verdade, prefiro usar o dropbox a uma pen… tenho uma pena junto à chave do carro para SOS e nunca a utilizo, pois quando estou no PC e preciso de partilhar algo com alguém, quando preciso de guardar para mim algo, quando preciso de fazer backups, etc… o Dropbox é muito melhor que uma pen (sem spyware, trojans, vírus e outro tipo de malware).

        Atenção: é a minha opinião em relação ao meu Modus Operandi.

        1. Avatar de Tiago Dias
          Tiago Dias

          E além dessas vantagens há ainda o facto de termos sempre uma cópia de segurança dos ficheiros.

          Para a faculdade trabalho 99% das vezes dentro do dropbox. Há uns dias deram-me uma pen com uma parte do trabalho, que deixei ficar dentro do estojo das canetas para mais tarde passar para o computador e acrescentar ao trabalho. Azar dos azares, perdi o estojo com tudo o que lá estava, inclusive a pen..

          Só há vantagens em usar serviços como o Dropbox. (ou neste caso um simples email com o ficheiro tinha poupado o stress). Se as coisas estiverem no dropbox em vez de numa pen, podemos perder a pen, ou até o computador, que o trabalho está sempre lá!

          Este é penas um exemplo das muitas vantagens que um utilizador pode encontrar no dropbox (apesar de já ter percebido que não passava de uma brincadeira, pode servir de impulso para um novo user.)

          Cumps

    9. Avatar de darth_paul
      darth_paul

      ah, os Trolls da net. ha-os em todas as discussoes online, e parece que tiram um prazer dos diabos em mandar postas de pescada a torte e direito (neste caos, calhaus).

      a utilidade de um programa depende das nacessidades de cada um. se tu nao vez qualquer utilidade no dropbox, é que nao tens necessidade de ter sempre os mesmo ficheiros a mao entre varios computadores… para para quem precisa (tipo, eu), o dropbox é uma perola indispensavel

      o mundo nao gira a tua volta, ao contrario do que podes pensar

  4. Avatar de André Ferreira
    André Ferreira

    uma coisa que gostava que o dropbox tivesse, era dar para mapear as pastas…

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      Mapear como assim? Não teres uma pasta para o dropbox mas poderes sim dizer quais e que queres enviar?

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Função essa q é incrível ainda n existir no DB qd todos os outros serviços já o possuem.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Podes fazer isso fácilmente no Windows 7/Vista:
      mklink /D “CAMINHO\PASTA\MAPEADA” “CAMINHO\PASTA\DROPBOX”

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Hugo, n digo que n haja maneiras de contornar isso, mas a não existência de tal opção por defeito é gd falha, isto sendo a opção mais pedida por os utilizadores a mt tempo…

      2. Avatar de André Ferreira
        André Ferreira

        sem ter o dropbox instalado, utilizar online, ou seja, aceder ao conteudo da das pastas sem ter o dropbox instalado.era bem util..

        1. Avatar de Paulo Pereira
          Paulo Pereira

          André.. não entendi: eu entro online em computadores sem o Dropbox e navego pelas minhas pastas que tenham sido sincronizadas online

          1. Avatar de André Ferreira
            André Ferreira

            secalhar nao me expliquei bem, o que eu queria, era ter o dropbox, mapeado no meu pc, sem ter o dropbox instalado, ou seja. aceder ao conteudo que tenho online, numa drive mapeada. tal como faz o Gladinet, mas, infelizmente nao tem suporte para o dropbox.
            eu tenho o googledocs, mapeado, ou seja serve como uma drive de backup. directamente.

      3. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        O mklink ão funciona a 100% porque o windows não “notifica” o “link” que houve alterações no ficheiro original. Esta limitação faz com que o dropbox não “perceba” que o ficheiro original foi actualizado e não faz backup do mesmo.

        Nos forums do dropbox existe muita gente a reportar esta situação.

        1. Avatar de Hugo

          Uso um “link” criado pelo mklink com o dropbox todos os dias, e nunca tive problemas. E faço muitas alterações nessa pasta…

  5. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    PayPal is down! ^^

    A Operation Payback já anda a umas horas a fazer estragos…

    1. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Eu tenho acesso ao Paypal…

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        http://paypal.com

        E já agora http://visa.com q já funciona, lentamente mas funciona.

  6. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Alguém sabe como mudar o dono (owner) de uma pasta no dropbox?
    Obrigado.

    1. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      Mas de uma pasta partilhada ou de uma “pasta normal”? Se for uma “pasta normal” que tenhas copiado de alguém e não te dê privilégios para “mexer nela” usa o “chown [OPTION]… [OWNER][:[GROUP]] FILE…” (isto em Linux).

  7. Avatar de -_-'
    -_-‘

    pplware, os comentários por aqui estão cada vez piores… -_-‘

    1. Avatar de Vítor M.

      Faz com que fiquem melhores… evita opinar sobre eles e constrói uma linha de opinião face ao tema.

      Para vaticinios já nos basta o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. 🙂

      Abraço.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Para quem estiver interessado em iniciar-se no Dropbox com mais 250 MB de bónus, aqui fica o link https://www.dropbox.com/referrals/NTIyOTgzNDY5

  9. Avatar de Bil Gates
    Bil Gates

    Boa tarde. Alguém me explica qual a diferença entre este serviço e o Skydrive da microsoft. Têm ou não as mesmas paineleirices, desculpem a expressão os habituais paineleiros deste painel informático.

  10. Avatar de Bil Gates
    Bil Gates

    Grande Vitor, obrigado pelas tuas elucidações.

  11. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Só duas perguntas: o Dropbox permite a sincronização? Isto é, se eu altero um ficheiro, e esse ficheiro já está na Dropbox, este também é alterado?
    Tenho um PDA Samsung Omnia Pro. Sabem dizer-me se aceita a Dropbox?
    Obrigado.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Sim, permite sincronização, aliás, é essa a principal finalidade do dropbox, sincronizar ficheiros entre vários computadores.

      Posso tentar explicar-te melhor, mas aconselho-te mesmo é a instalares o dropbox e a veres com os teus próprios olhos o seu funcionamento. Podes também ver os vídeos que eles têm no site a explicar como funciona o dropbox, são bastante ilustrativos e explicam tudo de forma bastante simples.

      Cumps

  12. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Boas
    Um programa simples e do melhor que ha em copias de segurança
    Uso em todos os meus clientes com programas de facturaçao para fazer seguranças.
    Pena é ainda não se poder escolher as pastas que queremos la colocar
    Até ja tenho uma playlist das minhas musicas (mais de 100) no dropbox, assim posso ouvir as minhas musicas no trablaho sem haver o problema de ter os mp3 no pc de trabalho

    Agora uma pergunta
    Alguem me sabe dizer se ha maneira nas pastas partilhadas por opçao de “só leitura” ?

    Grande abraço a todos

    1. Avatar de Regis
      Regis

      E não perigoso/inseguro ter esse tipo de informação (a dos clientes, digo eu) no Dropbox?
      Não há risco de violação dessa informação? O DropBox é assim tão seguro?

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Colocando uma password forte com letras, numeros e caracteres especiais, penso que seja seguro.
        Mais seguro do que por exemplo ter um disco externo e ficar na empresa do cliente e ao ser assaltado tambem o levar…(ja aconteceu)
        Caso aconteça algo com o pc do cliente em pouco tempo volto a por tudo a funcionar novamente.
        para alem das copias de segurança ir compactadas tambem com password.

        1. Avatar de Paulo Ferreira
          Paulo Ferreira

          Nesse caso, a pass seria a de login? Eu coloquei ficheiros encriptados através do Folder Lock e funciona perfeitamete.

  13. Avatar de ApacheDraco
    ApacheDraco

    Não dá para fazer edição, como no Google Docs, é pena.
    Já tentei mas não consegui. Isso é que era uma mais valia.
    Dá para partilhar uma pasta com documentos por um grupo de pessoas, mas quando edito, não fica gravada a alteração.
    Pode ser que num futuro próximo seja possível.

    Cumprimentos,
    ApacheDraco

    1. Avatar de ApacheDraco
      ApacheDraco

      Já consegui, e parece-me funciona,l falta fazer o teste com mais pessoas para ver como corre…

      Cumprimentos,

    2. Avatar de Tiago Dias

      Posso-te garantir que funciona espectacularmente bem! Já uso pastas partilhadas há mais de 2 anos e funciona que é uma maravilha. Podes partilhar com as pessoas que quiseres, e sempre que alguém alterar um ficheiro (qualquer tipo de ficheiros, trabalhei recentemente com bastantes dwg) ele é alterado em todos os computadores. Só tens que ter atenção que o dropbox só actualiza depois de fechares o ficheiro, mas assim que fechas a sincronização é bastante rápida. Ah, e tens que ter net, claro 😛

      Cumps

  14. Avatar de CDP2010
    CDP2010

    Boas,

    Como sou um grande rookie em Linux, pleeeeeeeeeeeeesa :

    Como se instala esta maravilha em Linux Mint Debian Edition ???!!!!

    Todos os passos, por favor… visto que até já criei uma conta, mas, falta-me todo o processo de instalação e sincronização.

    Obrigado,

  15. Avatar de Bruno
    Bruno

    Amigos, disseram-me que há possibilidade de integrar o Elgg com o dropbox. È verdade? Se sim por onde devo começar para fazer essa integração?

    Obrigado