4 dicas para tornar o Windows 10 Mobile ainda melhor

91 Comentários

Todos os utilizadores do Windows 10 Mobile reconhecem que este é um sistema operativo móvel que tem capacidades para vingar no mercado. A Microsoft fez um excelente trabalho e isso nota-se na sua performance em qualquer situação.

Mas, tal como todos os sistemas, existem pequenos truques que os podem tornar melhor, garantindo novas funcionalidades e a melhoria geral do sistema. Hoje trazemos mais 4 dicas que podem usar nos vossos smartphones com Windows 10 Mobile para estes estarem ainda melhor.



A Microsoft tem no Windows 10 Mobile a sua proposta para o mercado dos smartphones e, a cada nova atualização, adiciona novas funcionalidades e ferramentas. Muitas dessas novidades não são conhecidas dos utilizadores e hoje temos um conjunto de truques e dicas para poder tirar ainda mais proveito do Windows 10 Mobile.

 

Funcionalidades para chamadas telefónicas

O Windows 10 Mobile, para os telemóveis lançados de raiz com Windows 10, permite a gravação de chamadas telefónicas. Esta é uma funcionalidade que está acessível através das definições. Para ativar, basta abrir as Definições -> Sistema -> Telefone. Neste menu podemos configurar vários parâmetros de chamadas e SMS, nomeadamente a gravação de chamadas.

win10mob_dica_1

Depois de ativar a gravação de chamadas e seleccionar o local onde serão alojadas as gravações poderá verificar que, no ecrã de chamada, passa a aparecer a opção “gravar”, pelo que tem esta funcionalidade pronta a usar.

Neste mesmo menu “Telefone” podemos ativar uma outra característica bastante útil, a vibração quando a sua chamada é atendida. Imagine que está num local muito barulhento e está a fazer uma chamada. Com certeza que terá alguma dificuldade na perceção do momento em que o interlocutor atende a chamada. Sendo assim, o que esta característica ativa é uma pequena vibração no momento exato em que a sua chamada é atendida.

win10mob_dica_2

Há uma outra funcionalidade disponível através do menu “Telefone”, nas definições, que muitos utilizadores desconhecem. Basta abrir a opção “definições de encaminhamento de áudio” neste menu e ativar a opção “durante uma chamada, ativar o altifalante quando afasta o telemóvel do ouvido”.

Como o nome sugere, esta opção faz com que a chamada passe para alta-voz quando afastamos o telemóvel do ouvido, de modo a continuar a chamada sem problemas de áudio, nomeadamente ao nível do volume de chamada.
 

Encriptação para o seu dispositivo

O Windows Phone/Mobile permite ao utilizador accionar a encriptação dos dados do dispositivo. Esta é uma das funcionalidades mais importantes que lhe poderíamos sugerir, visto que protege os dados contidos no seu telemóvel no caso de ser roubado ou no caso de perder o telemóvel.

Se pretender ativar esta função, tem de ir às definições, selecionar a opção Sistema, seguidamente a opção “Encriptação do dispositivo”. Depois, basta ativar a opção e os dados do seu telemóvel estarão protegidos.

win10mob_dica_3

No caso de não ter configurado um código PIN para desbloquear o telemóvel, será aberta a página das opções de início de sessão para poder configurar um PIN que proteja o seu Windows Mobile de terceiros.
 

Horas de pausa

A Microsoft, aquando da implementação da Cortana no seu sistema operativo móvel, juntou diversos serviços e funcionalidades à Cortana para a tornar mais completa e para justificar a sua utilização por parte dos utilizadores, tornando-a mais apetecível e “necessária”.

Uma das funcionalidades funcionalidades apresentadas são as Horas de Pausa, que chegaram aos utilizadores portugueses e brasileiros depois da atualização de aniversário, quando foi disponibilizada a Cortana nestes países.

win10mob_dica_4

Esta funcionalidade permite que o utilizador não seja incomodado com chamadas, SMS e notificações durante períodos por si definidos, sem ter de desativar o som e a vibração e sem desligar o telemóvel. No entanto, numa situação de emergência as chamadas poderão ser efectuadas se ativar a opção de, num período de 3 minutos, um certo número fizer uma chamada 2 vezes.

Também poderá criar uma lista de contactos prioritários aos quais não serão impostas nenhumas restrições, podendo contacta-lo a qualquer momento. No caso dos outros contactos, sempre que o contactem durante as “horas de pausa”, a chamada será bloqueada pela Cortana e, se assim pretender, a Cortana poderá enviar uma SMS a informar que não está disponível.

win10mob_dica_5

Para aceder e configurar esta funcionalidade da Cortana, basta abrir a assistente virtual, entrar na área “Notebook” e seleccionar “Horas de Pausa”. Ser-lhe-à apresentado o menu onde poderá configurar tudo relativo a esta capacidade bastante útil e interessante da Cortana.

Posteriormente, poderá desativar ou ativar as horas de pausa através dos ícones de ações rápidas no centro de ação do seu dispositivo.
 

Modo de Condução

Atualmente a grande maioria dos automóveis já estão equipados com Bluetooth e por isso os telemóveis e outros gadgets começam a ser capazes de interagir com os veículos. O Windows Mobile, em particular, vem com a capacidade de desativar as notificações, SMS e chamadas quando o utilizador se encontra a conduzir. Esta funcionalidade, denominada “modo de condução” pode ser controlada através da definições do dispositivo, selecionando a opção Sistema. Logo de seguida temos o modo de condução no conjunto de opções que aparecem no ecrã.

Esta funcionalidade, para além da utilidade prática que tem, é bastante fácil e simples de configurar. O modo de condução funciona com base no Bluetooth por isso é apenas necessário escolher o dispositivo para que, sempre que este se emparelhe com o telemóvel Windows, o modo de condução se ative de forma automática.







anterior próxima

Podemos também selecionar a desativação de chamadas e/ou SMS enquanto conduzimos, para além das notificações, que estão obrigatoriamente desativadas. O modo de condução também permite o envio de uma SMS definida pelo utilizador sempre que seja contactado durante a condução; esta SMS automática poderá ser enviada aquando da receção de uma chamada e/ou de uma SMS.

Como podemos constatar, esta funcionalidade nativa do Windows Mobile é de extrema utilidade e de simples utilização/configuração. A configuração é bastante intuitiva e a partir de agora basta ter o Bluetooth ativo quando conduzimos para que o modo de condução esteja funcional. Certamente que o modo de condução proporcionará menos distrações ao volante, tornando a nossa condução mais segura e tranquila.

Em resumo…

Estas dicas tornarão o seu Windows Mobile um dispositivo ainda mais completo e versátil, tornando-o mais capaz para as suas necessidades. Apesar de ter uma posição minoritária no mercado dos smartphones, os telemóveis Windows são bons e têm um sistema operativo com uma margem de progressão ainda bastante alargada.

Um dos maiores defeitos apontados à plataforma, a falta de aplicações disponíveis, está a ser travada com a ajuda da Universal Windows Platform e agora cabe à Microsoft incentivar o apoio e aposta na plataforma.

Comentários

91

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alb
    alb

    A ferramenta de vibração quando alguém atenda é excelente, dá muito jeito

  2. Avatar de Pedro Pedrosa
    Pedro Pedrosa

    Bom artigo. Alguém sabe se dá para ativar as Quiet Hours sem a Cortana estar ligada?
    Encontro as horas de actividade mas não é a mesma coisa.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Não dá! A quiet hours é uma funcionalidade da Cortana

  3. Avatar de Joao S
    Joao S

    Segui o conselho de várias pessoas aqui e comprei um lumia 950 e não podia estar mais arrependido..acho que vou o devolver. Eu sabia que a nivel de apps realmente era mau embora não soubesse que fosse tao mau..o instagram e o facebook fazem 10% das versões para android ou ios…o instagram nem hyperlapse faz por ex no windows..para nao falar de que há algums lags (diziam que era muito fluido e não é) como tinha no meu lg g3 anterior e o backup disto não funciona..fica 2horas e n sai dos 50%..Adoro a camera do tlm mas isso n chega…vou devolve lo e comprar um oneplus3.

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Nota-se logo quando aparece alguém a inventar histórias…
      Com a única diferença que as actualizacoes demoram um pouco mais aparecer, o instagram e o facebook são exactamente a mesma versão a de iOS. Já tenho reparado em algumas funcionalidades que existem em iOS/Lumias que nem existem em Android ….

    2. Avatar de pedro
      pedro

      compreende-se!!! E aprender a mexer no bicho primeiro?

    3. Avatar de José
      José

      Tenho os três sistemas meu caro, e são praticamente iguais! O backup deve ser avaria do SEU telemóvel! Porque o meu nem 10 minutos leva e faço muitos!

  4. Avatar de Mike
    Mike

    Tenho um Lumia 640 DS e nao encontro nenhum menu para gravar chamadas nem tenho qualquer acesso à Cortana. Para aceder à Cortana tenho que alterar o idioma.
    Alguém ajuda relativamente à gravação de chamadas?

    1. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      Podes ter acesso ao cortana(PT-br) acedes ao browser>menu>definições e escolhes o idioma do cortana

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      So para aparelhos com o wm10 de raiz, o 640 veio com o 8.1

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Só precisas de alterar o idioma da Cortana para Português Brasileiro. o idioma geral do telefone pode ficar em PT-PT.

      1. Avatar de Eduardo Mota
        Eduardo Mota

        Exatamente. 🙂

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    Muito boa a opção Horas de Pausa

  6. Avatar de Ru.dua
    Ru.dua

    @Pedro Barbosa
    Que eu saiba não dá porque está ligado à Cortana.

  7. Avatar de Ru.dua
    Ru.dua

    Outra dica é, silenciar o som da chamada recebida colocando o ecrã para baixo.
    Definições, Adicionais, Toque.

  8. Avatar de Ru.dua
    Ru.dua

    Para enviar sms enquanto conduz na app de mensagens, clicar para escrever, na barra de espaços deslizar para o lado direito (POR (BR)), clicar no microfone e ditar a mensagem.
    A Cortana vai escrever automaticamente a mensagem (só funciona com os dados ativos e Cortana configurada para PT-BR).

  9. Avatar de Ezel
    Ezel

    Muito, muito interessante…!

  10. Avatar de J. Correia
    J. Correia

    Como diz, um dos defeitos apontados ao Windows 10 Mobile é a falta de aplicações. De facto a culpa não está do lado da plataforma que é excelente, estará muito certamente do lado dos fabricantes de hardware e dos programadores. Não entendo… sou utilizador do Windows Mobile desde a versão 8 (que era fraquita) e estou deveras satisfeito. Existe pouquíssima oferta de smartphones para a plataforma Windows. Mais uma vez não entendo. Obrigado pelas dicas que são ótimas. Mande mais. 🙂

    1. Avatar de Fábio P
      Fábio P

      Não poda estar mais de acordo! A falta de aplicações é algo que me preocupa mas espero que mude em breve. Já agora, fica aqui a sugestão de uma app que conheci esta semana e que não encontro em Android por exemplo, https://www.microsoft.com/en-us/store/p/radio-tuga/9wzdncrdg922

    2. Avatar de Eduardo Mota
      Eduardo Mota

      Obrigado, J. Correia.
      Estão a ser planeados e elaborados mais artigos vocacionados para o Windows 10 Mobile, esteja atento ao Pplware que serão lançados em breve. 🙂

  11. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
    Antonio Jose Gomes Almeida

    tenho um lumia 950 win10 origem e nao me aparece essa parte da gravaçao das chamadas

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      O Lumia está atualizado?

      1. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
        Antonio Jose Gomes Almeida

        sim tem a ultima versao disponivel

    2. Avatar de GPinto
      GPinto

      Provavelmente tens a regiao mal definida. Muda a lingua para Ingles e a regiao para o UK e a Cortana ja funciona, assim como todos as funcionalidades a ela agragadas.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Não é preciso ter a região na mesma zona da lingua. Eu tenho o sistema em IN-US e a região Portugal e tenho a Cortana com todas as funcionalidades.

      2. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
        Antonio Jose Gomes Almeida

        a cortana no meu esta a funcionar em pt-br , mas essa opçao de gravar chamadas nao me aparece

        1. Avatar de El Lentinho
          El Lentinho

          A gravação das chamadas não tem nada que ver com a cortana.

          Aplicação telefone > definições > Alterar mais definições para o telefone > encaminhamento de audio > ativar

          1. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
            Antonio Jose Gomes Almeida

            ai nesse menu de encaminhamento de audio so me aparece: escolha onde pretende reproduzir audio ao fazer ou receber chamadas telefonicas, com tres opçoes(automatico\dispositivo bluetooth\telefone de alta voz) e em bx : durante uma chamada ativar o altifalante quando afasta o telemovel do ouvido (com 2 opçoes ligado ou desligado) nao aparece o que dizes de ativar

  12. Avatar de Jokam
    Jokam

    Obrigado pelo artigo. Cada vez mais gosto do W10M. Começava a ficar aborrecido com o meu L735, por não ver quaisquer notícias, ou muito poucas, sobre o windows mobile.
    Na verdade, estas dicas dão muito jeito e até admira, existirem num sistema que muitas vezes custou “meia dúzia” de euros.

    1. Avatar de Eduardo Mota
      Eduardo Mota

      O W10M é de facto um sistema operativo excelente. Aqui no Pplware publicamos bastante acerca do Windows 10 Mobile, e serão lançados mais artigos deste género em breve. 🙂

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tens vários sites brasileiros muito vibrantes em relação a plataforma,o meu smartphone é o mais critico,o Windows team fica no meio,o Windows Clube é fanático.

  13. Avatar de censo
    censo

    Mas a Cortana já existe para Portugal? É o que se depreende da leitura do artigo.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Existe em Português, é diferente.

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Se falares em brasileiro ela percebe. Falando o português a tipa não percebe metade das palavras. Pressiona continuamente o icone da lupa e ela ativa-se

      1. Avatar de censo
        censo

        Pois, eu sei, mas o artigo, no paragrafo das horas de pausa diz que a Cortana está disponível em Portugal

  14. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Boas Amigos,
    preciso de ajuda, tenho um Lumia 950 XL e não tem a Cortana, o que tenho de fazer para a ter?
    Cumpts Carlos Almeida

    1. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
      Antonio Jose Gomes Almeida

      carregas no botao da lupa continuamente, como ja foi aqui ditoe ela aparece

    2. Avatar de Carlos Almeida
      Carlos Almeida

      Obrigado Amigo, tenho pouco tempo para pesquisas e estas informações são preciosas. Abraço

  15. Avatar de Fábio P
    Fábio P

    Acho que a Microsoft finalmente acertou no mundo mobile com este WIndows Mobile 10. Agora é uma questão de tempo para o numero de aplicações aumentar mas para isso era importante que houvesse mais opções de escolha de smartphones com W10M para comprar.
    No entanto já se vê algumas apps bem porreiras que uso durante o dia, tanto no PC como no telemóvel, ex: https://www.microsoft.com/en-us/store/p/radio-tuga/9wzdncrdg922

    Deixem aqui as vossas sugestões também 🙂

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Infelizmente não,od projetos de portabilidade das apps não estão a motivar os desenvolvedores,a própria app do Facebook portada fo IOS é um monstro em tamanho e uma porcaria em performance,já arranjei uma apx antiga do face da Microsoft e instaleio.

  16. Avatar de GPinto
    GPinto

    Excelente artigo, venham mais como este, pois muita gente gosta de criticar o W10M sem sequer o cenhecerem e atraves de artigos como este poderao ter uma imagem correta deste maravilhoso sistema operativo.

    1. Avatar de Eduardo Mota
      Eduardo Mota

      Obrigado. 😉
      O nosso objectivo é reforçar ainda mais a redação de artigos relativos ao Windows 10 Mobile, não só para dar a conhecer o sistema operativo aos utilizadores de outro SO, mas também para que a experiência de utilização dos users do Windows Mobile seja ainda melhor.

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Isso são excelentes notícias Eduardo.
        Obrigado pela iniciativa!

        1. Avatar de Eduardo Mota
          Eduardo Mota

          Não tens de quê, Ricardo. É esse o meu dever e sendo eu um utilizador de longa data e entusiasta da plataforma, é um prazer.
          O próximo artigo será dedicado ao Edge no Windows 10 Mobile, fique atento. 😉

  17. Avatar de César Faria
    César Faria

    No meu lumia 535 também não aparece a gravação das chamadas. Tenho a versão mais recente sem ser insider.

    1. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      A gravação das chamadas não tem nada que ver com a cortana.

      Aplicação telefone > definições > Alterar mais definições para o telefone > encaminhamento de audio > ativar

    2. Avatar de Eduardo Mota
      Eduardo Mota

      César, o Lumia 535 apesar de ter suporte para o Windows 10 Mobile, foi lançado com o Windows Phone 8.1; e como está no artigo, esta funcionalidade apenas está presente nos telemóveis que vieram com o Windows 10 Mobile de raiz.

      1. Avatar de marques
        marques

        Existe alguma forma de ativar a gravação de chamadas em um telemóvel que tenha vindo com o W8,1??
        Uma instalação limpa ou alguma app?
        Tenho 1 lumia 830
        Obrigado

        1. Avatar de Eduardo Mota
          Eduardo Mota

          Marques, através de instalação limpa não deverá conseguir ativar esta funcionalidade.
          Uma solução que existe, mas que eu não recomendo (!), é alterar o registo do seu Lumia 830, simulando assim que seja um Lumia com Windows 10 de raiz.
          Quanto a apps para essa função, havia uma na loja com esse propósito, mas nunca funcionou bem porque a Microsoft não permite que uma app de terceiros tenha tanto controlo sobre o sistema.

      2. Avatar de ACMSeBr
        ACMSeBr

        O meu é Lumia 640XL e foiatualizado para o 10 e tenho quase todas em funcionamento aqui.

        1. Avatar de Eduardo Mota
          Eduardo Mota

          Tem a opção de gravar chamadas no seu Lumia 640XL?

  18. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Excelente artigo!

    Já agora uma questão..
    “que chegaram aos utilizadores portugueses e brasileiros depois da atualização de aniversário”

    Como assim? Neste momento tenho região e linguagem definida como PT-BR para ter acesso à Cortana.
    Posso ter a região em PT?

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      @Ricardo Raimundo
      Sim, podes.
      Só tens que definir o idioma de voz para PT-BR.
      O resto pode ficar PT-PT

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Experimentei agora e não dá.
        Se mudo a região para Portugal a Cortana diz que não está disponível na minha região..
        Vou ter que deixar a região como Brasil (loja em R$..)

        1. Avatar de Eduardo Mota
          Eduardo Mota

          Que telemóvel Windows tens, Ricardo? Supostamente deveria dar como o Rudua disse…

          1. Avatar de Ricardo Raimundo
            Ricardo Raimundo

            Lumia 650 com a última build de produção.

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          Dava mas já não dá,o Notebook esta vazio.

  19. Avatar de amadorjp
    amadorjp

    Pode ser que com artigos destes os utilizadores e consumidores percebam que o Windows Mobile não é um bicho de sete cabeças e que até é bem mais apetrechado de configurações que em muitos casos em Android têm em 2 ou 3 apps. Eu tenho um Lumia 640 e estou plenamente satisfeito. O Facebook é fraco, uso via browser. Instagram é fraco, usem 6tag que é o melhor, o Whatsapp… bem o Whatsapp até lança primeiro no WM…

  20. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Não sei se será grande novidade para alguns mas para quem tem equipamentos com ecrã muito grande e em situações que apenas pode utilizar uma mão (ex: a conduzir ou a jogar ténis), pressionando o icon ‘Home’ a área visível e de ’touch’ reduz para a metade inferior… creio que isto está definido por defeito

  21. Avatar de jorgeazevedo1
    jorgeazevedo1

    No 950XL, como posso qunado estou a conduzir, solicitar por vóz uma chamada para determinado nº da lista?

    1. Avatar de PM
      PM

      Penso que pelo hey cortana dá. Se o tiveres ativo.

  22. Avatar de João
    João

    2017 WM vai dar muito que falar! Reparem no surface phone que está para sair! A plena integração da plataforma no Windows 10! Estou esperando este surface studio e suface phone! E acredito que vai existir uma reviravolta

  23. Avatar de José
    José

    Tenho “dado na cabeça ao Ppware” por muitas vezes só publicarem notícias negativas sobre este sistema, mas desta vez dou os parabéns. Excelente iniciativa.

    1. Avatar de Vítor M.

      Nunca fazemos artigos negativos, a realidade pode é nem sempre ser a que queremos ler, mas como temos afirmado vezes sem conta, temos consciência do valor deste sistema, para memória futuro convém referir que fomos o primeiro meio de comunicação em Portugal a falar no Windows Phone, a testar o primeiro equipamento e certamente deveremos ser quem mais material tem sobre este sistema operativo. A malta é que pesquisa pouco 😉

  24. Avatar de alix
    alix

    convém criar artigos destes para o pessoal ainda se lembrar do windows mobile. de tanto morto que já esta

    1. Avatar de Vítor M.

      Não está, tem piada mas não está e nota-se que as pessoas que usam, são exigentes. Alix, conheces a plataforma? Irias gostar.

      1. Avatar de alix
        alix

        já usei e despachei… n serve para mim. prefiro a liberdade do android. e tantos outros que acabam de deixar o windows mobile e usar android ou ios. a microsoft só sabe dar atenção aos outros e não ao seu windows mobile. e já que tens paleio coloca la a notícia do iphone 7 que explodiu num carro. ou é só do note 7 que te interessa? http://www.gsmarena.com/iphone_7_explodes_car_catches_fire_in_australia-news-21207.php

  25. Avatar de Ariana Almeida
    Ariana Almeida

    Excelente artigo, Eduardo!
    Infelizmente já não tenho windows 10 mobile porque não conseguia encontrar alternativas para certas apps/funções de que necessitava. Mas é um excelente SO móvel, sem sombra de dúvidas, ao qual tenciono voltar mais tard€! Este artigo despertou-me saudades 🙂

  26. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    Muito bem Sr. Pedro Simões!
    É sempre bom ler um artigo construtivo que pode ajudar os utilizadores do W10M a tirarem proveito das potencialidades do SO.
    Obrigado!

    1. Avatar de Pedro Simões

      DarkMode, agradecemos a “crítica construtiva” e devolvo mais alguns bons exemplos recentes que complementam este artigo e que mostram que damos atenção ao Windows 10 Mobile:

      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/esquecer-pin-do-window-10-mobile/

      https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/windows_phone/aumentar-bateria-windows-10-mobile/

      https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/resolva-problemas-ultima-build-windows-10-mobile/

      O problema é que esperam que digamos apenas bem, mas se os problemas existem nos reportamos como são, quer sejam bons ou maus para os utilizadores.

      1. Avatar de DarkMode
        DarkMode

        De facto assim tem que ser.
        As noticias, sejam boas ou más, devem ser todas dadas com isenção, rigor e sem preconceito.
        O meu comentário apenas visou dar enfase ao que sempre mais valorizei no pplware, os tutorias e os artigos que ajudam os leitores a resolver problemas ou a descobrir funcionalidades dos sistemas e equipamentos que utilizam, como é o caso do presente artigo.
        Na minha opinião, Isso é o melhor que o pplware tem para dar aos leitores.

  27. Avatar de Rui
    Rui

    A pplware esta de parabens como tem abordado a tematica do windows mobile.
    Tem lancado noticias sem papas na lingua sobre WM, sem qualquer tipo de sensura e palmadinhas nas costas.
    E normal que os fanboys tenham dificuldades a lidar com alguma dose de realidade e defendam o seus investimentos com unhas e dentes.

    1. Avatar de alix
      alix

      os fãs do windows mobile fazem mais pub que a microsoft. depois ficam chateados quando ninguém fala do windows mobile ou lançam artigos. descansa em paz windows mobile

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Eu tenho Windows Phone mas reconheço as suas fraquezas.

        Vejo aqui cada comentario que parece que o Windows Phone e a ultima bolacha do pacote.

  28. Avatar de Isaac Lopes
    Isaac Lopes

    Não encontrei a definição de gravar a chamada. Podem explicar-me onde é depois de ir a Definições->Sistema->Telefone?
    Obrigado.

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Olá Isaac, relativamente á gravação de chamadas no W10m, e pelo menos no meu Lumia 650 com a ultima actualização disponivel instalada, o caminho correcto é:
      Definições->Sistema->Telefone – mais para o fim da pagina das definições de Telefone existe um Topico que diz “Aplicações predefinidas”, clicas em “escolher aplicações”, dentro desse menu tens um Topico que diz “A ligar” e nesse topico tens lá a opção que te permite escolher a aplicação a utilizar para gerir chamadas gravadas, por default está em branco, vais á lista de opções e escolhes o “gravador de voz” ou o default do win10m ou outro que tenhas instalado. No ecrã de chamada durante a conversação irá depois aparecer uma nova tecla de gravação. No menu do historico de chamadas vai aparecer tambem a nova opção de “chamadas gravadas” para se aceder á pasta das mesmas, pasta essa que é criada com esse nome na memoria do tlm.
      Espero que a explicação estja preceptivel 🙂

      1. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
        Antonio Jose Gomes Almeida

        boas onde dizes “A ligar”, nao consigo mudar parametros , falta-me instalar algum programa para poder modificar as opçoes?

  29. Avatar de Caos_
    Caos_

    Bom dia. Não estou a conseguir encontrar a função para activar as gravações de chamada. Poderão ajudar-me com isto?

    1. Avatar de Eduardo Mota
      Eduardo Mota

      Boa tarde. O seu telemóvel é um dos contemplados com esta funcionalidade? Tem as atualizações em dia?

      1. Avatar de Caos_
        Caos_

        Boa tarde Eduardo. O meu telemóvel é um Microsoft Lumia 640 DS (livre de operador). Tem informação sobre se foi contemplado?
        Obrigado.

        1. Avatar de Eduardo Mota
          Eduardo Mota

          Não, o Lumia 640 não é contemplado com esta funcionalidade, tal como está no artigo.
          Já atualizou o seu Lumia 640 para o Windows 10 Mobile? 🙂

          1. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
            Antonio Jose Gomes Almeida

            tenho um microsoft lumia 950 win 10 de raiz com ultima actualizaçao e nao me aparece nada, sera que pode me indicar onde se encontra essa opçao?

          2. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            Olá Antonio, relativamente á gravação de chamadas no W10m, e pelo menos no meu Lumia 650 com a ultima actualização disponivel instalada, o caminho correcto é:
            Definições->Sistema->Telefone – mais para o fim da pagina das definições de Telefone existe um Topico que diz “Aplicações predefinidas”, clicas em “escolher aplicações”, dentro desse menu tens um Topico que diz “A ligar” e nesse topico tens lá a opção que te permite escolher a aplicação a utilizar para gerir chamadas gravadas, por default está em branco, vais á lista de opções e escolhes o “gravador de voz” ou o default do win10m ou outro que tenhas instalado. No ecrã de chamada durante a conversação irá depois aparecer uma nova tecla de gravação. No menu do historico de chamadas vai aparecer tambem a nova opção de “chamadas gravadas” para se aceder á pasta das mesmas, pasta essa que é criada com esse nome na memoria do tlm.
            Espero que a explicação estja preceptivel 🙂

          3. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
            Antonio Jose Gomes Almeida

            nos menus de a ligar nao da para fazer qualquer alteraçao esta todos bloqueados e so me aparece isto : http://tinypic.com/r/b96ogm/9, na qual nas 3 opçoes nao deixa mexer, alguem sabe dizer o que fazer? obrigado

  30. Avatar de Caos_
    Caos_

    Bom dia. No que diz respeito à Cortana, continuamos a não ter a funcionalidade para Portugal (conteúdos). Já está prevista uma data para o arranque a 100% da Cortana para PTR?

    1. Avatar de Eduardo Mota
      Eduardo Mota

      Isso é muito difícil de prever, pode até nunca vir a ser lançada cá com todas as suas capacidades e funcionalidades. A Microsoft não revelou nenhumas informações nesse aspeto, por isso resta-nos esperar.

  31. Avatar de Afonso
    Afonso

    gostaria de saber porque razão a app pplware escreve sobre o WP10 mas não existe neste SO, será que se pode saber? existiu, mas à 2 meses que (como dizem os brasucas) sumiu!!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Pesquisa lá melhor e vais ver que a encontras. Ainda no final da passada semana a removi e voltei a instalar.

      1. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        Pedro, também não encontro. A pesquisa pelo termo “pplware” não retorna qualquer resultado.

  32. Avatar de João
    João

    Possuo um lumia 640 DS e ultimamente tem andado bastante lento (apps a fecharem, nao responderem etc) gostaria de saver se alguém me poderia ajudar no sentido de que o meu lumia volta-se a ser o que era antes (ou pelo menos lá perto visto nao er vindo com win10 de fabrica e nao ter recebido nenhuma atualização de firmware)

  33. Avatar de MVG2004
    MVG2004

    A Cortana não está disponível em Portugal. Pelo menos não consigo usá-la no meu Microsoft Lumia 550