O que deve fazer se esquecer o PIN do seu Window 10 Mobile?

64 Comentários

Não é uma situação normal, mas por vezes somos confrontados uma falha nossa. Ao procurarmos aplicar medidas de segurança, acabamos por ser vítimas delas.

Algo que acontece é esquecermos o PIN do nosso telefone ou repeti-lo tantas vezes que o smartphone bloqueia. O que fazer nestas situações quanto temos um Windows 10 Mobile? É muito simples!

w10m_pin_1

Quer seja por esquecimento ou porque simplesmente nos colocaram um bloqueio no telefone, somos por vezes confrontados com uma situação pouco normal. A forma mais simples de resolvermos este problema é com uma reposição de fábrica e a aplicação de uma cópia de segurança.

Mas este processo pode ser evitado se usarmos uma ferramenta muito simples da Microsoft e que nos ajuda a bloquear o nosso smartphone. Vamos ver como a podemos usar.

O bloqueio do Windows 10 Mobile

Numa situação em que tenhamos de colocar várias vezes o PIN, o Windows 10 Mobile protege-se, e aos nossos dados, e evita que possamos estar continuamente a tentar. Esta é uma medida de segurança para evitar abusos.

w10m_pin_2

Ao fim de algumas tentativas, e já depois de termos mostrado que não estamos a tentar colocar dados de forma aleatória, temos de reiniciar o nosso smartphone para podermos continuar a tentar.

A solução da Microsoft

Mas tudo isto pode ser evitado se usarmos a gestão de dispositivos do Windows 10, que abrange também o Windows 10 Mobile. Acedam então ao endereço account.microsoft.com/devices e autentiquem-se com a conta Microsoft que têm associada ao vosso smartphone Windows 10 Mobile.

Da lista de dispositivos que for apresentada escolham o que querem desbloquear, carregando para isso na opção Localizar telemóvel.

w10m_pin_3

Na página do dispositivo que escolheram vão ter 3 opções: Tocar, Bloquear e Apagar. A que querem usar é a segunda, Bloquear. Escolham-na e sigam os passos apresentados. Provavelmente, será pedido um número de telefone par associar ao smartphone.

w10m_pin_4

De seguida, e aqui é que está o passo mais importante, devem definir o novo PIN que irá bloquear o Windows 10 Mobile e que vão poder usar para desbloquear o vosso telefone.

Podem ainda definir um número e um texto para aparecer como mensagem no vosso smartphone. Estes passos não são obrigatórios.

w10m_pin_5

O sucesso deste processo é apresentado com uma mensagem na página, indicando que o telefone está bloqueado.

w10m_pin_6

Uma vez que o novo código de bloqueio está aplicado, o utilizador tem apenas de se concentrar no seu telefone e usar o código definido.

A recuperação do Windows 10 Mobile

Após estes passos o Windows 10 Mobile vai apresentar uma mensagem no ecrã de bloqueio, indicando que houve um bloqueio remoto e que devem ligar para o número apresentado para o desbloquear.

Devem ignorar esta mensagem e carregar no botão Concluído. O ecrã seguinte é o de introdução do PIN, devendo ser usado o que definiram antes.

w10m_pin_7

Após ultrapassarem o ecrã de bloqueio do Windows 10 devem, se assim o pretenderem, alterar novamente o PIN.

É importante referir que para poderem usar esta solução precisam de ter a funcionalidade Localizar Telemóvel activa. Esta encontra-se em Definições -> Atualizar e segurança.

 

Não sendo uma forma “oficial” de contornar o bloqueio, permite que rapidamente voltem a ter acesso ao vosso telefone sem terem de eliminar dados ou sequer reiniciar o vosso smartphone. Esta é uma pequena dica para Windows 10 Mobile e que poderá ser útil para muita gente um dia.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não é de estranhar que o Windows 10 Mobile seja o melhor SO de sempre.

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      És capaz de explicar essa afirmação à luz do que aparece no artigo?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tens dúvidas?

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          Se tenho dúvidas se és capaz de explicar? algumas!

  2. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    Parece que não repararam que isto significa que a própria Microsoft pode desbloquear estes aparelhos.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Not true. Já ouviste falar em find my iPhone? É replica.

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Pensa um pouco, para isto acontecer os servidores da Microsoft têm que ter credenciais para modificar o PIN/password do aparelho, e para usar isto só é preciso acesso à conta da pessoa, coisa que a Microsoft tem. É aliás conhecido que o sistema de encriptação implementado pela Microsoft no Windows 10 Mobile envia para a Microsoft uma chave criptográfica que permite desencriptar os seus conteúdos – só os aparelhos com “versões” empresariais do sistema é que permitem evitar isto.

        O Find my iPhone não consegue substituir o PIN já definido no aparelho.

        1. Avatar de JP
          JP

          E então? Está a dizer-nos que os outros fabricantes de SO não conseguem desbloquear os seus Telemóveis?

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Estou a dizer que a funcionalidade Find my iPhone não permite levar a desbloquear um aparelho.

        2. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Mas qual é o problema?
          Se eu utilizar esta função o novo PIN, mesmo que fique nos servidores da MS será sempre temporariamente até eu redefinir um novo PIN no dispositivo.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Acho que não compreendeste que o que disse não tem nada a ver com a Microsoft ver o novo PIN que crias, tem a ver com os servidores da Microsoft terem sempre guardado uma credencial que permite a modificação do PIN do aparelho.

          2. Avatar de Ricardo Raimundo
            Ricardo Raimundo

            Mas qual é o problema?
            A MS vai alterar-me o PIN só para me chatear?

          3. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            E quem é que disse que a MS quer chatear-te?

        3. Avatar de João MS
          João MS

          “versões” empresariais do WM? Nunca ouvi falar de tal coisa. Tens a certeza que isso existe?

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Existem contas empresariais com autenticação AD, nessas situacoes o Administração de sistema pode fazer o que quiser funciona da mesma forma em qualquer sistema Windows

          2. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Reparaste nas aspas? As empresas podem pagar para ter acesso a ferramentas que permite que a encriptação no Windows Mobile não envie uma chave para os servidores da Microsoft.

          3. Avatar de João MS
            João MS

            @toni suponho que te refiras às versões pro e enterprise mas que eu saiba isso não está disponível para WM. Posso estar enganado mas nunca ouvi falar em tal coisa…meter um telemovel em dominio…

          4. Avatar de João MS
            João MS

            @Guiomar, sim, reparei nas aspas e percebi bem o que quiseste dizer. A minha questão é se esse serviço está mesmo disponivel por parte da Microsoft ou se estás só a supor. Se tens a certeza que existe, podes passar algum link ou info relativamente a isso? É que, dependendo das funcionalidades, poderia-me interessar.

          5. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            João MS, estás a querer negar que são enviadas chaves de encriptação dos dispositivos “normais”?

          6. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            @Joao MS
            Segundo a M$ existe uma versao própria

            aqui está informação referente ao Windows 10 Mobile Enterprise
            https://blogs.windows.com/windowsexperience/2015/05/13/introducing-windows-10-editions/#yXYBiAmQc3QvzCMf.97
            https://technet.microsoft.com/en-us/windows/windows-10-mobile.aspx

          7. Avatar de João MS
            João MS

            Guiomar, não estou a querer negar nada. Estou apenas a dizer que desconheço essa coisa de que falas de “versões” empresariais de WM e a pedir-te referencias em relação a. Tens alguma ou é apenas alguma coisa que tu “sabes”… Por favor, alguém percebeu os meus comentários ou expliquei-me assim tão mal?

          8. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            João MS, conheces ferramentas MDM para empresas? Há várias que permitem ajustar as políticas e definições para o dispositivo, entre essas a política de encriptação. A Microsoft creio que até tem mais do que uma (ex: Intune), mas há outras do género.

          9. Avatar de João MS
            João MS

            @toni, obrigado, era só isto que eu estava a pedir. Desconhecia isto por completo.
            @Guiomar, tenho o meu lumia encriptado e ao ver as keys de encriptação na minha Microsoft account não está lá nada. Será que quando activei a encriptação me perguntou se queria guardar a key na cloud? Alguém pode comprovar isto? A ser assim o que tu dizes (Guiomar) deixa de ser válido.

    2. Avatar de flavio
      flavio

      Dá para fazer exatamente o mesmo no iOS

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Não, não dá! No iOS se bloqueares remotamente o aparelho com o serviços da Apple isso não substitui a password ou PIN que já estão definidos para bloquear o aparelho, isto é, não possibilita à Apple uma forma de desbloquear o aparelho.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Se fores a uma loja e mostrares que és o proprietário desbloqueiam o icloud e também removem o pin se necessário, a minha mulher antes de trocar para wp tinha o iphone 5s e nao sabia de nenhuma password, foi a apple store perguntaram se ela tinha coisas importantes no telemóvel que não poderia perder ela disse que tinha, saíram ds frente dela por 5/10min e quando voltaram iphone nao tinha pin, recebeu mais tarde email para mudar password da conta dela (sem ela pedir). Sei que caso é diferente, no entanto a apple também em acesso a esse tipo de informações, alias todas as marcas têm!

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Desculpa mas isso é completamente diferente daquilo que se está a discutir e querer atirar areia para os olhos. Está-se a falar sobre desbloquear o aparelho dando acesso a tudo o que já lá está guardado, não sobre fazer um reset a um aparelho e ao AppleID, algo que leva a apagar conteúdos, definições e credenciais no aparelho. Aliás o Activation Lock, que é o que estás a descrever, é uma funcionalidade bastante posterior ao Remote Lock.

          2. Avatar de Diogo
            Diogo

            Aparelho da minha mulher não levou com nenhum RESET, ele tinha tudo o que estava antes (documentos, imagens etc), ate a conta dela estava LIGADA… O que quero dizer é que ate a apple tem obrigatoriamente de salvar este tipo de informações. E desbloquear pelo site como descrito no artigo não é assim tao grave, tal como ir a uma loja apple com aparelho bloqueado (sem saber pin) e eles desbloquearem sem fazer reset nao parece er grave também ..

          3. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Diogo, agora ou estás a mentir à descarada ou não fazes a mínima ideia do que é que se passou!
            Não é possível mudar o PIN (sem saber o original) dum iPhone vulgar sem perder os dados no aparelho, pois o PIN está “ligado” ao mecanismo de encriptação dos dados e sem o PIN correcto perde-se forma de desencriptar os dados guardados, ou seja o reset ao PIN implica a perda de acesso aos dados e definições que estão no aparelho.
            Só iPhones configurados para serem administrados num ambiente empresarial é que permitem à e só à empresa/administrador/dono criar uma outra chave de acesso ao aparelho (como administrador) que permite por ferramentas MDM fazer o reset da password do utilizador sem perda de dados. A Apple não tem esse acesso para fazer o reset que descreves, como ficou bem evidente com toda a análise feita no processo judicial do FBI contra a Apple.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      E qual é mesmo o problema nisso?! A Apple também o faz!! Sim, FAZ!! Diz que não pode e bla bla, mas FAZ e até sabe o que se vai dentro do teu iphone.

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Faz? onde? És capaz de dar um exemplo

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          És capaz de garantir em como não faz?

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            e não venhas com a historia do gajo dos EUA que andou em tribunal porque isso foi um circo.

          2. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Tenho a garantia que para poder desbloquear o iPhone é preciso saber a password doutra forma continua encriptado, e a password não é transmitida, nem uma chave de encriptação. E sim a “historia do gajo dos EUA” serve para demonstrar a situação.
            Explica lá essa do circo quando o caso até mostrou à opinião pública que era possível via hack determinar o PIN correcto naquele iPhone, pondo em causa ideias que havia sobre a sua segurança.

    4. Avatar de Uno
      Uno

      e qual é o problema?

  3. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Para mim a solução é usar Windows Hello.

    1. Avatar de André
      André

      Ou impressão digital. Oh wait…

      1. Avatar de flavio
        flavio

        Oh wait porque? Existem smartphones windows com impressão digital

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        Impressão digital existe em aparelhos como hp elite x3 que usam WM, qual o problema?

      3. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Windows Hello inclui autenticação por leitor de íris e/ou impressão digital.

      4. Avatar de Cortano
        Cortano

        Sim, ou impressão digital, onde está o mal nisso?! É que, caso não saibas, existem equipamentos Windows Mobile com leitor de impressão digital e leitor de iris (HP elite X3).
        O L950 só tem leitor de iris, mas o sistema operativo permite leitor de impressão digital.
        Portanto, esse “oh wait…” quer dizer o quê?

        1. Avatar de Ricardoska
          Ricardoska

          quer dizer que em Portugal n ha…e como este é um blog portugues faz todo o sentido dizer que os lumias n tem leitor de impressoes digitais….o Raimundo que aparece em todos os comentarios a defender o Windows Hello mas vai se a ver usa o lumia 635 que n tem nada disso..enfim alimentar trolls

      5. Avatar de Hugo
        Hugo

        sim da para usar impressao digital o idol 4S e o HP Elite x3 tem impressao digital

      6. Avatar de André
        André

        Pronto, pronto! Não me batam mais! 🙂
        Não sabia que existiam equipamentos W10M com leitor de impressão digital. E antes que digam que eu não fui procurar, até fui! Mas não encontrei 🙂

  4. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Curiosidade: Exploit ou funcionalidade?

  5. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Simples. Ir à loja de comunicações mais próxima e comprar um Android.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E aguardar pela actualização. Estou à espera de uma desde 2012… Deve estar a sair a qualquer momento!

  6. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Parece-me que faltou referir que o telemóvel tem que estar ligado a uma rede WIFI.
    De qualquer forma, muito interessante e pode ser bem útil.

    1. Avatar de Rui Carriço

      Exato, desconhecia esta funcionalidade.

  7. Avatar de irlm
    irlm

    quais são as a diferenças de segurança entre esta, icloud e android?

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Segurança a que nível?

  8. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Boa dica Pplware!
    Essa imagem do lock screen está muito boa.

    1. Avatar de DarkMode
      DarkMode

      Foi a Imagem do Bing Portugal no dia 20/11 e é hoje a imagem do Bing Austrália.

      http://www.bing.com/?setmkt=en-au

      http://www.istartedsomething.com/bingimages/#20161123-au

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Nice! Obrigado.

        Já agora para quem interessar:
        https://www.microsoft.com/en-us/store/p/myersplash/9nblggh4vcsn#

        1. Avatar de DarkMode
          DarkMode

          Sempre a considerar!

  9. Avatar de Pedro Barros
    Pedro Barros

    É por estas e por outras que não tenho cá pins nenhuns no meu Lumia. É desbloquear e usar…

  10. Avatar de Guilherme de Souza Pinheiro
    Guilherme de Souza Pinheiro

    Tenho uma dica muito melhor que essa… Aproveita a ocasião e compra outro celular com outro sistema operacional. Kkkk

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      LOL, que gracinha…. Não preciso comprar outro, ja tenho o melhor…

      1. Avatar de Guilherme Pinheiro
        Guilherme Pinheiro

        kkkkkk… se você tem Lumia, logo você não tem o melhor. Smartphone capado, faz tudo mais ou menos, sempre falta alguma coisa. E o W10 Mobile ficou uma bosta…

        1. Avatar de Pedro Barros
          Pedro Barros

          Oh garoto, vai lá brincar vai… Isto é conversa de adultos….

  11. Avatar de Wilfred
    Wilfred

    Reclamar para quê, todos os telemóveis tem isso, Android iOS WM, e no Android se não me engano tem o mesmo nome e já existe a muito tempo e funciona da mesma maneira, bem como o iOS, já experimentei os dois, anteriormente essa opção tinha que ser activada pelo utilizador, e ser dada a devida permissão, ate o Avast pode fazer pelo menos no Android com a devida permissão. Nas novas versões a permissão é dada logo na primeira configuração, mas pode ser alterada.

    Por isso não adianta apontar o dedo, porque o teu telemóvel também tem isso, e tu não sabias.

  12. Avatar de Figas
    Figas

    Eheh..como qualquer coisa que surja sobre sistemas mobiles é uma oportunidade para alguém sempre de vestir o elástico e ser o “pavão” da rua gritando bem alto que tem o melhor telefone e o melhor sistema operativo do mundo e arredores.

    Eheh…o meu também é o melhor do mundo………..para mim, só porque sim..

  13. Avatar de Rute
    Rute

    Muito, mas Muito Obrigada por este post existir.
    Errei o meu pin e não conseguiria ter aceso sem a ajuda que este post me propôs.