BBQLinux – Um Arch Linux para programadores Android

8 Comentários

O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.

No entanto a sua complexidade de instalação tem originado algumas variantes, como é o caso do Manjaro Linux e Chakra. Hoje damos-lhe a conhecer mais uma variante do Arch Linux, o BBQLinux, direccionada para programadores Android.

bbqlinux_02

O BBQLinux é uma distribuição Linux, baseada no Arch Linux e portanto é totalmente compatível com os repositórios do Arch mas também compatível com o Black Arch Linux (Distribuição de testes ao nível da segurança).

O  BBQLinux é segue o modelo Rolling Release, tendo assim a distribuição sempre actualizada.

bbqlinux_01

Principais características
  • LightDM como gestor de logins
  • tem o seu próprio instalador gráfico, chamado bbqlinux-installer
  • Vem com o Android SDK pré instalado
  • Vem com o Yaourt pré-instalado para gestão de pacotes AUR
  • A instalação é muito simples, ao estilo do Ubuntu
  • Disponível uma versão LiveCD
  • Mate como ambiente gráfico por omissão

bbqlinux_00

Além do  Manjaro e do Chakra, é possível também testar o Arch Linux recorrendo ao Evolution. Nos próximos dias o Pplware irá apresentar mais alguns tutoriais sobre Arch Linux.

Licença: GPL
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: BBQLinux

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de molly-molly
    molly-molly

    No SourceForge há muito mais variantes do Arch…

    http://sourceforge.net/

    E são variantes para todos os gostos…

    Mas como vocês aqui no pplware gostam é de encher chouriços vão dando a conhecer uma variante de 6 em 6 meses…

    1. Avatar de Luís Nabais

      Fazer algo útil, ajudar e dizer quais dá muito trabalho, não é? É bem mais fácil deitar abaixo e ser destrutivo. Enfim, tristeza…

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Concordo. 😉

  2. Avatar de sakura
    sakura

    nao sei mas andoide sem samsug………….
    I love arch and MS. no pub, google <— ++++ longe, de mi.
    ou free soft (no pub) GNU/LINUX or MS.
    apple ha os i?inteliguetes, superios, seres, que usem. e me indiferrente.
    linux REDH <— pago 50E ou archlinux.
    work, windows+ visual studio, que == androide java eclipls +xcode+windows+windows phone.
    offtopic:
    nimguem usa o arch como server pq, da muito trabalho e preferiver um debain e hoje tem de ter la o selinux. http://www.fosteringlinux.com/tag/selinux/

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Vá, agora em Português…

      1. Avatar de Telmo Branco
        Telmo Branco

        +1 wtf?!

    2. Avatar de sakura
      sakura

      lol, baka, em 1 post, 98% de erros?
      Foi, o estado que te tirou, o windows8 lol. <3.

  3. Avatar de irlm
    irlm

    erro ao arrancar no Kernel, não gostei.