Chakra 2013.05 “Benz”– O poder do Arch Linux

16 Comentários

…numa distribuição intuitiva e com versão LiveCD

Desde há algum tempo que tenho tido alguma curiosidade em experimentar o Chakra Linux. Esta distribuição é um fork do Arch Linux e focada nas ultimas versões do ambiente gráfico KDE. O objectivo desta distribuição é oferecer aos utilizadores um sistema operativo intuitivo, com vários recursos e com o poder do Arch Linux.

chakra_00

O Chakra foi iniciado por programadores do KDEmod que decidiram criar uma versão live CD baseada no Arch Linux. A primeira impressão desta distribuição é muito positiva, já que o sistema é muito fluido, bonito e user-friendly. Esta distribuição é por omissão uma distro GTK free, desenhada para correr especificamente frameworks e aplicações baseadas em QT, sempre com a melhor performance.

chakra_01

Recentemente foi lançada a terceira versão da serie “Benz” que traz algumas novidades, das quais se destacam:

  • Oktopi uma promissora interface gráfica para o Pacman – saber mais aqui

chakra_03

  • kio-mtp – que oferece suporte para dispositivos móveis no Dolphin
  • Konversation que substitui o Quassel como cliente de IRC por omissão

chakra_02

A nível de software, o Chakra traz o mais popular software nas diversas secções

chakra_04

Depois da nossa análise ao Cinnarch e Manjaro Linux, aqui fica mais uma distribuição baseada no potente e cada vez mais usado Arch Linux. O Chakra está disponível em versão LiveCD. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.

Download: Chakra 2013.05

Homepage: Manjaro

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de César Augusto
    César Augusto

    Ainda não tive tempo nem paciência para experimentar, mas tenho umas dúvidas: aqueles browsers vêm instalados de origem ou podemos escolher qual queremos ao instalar? Assim como os editores de texto e os reprodutores de multimedia… Para que é que “eles” deixam tanto bloatware nas distribuições? Já na minha análise ao mint14/cinnamon falei disso… Acho que é uma tentação dos programadores ao criar as distros 🙂 btw estou à espera da análise pedro pinto 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas César, podes escolher outros.

    2. Avatar de Weverton Marques
      Weverton Marques

      A maioria dos softwares listados não vem pré-instalado, mas estão disponíveis nos repositórios, e e muito simples de instalar.

  2. Avatar de Marzkor
    Marzkor

    Manjaro vs Chakra vs Antergos

    Pros Cons ?

    Para KDE qual o melhor ?

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      Ainda que não tenha usado de forma intensiva nenhum deles, penso que o Chakra dá mais atenção ao KDE do que as outras distros.

      Alias, até penso que o Antergos é apenas Gnome3 (corrijam-me se estiver enganado sff)

  3. Avatar de Corvo
    Corvo

    Boas ppl =) alguem me sabe dizer se haverá mais alguma distro de linux com a possibilidade de recorrer a uma pré-instalação no windows, tipo como acontece com o mint “mint 4 win” e o ubuntu.. obgd pela ajuda

  4. Avatar de César Augusto
    César Augusto

    Sim, poder, podia… (in)felizmente tenho demasiado por onde escolher. Mas acho que não há necessidade de encher uma distribuição com milhentos programas iguais ou que exerçam exactamente a mesma tarefa! O problema é que até gostei desta distro e só não a vou instalar por causa do bloatware… Enfim, se não estivesse numa prova a 6 horas de casa e a escrever de um nokia 5130 até me explicava melhor 🙂 bom fds

  5. Avatar de PapiMigas
    PapiMigas

    Esta distro é das que melhor integra o KDE.
    2 pequenos pormenores: Só tem versão 64bit e o link da homepage está correcto mas o nome está mal 🙂

      1. Avatar de WILL1AN
        WILL1AN

        ops, achei q era isso q você estava procurando, mas vi ques estava referindo-se ao comentário anterior

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Não, no artigo esta Hopepage : Manjaro … E devia ser Homapage : Chakra… Mas obrigado na mesma 🙂

  6. Avatar de WILL1AN
    WILL1AN

    Gosto do Chakra Linux, mas tive alguns problemas com a atualização, pois as vezes surgiam conflitos entre os pacotes, e eu realmente não sabia o que fazer, geralmente eu aceitava todas as substituições, porém a última que fiz isto, o Bundles parou de funcionar e também não consegui mas assistir vídeos flash. Espero que com implementação do gerenciador de pacotes gráfico, tenha proporcionado melhorias. vou testá-lo novamente.

  7. Avatar de Gil Nóbrega

    Atenção!! Esta distribuição NÃO É BASEADA NO ARCH LINUX!
    É UMA FORK!
    Consultem a distrowatch sff…
    E se repararem, são repositórios separados!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sendo um fork é sinal que é baseada…nao?

  8. Avatar de ww55
    ww55

    Posso estar enganado, mas na minha opinião ainda esta muito cru!!