Aprenda a instalar a Caixa Mágica 16

42 Comentários

Por Miguel Almeida para o PPLWARE

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições com um pequeno tutorial do processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã estas mesmas distribuições.

Assim que tive tempo, instalei esta nova versão da distribuição Portuguesa de Linux Caixa Mágica, pois estava curioso para ver as novidades que este trazia. Relembrados que a Caixa Mágica 16 é baseada em Debian partilhando pacotes com Ubuntu e Mint, tem suporte para o ambiente gráfico Gnome e KDE suporte para sistemas de 32 e 64 bits e ARM e é totalmente open source. Deixo alguns print screens para verem como é fácil a instalação.

cm16_00

Para instalar a Caixa Mágica 16 devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Fazer download a Caixa Mágica 16 aqui

Passo 2 – Gravar num DVD ou PenUSB e fazer boot.

Passo 3 – Depois de arrancar em modo live, basta escolher a opção Installar CaixaMagica 16.

cm16_01

Passo 4 – Vamos agora escolher o idioma de instalação:

cm16_04

Passo 5 – Certifiquem-se que têm todas condições para a instalação:

cm15_05

Passo 6 – Preparar o espaço em disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar e utilizador o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação da Caixa Mágica 16.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa.

cm16_07 Agora indicamos qual o disco para acolher o CM16.

cm16_09

Passo 6 – Vamos agora definir o nosso fuso horário:

cm16_10

Passo 7 – E agora indicam qual o layout do nosso teclado:

cm16_11

Passo 8 – Por fim indicam os dados que querem dar à vossa máquina:

cm16_12

Depois é só esperar e deixar instalar. No meu PC, a CM16 demorou cerca de 10 minutos a instalar.

clip_image016

Depois de instalar, basta reiniciar e na hora de introduzir as credenciais coloquem as indicadas no passo 8.

clip_image018

Agora já não tem razão para não experimentar e descobrir as novidades da nova Caixa Mágica 16.

cm16_13

Artigos relacionados

Licença: GPL
Sistemas Operativos:
Download: CM16 32 bits | 64 bits [709 MB]
Homepage: Caixa Mágica

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Reis
    João Reis

    Para o colocar numa pen, uso que programa? Alguém me indica um sff?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…usa o startupdiskcreator que vem com o ubuntu…
      cmps

    2. Avatar de Marcos Souza

      Você pode usar o Universal-USB-Installer no site do Ubuntu tem a opção para fazer download.

  2. Avatar de acidroot
    acidroot

    Linux Mint Debian Edition (LMDE)FTW !!
    não quero outra disto linux !!

  3. Avatar de carter
    carter

    No site diz que é uma versão beta…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nós tivemos informações da disponibilização do CM16 em primeira mão 🙂

      1. Avatar de carter
        carter

        estou mais descansado então…

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      é ainda beta

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Não é nada. É a versão final!

  4. Avatar de kombo
    kombo

    Qual é a diferença entre CM e o Ubuntu?

  5. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Pena que no meu pc nem arranca.
    Nem caixa magica nem ubuntu 11.04.
    E o ubuntu 11.04 só funciona se fizer actualização ao 10.10.

    1. Avatar de motadg
      motadg

      Comigo acontece os mesmo, o ubuntu 11.04 faz todo o processo de instalação mas já no final, julgo que por problemas gráficos, mas só nesta instalação,apresenta uma tela aos rectângulos brancos e pretos e dali não sai mais nada.

      Cump’s

      1. Avatar de Rui pedro
        Rui pedro

        A mim nem isso aparece. Assim que passa o grub, fica o ecrã preto e não passa daí. Tentei nos outros modos e faz o mesmo. Ubuntu 11.04 e derivados, não funcionam no meu pc.

        Como já referi em cima. O ubuntu 11.04 no meu pc só funciona sobre actualização do 10.10 e claro pelo virtual box.

        O caixa mágica como não tem base da versão 10.10 não funciona mesmo.

        Se alguém tiver uma solução para o caixa magica, agradeço imenso.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Também já tive esse problema. Na altura só uma nova actualização do Ubuntu 11.04 resolveu o problema.

  6. Avatar de monux
    monux

    – Estou no mundo Linux há tempos,e o que mais me importa é com o que a distro oferece. Algum diferencial como a estabilidade , recursos ,praticidade ,rapidez, …
    – Agora volto e dou voltas e continuo usando os de sempre Ubuntu, OpenSuse e o terrível W7(para uns porquera que só funfam nele) .

  7. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    A Caixa Magica 16 parece uma copia do Ubuntu, com umas imagens de marketing diferentes.

    Mas como ainda esta em fase beta dou um desconto , vamos ver como fica a versão final .

    1. Avatar de Rui Campos
      Rui Campos

      Não é nada. É a versão final!

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Yups, eu obtive inicialmente a informação de ser a versão final aqui: http://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/57808.html

        No entanto, é estranho esta forma de divulgação do CM16…porque nao faz parte essa informação do site do projecto?

  8. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    para aqueles querem realmente um sistema GNU/Linux puro , instalem o funtoo da trabalho a instalar pode ate levar uma semana para que tudo fique a funcionar , mas fim vão ver o power dele , e em despenho 3d com uma placa uma nvidia,ultrapassa o windows 7 e ubuntu nem se fala.

  9. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    no syte da caixa magica diz que é beta
    CM 16 Beta já disponível

    “A versão Beta da Caixa Mágica 16 está disponível a partir de hoje para download. Para descarregar basta estar registado nos sites da Caixa Mágica (o registo é gratuito), e ir à página de downloads no site:

    Download CM 16 Beta

    Estão disponíveis as versões…
    ver mais>”


    http://www.caixamagica.pt/pag/a_index.php

    Mas se for a final tem muitos erros
    E parece uma copia do Ubuntu.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      CMatomic

      Já te disse que é a versão final. A equipa do projecto anunciou via Facebook.

      “Está disponível para descarregar a versão final da Caixa Mágica 16 Gnome”

  10. Avatar de Formatado
    Formatado

    Boas!

    No site da caixa magica ainda indica a versao beta, mas no endereço ftp://ftp.caixamagica.pt/16/oficial/iso/ ja se encontra a versao final. Desculpem a falta de acentos mas nao os estou a conseguir colocar, aparecem em duplicado. (n~~ao, j´´a, m´´agica, ect)

  11. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Eu poder até podia, mas para que? Digamos que sou ligeiramente anti Caixa Trágica!

  12. Avatar de lmx
    lmx

    ainda nao saquei, mas quando estiver no desktop vai ser a primeira coisa a fazer :).

    cmps

  13. Avatar de motadg
    motadg

    É de lamentar mas desde a versão 10, que nunca consegui que funcionasse como deve ser, que deixei de acreditar neste projecto verdadeiramente português, julgo eu.

    Cump’s

  14. Avatar de motadg
    motadg

    OFF TOPIC

    Desculpem a pergunta fora do assunto, como conseguir colocar um avatar nestes meus comentários?

    Cump’s

    1. Avatar de Vítor M.

      Vai a gravatar.com e coloca uma imagem e associa um mail que uses aqui.

  15. Avatar de JMH
    JMH

    Boas tardes,
    já uso à vários anos computadores, mas sempre usei Windows (XP, Vista e agora 7) e até tenho alguns conhecimentos, mas apenas dentro de Windows, no entanto tenho curiosidade no Linux.
    Um dia destes decidi que ia fazer o download de uma distribuição Linux e fiz do Ubuntu 11.04, de onde estou a escrever, no entanto não estou à vontade com isto. Qual a distribuição de Linux que recomendam para alguém que sempre mexeu em Windows? Qual o mais fácil para instalar programas? Porque em alguns programas encontro vários formatos de instalação para Linux? Porque alguns programas que faço o download ao clicar só abro pastas e mais pastas e nos ficheiros que encontro só me abre uma janela com texto (quase tipo bloco de notas, não sei bem como descrever aquilo)?
    Desculpem a minha enorme ignorância nestes campos e muito obrigado desde já.

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Essa suas dúvidas são perfeitamente legítimas e naturais. Eu também passei por isso.Não existe uma forma universal de instalar programas para todas as distribuições Linux. O primeiro sítio onde deve procurar um programa é nos repositórios da distribuição; No Ubuntu pode ir ao Centro de Software. Os repositórios padrão incluem milhares de pacotes, mas se precisar de um programa ou de uma versão mais recente que não se encontra no repositório,pode adicionar um repositório específico desse programa às suas fontes de software. No Ubuntu existem muitos PPAs (Personal Packaging Archive, uma pesquisa no google dá-lhe mais detalhes sobre isto) De uma forma geral, existe dois tipos de pacotes de instalação: os ficheiros .deb e os .rpm, encontrá-los-à em muitos site de download. Distribuições como o Ubuntu, o Mint ou o Debian (de onde vem o nome do formato), usam .deb. Mandriva,openSUSE,Fedora e afins usam .rpm. Estes ficheiros são fáceis de instalar com um ou dois cliques desde que escolha o correcto.
      Encontrará também ficheiros tar.gz ou tar.bz2, que são ficheiros comprimidos com o código fonte do programa e que precisam de ser compilados (algo que não já não é tão fácil de fazer… Estes são o software no seu estado mais “puro”, se forem bem compilados funcionam em qualquer Linux. Mas raramente precisa de os usar. Em geral, existe sempre alguém que se deu ao trabalho de “empacotar” o programa para a sua distribuição.
      Espero ter ajudado e só posso dizer que continue a descobrir o Linux, que não é difícil, apenas diferente.

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Em continuação do meu post anterior, lembrei-me de mais formas de instalar programas. Não pretendo confundi-lo mais, mas cá vai.
        – Ficheiros .sh, .run, ou .bin, Basicamente são scripts de consola (linha de comandos) ou binários (estes talvez sejam o mais próximo que o Linux terá de um ficheiro .exe). Basta clicar com o botão direito e ir às propriedades do ficheiro, no separador permissões, verificar a caixa “Permitir a execução deste ficheiro…” Depois, clique duplo para abrir e escolha “Executar na consola”. Muitas vezes surgirá uma espécie de “setup wizard”. Estes funcionam em qualquer Linux, talvez haja formato universal ao fim de contas,eheh.
        Resumindo,
        Quero instalar um programa:
        1º Vou procurar no Ubuntu Software center (Repositórios padrão da distribuição).
        2º Se não estiver lá, vou procurar na internet um repositório especifico para o programa (PPAs no Ubuntu) e adiciono às minhas fontes de software. Volto ao passo 1.
        3º Procuro pacotes de instalação (no meu caso .deb), binários (.bin), ou scripts (.sh ou .run) na Internet.
        E esqueça os ficheiros para compilar que nunca há-de precisar deles se seguir estes passos.

        1. Avatar de JMH
          JMH

          Muito obrigado Alucard por todo o trabalho de compilar toda esta informação, agora estou de volta ao Windows (alturas de alternar entre dois sistemas). Com certeza vou fazer uso destas informações, e nos próximos meses (não tenho o tempo todo do mundo e descobrir envolve tempo) vou explorar o mundo Linux, muito provavelmente pela distribuição Ubuntu, depois talvez outras.
          Agora compreendo porque Windows é tão usado, “nós” como humanos temos a mania de querer sempre o mais fácil, não é falta de capacidade de saber usar, é mesmo preguiça e não vou dizer, nem muito menos tentar lançar um debate entre Sistemas Operativos, que Linux seja complicado, mas “parece-me” nesta fase que Windows é algo que não precisa de tanta “dedicação”. Não, não quero iniciar aqui nenhuma discussão, é apenas opinião (sem ainda bases) de quem instalou Ubuntu à bem poucos dias.
          Cumprimentos, e bom trabalho a todos, quer usem Windows, alguma distribuição Linux, MacOS ou outro SO qualquer 😉

    2. Avatar de motadg
      motadg

      Vê aqui http://ubuntued.info/ aprendi imenso neste endereço.

      Cump’s

      1. Avatar de JMH
        JMH

        Muito obrigado motadg pela colaboração, já dei uma “espreitadela” rápida e vou com certeza usar mais vezes o site.
        Cumprimentos.

        1. Avatar de motadg
          motadg

          Se bem procurar aqui no PPLWARE encontrará uma secção dedicada ao Linux onde também poderá tirar muitos ensinamentos.

          Cump’s

          1. Avatar de JMH
            JMH

            Mais uma vez obrigado motadg, também vou ver e estar mais atento aos posts relacionados com Linux aqui no Pplware.
            Cumprimentos

  16. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Olá a todos,para quem tem mais dificuldade,continuo a dizer não é necessário algo de especial,basta usar (como sempre) o 7zip.É assim:fazer o downeload do cm16 (iso) e utilizar o 7zip para descompactar directo numa pen.É facil não “foi?#

  17. Avatar de Miguel Lemos

    Boa tarde.

    Instalei o CM 16. Mas agora deparo-me com um problema que é ele não reconhece a minha rede Wireless.

    Este reconhecimento não é automático no Linux?

    Obrigado.

  18. Avatar de ac
    ac

    mesmo o que eu precisava

  19. Avatar de Taliban_0T
    Taliban_0T

    Não consigo por o Linux na pen porque o programa que saquei não reconhece esta versão.

    Alguém me pode ajudar?

  20. Avatar de Taliban_0T
    Taliban_0T

    Já resolvi o problema doutra forma.
    Agora tenho é que aprender a mexer neste tipo de programas mais ligados ao Linux.

  21. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Olá, pplware
    Alguém me poderia recomendar uma distro de Linux para instalar num P4, com 512Mb.
    O objetivo da máquina é simplesmente fazer dela um media center. Reproduzir musica, filmes e navegar na Internet.
    Obrigado.