Linspotting – Edição de vídeo em Linux Caixa Mágica

12 Comentários

Deixam de existir razões para não usar Linux quando pretendemos trabalhar em edição de vídeo. Tal facto deve-se à disponibilização de um conjunto de ferramentas que visam ajudar e simplificar o trabalho de edição de vídeo. O workflow completo de edição de vídeo está disponível  para todos os sistemas Linux, tendo uma instalação bastante simples no “Linux  Português”, nas versões do Linux Caixa Mágica 14 e 15.

kdenlivescreen


O projecto Linspotting é uma iniciativa do Angulo Sólido, Caixa Mágica e da jornalista Caroline Pimenta cujo objectivo é disponibilizar a todos os utilizadores um workflow completo de edição de vídeo.  A solução tem como base o software Kdenlive, e outras ferramentas que permitem a  integração do mesmo do mesmo com as mais diferentes fontes de vídeo.

No âmbito desta iniciativa foi também disponibilizado um manual que descreve um conjunto de procedimentos essenciais a um bom funcionamento de um workflow de edição de vídeo em sistemas Linux. Podem fazer download desse manual aqui

Principais funcionalidades
  • Edição multifaixa
  • Suporte para os mais populares formatos (ex. mp3, mpeg2, mpeg4, h264, DnxHD, Theora entre outros)
  • Disponibilização de um conjunto de efeitos de transição
  • Captura de vídeos do ecrã
  • Perfis de renderização adaptáveis e suporte para títulos / legendas

Vamos ver um pequeno vídeo de promoção do Linspotting (ao estilo da parte inicial do Trainspotting)

Como instalar no Linux Caixa Mágica

O processo de instalação do Kdenlive no Linux Caixa Mágica é extremamente simples. Para tal, basta abrir o Synaptic package manager e procurar por ‘task-video-editing’.

Um agradecimento especial ao@ruben pelo alerta desta notícia.

altHomepage: Linspotting

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de popy
    popy

    http://www.facebook.com/pages/Luis-de-Matos/42202667694?v=wall&story_fbid=132507463467279

    “Amanhã é o dia em que devemos colocar o despertador para as 10 horas e 9 minutos… Porquê? Porque será a única vez que, em 1.000 anos poderemos viver um momento verdadeiramente “binário”! Vai acontecer às 10h 10m e 10s, do décimo mês do décimo ano do milénio. O momento resume-se na seguinte combinação: 10:10:10:10/10/10….
    A “Brides Magazine” calcula que acontecerão 31.000 casamentos!”

    post no facebook por Luis de Matos

    1. Avatar de popy
      popy

      agora disseram-me que no proximo ano acontece o mesmo…. às 11horas,11 minutos, 11 segundos.. do dia 11 do mês 11 do ano 11 do novo milénio… xD

      1. Avatar de popy
        popy

        afinal parece que não é tão unico quanto isso….

        1. Avatar de Toze
          Toze

          Sim será um momento binário único porque será lançado o Ubuntu 10.10.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas ..
            pois é he he he 🙂
            ja falta pouco, mas…ainda falta e está a custar a passar… 🙂 🙂

            cmps

      2. Avatar de Afonso
        Afonso

        Espera!! Daqui a dois também.

  2. Avatar de ruben
    ruben

    Sempre às ordens. Como qualquer visitante do site quero que este melhor a sua qualidade, que já é muito alta, e se puder ajudar quando der.

    Obrigado.

    1. Avatar de ruben
      ruben

      P.S.:Gostava que se pudessem passar a publicitar/fazer reviews com maior frequência ao Linux CM 14 e/ou 15.

      Eu gostava de ajudar mas não tenho disponibilidade. Ando na escola e isto tira-me algum tempo. Gostava que depois de tirar o curso que quero, engenharia informática, passasse a contribuir e ajudar o Pplware e se possível integrar a equipa.Até lá o Pplware ainda vai fazer mais 4 anos.

      1. Avatar de Merlin
        Merlin

        Concordo plenamente com o Ruben,

        Acho que o PPLware devia dar mais apoio aos projectos portugueses, especialmente ao Caixa Mágica.

        Os Portugueses, por norma, custam a arrancar, mas quando arrancam e mergulham de cabeça em algo fezem-no sempre muito bem feito.

        É o caso do Caixa Mágica! A nossa Distro está ao nível das melhores! Consegue facilmente competir com Ubuntu ou com o (negligenciado por parte da imprensa) Opensuse.

        Infelizmente, por aqui tem sido só Ubuntu, Ubuntu e… Ubuntu 🙁

  3. Avatar de B80
    B80

    Deconhecia este programa. Tenho mesmo de o testar.

  4. Avatar de racpxt

    Muito bom, uma ferramenta com pernas para andar e ainda para mais uma iniciativa nacional.
    Estão de parabéns.

  5. Avatar de Merlin
    Merlin

    Boas,

    Uma vez que é baseado em KDENLIVE (uma ferramenta que uso com alguma frequência) posso desde já dizer que deve estar muito bom.

    O KdeNLive está 5 estrelas. 🙂 De todos os que experimentei em Linux, este parece-me o melhor/mais avançado e mais completo editor de video, em termos profissionais, claro…