Linux Caixa Mágica 14 lançado

47 Comentários

Viu recentemente a luz do dia a mais recente versão da distribuição Portuguesa de Linux Caixa Mágica. A distribuição que ficou notabilizada pela distribuição em alguns computadores portáteis do programa E-escolas e o computador Magalhães pretende ganhar um novo fôlego com a versão 14.

image_cm14_01

Esta distribuição, aposta em satisfazer gregos e troianos disponibilizando uma versão com o ambiente gráfico KDE e Gnome. Claro que por exemplo a Canonical também faz o mesmo com a sua “branding” do Ubuntu ao lançar o Kubuntu. Porém o grosso do desenvolvimento e suporte é dado à versão Gnome (Ubuntu).

No caixa mágica fica ao seu critério escolher a versão que mais lhe agrada e se estiver disposto a pagar por suporte de linux em território Luso, certamente esta será uma boa opção. Deixamos-lhe aqui uma lista das suas principais novidades:

SOFTWARE ACTUALIZADO

  • Ambiente Gráfico disponível para escolha entre KDE 4.2.2 ou Gnome 2.26.1, entre outros.
  • Kernel 2.6.29 com mais suporte a hardware e funcionalidades.
  • Instalação de Software através de Apt-RPM / Synaptic, aplicação desenvolvida pela Caixa Mágica. Este software compreende um sistema inovador de instalação de pacotes com funcionalidades de rollback, registo de falhas na instalação e comunicação das mesmas para o servidor central. Pela primeira vez, é disponibilizada uma versão Alpha do Apt-PBO, o primeiro instalador que incorpora tecnologia de Pseudo-Boolean Optimization desenvolvida no âmbito do projecto MANCOOSI pela Caixa Mágica e o INESC-ID.

image_cm14_02

MELHOR SUPORTE DE HARDWARE

  • Suporte ao hardware mais recente disponibilizado pelos fabricantes (Intel, ATI, Nvidia,…).
  • Suporte para plataformas 32 e 64 bits (x86_64).
  • Funcionalidade de suspender-para-RAM e suspender-para-disco abrangendo mais portáteis.
  • Maior gama de placas 3G / banda larga móvel suportadas.
  • Suporte a impressoras estendido a novos modelos.
  • Novos protocolos de ligações WiFi suportados (Enterprise WPA2, PEAP,…).

image_cm14_03_small

É sempre de saudar quando vemos uma distribuição de Linux com qualidade, a continuar o seu desenvolvimento num país em que por vezes projectos de qualidade como este são abandonados.

Os links para download desta distribuição nacional, (que são obviamente tráfego nacional), são apresentados de seguida.

Licença: GNU/GPL
Sistema Operativo: GNU/Linux
Download (versão i586) Linux Caixa Mágica 14 [4.5GB]
Download (versão x86_64): Linux Caixa Mágica 14 [4.5GB]
Homepage: Linux Caixa Mágica

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Sá

    Hey distro geeks! Digam-me uma coisa: há melhor distro que o Ubuntu?

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      ha para ai umas 50000000000 distribuicoes diferentes, o que calha bem porque deve haver 50000000000 opinioes diferentes a este respeito 🙂

      Escolhe uma que pareca boa e dedica algum tempo a aprender e a experiencias. Tal como sucede com muitas outras ferramentas, a diferenca esta na dedicacao e talento de quem a manuseia.

    2. Avatar de Aptenodytes Tuxus
      Aptenodytes Tuxus

      Depende de muita coisa, o uso que dás, das tuas preferências, etc. O que é melhor para ti pode não ser o melhor para mim, e vice-versa 😉

      1. Avatar de Vítor B.
        Vítor B.

        OFF
        Como saber qual é a melhor quando existem centenas delas? Tentativa-erro?

        Eu sou um utilizador Linux, mas dá a impressão que algumas distros são só uma distro já existente com uma pintura diferente.

        Isso só justifica um nome novo?

        NOTA: O meu comentário não está direccionado ao Software Caixa Mágica

    3. Avatar de Gerardo

      Usa o Linux MINT e não terás um grande choque. É baseado no Ubuntu por isso sempre que precisares resolver qualquer coisa procuras o problema em Ubuntu que no MINT é a mesma coisa.

  2. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Finalmente… gosto de usar este SO para experiencias doidas…
    eheh

    (1º xP!)

  3. Avatar de vis
    vis

    Mas qual é melhor caixa magica ou ubunto?
    Esta parace bacana…

    1. Avatar de maurycio
      maurycio

      Qualquer dos dois é um bom SO (opinião pessoal).
      Este tem a mais valia de ser feito em Portugal e adaptado às exigências da maior parte dos portugueses 😉

  4. Avatar de Canelas
    Canelas

    Este SO já devia estar nos Magalhães há muito tempo.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Adoro estes comentários de dizer mal por dizer… inda por cima sem razão…

      Faça lá favor de se informar de quais são os SO que vêm instalados no magalhães.

      1. Avatar de Canelas
        Canelas

        Só não sou a favor do Ballmer.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Se o Magalhaes ja’ e’ lento com o windows xp imagina com o ubuntu ou o caixa magica..
      Nao acreditas q e’ muito lento? Pois bem.. um amigo testou e pos no youtube.

      Cumps

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        olha outro iluminado….

        Bem, cá vai, o Magalhães, como toda a gente sabe, menos os que vêm para aqui simplesmente para dizer mal, vem com dois Sistems Operativos instalados por defeito, são eles o Microsoft Windows XP e o Linux Caixa Mágica.

        Portanto…

        Quanto ao desempenho, não sei como é no magalhães, mas todos os PC’s em que tenho o Ubuntu instalado, têm melhor desempenho do que quando tinham o XP..

      2. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        A lentidão é uma consequencia do HW usado. E antes de começarem a dizer mal, o HW do Mag. é o mesmo que existe em netbooks de outras marcas onde o pessoal paga 400 ou 500€ e não se queixa!

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Errado. Qq outro pelo mesmo preço, já usa o Atom há muito – o Magalhinho usa o Celeron…

      3. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Só vejo uma mal nos Magalhães é trazerem a versão KDE do Caixa Mágica, visto que o ambiente KDE é mais pesado que o Gnome, e mais pesado que o XFCE, deviriam de ter o cuidado e de instalar por defeito uma ambiente mais leve visto o Magalhães ser apenas um netbook…

        1. Avatar de Zé Kitunga
          Zé Kitunga

          Tirado do site do “Caixa Mágica”:
          “Ambiente Gráfico disponível para escolha entre KDE 4.2.2 ou Gnome 2.26.1, entre outros.”

          Só para informação.

      4. Avatar de Nuno José

        Com excepção do arranque é bastante mais rápido que o XP. Mas eu sinceramente nunca gostei da Caixa Mágica.

    3. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      E nao está? Por acaso pensava que sim…

  5. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    É impressão minha ou passaram por cima da versão 13? Será a equipa da Caixa Mágica supersticiosa como a Microsoft?

    Vitor,
    esqueceste-te aí do link para o Sysinternals… Copy/paste?

    1. Avatar de Vítor M.

      hehehe pois o Rui para atalhar caminho às 4 da manhã, usou as linhas já prontas e esqueceu-se de as retirar… é a droga (sono) 😉

      Meu caro, obrigado pelo reparo.

    2. Avatar de Nuno Barros

      Também reparei nisso…

  6. Avatar de nome
    nome

    é mais caixa tragica que caixa magica

  7. Avatar de nome II
    nome II

    é mais caixa tragica que caixa magica

  8. Avatar de CFERNANDES
    CFERNANDES

    boas
    em relação ao tempo e velocidade no mag tenho uma experiencia esquezita, em casa tenho 2 mag iguaizinhos mas um arranca mais depressa que o outro no windows :S ?? caro paulo martins acho que tens razão o kde é muito pesado, mas é mais parecido com o windows, mas qualquer dia vai ser sudo apt_get xfce install/desktop ou como isso se faz em rpm tenho de googlar

    1. Avatar de Miguel.cnf
      Miguel.cnf

      yum groupinstall xfce

      Cumps

  9. Avatar de Cláudio Dias
    Cláudio Dias

    Antigamente muitos atribuíram-lhe a alcunha de “Caixa Trágica”, mas penso que ao longo dos tempos tem vindo a mostrar que também tem algo a mostrar.

    Além de que devemos também dar valor ao que é nacional (expecto na politica bah :p )

  10. Avatar de AmdM
    AmdM

    Qual é a diferença entre i585 e x86?

    Tx

    1. Avatar de Rui Oliveira

      i585 = arquitectura de 32 bits
      x86_x64 = processadores da Intel dual core ou AMD 64 (arquitectura 64 bits AMD)

      1. Avatar de Demon
        Demon

        x86 = 32bits.

        1. Avatar de Rui Oliveira

          x86 = 32 bits

          x86_64 corresponde a arquitecturas 32 bits dual core e arquitecturas 64 bits (vulgarmente vistas em alguns processadores da AMD coimo os turionX2 por exemplo) em nada no meu comentário anterior disse que x86_64, eram apenas para máquinas 32 bits 😉

          1. Avatar de Demon
            Demon

            exacto.

            não percebi bem esse x86_64 e pensei que tivesses a dizer que os x86 eram de 64bits.

    2. Avatar de AmdM
      AmdM

      Então a ver se percebi…

      i586 – máquinas 32 bits single core
      x86 – máquina 32 bits dual core

      É isto?

      1. Avatar de Rui Oliveira

        sim, á semelhança do que respondi ao Demon 🙂

      2. Avatar de Aptenodytes Tuxus
        Aptenodytes Tuxus

        i586 quer dizer que foi feito para correr em máquinas superiores aos 586 (Pentium-100 por exemplo), i686 é a mesma coisa mas para máquinas superiores aos primeiros Celeron, e por aí fora.

        x86 é um nome genérico da arquitectura dos CPU’s da Intel penso eu.

        1. Avatar de R00KIE
          R00KIE

          Exactamente, x86 refere-se de forma genérica a um processador de 32bit compatível com a arquitectura intel ou a um de 64bit a correr em modo 32bit para quem não quiser usar as versões de 64bit dos programas (por não haver versão 64bit ou por preferência).

          i386,i486,i586 e i686 indicam a classe de instruções que são usadas no código.
          Hoje em dia a não ser que haja alguém que queira instalar isto num dos primeiros pentiums não tem de se preocupar com isto.

          Quanto a x86-64 refere-se a processadores de 64bit a correr em 64bit (alguns cpus com essa possibilidade: athlon 64, turion x2, core 2, core i7).

          1. Avatar de Aptenodytes Tuxus
            Aptenodytes Tuxus

            bastante mais esclarecedor 🙂

          2. Avatar de Rui Oliveira

            Boa explicação de facto 🙂 Nem eu consegui me expressar melhor 🙂

      3. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        i586 é compilado para pentium e superiores (logo, a 32bits).
        i386, e i686, são para 80386 (ie: todos!) e pentiumpro, respectivamente (32 bits!).
        x86 é 32 bits (por oposição a 64bits).
        amd64 e x64 é para x86_64 (ie: extensão 64 bits da amd para processadores x86, ou seja, amd e intel a 64bits, excepto itanium).
        ia64 é itanium (64 bits).

        Para simplificar: se só houver duas compilações (32 e 64 bits), tens x86 e x64; se houver compilações mais específicas, podes ter i386, i585, i686, ia64, amd64, mas não necessariamente todas.

      4. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        o número de núcleos não vem ao caso – ie: não é uma arquitectura, em si, é uma opção técnico-comercial.

  11. Avatar de aver
    aver

    Grande trapalhada com o x86_64.
    Os termos que se usam agora são x86 (ou 32 bits) e 64 bits.
    Se forem à página de downloads da caixa mágica é isso que encontram
    http://www.caixamagica.pt/pag/b_down00.php

    x86_64 usou-se no tempo do Pentium 4 e de alguns processadores da AMD para designar processadores que não tinham arquitectura de 64 bits mas se dizia que estavam “optimizados” para ela. Pelo menos “googlei” por x86_64 e não o encontro fora do período 2000-2004
    Quanto ao i586, não sei de onde veio.

  12. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Sem querer tirar o mérito ao Paulo Trezentos que deu o litro inicialmente com isto, penso que podiam ter feito melhor, não agora, mas no arranque.

    Inicialmente foi algo muito mal parido, as versões iniciais, “jasus” … desde então tenho tido pouca paciência para estas coisas.

    No entanto, já tou a dar trabalho ao darkstar 🙂 depois dou uma olhada.

  13. Avatar de juao
    juao

    uau! temux aki tantox amigox da primaria a uxar o big magalhãex 🙂

  14. Avatar de tester
    tester

    O Opensuse é o mt mais estável e completo que o ubuntu e que o caixa magica. o desktop gmome é o mais e actualizado, embora mt mais feinho….

  15. Avatar de jao
    jao

    Esta em Portugues de Portugal?

  16. Avatar de lento
    lento

    eu acho o caixa magica um sistema operativo muito lento no arranque

    sem falar do exagero de credenciais que temos de colocar para poder-mos usar o ”nosso” computador!

    ”não recomendo” vivamente!

  17. Avatar de Freitas
    Freitas

    porfavor gostaria de usar placa 3G no caixa magical como faço amigos???

    por favor espero as vossas opiniões se puder nos localizamos no facebook!

    !

    Leoandro Leo-Rodas de Freitas minha conta do Facebook