Como instalar o Ubuntu 10.04 – Lucid Lynx

116 Comentários

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento das versões do Ubuntu com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe ficar fã.

Como muitos de vocês, (ainda ontem), assim que tive tempo, a primeira coisa a fazer quando cheguei a casa foi instalar o tão aclamado sistema operativo. Aproveitei e tirei uns screens para verem como é fácil a instalação.

Ubuntu_01

Processo de Instalação

Após ser realizado o boot pelo CD, o processo de instalação/LiveCD inicia-se em ambiente gráfico. Nesta fase o utilizador deverá definir o idioma para o processo de instalação e  seleccionar ainda a opção:

  • Try Ubuntu 10.04 LTS (para apenas testar a distribuição sem qualquer instalação)
  • Install Ubuntu 10.04 LTS (para proceder a uma instalação no disco rígido/partição)

Ubuntu_02

No presente exemplo, escolhi instalar de raiz. O processo de instalação vai começar.

Ubuntu_03

No passo 2/7 definimos o nosso fuso horário.

Ubuntu_04

No passo 3/7 vamos proceder à escolha do layout do teclado.

Ubuntu_05

Passo 4/7, criação de partições, é o ponto que ainda assusta alguns utilizadores. No entanto, não há razão para tal pois o processo preparar o disco, definindo as partições onde instalar é bastante intuitivo. Para este exemplo definimos 2 partições:

  • Partição primária – 5 GB com ext4
  • Partição lógica (swap) – o que sobra…no meu caso 1442 MB

Ubuntu_06

Aqui achei uma coisa estranha, o “contador” passou de 4/7 para 5/9. Neste ponto vamos criar uma tabela de partições através do botão New Partition Table.

Ubuntu_06_1

Criação da partição Primária

  • Tipo de partição: primary
  • Tamanho em Megabytes: 5000 (para este exemplo)
  • Localização da nova partição: Begining (início)
  • Com Ext4 e Journling (permite que o sistema mantenha versões de ficheiros)
  • Mount Point: /

Ubuntu_07

Criação da partição Lógica (swap)

  • Tipo de partição: Logical
  • Tamanho em Megabytes: 1442 (para este exemplo)
  • Localização da nova partição: Begining (início)
  • Swap Area

Ubuntu_08

A nossa tabela de partições, terá um aspecto semelhante ao apresentado na imagem seguinte:

Ubuntu_09

Passo 6/9 criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

Ubuntu_10

Verificamos se está tudo bem definido e Install.

Ubuntu_11

Aqui ficam alguns screens que vão aparecendo ao longo do processo de instalação.

Ubuntu_12

Ubuntu_13

Ubuntu_14

Após o sistema estar instalado, é necessário efectuar um reboot.

Ubuntu_15

Primeiro Login

Ubuntu_16

Primeiro teste, vamos ver se funciona a página do pplware.

Ubuntu_17

O Ubuntu 10.04 parece-me um sistema maduro e traz por omissão um conjunto de ferramentas de grande utilidade para qualquer utilizador. Nos próximos dias vamos explorar mais esta distribuição e trazer até vós o que de melhor se faz no mundo open source.

Partilhar:
Tags:

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cfernandes
    cfernandes

    se uma pessoa quiser criar uma partição \home, é só escolher mais uma “new particion table” certo? e mais ou menos quantos gigas devemos ter ou por?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Essa será a partição principal, por isso quando maior melhor

    2. Avatar de ashibarai
      ashibarai

      Ainda não instalei o 10.04 mas sou fã e só uso no trabalho o 9.10..Estou ansioso por mudar, e só não mudo já porque neste momento não me dá grande hipótese nem jeito..

      Relativamente à pergunta, eu aconselho a fazer do seguinte modo:

      Em modo “Live CD” vais ao GParted e crias as partições que queres (isto em caso de quereres Dual Boot com Windows por ex).

      Normalmente eu ponho 15Gb (home), 15Gb(/ – system) e 2Gb (2x a tua memória RAM é o suficiente e aconselhável, no meu caso tenho 1Gb).

      Depois é só fazeres a instalação normal, escolhes onde instalar o home, o system (/) e a swap.

      Depois disso, tens um sistema totalmente funcional e onde se quiseres podes sempre fazer um fresh install e manter todas as definições 😀

      Deixo aqui um link onde explica muito bem este tipo de instalação:

      http://www.youtube.com/watch?v=89ebO-69QXA

      Cyas 😉

      1. Avatar de Nuno Lebreiro

        @ashibarai
        Fiz o upgrade de um Ubuntu Server 8.04 LTS para o 10.04 remotamente e correu as mil maravilhas, o Ubuntu é mesmo impecavel!

        1. Avatar de ashibarai
          ashibarai

          Ubuntu é algo de espectacular 😉

          E cada vez mais user friendly :p

        2. Avatar de Zarluk
          Zarluk

          Atrevido 😉 Eu costumo deixar passar 2 ou 3 semanas, “just in case”… pelo menos, no caso dos servidores 😉

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Gostei 😀

    Vou experimentá-lo

  3. Avatar de running_wild
    running_wild

    Só uma pequena atenção não muito referente ao tópico, cuidado com o ext4 ainda a pouco tempo ia perdendo todos os meus dados com uma falha de luz. Com esta falha uma partição em ext4 deixou de existir, existe ainda alguns erros referente a este novo tipo de formato, consegui recuperar tudo mas voltei a formatar e por tudo em ext3.
    cumps

    1. Avatar de Ocasional
      Ocasional

      …já agora…

      qd saiu o ubuntu com o ext4, passei a usar este tipo de formato, no entanto acabei por ter uns problemas e dps um colega meu aconselhou-me o tipo reiserfs.

      A verdade é que a partir daí tenho funcionado mt bem e qd tenho algum problema e necessito de um arranque forçado ele volta a funcionar direito (o k por vezes n acontecia)…

      Alguém por este forum percebe deste assunto? Qual o melhor formato?

      Abraço

      1. Avatar de running_wild
        running_wild

        Nunca tive problemas com ext3, e já o uso a algum tempo por isso aconselho este 🙂
        desde que comecei a usar o ext4 a partir do 9.04 sempre tive alguns problemas que julgo ser devido ao ext4 e como ia perdendo todos os dados vou-me manter no ext3.
        cumps

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          a minha opiniao ja é diferente, ext4 muito mais rapida e logo como nunca tive erros o que é a opinião da maioria do pessoa que percebe disto e dão ext4 como estavel,aconselho-a é evidente que cada filesystem para sua situação, existem outras para servidores etc, mas eu tenho um desktop e não tenho problemas na minha maquina que deve ser o que se passa na tua.

          cumprimentos

          1. Avatar de Gilson
            Gilson

            lmx, como você disse eu também uso Ubuntu em ext4 e nunca tiva nenhum problema e acho que a maioria não teve,mais sabe como é dependendo do Hardware que cada um tem, pode ocorrer problemas, que na maioria das vezes não é do sistema e sim do seu hardware, que não é bem suportado.

            Windows também tem isso gente!

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    Boas…

    o meu portátil tem um disco de 320GB.
    Quero fazer um dual boot: Ubuntu + Win7

    – Primeiro instalo o Windows?

    – Que partições me recomendam fazer nesta situação?

    – 1,5GB de swap é aconselhável no meu caso?

    – 5GB para o Ubuntu é suficiente?

    Gracias 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quanto tens de memória RAM?

      320 GB, podes dar mais que 5GB um bocado aquele que pode vir a ser o teu sIstema operativo de eleição 🙂

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Pedro,

        tenho 4GB de RAM.

        Nesse caso posso criar uma partição 100GB para o Ubuntu… ou achas que para começar é demais ?

        É que o windows 7, muito provavelmente por culpa da Sony, acho que tenho de instalar o software/drivers/utilities por uma determinada ordem, senão fico sem acesso às funções das teclas “Fn”.

        Há muito tempo que não instalo Linux. O último que usei foi o Linux Mint. Na altura gostei mais do que o Ubuntu.

        Obg pela tua motivação… e pelo artigo tb 😉

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          nao te esqueças de criar uma partição swap que te permita depois hibernar, é que ha muita gente que diz que a maquina ão hiberna e diz que a culpa é do ubuntu, umas vezes é, outras…não.
          normalmente deves ter o dobro da ram como swap, mas acima de determinados valores de ram começa a não surtir efeito por isso 1,5-3gb de swap é excelente.

          cumprimentos

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        Já agora… falaram por aí na criação duma partição Home? Para que serve?

        1. Avatar de JC
          JC

          O /home é onde ficam as pastas e definições pessoais dos programas do utilizador, ie, é uma espécie da pasta “Documents and Settings” no windows. Não é obrigatório criar-se uma (eu já me deixei disso…) mas se criarem e daqui amanhã mudarem para Fedora ou outra coisa qq lá está a vossa /home imaculada e o novo sistema pode aproveitá-la e assim as vossas configs personalizadas mantêm-se.

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            porreiro… desconhecia!
            E também serve para o caso de actualizar para uma próxima edição do Ubuntu, né!?

  5. Avatar de FredRF

    Atenção, antes de instalarem esta distribuição.

    Ao que parece esta versão tem um “major bug”, e algo incomodo.

    Segundo o site Phoronix.com, uma vez instalado o Ubunto 10.4, deixa de ser possível o boot de outro OS:

    “Bug #570765 came up earlier this week and it’s bringing up the fact that when installing Ubuntu 10.04 LTS on a system with another operating system present, GRUB2 will not show the other operating system once installed for the dual/multi-boot system. It doesn’t matter whether the other operating system is Microsoft Windows or another Linux installation, but the GRUB2 boot-loader doesn’t offer you the option to boot that OS, just Ubuntu.”

    Fonte: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=ODE5Ng

    Abraço

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Quanto a isso não sei fiz um upgrade da versão anterior do ubuntu, e continua-me a aparecer o windows 7 no boot.

    2. Avatar de Pedro Marques

      Parece-me que esse bug já se encontra corrigido nesta versão final!
      Ontem instalei no meu portátil o 10.04 e quando arranco continuo a ter disponível para selecção os 3 SO’s: Win7 | Win Server 2008 | Ubuntu 10.04

      1. Avatar de FredRF

        É verdade.

        Foi um Bug que surgiu na versão final, antes de sair cá para fora, mas que foi corrigido antes de sair.

        Foi um alarme despropositado.

    3. Avatar de Ryan
      Ryan

      Uso o Win7 no meu pc de secretaria e nunca tive problema em fazer dual boot. Pelo menos ate agora. Veremos se em versao final terei esse problema.

      1. Avatar de monux
        monux

        – Fiz a instalação do Ubuntu 10.4 em um pc com o W7 e não houve problema com o dual boot.
        – Está tudo OK.

    4. Avatar de César Faria

      Eu fiz download do 10.04 final na noite de quinta para sexta e instalei-o na noite de sexta para sábado. e fiquei sem acesso ao windows 7, de tal forma q qdo entrava com dvd do win, não aparecia nenhuma instalação para reparar. 2ª tentativa: hirens boot cd, com várias ferramentas não consegui reparar o boot do windows de forma nenhuma. 3ª tentiativa novamente dvd do win7 já apareceu SO para reparar, e depois de supostamente o ter reparado… não arrancava.
      Conclusão: tive de voltar ao ubuntu para fazer backups e reinstalar o windows :\ uma manhã e parte da tarde perdidos… e agora a noite para repôr tudo.

      1. Avatar de RafaelPires

        Não é por nada mas tens o grub para te fazer o arranque dos OS foste ver se tava bem configurado??

    5. Avatar de mazinho
      mazinho

      Algumas pessoas ficaram com problemas no grub após fazer uma actualização pela rede.
      A solução é simples, basta ter um live cd do ubuntu 10.04 e restaurar o grub. Não tens que formatar o pc.

  6. Avatar de depenpe
    depenpe

    parece me igual ao anterior quais sao as novidades??

  7. Avatar de patCRUZ
    patCRUZ

    Esta duvida já me surgiu ha algum tempo… Num sistema dual boot, qual o melhor local para instalar o GRUB? No C do Windows ou na própria partição?

    Pergunto isto no caso de haver algum problema futuro no próprio GRUB/Linux ou Windows e conseguir aceder a pelo menos um dos SO.

    1. Avatar de Zarluk
      Zarluk

      Na partição, de modo a ser o Grub a controlar o arranque dos 2 S.O, Acredita que, se vieres a ter problemas, é MUITO mais fácil a recuperação a partir do Grub.

  8. Avatar de meiaz
    meiaz

    qual é o extensão que se escreve na linha de comandos para actualizar o linux??

    1. Avatar de netscooter
      netscooter

      sudo apt-get update
      apt-get upgrade

    2. Avatar de JC
      JC

      Extensão? Querias dizer comando? Acho que podes usar o Update Manager (System -> Administration), basta fazeres Check e ele vai detectar a nova versão.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já instalei, e desistalei

    1. Avatar de JC
      JC

      Eu foi o contrário, mandei o sistema anterior às malvas e fiquei só com este 10.04! Acho que está muito bom. A única coisa que falta é o Gimp mas está ao alcance dum apt-get install.
      E é 1ª vez na vida que uso o tema + wallpaper default (provavelmente vou-me fartar, mas por agora fica assim).

      Já agora deixo aqui os pacotes que instalei imediatemente no 1º boot:

      > apt-get install ubuntu-restricted-extras
      > apt-get install nautilus-open-terminal
      > apt-get install gnome-do
      > apt-get install compizconfig-settings-manager
      > apt-get install build-essential

      1. Avatar de Hawk
        Hawk

        Fiquei curioso, podes dizer o que cada um destes pacotes faz?

        1. Avatar de Kingdra
          Kingdra

          Pergunto o mesmo.

          1. Avatar de Anónino
            Anónino

            O google nunca arrancou nenhum dedo a ninguém

      2. Avatar de JC
        JC

        Desculpem, têm toda a razão, devia ter explicado o que cada pacote contem:

        1) ubuntu-restricted-extras: decoders para MP3, DVD, Flash, Quicktime, WMA e WMV.

        2) nautilus-open-terminal: para ter dentro do Nautilus (no botão direito) a opção “Open in terminal”.

        3) gnome-do: o nome é auto-explicativo, ie, é o Gnome Do (http://do.davebsd.com/).

        4) compizconfig-settings-manager: excelente GUI para configuração das “paneleirices” do ambiente de trabalho, do compiz obviamente.

        5) build-essential: g++, libc’s, etc (bibliotecas para quem compila apps).

        Nem toda a gente precisará deste último package mas os outros são bastante aconselháveis, em especial o 1º. Alguma dúvida não hesitem..

        Cumprs.

        1. Avatar de Hawk
          Hawk

          Obrigado pela resposta e pelas dicas de ótimos pacotes, vou instalar todos.

  10. Avatar de curioso
    curioso

    Tenho o windows xp no meu portatil, e gostava de instalar este linux, mas nao perdendo o xp, ficando com o dual boot! Como devo proceder?
    Obrigado desde já!

  11. Avatar de Pedido de Ajuda
    Pedido de Ajuda

    Desculpem lá este offtopic mas precisava de uma ajudinha vossa.
    Queria “sacar” um video do SIC online mas não há maneira de o conseguir já tentei de tudo, vdownloader, atubecatcher, masstube….já tentei até fazer screenrecorder com o camstudio e nada…agradeço desde já quem me possa ajudar.

  12. Avatar de Deus
    Deus

    Eu tenho um cartão SD de 32 Gb para instalar o ubuntu nele como se fosse um HD, alguem me sabe dizer como faço?

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Então “Deus” não sabe fazer algo tão simples como isso?
      Eu também não… mas não sou nenhum deus…

      1. Avatar de Deus
        Deus

        Estava à espera de um comentario produtivo, gente que não sabe fazer há muita…
        Mas obrigado à mesma…

        1. Avatar de The STK
          The STK

          Procura aqui no pplware por ubuntu usb 😉

          1. Avatar de RafaelPires

            PS: ubuntu usb só deve funcionar se ele tiver um adaptador de cartões USB porque adaptadores integrados, normalmente só funcionam com o OS iniciado e drives instaladas 🙂 logo nao consegues fazer boot por eles 🙂

  13. Avatar de Vitor
    Vitor

    Não mudo para ubuntu por causa do suporte para programas para windows, ainda acho cedo, infelizmente. E ja agora, tambem por causa do suporte para placas graficas ATI..

    1. Avatar de Hawk
      Hawk

      O problema com as placas ATi, não é culpa do Ubuntu e sim da própria AMD/Ati, que deveria parar de ser mesquinha e dar mais atenção ao mundo Linux.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      quanto ao suporte para programas para windows, acho bem pois se queres programas para windows ficas no windows como é obvio, quanto a grafica subscrevo inteiramente, no entanto não percebo qual o teu problema em relação a grafica?!

      cumprimentos

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bom dia

    Gostava de testar antes de me atirar de cabeça, é possivel a instalação num software tipo maquina virtualdentro do w7 x64?

    se sim qual aconselham.

    Obrigado

    1. Avatar de Alexsandro
      Alexsandro

      Tenta com o virtualbox…eu tenho instalado no Win7 a 64 bits e funciona sem problemas.

    2. Avatar de Zarluk
      Zarluk

      O Live CD deve ter, no autorun, a opção de instalar o Ubuntu no Windows (concerteza dentro de um VM, embora não saiba qual)

  15. Avatar de MoosHD
    MoosHD

    é só a mim que não aparece a nova página default do firefox, sem ser com about:home??

  16. Avatar de escriba666
    escriba666

    achei que trava um pouco ao executar flash no navegador
    mas tinha o LTS agora vamos ver o definitivo.

  17. Avatar de JUTEXOL
    JUTEXOL

    Bombastico, verdadeiramente bom, só quem está “preso” a sistemas operativos que transformam as pessoas em dependentes e não independentes é que continuam a ter medo de experimentar maravilhas como esta.

    OBRIGADO CANONICAL

    Apesar de tudo o que está a acontecer no mundo, ainda há quem faça avançar o humanismo e o globo propriamente dito, sem pensar unicamente no lucro a curto prazo.

  18. Avatar de R.Roques
    R.Roques

    Se a minha placa wireless e o placa gráfica funcionassem lá até o instalava.

    Ubuntu + SiS -> Sucks

  19. Avatar de GUiHKX
    GUiHKX

    Fui testar agora no VMware, instalou tudo certo, mas na hora do login, não detectou meu teclado. Sendo assim, não posso entrar! (eu coloquei para aparecer o teclado virtual, mas ele não aparece)

  20. Avatar de Glink
    Glink

    eu experimentei mas continuo com problemas em aceder à net via wireless*, vai dai, não o instalei….

    *1-detecta a rede
    2-pede a pass
    3-ponho a pass
    4-ele tenta ligar
    5-volta ao passo nr2

    1. Avatar de Lucid
      Lucid

      Faz o download da tua placa wireless e faz a instalação do programa Ndiswrapper que permite instalar o driver da placa no ubuntu. Esse problema normalmente acontece nos netbooks .

      1. Avatar de Glink
        Glink

        obrigado ^^

        mas devo tratar disso noutra altura, mas a dica ficou 😛

  21. Avatar de pfbc
    pfbc

    sendo este o meu primeiro post no pplware, quero aproveitar para pedir feedback sobre a utilização desta versão ubuntu nos portáteis…
    gostaria de utilizar ubuntu num asus f52 .. mas da última experiência q tive com ubuntu 8.04 num portátil acer não foi muito boa.. fraca autonomia, não havia perfis de energia que mudasse automaticamente ao colocar/retirar a alimentação, aquecia mt e às vezes não conseguia ligar a redes wireless.. tb posso afirmar que ao fim de algum tempo a bateria cada vez durava menos..

    nesta versão o que se pode dizer acerca disto?

    1. Avatar de Alexsandro
      Alexsandro

      Penso que em todos os niveis que aqui mencionas-te o ubuntu melhorou (autonomia, refrigeração e perfis de energia)…só acho estranho falares que ele aquece mais com o ubunto do que em ms-windows porque tenho colegas que migraram para ubuntu porque tinham processadores AMD que em windows aqueciam muito e no ubuntu não, pode ser o caso do teu acer estar velhote e não ter a ver com o SO em si mas com hardware…

  22. Avatar de JFF
    JFF

    Uso o 9.10 em dual boot com o XP (instalado com o Wubi). Ao pretender actualizar para a nova versão falta-me espaço na partição (cerca de 300 megas). Alguma forma de remediar a coisa sem estragos?
    varri a casa, mas a mensagem continua a ser a mesma…

    1. Avatar de jorge quintino
      jorge quintino

      podes fazer u upgrade para o 10.4

      ou então com instalaste a partir do wubi, vais ao windows removves a versão 9 e instalas a versão 10 .

  23. Avatar de Luan Almeida

    Uma coisa que sempre faço é deixar a swap no começo do HD, o sitema encontra os dados nessa parte do HD mais rapidamente, sendo a Swap uma “extensão” da memória RAM, é interessante tentar deixa-la mais rápida.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É sem duvida uma boa prática.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      de facto é bem pensado, mas não te esqueças que deixando a partição swap mais longe da tua partição ubuntu, começas a ter problemas devido aos tempos de acesso, como desgaste superior.O idela é deixa-las seguidas ;).

      cumprimentos

  24. Avatar de André Prado
    André Prado

    Boas! Eu estou a ficar fascinado com este Ubuntu. Foi a partir de vocês que comecei a conhecer desde o 6. qualquer coisa xD

    Bom, é o seguinte a minha máquina tem o processador com arquitectura x64 e tenho 4GB de RAM, no geral é uma máquina média-alta gama 😉
    Tenho 2Discos Rigidos, um de 250GB (para o Windows 7), e tenho mais um de 500GB para Música, Videos e Documentos e por ai fora 🙂
    A minha dúvida é, o que devo fazer para instalar este Ubuntu 10.04 Final?
    Sei que é um pouco chato para os “users” de linux, mas eu sempre estive ligado com a Microsoft, e só nao mudo de vez, por causa de jogar PES 2010, ver filmes, e usar Office… Mas quero é saber as vossas opinioes, e que ao fim ao cabo, vendam-me o “produto” 🙂

    Cumps

    1. Avatar de JC
      JC

      Penso que ninguém te vai vender um produto que se vende por si.. (eheh)
      Mas o que pretendes saber em concreto? Como instalar? É só ler o artigo no topo da página.

      Uma ressalva: na parte das partições deves ter atenção para criares uma partição para o root / e outra para o swap. Se quiseres manter as coisas simples isto chega. Em termos de tamanho para a / bastam-te 5GB (mínimo, diria) e podes escolher ext4 ou ext3 ou reiserfs (…) como sistema de ficheiros. Já para o swap sei lá 2GB (!). E pronto, o resto é tudo igual ao que está no tutorial em cima. Boa sorte.

  25. Avatar de Raul Manoel
    Raul Manoel

    Olá pessoal. Eu uso o Ubuntu desde a versão 8.04. Nunca tive problemas na instalação, mas agora não estou conseguindo instalar o 10.04. O sistema carrega normal a interface gráfica, no entanto o sistema fica travado, até no modo texto o sistema trava. O meu vídeo é onboard HD2100. Acho q deve ser problemas com o video, gostaria da opnião de vocês.

  26. Avatar de jorge quintino
    jorge quintino

    Muito simple

    wubi

    http://wubi-installer.org/

    no site do ubuntu tem la a versão 10.4

    ja usei, sem stress

  27. Avatar de orlandohorta
    orlandohorta

    Eu também digo o mesmo que o Raul. Tentei instalar só de Cd e fica travado no rato e no teclado não deixa fazer mais nada.
    tenho ultimate 2,5 do linux e e muito bom

  28. Avatar de Miguel Amorim
    Miguel Amorim

    Boas, como instalo através de uma pen? e ao total quantas partições devo criar? cumps

    1. Avatar de AndOr
      AndOr

      Descarrega o programa UNetbootin e a imagem (.iso) da versão do Ubuntu ou qualquer outra distro que queres. Depois arranjas uma pen-usb e formatas para FAT32.Finalmente é só utilizares o programa que te indiquei e ficas com assim com uma pen que te permite a instalação.

      Se pesquisares deves encontrar um tuturial muito mais completo 🙂

  29. Avatar de ze
    ze

    Boas a todos, fica aqui uma questão que talvez alguém saiba como resolver.
    Tenho um Portátil para o trabalho, que só funciona com Windows, passo a explicar melhor, qualquer, e quando digo qualquer já experimentei mais de 10 distros, versão do Linux que instale, faz com que o Portátil se desligue sem aviso prévio e em intervalos irregulares. Alguém que já teve os mesmos sintomas sabe como resolver?

    1. Avatar de JC
      JC

      Esses desligares súbitos são sempre difíceis de resolver à distância 🙂 Mas sugiro veres os logs do Xorg (/var/log) ou do kernel…

  30. Avatar de Henry Jr
    Henry Jr

    No meu notebook TOSHIBA instalação perfeita; Já no DELL INSPIRON 1525 não reconheceu a WIreless, Até o bluetooth reconheceu… estranho d++.

    Se alguém souber me ajudar agradeço.

  31. Avatar de Paulo
    Paulo

    A minha história é simples e retrata bem o qto gostei deste novo linux.
    Formatei o pc, instalei o win7, instalei as drivers, fiz reboot, instalei o linux e nunca mais voltei ao win7! 😀
    Acho que está tudo dito.

  32. Avatar de André Prado
    André Prado

    Bem, de facto, depois de grandes atrofios com a cena das partições, instalei, acabei por formatar o meu windows 7, e pronto cá vou eu para o Ubuntu, até agr, uma das cenas que me desilude, é o facto de não poder ver mais Stream, e videos no youtube, pelo menos eu nao consigo 🙁
    Tenho o ubuntu 10.04 x64

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Instala o pacote ubuntu-restricted-extras

  33. Avatar de André Prado
    André Prado

    nao estou a conseguir executar os comandos na consola :S

    1. Avatar de JC
      JC

      Não consegues executar os comandos? Como assim!? Explica-te rapaz…

  34. Avatar de André Prado
    André Prado

    nao consigo executar comandos na consola, dá sempre erro 🙁
    Sou novato no mundo do linux

    1. Avatar de Henrique

      Depende. Você está digitando o comando certo? Está colocando sua senha correta? http://ubuntuforum-br.org/

  35. Avatar de Henrique

    A unica coisa que me assustou foi essa idéia de escolher o idioma depois que bootar o sistema, afinal, estou acostumado a escolher o idioma e o Live-CD logo que o CD é iniciado…

  36. Avatar de Aptenodytes Tuxus
    Aptenodytes Tuxus

    Odeio este novo tema do Ubuntu, que coisa mais horrível.
    Eu sei que é fácil mudar, mas na minha opinião foi uma muito má escolha.

    1. Avatar de Henrique

      Por que não gostou? Afinal, a combinação e o estilo “a lá Mac” ficou otimo….

  37. Avatar de Hawk
    Hawk

    Instalei na minha máquina virtual e está tudo funcionando 100%.
    Este novo Ubuntu está espetacular.

  38. Avatar de Luis Pereira
    Luis Pereira

    Bom dia a todos..

    UM POUCO OFFTOPIC

    Já à algum tempo que uso ubuntu mas há algo que gostava de fazer e ainda não consegui. Eu gosto de uma personalizaçao que faço com o Ubuntu Tweak que é o show windows quando levo o rato a um canto do ecra (um pouco estilo mac). Mas por vezes isto não dá muito jeito. É possível fazer esse efeito com uma combinação de teclas? Se sim como?

    desde já Obrigado

    1. Avatar de JC
      JC

      Não sei bem o que é esse “show windows” mas tenta a seguinte combinação: SUPER + w

      (Onde SUPER é a tecla Win)

      Se o que queres é ver o desktop (e esconder todas as janelas abertas) tenta: Ctrl + Alt + d

      Espero ter ajudado.. Caso contrário explica melhor o que é esse “show windows”.

  39. Avatar de neox
    neox

    estou com um problema, desapareceu o ícone do painel de cima do estado de rede, como tenho problemas de rede faz-me bastante falta, já tentei algumas coisas e até agora nada, alguem tem solução para este problema?

    1. Avatar de JC
      JC

      Abre uma consola e escreve: nm-applet

      1. Avatar de neox
        neox

        Gtk-Message: (for origin information, set GTK_DEBUG): failed to retrieve property `GtkWidget::visited-link-color’ of type `GdkColor’ from rc file value “((GString*) 0x91b13a0)” of type `GString’
        Uma instância de nm-applet já está a correr.

        ** (nm-applet:2449): WARNING **: constructor(): Couldn’t initialize the D-Bus manager.

  40. Avatar de AndOr
    AndOr

    Boas

    Encontrei um site que me ajudou a resolver alguns problemas após a instalação. Para quem quiser fica aqui o endereço:

    http://ubuntuparatotos.com/

    1. Avatar de d05
      d05

      Bom site.Vai já para os meus favoritos.

  41. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu instalei o Ubuntu através do Wubi. O meu portátil tem 2 baterias, uma de 6 células e outra de 9. Mas agora que instalei o ubuntu a minha bateria de 9 células gasta-se em 20 minutos enquanto a outra dura-me 1h, k é o tempo normal… a alguém aconteceu o mesmo?

  42. Avatar de dajosova
    dajosova

    Bem… instalei o Ubuntu e achei fantástico.

    Ando com dores de cabeça no Windows porque não reconhece as teclas Fn !!

    No Ubuntu tudo ficou a funcionar na perfeição! 😮

    Já agora, existe algum inconveniente por ter instalado o Ubuntu a partir do Windows? Ficou com dual boot na mesma.

    Obg

  43. Avatar de Ulisses
    Ulisses

    Olá a todos,

    ao virtualizar o Ubuntu 10.04 em vmware, o install corre todo de seguida sem aparecer os screens da língua, fuso horário, etc… Ou seja, começa logo no ecrã de installing System. Alguém me pode dar uma ajuda por favor?

    Obrigado.

  44. Avatar de Elton
    Elton

    Gostaria de saber como posso alterar o DOMINIO e GRUPO DE TRABALHO no Ubuntu 10.04 pois não aparece o menu ADMINISTRAÇÃO / REDE como algumas dicas que encontrei na net.

    Vlw.

  45. Avatar de André Oliveira
    André Oliveira

    Olá.
    Quero instalar o ubuntu 10.04 mas tenho tido alguns problemas. Nem sei bem explicar esses problemas, tem a ver com interrupções e a não detecção de drives usb. Se alguém souber alguns “truques” agradecia. Deixo aqui as características do meu portátil: é um insys 8761su, intel T2410 4G de RAM, HD 329GB SATA e GFORCE 9300.
    Desde já muito obrigado.

  46. Avatar de Davison

    Treinamento para novos instrutores Ubuntu

    A Fuctura, Master Ubuntu para treinamento, junto com os novos Partners Ubuntu Brasil, lança o programa para formação de instrutores oficiais Ubuntu com o objetivo de treinar, formar e contratar instrutores em todo território nacional.

    Vantagens para o Instrutor

    O programa oferece várias vantagens, entre elas a possibilidade do instrutor trabalhar em todo território nacional, ter o investimento do curso devolvido junto com a sua primeira turma ministrada, e ter um contato direto com a equipe de treinamento e desenvolvimento da Canonical.

    Participe: http://www.aprendaubuntu.com.br

    O programa de treinamento vai atender inicialmente:

    1. Recife, PE: 24 de maio (Fuctura)
    2. Petrolina, PE: 05 e 06 de junho e 12 e 13 de junho (Fuctura)
    3. Maceió, AL: 12 e 13 de junho e 19 e 20 de junho (Oficina Livre)
    4. Porto Alegre, RS: 19 e 20 de junho e 26 e 27 de junho (Hitec)
    5. Fortaleza, CE: 19 e 20 de junho e 26 e 27 de junho
    6. Belo Horizonte, MG: 10 e 11 de julho e 17 e 18 de julho
    7. João Pessoa, PB: aguarde
    8. São Paulo, SP: aguarde
    9. Rio de Janeiro, RJ: aguarde
    10. Manaus, AM: aguarde

  47. Avatar de Flávio
    Flávio

    Caros amigos,
    Instalei o Ubuntu 9.10 e atualizei-o pelo Gerenciador de Atualizações para o 10.04, porém estou enfrentando alguns problemas:
    1) como tenho também o Windows XP instalado na minha máquina, o GRUB inicial me apresenta a opção de escolha do sistema operacional, porém tem apresentado os dois Kernel 2.6.32.22(funciona) e 2.6.32.21(trava), se não me engano. Como faço para excluir o mais antigo ?
    2) quando escolho o mais recente, ele inicia o Ubuntu 10.04, porém a tela inicial está descentralizada e a imagem apresenta alguns erros. Devo reinstalá-lo ?
    Grande Abraço,
    Flávio

  48. Avatar de Antonio
    Antonio

    Instalei o ubuntu 10.04 é perfeito…. mas ou menos, tenho um tablet Wacon Bamboo Pen&Touch USB. Como eu consigo a lista de driver para esta versão do Ubuntu? Este dispositivo é reconhecido ???? Conto com ajuda, o google, não foi muito auxiliador…
    Agradeço a ajuda, para me livrar da maldição do Windows.

  49. Avatar de Francisco Filho
    Francisco Filho

    ROBLEMAS DE INSTALAÇÃO:

    Olá, há alguns meses eu utilizava o ubuntu 9.1 junto com o Windows XP e nunca tive problemas. A instalação foi super fácil. Porem, mes passado meu HD pifou e perdi tudo. Já com um novo HD, instalei o Windows 7 e estou tentando instalar o Ubuntu 10.04, porém não estou conseguindo.
    *Já baixei mais de uma vez a imagem do CD do site do ubuntu.com, verifiquei com o md5 e tá tudo ok. porém, quando dou o boot com o CD, as opçoes de instalar, executar sem instalar e verificar memória simplesmente não funciona.
    *tentei instalar via windows com o wubi.exe e dá um erro que o menu do cd não é reconhecido. detalhe, já é o terceiro cd que eu queimo e nada funciona.
    alguem por favor, poderia me ajudar. HELP!!!!

  50. Avatar de Luizmar
    Luizmar

    CONFLITO DE PARTICOES!!

    Olá. Estou tendo um problema um tanto curioso.
    Meu computador tem 2 Hd’s. 160 e 250. Eu usava o windows 7 versao Beta (build 7077) no de 160 e o ubuntu 9.04 no de 160. Como meu windows estava dando problema devido a licenca (reiniciava de hora em hora) e quiz atualizar meu ubuntu para uma versao mais nova. Um amigo meu me mostrou e gostei muito.

    Pois bem, o curioso eh que eu instalo o windows 7 e quando instalo o ubuntu ele simplesmente some com todas as particoes. Quando ligo o pc ele nao inicia nem windows nem linux. Quando coloquei o dvd do windows 7 pra instalar novamente ele dava um erro de particao e fazia referencia ao hd em que o ubuntu estava. Eu nao alterei o hd em que estava instalado o windows, apenas formatei.
    Como nao achei solucao coloquei o cd do Windows XP, quando fui instalar dava o mesmo erro.
    Desliguei o pc, tirei o hd de 250 e aí sim consegui instalar o windows xp. Desliguei o pc, liguei novamente o hd de 250 e iniciei o pc. Ligou o windows. Instalei o Ubuntu 10.04 no hd de 250 pelo cd mas quando deu o boot eh como se o ubuntu nao tivesse sido instalado.

    Depois disso consegui instalar o windows 7 sobrescrevendo a instalacao do windows xp mas nao consegui instalar o ubuntu

    Alguem poderia me ajudar??

    1. Avatar de Hawk
      Hawk

      Post sua dúvida no fórum: http://forum.pplware.com/ lá você será melhor “servido”.

  51. Avatar de Crisar
    Crisar

    Tenho um pequeno problema, quando chego no passo “QUEM É VOCÊ?”, depois de “copiar os ficheiros” aparece a mensagem,”Pronto assim que você estiver…” e o botão para avançar está desactivado e não avança desta situação.
    Será que alguém pode-me ajudar?

  52. Avatar de jose
    jose

    tem windows tenho disco c que e o do windows d bakcup k que e livre :
    mas quando coloco o cd do ubunto ai coloco tudo né ai quando vo escoler o disco manuamente ai so aparece disco c e disco d mais o k nao aparece por que ?