Saiu o Caixa Mágica 16 – O Linux português

46 Comentários

Por Miguel Almeida para o PPLWARE

No início do ano foi dado a conhecer a data prevista para o lançamento da nova versão da distribuição Portuguesa de Linux Caixa Mágica. Depois de uma versão Beta eis que chegou finalmente a versão final que está a partir de hoje disponível para download.

cm_16

Como foi anunciado aqui esta nova distribuição traz algumas novidades entre as quais a mudança de plataforma. Esta nova versão tem uma base Debian partilhando pacotes com Ubuntu e Mint, contrariando as suas distribuições anteriores que eram baseadas em Mandriva. De qualquer das formas para quem tenciona continuar a usar as versões anteriores pode fazê-lo, pois a equipa responsável pelo projecto continua assegurar suporte às suas antigas distribuições em particular à Caixa Mágica 12, Caixa Mágica 14 e Caixa Mágica 15.

Contudo, esta mudança vem trazer novos objectivos para o projecto com especial incidência em quatro áreas principais do mundo Linux:

  • Networking / mobile: fornecendo o melhor suporte de rede a nível de distribuições de Linux, beneficiando do esforço conjunto do projecto europeu ULOOP, e afirmando-se como player na plataforma Android (através de apostas globais como o Aptoide / Bazaar)
  • Meta-instaladores: continuando a desenvolver o APT e integrando o suporte para rollback e solving em soluções empresariais como as que perseguiram com os parceiros do projecto europeu projecto Timbus.
  • Green computing:  o Linux tem de estar preparado para os desafios energéticos que são colocados (poupança de energia, virtualização,…)
  • Consultoria open source em grandes projectos com vertente internacional.
Novidades na Caixa Mágica 16:
  • Firefox 4.0;
  • LibreOffice 3.3;
  • Centro de Software Caixa Mágica;
  • Novo formato de pacotes – DEB;
  • Novo instalador mais simples.
  • Gestor de fotografias Shotwell;
  • Reprodutor de Música Banshee;
  • Detecção automática de drivers proprietários

Algumas novidades que vão estar disponíveis na próxima semana:

  • A versão KDE;
  • Lançamento de Live DVD’s das versões Gnome e KDE com software extra.

cm_16_0

É sempre de saudar quando vemos uma distribuição de Linux com qualidade, a continuar o seu desenvolvimento num país em que por vezes projectos de qualidade como este são abandonados.

Parabéns a esta equipa e que continuem com o excelente projecto.

Artigos relacionados

Licença: GPL
Sistemas Operativos:
Download: CM16 32 bits | 64 bits [709 MB]
Homepage: Caixa Mágica

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Márcio
    Márcio

    A interface é muito parecida com a do Ubuntu.

    Até a fonte é a mesma. Nós não conseguimos ser mais originais?

    1. Avatar de Pedro Albuquerque

      Realmente. Em vez de meterem o tema Ambiance por default metem o Radiance e mudam o Wallpaper, o ícone do menu e trocam o que diz Ubuntu por Caixa Mágica e voilá, nova distro. Assim também eu!

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Juro que não entendo o que é o Caixa Mágica. Que tem de diferente? É tipo o magalhães, “computador portugues” que não é mais que uma cópia :/

      2. Avatar de Zé

        Se a ignorância dê-se dinheiro vocês eram ricos.

        Isso é a interface do gnome, tanto o ubuntu como a caixa magica e muitas outras distros que usam o gnome ficam assim, parecidas, simplesmente porque têm a interface do gnome.

        O que as distros têm de diferente, e muito, é o que está por detrás e não a sua aparência.

        1. Avatar de Treco
          Treco

          Se mudassem para o KDE apareceriam vários comentários chamando o Caixa Mágica de inovador? kkkkk

      3. Avatar de Visitante
        Visitante

        Realmente -.-

      4. Avatar de Vasco

        Fácil é criar uma distro. Difícil é mantê-la.

  2. Avatar de Navyseal

    Não concordo com o titulo, porque não é a única distro portuguesa:

    Alinex
    PAIPIX
    Super OS
    Xange

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Navyseal, mas diz lá que é única? 🙂

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        A expressão “O linux português” realmente quantifica em apenas um. Acho que o objectivo era transmitir “o linux português mais representativo”, mas um artigo técnico deve ser escrito em português correcto e claro.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Acho que isso é uma “mesquinhice” 🙂

        2. Avatar de Nuno José
          Nuno José

          Boa sorte em tentares corrigir alguém no pplware, eles nunca falham.

      2. Avatar de Navyseal

        Induz em erro e pelos vistos não fui eu o único que percepcionou como tal.

        Uma alternativa seria: Saiu o Caixa Mágica 16 – Uma distribuição Linux portuguesa

        Não estou aqui para deitar abaixo, é apenas uma critica construtiva.

  3. Avatar de ruben
    ruben

    Tenho um erro 141 do ubi-partman quando estou a tentar instalar o CM no meu PC, podem ver mais acerca do meu problema no ticket que enviei á CM em:http://contribsoft.caixamagica.pt/trac/ticket/834
    Alguem sabe como resolver este problema?

    1. Avatar de eu
      eu

      experimenta gravar para uma pen usb ou cartão memória pelo unetbootin. depois diz algo. cumps

      1. Avatar de ruben
        ruben

        Acabei de tentar e continua a dar o erro e não conseguir instalar o CM16

        1. Avatar de eu
          eu

          volta a baixar de novo, sem nenhum gerenciadores de download

      1. Avatar de ruben
        ruben

        Eu apaguei uma das minhas particoes e criei nessa outra particao mas ainda assim nao consigo instalar.

          1. Avatar de ruben
            ruben

            Este não deve ser porque pelo que percebi o erro ocorre quando o user selectionou o modo de instalação no disco (particionamento), o meu dá erro depois da confirmação que tamos ligados á net, temos espaço suficiente e o outro que já não me lembro qul era e se eu carregar em continue anyway ele salta para o passo da selecção do fuso horário.

  4. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Acho que vou esperar pelo KDE. Não consigo gostar do gnome… :S

  5. Avatar de lumitoro
    lumitoro

    Quando experimentei numa máquina virtual,alguns anos atrás, não achei grande espingarda e depois quando se deram conta que o gcompris estava mal traduzido e era instalado por defeito nos magalhães fiquei exasperado, não houve uma supervisão correta da parte da caixa para fornecer aos pais uma plataforma open-source credível. Mas nem tudo é mau :P. Da ultima vez que experimentei até gostei mas como usava, e uso, kubuntu, não era para mim uma opção que agradável, já que tinha de relembrar algumas coisas do mandrake (ou mandriva) e reconfigurar quase tudo, mas agora com debian vou testar de novo. Abraço.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      Zé…nao deve valer a pena a explicação :), as vezes pregamos para dezenas de pessoas mudas…

      cmps

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      õ comentario anterior foi mal inserido…deveria ficar num outro contexto que não este…
      Em relação ao GCompris, perdes-te uma boa oportonidade de ficar calado, a caixa magica nada tem a ver com o GCompris, este era traduzido por um senhor que salvo erro vive em França e tem claramente o triplo de formação académica que os nossos deputados da treta, foi muito feio da parte desse artista ter tentado destruir algo que podia nos 10-20 anos futuros vir a ser uma coisa em grande para o PAis…mas quis a ignorância e os interesses de terceiros que assim não fosse, aliados á atitude vampiresca dos jornais que aproveitam cada gota de sangue para a sugar…
      Quantos programas tinhas que instalar extra para que conseguisses trabalhar no XP???Ou será que a malta tem umas palas do lado…e a falta de segurança aliada a maquinas windows, onde as criancinhas vão navegar…alguém tem isso em conta…e os valores altruístas presentes no linux, e que são bastante educativos, alguém tem isso em conta??Ninguém teve e o português retirou essa possiblidade aos seus filhos de aprenderem o significado dessas coisas…portanto não culpem a Caixa Magica por tais actos cobardes, e mesquinhos…culpem sim o povo!!!

      cmps

  6. Avatar de Marcello Hermannio
    Marcello Hermannio

    Hoje em dia todos os derivados o ubuntu continuam com a mesma interface. não se dão ao trabalho nem de modificar.

  7. Avatar de Ricardo Silva

    O Caixa Mágica já foi baseado em duas distribuições. Talvez o tema baseado seja um pouco forte. Porém já usou em tempos idos, algumas coisas de Suse Linux (E sim Paulo 300, até os scripts de arranque eram), e agora mais tarde Mandriva. O que é até uma boa escolha.
    De qualquer das formas o Caixa Mágica sempre se apoiou em outras distribuições com packages “RPM”.
    Por isso parece Ubuntu não encaixa bem até porque o Caixa Mágica além de existir à mais tempo que o Ubuntu, os temas deste ultimo podem ser usado em todas as demais. Existe ali muito trabalho feito por baixo de um tema generico.
    Não tirem valor às coisas. E claro que a Caixa Mágica não tem o poder de uma Canonical ou de uma Novell ou Red Hat.
    Em relação ao título parece-me bem. De todas as que existem é a que mais representa Portugal. Cá e lá fora.

  8. Avatar de gramer
    gramer

    experimentem la ‘uname -a’ a ver se ainda aparece ubuntu como tal acontecia na versao beta

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Sim.

  9. Avatar de R o B
    R o B

    Então é um ubuntu sem unity?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      sim a CM desta vez acertou em cheio, obviamente ouvindo o feedback dessa interface….
      Mas o que esta debaixo, e embora esta seja a primeira versão tem muitas diferenças…mas claro a partilha é uma coisa fundamental no mundo linux…e também o motivo por ela ser tão forte e ideológica!!
      As proximas versões virão ainda melhores tenho a certeza…será de esperar.
      Resta-me desejar Long Life to Magic Box!!! 🙂

      cmps

  10. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Bom dia. Alguma maneira de instalar CM16 no magalhães 2 com todo o software que vem por defeito na instalação pré-configurada do mesmo (CM14 !!!!!). Obrigado

    1. Avatar de Valquíria
      Valquíria

      Edubuntu cabe no Magalhães 1 ao lado do W7, é só uma questão de saber arrumar bem as coisas…

  11. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Malta tenho uma questao!
    Quero instalar o Mint e gostava de saber qual a melhor versao se a com Gnome se com KDE ou LXDE, a diferença de performance é grande?

    É q a maquina onde vou instalar é velhinha um reliquia, compaq presarium pentium 4 1.6Ghz 512Ram….aguenta?

    Abraços

  12. Avatar de Alucard

    Confesso que como actualmente até ando a tentar variar e procurar coisas diferentes do Ubuntu, como o SUSE e o Mageia/Mandriva, a decisão da Caixa Mágica não me é muito agradável.Mas de facto, eles deram ouvidos aos seus utilizadores e isso é de louvar. Desejo-lhes o maior dos sucessos. O primeiro Linux que instalei no computador foi o CM10 e nunca hei-de de esquecer a experiência que foi descobrir um mundo totalmente novo.

  13. Avatar de Tiago Ribeiro
    Tiago Ribeiro

    Até fico maluco com maior parte de voces, se fosse uma distro estrangeira secalhar até era boa, como é portuguesa é tudo imitação.
    Vamos lá apoiar o que é nosso porque eles têm merito, a caixa magica ja existe a uns bons anos e ainda está viva contra a febre do “ubuntu”

  14. Avatar de Ryan
    Ryan

    Vou fazer o download disto e experimentar num live cd… se me agradar acho que nao sera ma ideia dar uso a um projecto portugues que bem precisa. Tirando algumas coisas no nosso pais, entre elas a politica e o futebol, o que e Nacional e mesmo bom.

  15. Avatar de Nasp

    E o Unity ficou de fora…. gosto disso 🙂

  16. Avatar de brso01
    brso01

    Esta versão ainda usa o gnome2 ou já vai ter o novo gnome3? ainda não experimentei o novo….
    É sempre bom ter uma distro linux feita por portugueses, seja ela qual for,e acho que o segredo do linux é a partilha de conhecimentos e desemvolvimento que dai resulta, por isso não sejam injustos e quem me dera que todos os magalhaes tivessem o CM16 instalado assim as crianças não cresciam a pensar que o windows é o mesmo que pc..

  17. Avatar de nocomentes
    nocomentes

    DEB?!

    estes gajos não devem estar bem da cabeça!!! A esta altura vão trocar o RPM pelo DEB?! É por isto que andamos para a frente…. tão devagarinho………………

  18. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    Sendo novo nestas andanças, parece-me bem que, agora que saiu o Ubuntu 11, o caixa mágica 16 passou a ser igual ao ubuntu 10. Esperava-se mais imaginação!

    Bem hajam!

  19. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    O projecto é Português e é de louvar mas vamos lá a ser mais criativos e arrojados. Continuem a trabalhar e a melhorar.

    Bem hajam!

  20. Avatar de Luis Machado
    Luis Machado

    Desculpem todos a minha singela ignorância mas eu depois de instalar o Cx Mág 16 ainda posso instalar o GNOME_3.i686-1.0.0-Build1.1 se não gostar do ambiente gráfico, ou estou a dizer asneira??? Alguém iluminado esclarece este pobre coitado que se iniciou agora nestas coisas do Linux, a minha luta para deixar os sistemas comerciais foi dura…

  21. Avatar de MGuerraT
    MGuerraT

    Boas , alguém conhece algum programa que permita sacar músicas no Caixa Mágica 16 ?
    Agradecido ,
    MGuerraT

  22. Avatar de josé
    josé

    boas sempre tive windows mas como gasto imenso dinheiro com windows jmff.gel@hotmail.com aora no pc com windows seven o caixa magica gnome ao qual a mim parece o melhor penso eu , algume me diz quais as diferenças entre os varios tipos de caixa maigica 16 ? parece igual ao unbutu so com uma diferença o caixa magica é mais velho, mas eu não sei com se descarrega aqui os donwloads