Flame, o smartphone de testes com Firefox OS já está à venda

22 Comentários

As guerras e as lutas que há alguns anos atrás estavam presentes nos sistemas operativos criados para os desktops migraram de forma avassaladora para o mundo dos dispositivos móveis.

Para além dos concorrentes bem conhecidos e firmados começam a surgir algumas alternativas bem sólidas e que prometem revolucionar a industria.

O Firefox OS, o sistema operativo móvel da Mozilla, está lentamente a preparar a sua posição e tem agora a sua primeira oferta “oficial”, o Flame, para todos os que querem começar a programar para este SO.

ffox_os_1

O Flame é o equipamento padrão criado pela Mozilla para todos os que querem iniciar-se neste novo sistema operativo. Foi criado como sendo um equipamento adaptado e ajustável ao que se espera virem a ser os smartphones a serem equipados com este sistema operativo.

Para além das suas características técnicas que se ajustam ao mercado alvo, o Flame pode ser configurado para ter uma memória variável e assim testar as aplicações em vários ambientes.

Por ser uma máquina de testes foi decidido manter o seu preço num valor baixo, sendo o Flame comercializado por cerca de 128 euros (170 dólares), garantindo uma plataforma acessível e bastante boa para os testes.

Com um ecrã FWVGA e um processador dual core, garante que será mais simples aos programadores criarem as suas aplicações, não tendo de se preocupar em testar várias máquinas e focando-se no software.

Especificações do Flame

  • Processador 1.2GHZ Dual core, Qualcomm MSM8210 Snapdragon
  • Ecrã 4.5” (FWVGA 854×480 pixels)
  • Câmaras: Traseira: 5MP com auto-focus e flash / Frontal: 2MP
  • Frequências: GSM 850/900/1800/1900MHz – UMTS 850/900/1900/2100MHz
  • 8GB memoria
  • 256MB – 1GB RAM (ajustavel pelo utilizador)
  • A-GPS, NFC
  • Suporte para Dual SIM
  • Capacidade da bateria: 1,800 mAh
  • WiFi: 802.11 b/g/n, Bluetooth 3.0, Micro USB, MicroSD

O Flame não é uma novidade no mundo do Firefox OS, tendo sido já apresentado no inicio deste ano, mas está agora a ser novamente apresentado pela Mozilla, por estar finalmente disponível para compra por todos.

Depois de sido apresentado e colocado em pré-venda em Maio deste ano, está agora disponível para compra directa no Everbuying.com, o parceiro escolhido pela Mozilla para o comercializar.

ffox_os_2

Como já referimos e mostrámos em diversas ocasiões, o Flame não é o primeiro smartphone com Firefox OS a chegar ao mercado. O o Keon, o Peak e o Revolution, da Espanhola Geeksphone ou o ZTE Open são algumas das ofertas já disponíveis, mas o Flame é o primeiro criado pela Mozilla com o cunho de ser o telefone a ser usado para desenvolver aplicações para este novo sistema operativo.

A Mozilla espera agora que com a disponibilização do Flame o seu sistema operativo cresça e comece a ter a sua loja de aplicações com muitas mais oferta e com a qualidade que se espera.

Qualquer um pode encomendar o Flame e começar a criar as suas aplicações, baseadas no que de melhor o Firefox OS tem, as linguagens de programação web associadas e que são a sua base.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FXX
    FXX

    “256MB – 1GB RAM (ajustavel pelo utilizador)”

    Ajustável como assim?

    1. Avatar de monk
      monk

      da pa escolheres quanto queres de ram

    2. Avatar de Hugo Batista
      Hugo Batista

      O próprio Firefox OS permite ajustar a RAM disponível de forma a testar aplicação dentro de diversos ambientes, ou seja, pouca ou muita memória disponível.

      Algo que o Android também beneficiaria (tanto quanto eu sei não permite, a não ser que se criem AVD’s).

      Cumps

  2. Avatar de helcap06
    helcap06

    Parece um Moto E com flash e botão de Home de um Iphone.
    falta saber a fiavilidade do SO, sera este SO um concorrente ao
    WP, Android, IOS, BB, eles andem ai e são mais que as mães.

  3. Avatar de helcap06
    helcap06

    fiabilidade

  4. Avatar de dio
    dio

    Com essas características, maquina de testes, preço baixo 170$?? Vão vender muitos, vão…

  5. Avatar de monk
    monk

    as pessoa criticam porque tem opção de 256mb de ram… se o sistema não pede mais porque as pessoas reclamam?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      O telemóvel tem 1GB, se quiseres, podes desligar até ficar com 256MB, para testares a tua app…

      1. Avatar de monk
        monk

        esquece nelson esquece

  6. Avatar de mythic
    mythic

    eu queria era 1 SO que não estive-se sempre a pedir a nossa localização (ios)ou que não estive-se a pedir para aceder a nossa lista telefonica,sms,emails,vida pessoal(android) a cada apps que se instala….isso sim era 1 SO fixe

    1. Avatar de monk
      monk

      tens o symbian(morto)
      salfish, bb10 e outros…

    2. Avatar de Andre Ferreira Andrade
      Andre Ferreira Andrade

      Tu precisas é de meter mais tabaco e menos ganza…..

      1. Avatar de bizugodaterra
        bizugodaterra

        +1 lol

    3. Avatar de Nice
      Nice

      estivesse***

      Mais 1 que não sabe conjugar verbos.

    4. Avatar de Rui
      Rui

      “eu queria era 1 SO que não estive-se sempre a pedir a nossa localização (ios)”

      Definições / Privacidade / Serviços de localização

      Podes desabilitar tudo ou escolher quais as apps que podem “pedir” a tua localização.

      1. Avatar de badsector
        badsector

        Desabilitar? 😐

        Esse português é de onde?

    5. Avatar de Cláudio Oliveira
      Cláudio Oliveira

      Nokia 3310. Experimenta.

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Últimas notícias “O Android também abafou o Frefox OS” por causa do preço.

    Preço do smartphone do post: €120 (não há despesas de envio) + 23,25% de IVA + despesas de salfandegamento = €160

    “É barato!”. Pois, mas por alguma coisa a Microsoft, a perder dinheiro, tem que vender Lumias mais baratos.

  8. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu já experimentei o firefox OS no meu dispositivo e até é rápido e com um design atractivo. Gostei

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Qual é o teu dispositivo?

        1. Avatar de Pedro Simões

          Tens aqui melhor e com muito mais detalhe:

          https://pplware.sitedev.pt/informacao/ja-podemos-testar-o-firefox-os/
          https://pplware.sitedev.pt/informacao/firefox-os-simulator-3-um-passo-mais-perto-da-versao-final/

          Se querem conhecer o Firefox OS sem comprarem um telefone que o suporte, testem as versões de teste dentro do browser.