Já podemos testar o Firefox Mobile OS

63 Comentários

O anúncio da chegada de mais um sistema operativo móvel causou alguma instabilidade e veio abrir ainda mais as possibilidades de integração com os dispositivos que destes fazem uso.

O Firefox Mobile OS, fruto da vontade da Mozilla em disponibilizar uma plataforma de desenvolvimento mais simples e de um SO aberto, é cada vez mais uma realidade e começam agora a surgir as primeiras versões para testes.



Se até à pouco tempo não passava de uma ideia e de uma vontade, o Firefox Mobile OS está a ser desenvolvido a bom ritmo, começando agora a surgir as primeiras amostras do que será este novo sistema operativo.

O interesse revelado pelo Firefox Mobile OS foi bastante grande, tendo a Mozilla do seu lado já alguns fabricantes de equipamento e operadoras de telecomunicações. É esperado que no início do próximo ano surja já os primeiros equipamentos equipados com o Firefox Mobile OS e disponíveis para compra.

À semelhança do que fez aquando da disponibilização da versão do Firefox para dispositivos móveis, passa a ser possível testar o Firefox Mobile OS no desktop de qualquer computador.

A ideia desta disponibilização prende-se com a vontade de os programadores começarem a desenvolver as aplicações que vão popular o Firefox Mobile OS e assim estas estarem disponíveis de imediato aquando do seu lançamento.

Esta versão apresenta já o que se pensa ser uma versão perto da final da sua interface, lembrando esta outros sistemas operativos que estão já disponíveis.

Qualquer curioso que pretenda ver o Firefox Mobile OS em funcionamento pode seguir as instruções que estão disponíveis neste artigo. Não são complicadas mas requerem que as sigam à risca.

Comecem pro descarregar e executar o B2G, agora disponibilizado pela Mozilla e depois sigam as instruções abaixo:

git clone git://github.com/mozilla-b2g/gaia
make -C gaia profile
/caminho/para/b2g -profile gaia/profile

Se pretenderem começar a desenvolver para o Firefox Mobile OS esta é a plataforma que devem usar. Se a ideia é apenas ver o que Mozilla está a preparar então recomendamos que a instalem e verifiquem.

O que pode para já ser visto do Firefox Mobile OS mostra um sistema operativo móvel simples de usar e com as funcionalidades que se esperavam. Ainda está pouco maduro, mas com a certeza de que vai ser desenvolvido, irá ser estável e com imensas capacidades.

A abordagem da Mozilla ao desenvolver um SO assente em HTML5 e outras tecnologias web garantem que as aplicações são mais simples de criar e que a adaptação será muito menor, para todos os que desenvolvem aplicações para o Firefox Mobile OS.

Download: B2G
Homepage: Boot to Gecko

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blizard

    Boas notícias!
    A diversificação faz falta!

  2. Avatar de jpng81
    jpng81

    Ainda não consegui compreender, isto sobre que sistema operativo??? linux, como o android????
    Ou isto é apenas uma skin para espetar em cima de android?

    1. Avatar de André Viana (@Teh_Big_Boi)
      André Viana (@Teh_Big_Boi)

      segundo o que percebi, corre em cima de um kernel linux super leve, em que o sistema operativo é como se fosse uma pagina web (html5) em fullscreen
      por isso sabemos que usa linux, browser firefox (gecko engine), e corre tudo em html5
      (nao tenho certeza de nada, mas é o que percebi pelas ultimas noticias em varios sites)

      1. Avatar de André Viana (@Teh_Big_Boi)
        André Viana (@Teh_Big_Boi)

        aqui vai um exemplo de um desktop completamente em tecnologias web:
        http://docs.sencha.com/ext-js/4-0/#!/example/desktop/desktop.html

    2. Avatar de S3
      S3

      Fail!

      Assim como a Google Desenvolveu o sistema operativo móvel Android, a Mozilla está a desenvolver o Firefox OS que é o seu sistema operativo para dispositivos móveis.

      E sim, tanto quanto podemos ver é bastante parecido ao Android a nível gráfico.

    3. Avatar de Luís Nabais

      Tal como o nome indica, assenta sobre o motor do Firefox. Tudo é HTML5 e processado como tal.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Motor do firefox lol o motor do FF é HTML5 ? rotfl

        1. Avatar de Artur Mendes
          Artur Mendes

          Com comentários do tipo “lol” e “rofl” não estás a contribuir com grande coisa para o esclarecimento da dúvida em questão.

          @jpng81: isto é um OS.

          mais informação directamente da fonte:

          “The project’s proposed architecture eliminates the need for apps to be built on platform-specific native APIs. Using HTML5, developers everywhere can write directly to the Web; they can create amazing user experiences and apps unencumbered by the rules and restrictions of closely controlled platforms.”

        2. Avatar de Bruno Fernandes
          Bruno Fernandes

          Não sabes ler? Ele disse que o motor do firefox é que faz o trabalho todo, não disse que o motor é HTML5.

        3. Avatar de Luís Nabais

          Ó meu cromo, alguém disse que o motor do Firefox é HTML5? A linguagem em que tudo é desenvolvido é que é. O motor é Gecko, baseado no Boot to Gecko, que a Mozilla já mostrou há algum tempo.

          Antes de criticares as pessoas e gozares, olha antes para o teu umbigo, pois não deste nada de útil para esta conversa.

        4. Avatar de Pedro
          Pedro

          João Reis, és cá um cromo…

      2. Avatar de jpng81
        jpng81

        Mas espera aí, não estou a ver o Firefox como sistema operativo… não faz sentido :S Que eu saiba o firefox é um programa e não um sistema operativo.
        Tem de haver um sistema operativo, tem de haver algo que comunique com o hardware.
        Tá aí alguém que nos ilumine??? é que isto sem sistema operativo não faz sentido.

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Ever heard of ChromeOS?

    4. Avatar de jpng81
      jpng81

      Ok já percebi, isto corre sobre linux Boot 2 gecko … mais info na página da mozzila –> https://developer.mozilla.org/en/Mozilla/Boot_to_Gecko

  3. Avatar de Sérgio Agostinho
    Sérgio Agostinho

    @jpng81: é um sistema operativo Linux que inicialmente vai correr em dispositivos compatíveis Android. Mais detalhes aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Firefox_OS

  4. Avatar de Jose
    Jose

    Se forem preguiçosos como são com o firefox, não vão longe.

  5. Avatar de João Franco
    João Franco

    e cm e q se corre isto ? n tou a conseguir

    1. Avatar de Pedro Simões

      Em que SO estás e que passos já executaste?

      1. Avatar de Renato Faria
        Renato Faria

        eu tb nao consigo ,o SO é windows

    2. Avatar de Pedro Simões

      Não sei se repararam mas é necessário terem algumas ferramentas adicionais para o poderem correr.

      Precisam do GIT para descarregarem a última versão das sources do B2G e o make para compilarem o vosso perfil.

      Tudo fica mais simples se o fizerem num linux ou num mac.

      1. Avatar de Daniel Gomes
        Daniel Gomes

        Será possível deixar na noticia um pequeno tutorial para windows?

        Obrigado desde já!

        1. Avatar de Jarda do Demonio

          WINDOWS USERS: We do not currently support Windows as development platform. You can install a Linux VM using VMWare Player (see http://www.howtogeek.com/howto/11287/how-to-run-ubuntu-in-windows-7-with-vmware-player/).

          Pelos vistos não dá para windows.
          https://wiki.mozilla.org/B2G/DeveloperPhone

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        Boas
        “make -C gaia profile” como faço neste passo?
        Já instalei o Git Bash e pus “git clone git://github.com/mozilla-b2g/gaia” e ele sacou umas coisas e depois o que faço?
        Obrigado

    3. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Parece que nunca viste uma linha de MS-dos, por isso não a distingues da linha de comandos de Linux/Mac…

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Isto a mim parece-me mesmo uma rom android…
    já sei que não iam reinventar a roda… mas a interface é quase uma cópia do android… barra superior, disposição dos icones das aplicações… a dock inferior…
    se não dissessem que era o firefox eu diria que era um tema para android…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      é linux tal como o android, mas corre aplicações em html5.

      cmps

  7. Avatar de MrT
    MrT

    pergunta, ainda não percebi bem como é feito este so.
    é baseado em linux, a lá android, ou é ma coisa totalmente diferente? pelo que percebi funciona com html5, mas se não estou em ero isso é só para aparte grafica. (qual é base deste so?)

    1. Avatar de PMNI
      PMNI

      Vamos por partes.
      O android tem kernel linux, com uma máquina virtual java a correr por cima, e depois uma série de camadas até chegarmos às aplicações.
      O que a Mozilla propõem é um SO móvel, com kernel linux mas com o seu motor Boot 2 Gecko para comunicar com as aplicações.

      Na minha opinião será melhor que Android (nos actuais moldes, já que nos testes feitos com Android em base .NET a performance no último é avassaladora), uma vez que elimina camadas, aumentando a performance.

      É bem vindo um player que trará mais competição ao mercado. O que quero são terminais mais baratos, mas que tenham boas funcionalidades!

      1. Avatar de MrT
        MrT

        obrigado pelo esclarecimento.

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      São ambos distribuições de Linux.

  8. Avatar de Jarda do Demonio

    Muito similar com Android…
    Será que vamos ver a Google processar a Mozilla devido a patentes e afins?
    I don’t think so….
    U Mad Apple Fans?
    😀 😀

    1. Avatar de R. Peres
      R. Peres

      Esse “U Mad Apple Fans?”, não faz sentido nenhum… Faria mais sentido “U Mad Android Fans?”

      1. Avatar de JardadoDemonio
        JardadoDemonio

        Android?
        LOL…
        Nada a ver…
        Quem opta por essas tramóias para tentar conquistar mercado é a Apple, não a Google…

        1. Avatar de R.
          R.

          Mas que tramóias?? :S

          1. Avatar de Jarda do Demonio

            As famosas patentes e tentativas de bloqueio de vendas…
            E pelos vistos também quiseram “mandar” no mercado…
            http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2012/07/23/grupo-portugues-processa-apple-em-40-milhoes-de-euros

  9. Avatar de João Simões
    João Simões

    Estou extremamente interessado neste SO uma vez que poderá trazer grande evolução em aplicações Web.

    Se virmos este novo conceito apenas a nível de aplicação local, não teremos algo muito diferente de código intermédio, ou seja, o próprio SO irá interpretar o código HTML e Javascript traduzindo-os para código máquina. Até aqui nada de novo porque é algo feito em Java (PC ou Android) e .Net (através de máquina virtual).

    Mas a parte mais interessante é mesmo a componente Web. Código HTML e Javascript a serem executados directamente pelo SO sem necessidade de ser interpretado primeiro por um qualquer browser? Permitir acessos directos à máquina? São tantas as possibilidades que nem consigo descrever tudo.

    A sério, isto é o que sempre sonhei, mas antes era com processadores ou SOs que executassem directamente código IL retirando a necessidade de máquina virtual. Sendo HTML e JS linguagens extremamente utilizadas a nível mundial, esta solução parece-me ser muito melhor!

  10. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Hum… parece ser porreiro mas.. só mesmo testando.

    A google de certo não se deixará ficar para trás. Muito provavelmente quando sair este SO, e se tiver sucesso (que acredito que terá em terminais mais “low end”), o android será extremamente melhorado, e quiçá essas camadas serão gradualmente removidas…

    1. Avatar de Scheldon
      Scheldon

      Duvido, mesmo com todos os desenvolvedores e algumas fabricantes de hardware implorando o Google não remove nem as camadas nem o Java, os idealizadores e chefes do projeto tinham a muito tempo o sonho de fazer um SO nesses moldes (por mais contraprodutivo que fosse).
      Eles já deram inúmera intrevistas falando que preferem fechar o projeto a “adulterar” ele.

  11. Avatar de Telmo Neves (ganha telemóveis aqui)

    Parece-me interessante 🙂 Logo veremos que será concorrência ou apenas mais um SO móvel 🙂

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    O facebook vai reformular a app deles para ios. Neste momento está assente em html5. Vão passar directamente para objective c de forma a correr nativamente. Estes estão a fazer o caminho inverso

    Parece-me que a ideia é criarem tudo em html5

    WP e iOS correm super fluidos porque correm nativamente. Desconfio muito das performances disto. Claro que muitos irão rejubilar porque itão ter micro’s com 8 ou 16 nucleos para correr uma coisa que se fosse corrida nativamente se fazia com um pequeno micro de 8 bits (isto eu a exagerar, obviamente)

    1. Avatar de lmx
      lmx

      concordo com po teu comentario…na ganancia de apanharem tudo…ficam sem nada lol

      cmps

  13. Avatar de JohnyMyko
    JohnyMyko

    Parece um tema para Android, e dos feios!

  14. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Não sei porquê, mas parece dar um certo ar MacOS.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Como? Pela barra de cima? Isso é a barra do emulador que está a correr em Mac OS…

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        lol

        Não tinha reparado! Como não foi referido, levei a pensar que era parte do SO. Bem que podiam ter selecionado o printscreen apenas do SO. 😉

  15. Avatar de César Oliveira

    Se é um sistema operativo Linux e se o Android é linux então as aplicações não serviriam para os dois =

    Ou os programas serão todos feitos em HTML 5, CSS, JavaScript, PHP ?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Os programas para Android são feitos em Java e corridos sobre a máquina virtual Dalvik.

      Neste SO, não tem nada a ver. Os programas são escritos em HTML5, Javacript e linguagens típicas da web.

      1. Avatar de BlinZk
        BlinZk

        E será que isso significa que irá ser mais susceptível de viroses (as mais comuns via web)?

  16. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Se isso pegar bem que o Android pode fugir ….. !!
    Isso de correr aplicações em cima de uma JVM é penoso o suficiente.
    É por isso que para mais um frame por segundo, metes mais um core que até estala.
    Para ser fluido precisaram de uma máquina com quad core a 1.4Ghz……! Já para não falar no Chrome para o Android. Corre a partir de que versão ? E que percentagem de users de android é que já tem essa versao (4.0).
    É que users de iOS com 4.3 pronto a suportar o Chrome existem por todo o lado, não será portanto de admirar que a taxa de adopção do google chrome no iOS seja imensamente superior ao próprio Android.
    Go Mozilla <- 🙂

    1. Avatar de JardadoDemonio
      JardadoDemonio

      E dá te por muito contente por poderes usar o Chrome no IOS…
      Nem sei como o permitem…
      LOL…
      É que a ultima vez que ouvi falar em permitir usar algo no IOS uma simples ferramenta tal como o Bluetooth, que já existia no meu 6630 há 7 anos atrás, está bloqueada…
      Os telemóveis evoluíram tanto que agora certos telemóveis nem conseguem enviar coisas por Bluetooth, coisa que já se faz há 8 anos ou mais…

      1. Avatar de daniel
        daniel

        Para que entendas, o facto do Bluetooth estar limitado no iOS e no Windows Phone tem a ver com o compromisso da apple e MS dificultar a pirataria, contudo também concordo que deveria haver mais liberdade, mas é uma opção..

      2. Avatar de R.
        R.

        “É que a ultima vez que ouvi falar em permitir usar algo no IOS uma simples ferramenta tal como o Bluetooth (…) Os telemóveis evoluíram tanto que agora certos telemóveis nem conseguem enviar coisas por Bluetooth”, A sério? Não se consegue usar o bluetooth no iPhone?

        1. Avatar de Jarda do Demonio

          Usar consegues à vontade..
          Agora enviar coisas por Bluetooth não.
          Limitam o Iphone em coisas básicas e depois não querem que meio mundo faça JB…

  17. Avatar de Miguel Ferreira

    a uns tenpos li algumas coisas sobre este fantastico sistema, parece que desta vez vai mesmo sair um OS para sistemas compactos e não para telemoveis maiores que muitos servidores…

  18. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    E viva ao javascript (ironia) :/

  19. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    E que na minha opinião este S.O acaba por ser contraditório, aplicações html5 supostamente é para estarem alojadas na web e não em modo offline, vamos smp precisar de apps a correrem codigo nativo.

  20. Avatar de Andre
    Andre

    Boas!
    Na linha de comando consigo executar os 2 pirmeiros passos, mas depois o ultimo (/caminho/para/b2g -profile gaia/profile) não consigo fazer. Eu tenho o b2g no Desktop, e meti o directório no Desktop e depois fiz -profile gaia/profile mas n da. também já tentei a partir da pasta de raíz executar com o caminho para a pasta desktop e também não deu.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      No final do segundo comando ele diz-te onde ficou guardado o profile do genero: “-profile /Users/Andre/Desktop/gaia/profile”!

      Então tens de fazer qualquer coisa como:
      /Applications/B2G.app/Contents/MacOS/b2g -profile /Users/Andre/Desktop/gaia/profile

      1. Avatar de Andre
        Andre

        Obrigado! Já consegui.

  21. Avatar de Corvo
    Corvo

    boas ppl, gostava de experimentar, o k me dizem de meterem ai um tutorial para os mais noobs cm eu meterem isso a bombar =) sff…. abraços e agradecia imenso essa ajuda

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Caso em MacOSX (nos outros deve ser parecido):


      Vai a:
      http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/b2g/nightly/latest-ux/
      e sacas b2g-17.0a1.en-US.mac64.dmg!


      Abres o .dmg e copias o B2G para as Aplicações!


      Abre a linha de comandos e fazer por exemplo:
      cd Desktop
      git clone git://github.com/mozilla-b2g/gaia
      make -C gaia profile
      /Applications/B2G.app/Contents/MacOS/b2g -profile /Users/Andre/Desktop/gaia/profile

      4º TADAAAA podes mexer no SO que por sinal é fraco e feio como um burro! LOL

      1. Avatar de Corvo
        Corvo

        mas isto não dá para experimentar em smartphones ainda?
        akilo k me estás a dizer é para fazer uma especie de maq. virtual certo?
        abc…

  22. Avatar de Jorge M.
    Jorge M.

    Então isto é mais uma versão, sub-versão, adaptação de linux ou android mas não é android nem compativel com apks que ja existem, certo?
    Ou seja se isto for pra frente e substituir o android nos smartphones tem que se fazer apps e jogos novos pq o que ja existe não vai dar para isto? E este SO será melhor e mais rápido que o android?

    Só faltou dizerem como se usa isto no Virtualbox ou vmware.