cSipSimple – Mais um cliente VoIP para Android

49 Comentários

Aprenda como configurar o cSipSimple no Android com a conta VoIP da Sapo

No seguimento dos artigos que temos elaborado sobre a utilização do serviço VoIP da SAPO, foi levantada a seguinte questão: “Não será possível aproveitar este serviço VoIP da Sapo utilizando um smartphone com Android? A resposta é sim!

Depois te termos apresentado o cliente 3cX, descobri entretanto o cSipSimple que se destaca pelo conjunto de boas funcionalidades que disponibiliza.

sip_00

O cSipSimple é um cliente SIP (Session Initiation Protocol – protocolo de sinalização para iniciar, gerir e terminar sessões multimédia em redes de dados) para a plataforma Android. Permite facilmente estabelecer/receber chamadas a partir de qualquer rede telefónica (rede fixa e rede móvel), bastando para isso ter uma conta VoIP criada (dependendo do serviço).

Principais características

  • Boa performance
  • Integração com funcionalidades disponibilizadas pelo sistema operativo Android
  • Integração com contactos do telefone
  • Registo de chamadas
  • Simples de configurar, e possibilidade de configurar vários perfis
  • Suporte para vários codecs (possibilidade de definir a prioridade dos codecs)
  • Configuração assistida

sip_02

Passo 1 – Criação da conta VoIP da Sapo

Para proceder à criação de uma conta VoIP, vamos começar por aceder à área de clientes da Sapo aqui, introduzir as vossas credenciais de cliente Sapo (o utilizador começa por asxxxxx). No menu do lado esquerdo devem escolher VoIP e depois Criar/Gerir VoIP. Nessa mesma página é-vos dada a possibilidade de subscreverem um número VoIP ou mesmo definir um e, para finalizar, têm de definir uma password. Devem guardar esse dados pois vão precisar dos mesmos mais à frente.

Nota: Sempre que tiverem dúvidas e/ou dificuldades no acesso e configuração da vossa conta VoIP, sugiro que liguem ao helpdesk dos serviços Sapo, n.º 707 22 72 76.

Passo 2 – Instalar o cSipSimple no Android?

Caso queiram experimentar esta aplicação, basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo, e serão encaminhados para a aplicação no Android Market.

cSip

ou apenas carregando aqui (a partir do seu equipamento Android)

Passo 3 – Configurar o cSipSimple com o serviço VoIP da Sapo?

Depois de criarem a conta VoIP da Sapo, há uma panóplia de situações/aplicações onde podemos usar a mesma. Já mostrámos como a utilizar recorrendo a um telefone (ver aqui), um softphone (ver aqui) e agora através de uma aplicação desenvolvida para Android tal como o 3cx.

As configurações do serviço VoIP na aplicação cSipSimple são relativamente simples de efectuar. Para isso, basta criarem um perfil e configurar de acordo com as vossas credenciais (utilizador e password) da conta Sapo VoIP.

Para proceder às configurações de uma conta VoIP Sapo no cSipSimple vamos escolher no menu inicial (ver imagem inicial do artigo) a opção: EXPERT

Em seguida (tal como mostram as imagens seguinte) vamos proceder à configuração da seguinte forma:

  • Nome da conta: SAPO-PPLWARE
  • ID da conta: +35130xxxxxx <sip:+35130xxxxxx@voip.sapo.pt:5060> (onde +35130xxxxxx é o número de telefone nómada atribuído pelo VoIP-Sapo)
  • Registo URI: sip:proxy.voip.sapo.pt:5070
  • Domínio: voip.sapo.pt
  • Username (login): +35130xxxxxx
  • Data (password): a vossa password
  • Publicar activado: ACTIVAR
  • Proxy URI: sip:proxy.voip.sapo.pt:5070

sip_01

E está feito. Para finalizarem voltem ao menu inicial do cSipSimple e verifiquem se a aplicação se consegue registar-se correctamente no serviço VoIP da Sapo.

Artigos relacionados

Considerações finais

Ao configurar uma conta VoIP numa aplicação no Android, o utilizador terá ao seu dispor o serviço VoIP acessível e disponível a partir de qualquer lugar. Uma das grandes vantagens de ter VoIP da Sapo é a possibilidade de receber chamadas através do número fornecido e de efectuar chamadas gratuitamente para a rede fixa nacional. Quanto ao cSipSimple, apesar de ter mais parâmetros de configuração quando comparado ao 3cX, tem um interface mais intuitivo e permite a integração com a nossa lista de contactos.

Homepage: csipsimple

Partilhar:
Tags:

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Deaan

    Parece ser muito bom esse cliente uso e SipVoip e vou instalar esse para ver qual o melhor que funciona com o Vono e o Nonoh no meu Defy

  2. Avatar de Paulo Teixeira
    Paulo Teixeira

    Boas,
    O código QR não esta a funcionar comigo…

  3. Avatar de José Janeiro
    José Janeiro

    Já agora e desculpem o off-topic, algém me pode aconselhar algun(s) programas VoiP para Windows Mobile 6.5. e como configurar também seria óptimo.
    Obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Muito bem metido este comentário. Fica a garantia que vamos apresentar para WM.

      São estes desafios que queremos.

      Obrigado José.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Acho que tenho um WM 6.5 cá por casa 🙂 A ver se o encontro

        1. Avatar de Ricardo M
          Ricardo M

          O WM6.1 já trazia suporte para SIP por defeito, costumava era estar escondido devido às operadoras… Eu tinha um HP514 que permitia configurar directamente e acedia através de wi-fi. Acredito que no WM6.5 seja a mesma coisa. É uma questão de pesquisar um pouco em fóruns.

    2. Avatar de Rui Oliveira
      Rui Oliveira

      Para windows mobile uso o SJphone, mas também manda o som para a coluna do alta-voz Haverá outro? Não sei. Se souberes de melhor, avisa, p.f..

  4. Avatar de Hugo Silva
    Hugo Silva

    Obrigado por esta aplicação, muito boa…Já agora, eu tenho um Optimus Boston, e quando faço uma chamada de voIP com este programa, fica sempre no altifalante, dá para alterar? Não testei outro programa de voIP.

  5. Avatar de Paulo Balinha
    Paulo Balinha

    Dêem já agora uma vista de olhos na novidade da BETAMA,X o MOBYLER que é muito parecido ao VIBER e que permite ligar também para telefones “normais”, visto que temos uma conta VOIP. E os preços são mesmo muito bons…

  6. Avatar de rubenduarte
    rubenduarte

    Ai ai, que aquele número ficou muito mal escondido 😛

  7. Avatar de r3gis3r

    Hi guys, sorry to write in english (I’m the main contributor to CSipSimple project and thanks to twitter seen your blog entry).

    This article is really interesting :
    As the configuration needs expert wizard… I did a custom wizard that may ease things for Sapo users :).

    Can one of you confirm me it works properly :
    You can download the build with the Sapo wizard included here :
    http://nightlies.csipsimple.com/trunk/CSipSimple-r658-trunk.apk

    Feel free to open bugs on the issue tracker of the project. It’s an opensource project and users make the app :).

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Very vey Nice…. Thanks r3gis3r !!!

    2. Avatar de bruno

      txs a lot!

      with the initial post settings i can’t make it work, with your apk… so easy! works.. perfect.

      txs!

  8. Avatar de MrViper
    MrViper

    E o Dialmax ? Já alguem exprimentou ?

  9. Avatar de carlos
    carlos

    Eu já tenho o serviço de telefone do meo que por sua vez é VOIP. Posso usar este serviço com as configurações que estão no router? Alguém sabe qual será a password (da conta voip) por defeito ou será que os serviços a disponibilizam?
    Deste modo poderia usar para fazer chamadas para a rede fixa gratuitamente bem como para alguns destinos internacionais e usando sempre o meu numero de casa 🙂
    Obrigado

    1. Avatar de Carlos Lima
      Carlos Lima

      Apenas para os que possam estar interessados, não é possivel usar a conta VOIP do MEO (pelo menos segundo me informaram) visto que o mecanismo de autenticação usado actualmente não usa user/pass, embora elas estejam na config, mas sim um registo interno do router que é autenticado nos servidores da pt.

  10. Avatar de Nobitazzz
    Nobitazzz

    Boas, testei mas “lixou-me” o 3CX….
    É sempre bom ver novo software!

    Obrigado!

  11. Avatar de Nobitazzz
    Nobitazzz

    Já agora, não sei se alguém tem o mesmo problema que eu, quando falo do 3cx e agora da versão que o r3gis3r postou, ouço no altifalante e não no auscultador, mesmo desligando o altavoz.
    Tenho o Vodafone 845.
    Obrigado

  12. Avatar de BUGabundo

    ja à 3 semanas q tenho andado a testar o CSipSimple, e até tenho falado bastante com o r3gis.
    até agora sem qq sucesso em autenticar numa conta SAPO.
    o resto do ppl daki conseguiu establecer ligaçao?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas BUGabundo, tens andado desaparecido 🙂

      Quanto ao CSipSimple por aqui está a funcionar correctamente e até já testei o novo wizard que o r3gis gentilmente programou. Quais são os sintomas na tua aplicação?
      Não regista? Regista mas não tens som? Dá-me feedback para te conseguir dar uma ajuda.

      1. Avatar de BUGabundo

        n resgita… nem eu nem o r3gis sabemos o q se passa

        D/libpjsip(17045): SIP/2.0 401 Unauthorized

        trunk (e ginger build) com e sem wizard, na CM7

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Estás a tentar via rede 3G ou wireless? Já verificaste se o porto 5060 está aberto?

          Já agora qual o sistema operativo e equipamento?

          1. Avatar de BUGabundo

            tds as minhas outra contas dão. menos a do sapo.
            wifi (vodafone), DHD, CM7

          2. Avatar de BUGabundo

            dá um pulo à MUC .

          3. Avatar de Pedro Pinto

            E já confirmaste na página do serviço VoIP da Sapo se está tudo ok? Eu tinha um colega com um problema idêntico e era problema na conta do lado do serviço da Sapo.

  13. Avatar de Um
    Um

    Já estou farto de andar às voltas com isto, e as chamadas estão sempre a sair pelo meu operador e não pela ligação wi-fi…

    A única vantagem que vejo neste é poder usar um codec que é necessário para o voipbuster…

    1. Avatar de BUGabundo

      deves estar a usar o dialer errado.
      tens q marcar pelo CSS e n pelo teu dialer

      1. Avatar de Um
        Um

        Não era o dialer, era nas opções de ligação, tinha um erro na configuração do voipbuster e não estabelecia ligação…

        De qualquer forma, depois de afina tudo, continua a não funcionar: faz a chamada mas não se ouve nada no telemóvel ou no telefone.

        Não sei que se passa, desde que fiz um update ao 3cx deixei de ter som nas chamadas voip feitas com o voipbuster. Já começo a pensar que é do telemóvel.

        O telemóvel é um TMN A1.

        Aproveito para perguntar: com o serviço Internet no telemóvel da UZO é possível fazer chamadas voip?

  14. Avatar de Luis Gaspar
    Luis Gaspar

    Olá Boa Noite,

    Quando completo o processo de preenchimento dos dados e gravo, aparece um “erro ao registar – Unauthorized”

    Alguma sugestão, sobre o que possa estar a originar este erro?

    Obrigado

    1. Avatar de BUGabundo

      o STUN server da betamax está em baixo
      muda para outro.
      por exemplo stunserver.org

  15. Avatar de Francisco Almeida
    Francisco Almeida

    Alguem sabe qual as config para a telepac?

    1. Avatar de BUGabundo
      BUGabundo

      iguais às do sapo, mas poes telepac onde diz sapo.
      vou ver se o regis faz uma dropdown no wizard para permitir mudar

    2. Avatar de BUGabundo
      BUGabundo

      ja agora para completar!
      corres o wizard (assumindo q tens uma versao do trunk http://nightlies.csipsimple.com/trunk/) do sapo, dps long press na conta, mudas o wizard para expert, e editas como disse antes

  16. Avatar de speed
    speed

    boa noite,
    intalei o CSipSimple e está registado parecendo que está tudo em ordem mas quando faço a chamada não se ouve o sinal de chamada, ao fim de mais ou menos 30s desliga-se.
    será que me podem ajudar?
    cumps.

  17. Avatar de bruno ribeiro
    bruno ribeiro

    já somos 2..mesmo sintoma.

  18. Avatar de joão
    joão

    Boa tarde,

    Tenho o mesmo problema, o registo é feito com sucesso. Ao efectuar chamadas não oiço o sinal e ao fim de 30 segundos a chamada é terminada.

    Existe solução?

    1. Avatar de BUGabundo

      isso normalmente é sinal q o serviço da SAPO está em baixo (mesmo mt frequente) ou ent n consegue passar do teu router.
      tenta ligar o ICE

  19. Avatar de Revolution
    Revolution

    Boas, estive a testar o CSipSimple no meu optimus”bosta”, e depois de algumas cabeçadas com o voip do sapo,mas depois de algumas tentativas lá consegui por o bicho a funcionar, o que confundiu foi a referencia ao facto de ter que criar conta “expert”, pois talvez fosse necessário na versão que vocês testaram, mas nesta nova actualização que testei, foi super simples, basicamente foi escolher nas predefinições a opção “sapo” e preencher os campos óbvios, tipo numero de telefone/ password…coloquei o meu bosta em modo avião liguei ao wi-fi e pimba voip a funcionar, pelo menos para já 🙂

  20. Avatar de miguel andré
    miguel andré

    Boas, era só para dizer que hoje instalei a versão 0.03.00 CSipSimple, e está um espectáculo em relação à ultima versão que testei. Bastou escolher a conta, “sapo” de seguida o n. voip 3020…criado na área cliente sapo, password e já está! Ficou logo registado. Em relação ao som está um pouco melhor por aquilo que testei no anterior está bastante melhor.

  21. Avatar de Wanderley Santos
    Wanderley Santos

    Estou pegando um galaxy S, e quero usar a minha conta vono, qual é o melhor aplicativo do momento, se puderem me ajudar eu agradeço, eu tinha um E7 com sip nativo, era uma maravilha nao sei se vou ter a mesma qualidade aqui no android…sera ??

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Fiz tudo conforme descrito…
    Dá sempre erro ao registar.
    Funciona sem ser pela alta voz?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Já funciona…

  23. Avatar de J Ferreira
    J Ferreira

    Tenho um Nokia 5530 e tenho instalado o FRING com o nr sapo. Queria um voip que fosse mais simples e solicito a vossa ajuda.

  24. Avatar de Rui Costa

    Bom dia,

    Alguem utiliza um auricular bluethooth para fazer chamadas voip?

  25. Avatar de Mário
    Mário

    Boas amigos do pplware!
    Alguém conseguiu colocar a aplicação a funcionar com os dados da optimus? Estou no estrangeiro e dava-me imenso jeito conseguir por o Tag no meu android para poder ligar para casa! Mas a aplicação tem um wizard da optimus mas não regista! 🙁
    Gostava mesmo que alguém me conseguisse ajudar.
    Obrigado desde já.

  26. Avatar de Lucas Venditti
    Lucas Venditti

    Funciona muuuuuuuito bem no Lg Optimus 2x DualCore.
    Tanto na 3G quanto no wireless.

    O CsipSimple funcionou muito bem, usei um outro Agent antes desse, que foi o 3CX e apresentou “picotes na ligação” / instalei o CsipSimple em seguida e funcionou perfeitamente nos dois métodos. Wi-fi e 3G.
    Muito bom. Satisfeito.

  27. Avatar de Fernando
    Fernando

    Já alteraram a página de acesso voip.
    Agora como se chega lá?

  28. Avatar de Pedro
    Pedro

    Peço ajuda para fazer chamadas voip com a rede móvel. Obrigado
    Muito

  29. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Finalmente cosegui… funciona lindamente no meu Android. A configuração foi facílima, bastou procurar o Wizard certo em Other countries providers e escolher o Sapo. Passado uma meia hora já conseguia fazer chamadas.