Elastix Linux 2.0.0 RC2 – Servidor VoIP em casa

8 Comentários

Já pensou ter uma central telefónica IP em casa, montada num simples PC?

Saiu na passada terça-feira(20-04-2010), a segunda release candidate do Elastix 2.0, uma distribuição Linux baseada no CentOS, que integra as melhores ferramentas disponíveis para PBXs baseados em Asterisk, com uma interface intuitiva e muito fácil de utilizar.Conheça as novidades desta versão.

elastix_1

Muito se tem ouvido nos último tempos sobre a tecnologia VoIP. Eis algumas explicações sobre a este tecnologia.

O VoIP (voz sobre IP), é uma das tecnologias amplamente utilizada nos dias de hoje, permitindo aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através da Internet, usando para isso a rede IP. Além disso, existe total interoperabilidade com os sistemas telefónicos convencionais. As vantagens imediatas da utilização do VoIP prendem-se com a redução de custos, o que é sempre uma “vantagem” interessante. Depois de termos apresentado o TrixBox, vamos hoje conhecer o Elastix.

Há relativamente 1 ano, criei um servidor VoIP, recorrendo ao software Elastix. Actualmente esse servidor ainda funciona as mil maravilhas e tem características de uma verdadeira central telefónica.

Com o aumento significativo da largura de banda, os utilizadores possuem nos dias de hoje ligações estáveis e rápidas, que suportam qualquer serviço deste tipo. Porque não montar um central telefónica IP num PC lá em casa?

elastix_3

O elastix, possui o seu próprio conjunto de funcionalidades e permitir a criação de módulos para melhorar os pacotes software de código aberto disponíveis para a telefonia.

Principais características/funcionalidades do elastix:

  • Suporte para vídeo chamadas.
  • Suporte para Virtualização, possibilita correr em múltiplas máquinas virtuais sobre a mesma máquina.
  • Interface Web para o utilizador.
  • “Fax e e-mail” para faxes de entrada. Também se pode enviar algum documento digital a um número de fax através de una impressora virtual.
  • Interface para taxação
  • Configuração gráfica de parâmetros da rede.
  • Relatórios de utilização dos recursos.
  • Opções para reiniciar/desligar remotamente.
  • Relatórios de chamadas de entrada/saída e utilização dos canais.
  • Módulo de Voicemail integrado.
  • Interface Web para Voicemail.
  • Módulo integrado com painel de Operador.
  • Módulos incluídos SugarCRM e Calling Card.
  • Secção de download e acessórios mais utilizados.
  • Interface de ajuda integrado.
  • Servidor de mensagens instantâneas (Openfire) integrado.
  • Suporte multi-idioma. Os idiomas suportados são:
    • Inglês, Espanhol, Russo, Coreano, Grego, Chinês, Polaco, Alemão, Francês, Romeno, Esloveno, Português, Dinamarquês, Italiano
  • Servidor de correio electrónico integrado incluindo suporte multi-domínio.
  • Interface Web para e-mail.

Alguns Screenshots

Adicionar uma extensão

O processo de adicionar uma extensão interna é bastante simples:

elastix_2

Gestão das extensões

O administrador do sistema tem a possibilidade de verificar a qualquer momento as chamadas que estão a ser estabelecidas

elastix_5

Monitorização

A monitorização é parte importante de qualquer sistema. Uma vez que as chamadas podem envolver custos, é importante que possuir todas as informações para uma determinada chamada (taxação – billing).

elastix_4

Informação do sistema

O elastix permite-nos ainda visualizar as informações do próprio sistema (ex. utilização do CPU, memória RAM, etc)

elastix_6

Relatórios de utilização

Assim com num sistema legacy, o elastix permite de forma muito simples produzir relatórios de utilização (CDR), por utilizador, por períodos de tempos, etc

elastix_7

FAX

O elastix suporta ainda o standard T.38 permitindo FAX sobre VoIP

elastix_8

SugarCRM

No caso de uma empresa, o módulo SugarCRM permite a gestão de contactos (CRM – Customer Relationship Management). É um sistema integrado de gestão com foco na relação com o cliente.

elastix_9

Esta é sem duvida uma boa solução para quem pretende ter uma central telefónica IP baseada em Asterisk e a custo zero.

Novidades da Versão do Elastix Linux 2.0.0 RC2

  • DHCP 3.0.5
  • Compilador GCC versão 4.1.2
  • Biblioteca Glibc 2,5
  • Grub 0.97
  • PHP 5.1.6
  • Freetype 2.2.1 (Software de rendarização)
  • OpenSSH 4.3p2
  • OpenSSL 0.98

O artigo sobre a instalação do elastix está a caminho..

Download: Elastix 2.0.0 RC2 (32 bits) [707.9 MB]
Download: Elastix 2.0.0 RC2 (64 bits) [719.9 MB]
Homepage: Elastix

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de icoiso

    Muito bom post.
    Gostei muito.
    A ideia é muito engraçada.
    Um dia devo testar.

  2. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    A minha duvida é que material necessito (hardware) para ligar um telefone convencional a este servidor, as contas VOIP da sapo funcionam?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Dá uma olhadela neste e noutros comentários que fiz nesse mesmo artigo.

  3. Avatar de Pablo Augusto

    Voce pode testar com uma maquina virtual da linode.com

  4. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Este projecto é um “Must”, e se bem aplicado e bem configurado, nem imaginam i que se pode fazer com ele! Só estou á espera da versão final 2.0 que foi entretanto adiada.
    Já agora e se me permitem, é Renderização e não “Rendarização”. Peço desculpa mas é bom falar em português de Portugal.

    Cumprimentos
    Rui Silva

  5. Avatar de Nuno Valdez
    Nuno Valdez

    Estou apenas com uma dúvida.
    Estou a pensar em colocar um servidor desses aqui na minha empresa.
    É possível ligar o servidor voip a um sistema de telefone normal?
    Assim configurava o voip no meu telemóvel, e todas as chamadas passariam a ser feitas pelo telefone da empresa.
    Isto é possível?

  6. Avatar de Good to Know

    Olá Nuno,

    Poderá utilizar para as linhas analógicas por exemplo o PAP da linksys ou qualquer equipamento que “converta” uma linha analógica em protocolo SIP. Depois bastará configurar o Trunk e as rotas de saida e entrada.
    Quanto às chamadas de telemóvel o processo é semelhante só que o interface será GSM (um pouco mais caros)