VoIP – Chamadas gratuitas a partir do PC

111 Comentários

Configure o VoIP da Sapo no X-Lite

Depois de termos apresentado um artigo que demonstrava como configurar uma conta VoIP no router Thompson da Meo (ver aqui), recebemos alguns e-mails por parte de alguns leitores a questionar qual a viabilidade de fazer o mesmo, usando apenas uma aplicação para PC (sem a necessidade de usar um telefone tradicional).

Pois bem, depois de termos uma conta VoIP é muito fácil configurá-la num qualquer cliente VoIP. Para esse efeito, vamos usar um dos mais populares cliente de VoIP, o X-Lite.

xlite_00

Material necessário para ter o VoIP a funcionar no X-lite:

  • Aplicação Xlite
  • Conta VoIP da Sapo (para este artigo, vamos usar o serviço da Sapo que é gratuito)

Nota: Para quem já procedeu à criação da conta VoIP Sapo no artigo anterior, pode passar de imediato para o Passo 2 – Configuração do X-Lite

Passo 1 – Criação da conta VoIP da Sapo

Para proceder à criação de uma conta VoIP, vamos começar por aceder à área de clientes da Sapo aqui, introduzir as vossas credenciais de cliente Sapo (o utilizador começa por asxxxxx). No menu do lado esquerdo devem escolher VoIP e depois Criar/Gerir VoIP. Nessa mesma página é-vos dada a possibilidade de subscreverem um número VoIP ou mesmo definir um e, para finalizar, têm de definir uma password. Devem guardar esse dados pois vão precisar dos mesmos mais à frente.

voip_000

Passo 2 – Configuração do X-Lite

A configuração do X-Lite para a conta VoIP da Sapo é relativamente simples pois apenas é necessários usar os dados fornecidos pela Sapo. Para isso procedam à instalação do X-Lite (escolham na parte final deste artigo qual o vosso sistema operativo).

Depois de executado o X-Lite, devem carregar na opção Account Settings

xlite_02

O próximo passo é configurar a conta VoIP Sapo no X-Lite. Para tal, devem configurar a vossa aplicação de acordo com os dados fornecidos pelo serviço VoIP:

  • Account name: Devem dar um nome a vossa escolha para a conta
  • User ID: +35130xxxxxx (é o número de telefone atribuído pelo VoIP-Sapo)
  • Domain: voip.sapo.pt
  • Password: Password da conta VoIP-Sapo
  • Display Name: Por exemplo o vosso nome
  • Authorization Name: +35130xxxxxx (é o número de telefone atribuído pelo VoIP-Sapo, mesmo que User ID)

No Domain Proxy, devem escolher Proxy e definir:

  • Address: proxy.voip.sapo.pt:5070

xlite_01

Depois de tudo bem configurado, basta carregar em OK e verificar se a aplicação efectua o registo com sucesso (status – Available) . Depois basta marcar o número de telefone da  rede fixa e carregar em Call

xlite_03

É no entanto também possível realizar chamadas para a rede móvel. Para quem quiser consultar o tarifário pode fazê-lo aqui: Tarifário VoIP Sapo

Considerações finais

Ao configurar uma conta VoIP numa aplicação no PC, o utilizador terá ao seu dispor o serviço VoIP acessível e disponível a partir de qualquer lugar. Desta forma, não é necessário possuir um telefone para efectuar/receber chamadas. Uma das grandes vantagens de ter VoIP da Sapo é a possibilidade de receber chamadas através do número fornecido.

Artigos relacionados

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux
Download: [Win] XLite [38,30MB]
Download: [MacOS] XLite [18,64MB]
Download: [Linux] XLite [1,99MB]
Homepage: Counterpath

Partilhar:
Tags:

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo oliveira
    paulo oliveira

    Ola… uma pequena correcção…. ambos os links (3) dizem ser (WIN)….

    1. Avatar de Almada
      Almada

      oi se vires em cima sabes qual é quem

      1. Avatar de paulo oliveira
        paulo oliveira

        Claro que eu sei isso…. mas poderá haver quem não saiba…

        E também o ficheiro WIN está corrompido.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas, está corrigido. Thanks

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            Pedro, Quais as configurações para agora 2019??

  2. Avatar de Francisco Guerra
    Francisco Guerra

    Nice, mas eu já tenho um numero voip por causa do Meo Fibra, será que se pedir mais um para usar neste caso e gratuito?porque se uso o da Meo os telefones em casa deixam de tocar, e da algum conflito :\ falo por experiência propria

  3. Avatar de M.Manuelito

    Dava-me jeito era uma um sistema para enviar e receber faxes através de uma conta VoIP 🙂

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Viva,

      Encontrei este link: http://www.ehow.com/how_7520948_send-receive-fax-using-voip.html

      Alguém pode confirmar a sua veracidade?

        1. Avatar de Paulo Costa

          É possível. Só não é aconselhável nem muito fiável devido à sensibilidade/características de FAX sobre SIP (UDP), pois não podem existir quebras ou grande oscilanção de latência durante a transmissão do mesmo. Também de pende da estrutura e qualidade da rede.

          Há um serviço online que faz isso gratuitamente: http://www.myfax.com/free

      1. Avatar de johnito
        johnito

        Experimenta este: http://www.hylafax.org/content/Main_Page
        Já utilizei e funciona bem.

  4. Avatar de Duarte Velho

    ola…só funciona em meo fibra? obrigado

    1. Avatar de Daniel Fonseca
      Daniel Fonseca

      não meo adsl também funciona

      funciona o mais certo em todos os serviços de internet

  5. Avatar de motaman
    motaman

    Viva,
    será que o serviço voip da sapo funciona quando ligado a outros serviço de internet?

    1. Avatar de nervaise
      nervaise

      viva! Essa conta voip pode ser usada por qualquer isp, desde que a mesma se encontre activa. O registo do número voip é efectuado pela internet nos servidores da PT, seja qual for o isp original, porque para a conta voip estar activa, tens de ter algum serviço da PT também activo (seja sapo, ou meo)

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, isto não tem nada a ver com os restantes serviços de Internet. Penso que a única situação é ser cliente Sapo.

  6. Avatar de joao
    joao

    Pessoal vejam este video:
    http://www.youtube.com/watch?v=4CM2lx5f4F8
    Tá mesmo à portugues!

    1. Avatar de joao
      joao

      Não se esqueça de comentar!

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Isto deveria ser considerado spam.

  7. Avatar de The STK
    The STK

    Eu uso o zoiper, tem bastante qualidade e mais algumas funções que o x-lite… É muito porreiro ter a conta no zoiper ligada, e ter o smartphone ligado no wireless, assim posso atender onde der mais jeito 🙂

    1. Avatar de The STK
      The STK

      Tenho Meo Fibra mas funciona em tudo o que é lado, já testei na optimus clix e zon

      1. Avatar de darth_paul
        darth_paul

        e onde fazer isso na clix? tenho clix adsl e nao encontro :S

  8. Avatar de fran
    fran

    Viber – Chamadas gratuitas no iphone!

    1. Avatar de pt_kool
      pt_kool

      E para windows mobile? Existe algum cliente voip (SIP) gratuito?

  9. Avatar de Danilo
    1. Avatar de Pedro Pinto

      Internet é transversal 🙂 Se não for este serviço da Sapo, certamente que haverá outros como VoIP Buster ou outros serviços no IPG

  10. Avatar de Rleal
    Rleal

    Usei essa aplicação no âmbito de um projecto da faculdade. Essa aplicação tem a capacidade de fazer chamadas VoIP, mas também tem a possibilidade de fazer chamadas Vídeo, com muito boa qualidade. E um cliente VoIP que eu recomendo.

  11. Avatar de jgois
    jgois

    Temos de configurar alguma porta no router??

  12. Avatar de Skinner

    Boas, recebo sempre a mensagem “Account failed to enable” fiz tudo como referido acima.

    1. Avatar de João Pedrosa

      Boas
      Você no x-lite experimente acrescentar alterar esta linha
      domain: voip.sapo.pt para esta domain: voip.sapo.pt:5060

      a mim resolveu

  13. Avatar de Paulo Costa

    Experimentem também o Zoiper: http://www.zoiper.com
    Dá para Windows, Linux, MAC, e Windows Mobile (http://www.zoiper.com/mobile).

    Têm tradução em PT-PT, apesar de um pouco fraca…

    Fiquem bem.

  14. Avatar de Luís
    Luís

    Posso configurar no portátil e ligar para casa(origem do voip é o fixo de casa)? Dava-me jeito porque estou fora e assim ligava grátis para casa.

    Cumps.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Luís, O número VoIP não tem origem/baseado no teu número de casa. Através do VoIP Sapo, o serviço fornece um novo número de telefone que pode ser usado num telefone analógico ligado ao teu router Meo ou através desta forma (usando um softphone)

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Obrigado pela resposta. 😉

  15. Avatar de Sérgio Cunha
    Sérgio Cunha

    Uma pequena (mas grande) correcção.
    O proxy tem de ser “proxy.voip.sapo.pt:5070” (sem aspas)

    Mas desde já um muito obrigado pela ajuda.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Sérgio, já funciona desse lado?

      Já vi que no texto tinha essa lapso. Está correcto na imagem.

      1. Avatar de Sérgio Cunha
        Sérgio Cunha

        Sim já está tudo a funcionar na perfeição.

        Bom trabalho 😉

  16. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas,existe alguma programa parecido para android?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      * 3CXphone for Android free SIP phone for Android phones
      * Android VoIP from MO-Call
      * csipsimple – Exciting new project with one of the best Android SIP Implementations
      * ENUMDroid Adds ENUM (E.164 Number Mapping) on-the-fly querying support
      * IMSDroid – High Quality Video SIP/IMS client for Google Android
      * iSkoot Skype on your phone
      * Sipdroid SIP client for Android
      * SIPez provides custom SIP clients for Android supporting wideband and HD voice
      * Skuku has a VOIP client for Android on the Android Market

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Obrigado,vou experimentar

  17. Avatar de Marcelo Fares
    Marcelo Fares

    Uma duvida pessoal , esse programa possui limitação quanto ao uso de chamadas , por exemplo por dia so podem serem feitas chamadas gratuitas de 30 min .Existe isso no xlite .

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tanto quanto sei, não tens qualquer limitação

  18. Avatar de jose
    jose

    Não foi possivel realizar a operação pretendida.
    Foram detectados os seguintes problemas:

    Sapo adsl: Por favor contacte-nos para o nº de apoio a cliente 707 22 72 76

    Por favor tente novamente.
    Se o problema persistir, contacte o Serviço de Apoio a Clientes.

  19. Avatar de Marcelo Fares
    Marcelo Fares

    Pessoal uma pergunta boa , como faço pra criar um conta no sapo , pois quando clico em Voip Criar/Gerir VoIP ele me mostra apenas o user e senha , e não me da opção para criar …

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas MArcelo,
      Se fores cliente Sapo podes ligar para lá e eles criam-te uma conta na hora. Número: 707 22 72 76

      1. Avatar de Marcelo Fares
        Marcelo Fares

        Entao , sou do brasil , e agora ::::

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Se es do Brasil como és cliente Sapo? Tens que ter serviço de internet do Sapo. Este metodo usa o Voip do sapo que é um serviço pago que te permite teres telefone mas em vez do analogico normal é do Voip. O que este programa faz é ligar-se ao servidor Voip do Sapo e simular no teu PC um telefone normal se é que me faço intender. Tens de ser cliente sapo e não apenas ter uma conta do Sapo.

  20. Avatar de Tiago
    Tiago

    Cada vez mais me irritam os ficheiros de linux em .tar.gz que nojo 😐

    mas é um bom post, ainda melhor quando eu conseguir instalar isto de uma maneira decente 😀

  21. Avatar de dajosova
    dajosova

    Pedro: obrigado pelo artigo mas é impressionante como voip’s estrangeiros conseguem praticar tarifários bem mais competitivos, sobretudo para rede móvel, do que a SAPO que é portuguesa! Enfim… os tugas nas telecomunicações querem chupar até onde puderem…

    1. Avatar de Francisco Guerra
      Francisco Guerra

      E normal que os preços nao sejam competitivos, porque neste momento não estou a ver concorrente português no serviço voip :\

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Eu vivo em Espanha e tenho pena todos dias de não estar em Portugal. Aqui é que é chupar nas telecomunicações, no telemovel, na internet, no telefone. Pago fortunas de telecomunicações, 40€ de net e telefone, pelo menos 25€ de telemovel e não o uso mt… Em fim um roubo. Muito bem esta Portugal nessa area.

  22. Avatar de Luis Carrôlo
    Luis Carrôlo

    Fiz tudo direitinho e não consigo ligar, dá.me sempre um erro no servidor com o numero 408 tente mais tarde. O que é que fiz mal?
    MAC OS 10.6.5 Muito obrigado pela ajuda. O VOIP com o THOMSON da MEO correu tudo bem.

  23. Avatar de Miguel Teixeira
    Miguel Teixeira

    É possível utilizar a conta Voip do router da Meo?Ou seja, fazermos chamadas gratuitas para qualquer 21 do país a partir do computador mesmo que não estejamos em casa?

  24. Avatar de Axys
    Axys

    Funciona só pra Portugal ou posso usar no Brasil também?

  25. Avatar de Ozyart

    Para chamadas voip este programa é bom, agora o tarifário sapo de voip não me parece nada agradável, podem configurar o x-lite com outros serviços com melhores tarifários, tipo, VoipCheap e VoipGain, chamada gratuitas para a rede fixe e cerca de 3 ou 4 vazes mais barata para moveis do que o voip da sapo.

    http://www.voipcheap.com
    http://www.voipgain.com

  26. Avatar de Luis V.
    Luis V.

    Não consigo fazer a ligação! Configurei conforme descreveram aqui, aparece como “available”, no entando dá erro na ligação “failed to establish call” dá aquele sinal sonoro quando não é possível fazer a ligação.
    Através do Sapo Messenger consigo efectuar a ligação…

    Alguém imagina o que poderá ser????

  27. Avatar de Nelson
    Nelson

    qual é a vantagem do X-Lite para Sapo messenger?

  28. Avatar de jorge

    Já tinha usados mtos sofwares para os meus nºs do sapo voip. Gosto deste, simples e eficaz.
    Porem Gostaria de saber se nao arranjam este programa para o meu nokia e71?

  29. Avatar de Manuel
    Manuel

    Liguei ao 16200 e disseram-me que o custo das chamadas do fixo para o VOIP e vice versa, custa aproximadamente 3 cents por minuto.
    Confirmam?

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      No entanto neste link
      http://www.meo.pt/SiteCollectionDocuments/Tarifario_voip.pdf

      já não é assim!!!

      E da rede fixa para o VOIP? Qual será o preço, afinal?

  30. Avatar de Micael
    Micael

    Boa noite,

    Eu tentei instalar o X-Lite 4 no windows 7 profissional, mas apareceu um erro.
    O erro dizia ” Service ‘FontCache 3.0.0.0’ (FontCache 3.0.0.0) failed to start. Verify that you have sufficient privileges to start system services.”

    Eu sou o administrador do computador. Já desliguei o anti-virus e tudo, mas mesmo assim não consigo instalar.
    Será que alguém aqui consegue ajudar nesta situação?

    Cumps…

  31. Avatar de emmj
    emmj

    Eu gostaria de saber se alguem já tentou configurar um adaptador SIP/VOIP fora de Portugal, utilizando as configurações usuais do PROXY, username, password, etc da SAPO ou MEO. A razão é simples, como as chamadas entre dois números VOIP da SAPO são gratuitas, poder-se-ia configurar dois adaptadores com a mesma conta utilizando números VOIP diferentes. Pois a SAPO permite até dois números gratuitos por conta. Ou seja, cada adaptador teria números distintos, mas estariam logados com a mesma configuração de utilizador.

    Obrigado pela ajuda…

  32. Avatar de Vasco Gomes
    Vasco Gomes

    Viva!!!

    Estou com uma grande dúvida que gostava que fosse esclarecida.

    Toda a gente já sabe que O SAPO tem chamadas voip grátis para a rede fixa mas a grande questão é:

    1 – Só conseguimos logar na conta voip se estivermos a utilizar net com nosso username/password sapo?

    2 – Só conseguimos logar na conta voip se estivermos a utilizar net desde que esta seja sapo?

    3 – Só conseguimos logar na conta voip se estivermos a utilizar net desde que esta seja sapo ou telepac?

    4 – Conseguimos logar na conta voip qualquer que seja o operador de internet?

    Um abraço e bom ano!

  33. Avatar de Fernando
    Fernando

    Será que é possível conficurar o SIP do FRING para windows mobile?
    Obrigado.

  34. Avatar de Joao

    Eu tenho zon … que posso fazer para usar um numero VoIP ?

    1. Avatar de Vasco gomes
      Vasco gomes

      Fala com o teu operador (ZON) e pergunta se eles tem serviço VOIP. Eu por acaso não sei se tem por isso não te posso ajudar

  35. Avatar de Vasco gomes
    Vasco gomes

    Está explicado.

    O VoIP do SAPO funciona em qualquer operador.

    Estou a escrever isto porque já vi muita gente com problemas a conectar-se ao VoIP da SAPO sem saber a razão (má configuração, maluquices do batráquio ou a velha questão que o apoio ao cliente sempre diz: “Só se consegue logar se estiver a usar a SUA internet/password do SAPO ADSL).

    TUDO MENTIRA! Ora vejamos:

    Muitos destes problemas de conexão à rede VoIP SAPO é que a password da área de cliente sapo e a password do VoIP PODEM ser diferentes. Ou seja, quando aderimos ao serviço VoIP na área de clientes temos que escolher uma password… e eu nunca mais me lembrei do raio da password… pensando que a password era a mesma da área de clientes.

    Fica aqui a alerta pois creio que há muita gente a tentar logar-se com a password da área de clientes e PIMBA… não é essa a password mas sim a escolhida durante à adesão ao serviço VoIP (já me estou a repetir… mas quero que fique claro)

    Abraço.

    1. Avatar de Joao

      Então quer dizer .. tendo zon posso usar a sapo ? e isso ?

      1. Avatar de Vasco Gomes
        Vasco Gomes

        Significa que se tiveres uma conta SAPO ADSL podes criar uma conta VoIP do SAPO e usares em qualquer operador.

  36. Avatar de Marcos
    Marcos

    Boa Noite,

    Estive a explorar um pouco os artigos sobre VOIP existentes aqui no pplware.

    E há algo que me faz alguma confusão. Há uns 3 usava assiduamente o VoipBuster. Na altura por cada 15€ tinhamos 3 meses de conversações a 0 cents para rede fixa e podiamos usar o restante para sms ou chamadas móveis. Mas eu usava apenas a aplicação e a internet que tinha que na altura era ZON.

    Não percebo o porque da necessidade do NºVoip do Sapo. Esta deve ser básica mas não tou a perceber a lógica.

    E se eu tiver uma app estilo voipbuster/fring no meu iphone posso usar o nº voip do sapo quando estou em casa ?

    Abraço

  37. Avatar de Holly Apple
    Holly Apple

    Boa-noite, tenho um numero voip da meo, que já utilizei em casa e fora (ligado a uma rede wi-fi da Zon, utilizei o Fring (para iPhone) e o Telephone (para Mac) e ambos funcionaram correctamente, no entanto agora estou fora de casa, ligado a uma rede da Meo e não consigo efectuar chamadas Voip nem pelo Fring, telephone ou X-Lite que acabei de experimentar, a configuração parece-me correcta, mas sempre que tento estabelecer a ligação aparece-me uma mensagem com Error 503… Alguém sabe o que se passa?

  38. Avatar de Diogo
    Diogo

    Olá, alguém tem o voip do sapo configurado o x-lite em MacOS?

    Não consigo ligar-me ..

    Agradecia uma ajuda..

  39. Avatar de Paulo Brinca
    Paulo Brinca

    Tambem estou com o mesmo problema, nao consigo configurar em MacOS

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Paulo,

      Podes meter aqui qual o erro que te dá sff

      PPinto

  40. Avatar de Paulo Brinca
    Paulo Brinca

    User ID: +35130209xxxx
    Domain: voip.sapo.pt
    Password: xxxxx
    Display name: Paulo Brinca
    Authorization name: +35130209xxxx
    Register with domain and receive calls: activado
    Opção seleccionada: Proxy
    Address: proxy.voip.sapo.pt:5070

    Account failed to enable

    Account: Paulo could not be enabled.
    Problem at server, error 401. Try again later.

    Seria muito bom se conseguisse ultrapassar este problema, muito obrigado pela atenção.

    1. Avatar de Paulo Brinca
      Paulo Brinca

      Enganei-me a escrever, os dados são da telepac e não da sapo

      Sendo assim os meus dados correctos são:

      User ID: +35130209xxxx
      Domain: voip.telepac.pt
      Password: xxxxx
      Display name: Paulo Brinca
      Authorization name: +35130209xxxx
      Register with domain and receive calls: activado
      Opção seleccionada: Proxy
      Address: proxy.voip.telepac.pt:5070

      E o erro continua a ser:

      Account failed to enable

      Account: Paulo could not be enabled.
      Problem at server, error 401. Try again later.

  41. Avatar de Paulo Brinca
    Paulo Brinca

    Subitamente já esta a funcionar, nao alterei nada, simplesmente começou a funcionar.

    Obrigado na mesma pela atenção, abraço para todos…

  42. Avatar de ivan
    ivan

    o que sigifica o erro network out of order (rede defeituoso)
    meu zoiper estar apresentando esse erro

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Está com rede na máquina?

  43. Avatar de Armindo
    Armindo

    Acabei de configurar com a conta da MEO mas nao consigo fazer chamadas para telemoveis. A versao do xlite é mais recente, sera do dialplan? alguem ja testou?

    1. Avatar de João Pedrosa

      Boas
      Isso de não conseguires fazer chamadas para telemóveis tem haver com uma opção que escolhes na conta na sapo. Quando crias a conta tens 3 opções de chamadas, fixos, fixos e movel e fixos e internacional. escolhes a opção fixos e movel. podes consultar a tabela de preços em http://www.meo.pt/SiteCollectionDocuments/Tarifario_voip.pdf

  44. Avatar de Bruno Matias
    Bruno Matias

    Já alguém configurou num SPA941?
    Estou a tentar e não está a funcionar. No X-Lite funciona correctamente, mas no SPA941 não funciona.
    Já alguém conseguiu? Alguma ajuda?

  45. Avatar de Roberto Varajão
    Roberto Varajão

    Boa tarde, é sem dúvida um excelente tutorial.
    Só um pequeno reparo, a versão que disponibilizam no vosso sitio esta expirada, nada que nao se resolva indo ao website do fabricante.

    cumprimentos

  46. Avatar de Carlos
    Carlos

    Olá
    Depois que a sapo deixa de continuar com o messenger, estou a tentar usar o x-lite, mas seguindo aqui o tutorial nao funciona.

    Nome: sapo
    Domain:voip.sapo.pt
    User ID:+351xxxx
    Pass: a pass do voip
    Display name: o meu nome
    Authorization name: +351xxxx
    Proxy address: proxy.sapo.pt:5070 (tb experimentei 5060 e nada)

    Pf peço mais ajudas

    Obrigado

    carlos

  47. Avatar de Rui Correia
    Rui Correia

    Boas.
    Podem descrever passo-a-passo como criar um número VOIP do Sapo sem ter conta no Sapo.
    Pelo que percebi, é possível mas neste momento não estou a ver como fazê-lo.
    Obrigado 🙂

    1. Avatar de Rui Correia
      Rui Correia

      Que básico…
      Esqueçam o comentário anterior.
      Já funciona. E muito bem!

    2. Avatar de Rui Correia
      Rui Correia

      Hmmm, quer dizer, eu consegui porque criei através da área de cliente do Meo. E para quem não tem nem Meo nem Sapo? (Já) Não dá?
      Cumps.

  48. Avatar de Carlos
    Carlos

    Olá Rui

    Ja tens o voip a funcionar?
    Que programa usas? Eu tenho voip e usava o sapo messenger, mas como acabou, nunca consegui configurar outro software. Podes dar uma ajuda? Que software usas? quais as configurações?

    Obrigado

    Carlos

    1. Avatar de Rui Correia
      Rui Correia

      Olá Carlos.
      Eu tenho o CSipSimple a correr no meu telemovel android.
      O CSipSimple tem um wizard para configurar muitos operadores SIP, entre eles o Sapo.
      A minha única dificuldade foi em criar o perfil de VoIP no Sapo.
      Pelo que percebi anteriormente, devia dar para qualquer pessoa (mesmo que não seja cliente Sapo/PT) criar a sua conta de Sapo e com ela criar um perfil de VoIP. Se calhar percebi mal.
      Eu só consegui criar o meu perfil VoIP através da “Área de Cliente” do Meo. E mesmo aí deu erro ao criar e disse-me para ligar o 16200.
      O 16200 disse-me para ligar para o 16209 (assistência técnica) e lá disseram-me que por ser cliente PT tinha direito a cria um perfil VoIP mas que estava barrado na minha área de cliente porque o Meo Fibra trabalha numa plataforma IMS que é incompatível com SIP.
      Ou seja, eles partem do princípio que eu ao pedir um perfil de VoIP SIP seria para configurá-lo no meu router, o que a meu ver é um contra-senso uma vez que o meu router já lá tem a minha conta IMS que me permite ter telefone fixo através das portas analógicas do router.
      Expliquei-lhes que queria um novo perfil mas para usar num dispositivo móvel (portátil, Pad ou telemovel) e eles criaram o perfil manualmente e cederam-me os dados do mesmo.
      Depois no CSIPSimple foi facílimo. Bastou indicar que queria adicionar uma conta Sapo, inseri o número de telefone do meu perfil e a password e começou logo a funcionar.
      Cumps.

  49. Avatar de Rui Correia
    Rui Correia

    Pergunta: é mesmo possível criar um perfil Sapo sem ser cliente Sapo/PT?
    Cumps

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Olá Rui

      Nao faço ideia.
      Eu era cliente sapo adsl e sempre tive voip, ha meses migrei para a meo e continuei com o voip. Agora queria configurar o voip num software para pc, mas ja experimentei varios e nao consegui.

  50. Avatar de lemos
    lemos

    Boas alguem tem conhecimento de outros software’s VOIP? não para mobile para computador, só tenho conhecimento do skype e do Oovoo.

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      o 3cx nao dá?

  51. Avatar de Rui Correia
    Rui Correia

    Creio que o Ekiga deverá funcionar.
    Aliás, creio que desta lista devem funcionar todos.
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_SIP_software#Free_and_open_source_license_2

    E depois ainda há a lista dos pagos (ou gratuitos para uso pessoal).
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_SIP_software#Proprietary_license_2

  52. Avatar de sonia
    sonia

    bao tarde como descobrir de quem é este nº 309984151, tas a ligar para minha casa, varias x ao dia, liguei para a meo e dizem que é um nº voip, que posso fazer para deixar de receber essas chamadas?

  53. Avatar de Daeron
    Daeron

    Configurei exactamente como está aqui e nada….n faço qualquer chamada. Alguem sabe o que pode ser?

  54. Avatar de João Pedrosa
    João Pedrosa

    Experimenta colocar no proxy: proxy.meo.iptv.telecom.pt

  55. Avatar de Carlos
    Carlos

    Caros amigos

    Isto é muito simples. No tempo do sapo, ofereceram o sapomessenger e toda a ajuda.
    Veio a meo e sacudiu a água do capote, ou seja, voips (grátis) são para extinguir.
    Senão qual a razão de não colocarem um help digno e sem rodeios? Ja experimentei n softwares e farto-me de pesquisar na net, mas não é a meo que fornece o serviço? Onde está o help com todas as configs?
    Eu só estou à espera de fazer 2 anos de fidelização, vão cantar “fados” para outra terra…nao quero nada com essa gente.

    Desculpem o desabafo

    Carlos

    1. Avatar de Rui Correia
      Rui Correia

      @Carlos,
      Olhe que já ando há muito tempo a pular de operador em operador (já passei por 6 diferentes) e a PT ainda é a que menos falhou com o que se comprometeu comigo…
      De qualquer forma, qual é o problema? Talvez possamos ajudá-lo ou pelo menos dar algumas ideias para tentar ultrapassar o seu problema.
      Cumps.

  56. Avatar de Daeron
    Daeron

    Continua exactamente na mesma….

    Dá indicação de estar available, mas qd se faz chamada nem sinal dá…..:(

  57. Avatar de Carlos
    Carlos

    Caro amigo Rui Correia

    Tenho a noção que a PT é que domina o mercado (é dona dos postes de distribuição), assim como a EDP irá dominar nas energias, chama-se a isto monopólio.
    Quando digo mudar, digo deixar e voltar ao que sempre estive, satelite, grátis e sem manobras de mercado.

    Amigo Rui, tinha o voip no tempo do sapo em que usava o sapomessenger e tudo funcionava.

    Agora na meo, com o mesmo nº voip, ja experimentei alguns softs, mas nunca consegui colocar nenhum a funcionar no pc.

    Gostava que a meo colocasse um help com as configurações direitinhas para que os clientes pudessem instalar o(s) softwares por eles indicados juntamente com as configurações detalhadas, afinal é um serviço deles ou não? como é grátis obviamente que não estão nem aí.

    Saudações
    Carlos

  58. Avatar de Bruno Matias
    Bruno Matias

    Algumas informações importantes:
    Subscritpion Expires: 3600
    Sip port: 5060
    proxy: voip.sapo.pt
    outbound proxy: proxy.voip.sapo.pt:5060
    register: yes
    register expires: 3600
    proxy fallback Intvl: 3600
    Use outbound proxy: yes
    Use OB proxy in Dialog: yes
    User ID: +3513xxxxxxxx
    Password:
    Use Auth ID: yes
    Auth ID:+3513xxxxxxxx

    Tenho em funcionamento num SPA 941 da LinkSys

    Mais info: http://ajuda.sapo.pt/servicos.html?faq_id=4729&servico_id=38918

  59. Avatar de Carlos
    Carlos

    Olá amigos

    Finalmente consegui configurar o X-Lite, o meu problema era que a pass do voip era a mesma da area de clientes.

    Agora ja tenho o X-Lite a dar “Avaible”, mas quando marco um numero e faço call ele dá este erro “Failed to establish call”, alguém ajuda?

    Carlos

  60. Avatar de Carlos
    Carlos

    Meus amigos

    Depois de pesquisar e mais pesquisar, finalmente consegui ter o voip a funcionar, e nao precisei dos valentes MEGAS do X-Lite

    Saquei este prog…
    Express talk….
    VOIP service Gratis ( e nao chega a 400 Kb …lol)
    http://www.nch.com.au/talk/index.html

    Settings:
    displayName: +35130207xxxx
    server (sipproxy): voip.sapo.pt
    sipnumber: +35130207xxxx
    pass: xxxx

    Advanced line settings:
    Use a different outbound server
    Outbountserver: proxy.voip.sapo.pt:5070

    Finalmente tenho voip

    Carlos

  61. Avatar de poiou
    poiou

    amigos,tou a pensar utilizar o voip da sapo mas tenho algumas perguntas:
    1- Li algures que os routers thomson têm um grave problema relacionado com o voip (quando se configura o voip, perde-se o telefone fixo), isso também acontece com os d-link dvag31701 (os que vinham com o sapo)?

    2- Com voip é possivel receber chamadas de números de telefone da rede normal (nºs tipo 2********* ou numeros da rede movel)?

    3- Se a resposta à pergunta anterior for positiva, o preço para quem faz a chamada é o mesmo, ou existe um preço especial para chamadas voip?

  62. Avatar de Luis Caldas
    Luis Caldas

    Boa tarde pessoal. Gostaria de saber se mais alguém tem este problema como eu. Tenho o x-lite instalado e já funcionou 5* durante algum tempo. Desde que lançaram as 2 ultimas actualizaçoes nunca mais consegui fazer chamadas. Fica como se tivesse a ligar mas sem chamar e depois faz pi pi e desliga.

  63. Avatar de leticia palma
    leticia palma

    Olá boa tarde!!
    eu tentei instalar o Zoiper no meu pc e após a instalação apareceu o seguinte erro: capacidade de suporte não autorizada SIP 401 unauthorized. Erro 57.. E quando eu termino de fazer a conta eu não consigo registra

  64. Avatar de José Mauricio
    José Mauricio

    Tentei com o X-Lite mas sem sucesso. Instalei o Zoiper e com os mesmos dados de acesso aqui apresentados…foi logo à primeira! Conclusão: pelo menos para clientes MEO, aconselho que usem o Zoiper em vez do X-Lite!

  65. Avatar de Manuel Moutinho
    Manuel Moutinho

    oi pessoal tenho o meo telef telev net,mas nao consigo descarregar o software para o voip da me erro e nem me consigo registar da erro em tudo não sei o porque alguem me ajuda,eu sou 1 pouco leigo nisto loli.

  66. Avatar de Fabio Martins

    Amigos, a sapo virou meo e o site da meo esta fora do ar, vocÊs poderiam me ajudar dizendo onde consigo um voip gratuito como estes hoje? Abraço e $ucesso para todos deste blog!