3cX – Configure o VoIP da Sapo no Android

53 Comentários

No seguimentos dos artigos que temos elaborado sobre a utilização do serviço VoIP da SAPO, foi levantada a seguinte questão: “Não será possível aproveitar este serviço VoIP da Sapo utilizando um smartphone com Android?

A resposta é sim! Para isso fui à procura de um cliente para Android que suportasse o protocolo SIP (Session Initiation Protocol – é um protocolo de sinalização para iniciar, gerir e terminar sessões multimédia em redes de dados), e que permitisse configurar qualquer serviço VoIP. Dos testes realizados a várias aplicações para o efeito, a aplicação 3cX foi a que melhor e cumpriu com as suas funções.

3cx_00

Depois de criarem a conta VoIP da Sapo, há uma panóplia de situações/aplicações onde podemos usar a mesma. Já mostrámos como a utilizar recorrendo a um telefone (ver aqui), um softphone (ver aqui) e agora através de uma aplicação desenvolvida para Android.

A aplicação escolhida para Android foi 3cX pela sua simplicidade e funcionalidade. Suporta o protocolo SIP e permite facilmente estabelecer/receber chamadas a partir de qualquer rede telefónica (rede fixa e rede móvel), bastando para isso ter uma conta VoIP criada.

Como instalar o 3cX no Android?

Caso queiram experimentar esta aplicação, basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo, e serão encaminhados para a aplicação no Android Market.

qr_3cx

ou apenas carregando aqui (a partir do seu equipamento Android)

Como configurar o 3cX  com o serviço VoIP da Sapo?

As configurações do serviço VoIP na aplicação 3cX são relativamente simples de efectuar. Para isso, basta criarem um perfil e configurar de acordo com as vossas credenciais (utilizador e password) da conta Sapo VoIP. Devem ainda configurar o parâmetro External Server e Proxy de acordo com as configurações seguintes.

  • Account: +35130xxxxxx (é o número de telefone atribuído pelo VoIP-Sapo)
  • Password: Password da conta VoIP-Sapo
  • External Server: voip.sapo.pt

Em seguida devem escolher a opção Advanced (opção que se encontra mais abaixo)

3cx_01

Na parte das opções avançadas (Advanced) apenas é necessário configurar o campo Proxy da seguinte forma:

Proxy: proxy.voip.sapo.pt:5070

3cx_03

E está feito. Para finalizarem voltem ao menu inicial do 3cX e verifiquem se a aplicação se consegue registar correctamente no serviço VoIP da Sapo.

Considerações Finais

A utilização de um smartphone para usufruirmos de um serviço VoIP torna-se uma excelente escolha. Podemos aproveitar o micro e coluna do smartphone, deixando assim de ser necessário possuir um telefone ou qualquer outro tipo de equipamento para o efeito. A utilização do serviço VoIP num smartphone permite também que o utilizador possa realizar chamadas a partir de qualquer lado.

Esperamos recentemente apresentar outras aplicações para outros equipamentos (ex. iPhone/iPad, Symbian, etc) de forma a que possam usar este serviço e assim efectuarem, por exemplo, chamadas para a rede fixa com um tarifário bastante acessível.

Já agora se nos quiserem deixar sugestões para aplicações, agradecemos!

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel F.
    Miguel F.

    Boas,

    Testaram o sipdroid? Até funciona bastante bem.

    Cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim testei, Mas não gostou muito do meu A1 🙂

    2. Avatar de Hugo Cura

      Sim, funciona bastante bem. Aliás, é o que uso.

  2. Avatar de Diogo Costa
    Diogo Costa

    Fring é o que eu uso em todos os meus dispositivos moveis… desde Windows Mobile a Android,… passando por Symbian… nunca tive problemas.. o bom de tudo é que podemos usar outras plataformas como o gtalk e o MSN… entre outros… só é preciso criar a conta fring e já está… =)

    o meu conselho.. mas não vou deixar de testar esta aplicação no meu a1.

    1. Avatar de Diogo Costa
      Diogo Costa

      ahhh e atenção uso via ligação 3G sem problema. até que a operadora bloqueie… enfim…

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    Boas.

    Não haverá aqui um engano : “Proxy: proxy.voip.sapo.pt:5070”

    A port correcta não é 5060??

    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não Manuel, a indicação para o proxy é mesmo 5070. A porta 5060 é configurada no campo a seguir.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Mas olha que no meu só fez a autenticação depois de eu alterar para 5060.

        Com o 5070 não autenticava.

    2. Avatar de Claudio
      Claudio

      Já tinha configurado o 3cx no meu San Francisco e funciona muito bem. O único problema é o som só funcionar em modo altifalante.

      Alguém sabe alguma maneira de se colocar a funcionar na coluna normal?

      Pelo que me parece isto é problema do android, já que com o sipdroid ou outro programa sip me faz o mesmo.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        eh eh eh, pois…eu a primeira vez que testei a aplicação liguei para o Vitor. Coloquei o Android em posição normal para efectuar uma chamada e dei conta que tinha de colocar a parte da tampa no ouvido 🙂

        1. Avatar de Claudio
          Claudio

          Então quer dizer que também têm o mesmo problema que eu descrevi. Só funciona em modo altifalante. Certo?

          1. Avatar de Diogo Costa
            Diogo Costa

            usem o fring… nao há esse problema…

          2. Avatar de Zznh
            Zznh

            Eu nem pelo altifalante consigo ouvi, onde estará o problema?

          3. Avatar de PedroNGV
            PedroNGV

            A mim também me acontece isso

  4. Avatar de carlos
    carlos

    Não ha maneira de por so a sair por voip quando queremos?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Carlos, todas as chamadas que sejam feitas via aplicação saem por VoIP. Outra das vantagens é que passamos a ter dois números no mesmo smartphone (o numero associado ao cartão, e o número VoIP)

  5. Avatar de carlos
    carlos

    Mas imagina que eu quero fazer uma chamada para um movel normal…tenho de desligar a aplicaçao se nao a chamada é feita via aplicacao e é chato…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não, marcas via aplicação a chamada vai por VoIP, quando marcas via telefone Android ela vai através da tua operadora.

      E podes ter os 2 em funcionamento em simultâneo.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Não sei como é com o 3cx porque ainda não experimentei, mas com o Sipdroid basta não pre-definir a aplicação pela qual quero telefonar. Então, quanto vou telefonar para alguém, é possível escolher o por onde vai sair a chamada.
      No meu caso, tenho o telefone normal pre-definido e sempre que quero usar o voip abro a aplicação (que está na barra de notificações) e uso-a.

  6. Avatar de ITDept
    ITDept

    Agradeço a dica, o UI deste é mt simples,mas bloqueou-me a ZTE v9 na 3ª chamada 😐
    Vou continuar a testar outros softwares.

  7. Avatar de PedroNGV
    PedroNGV

    Desculpem o off topic, mas fiquei com uma dúvida… eu tinha um nº VoIP antigo criado ainda no tempo em que tinha Sapo ADSL.

    Agora tenho MEO e criei um novo número VoIP e apaguei o antigo. Só depois reparei que o 2º número VoIP já tem custos. Mas fiquei sem perceber se este novo número não irá contar como o 2º…

    O que é que vocês acham?

    Obrigado!

    1. Avatar de ITDept
      ITDept

      Acho que devias aderir à Factura Electrónica e Débito Directo, não custa nada, é mais prático e tens os 2 números VoIP sem mensalidade.

      1. Avatar de PedroNGV
        PedroNGV

        Sim, o problema é que essa é uma decisão que não depende de mim! Eu não sou o titular do serviço e o titular não quer aderir…

        De qualquer das formas eu apaguei o número antigo (já não tinha a password de acesso, por isso criei um novo), neste momento apenas tenho um nº VoIP, acham que faz sentido considerarem este como o 2º nº VoIP?

  8. Avatar de carlos
    carlos

    Pedro no meu sai sempre pela aplicacao nas duas situaçoes…deve ser por eu ter o cyanogen instalado. obrigado

  9. Avatar de afrsa
    afrsa

    Grande tópico! 😉

    Então usando esta aplicação, qualquer chamada que faça para rede fixa é à borlix? E no caso de receber chamadas da rede fixa (meo), quem me liga fica à borlix também?

    Cumps 😉

  10. Avatar de André C. Lopes

    Olá pessoal… queria ligar o meu smartphone à central voip aqui de onde trabalho, como é que faço isso? esse software dá ou esse é só para o sapo?

    Obrigado, aguardo resposta.

  11. Avatar de cris
    cris

    Bocado off-post mx dentro do assunto, existe algum tarifario/serviço/aplicação VoIP, para usar em rede 3G no tlm sem que a operadora corte/bloquei ?

  12. Avatar de bruno

    experimente com o csipsimple e tb so funciona em alta voz… (ZTE blade / Optimus san francisco)

    bug idiota…

    de resto.. excelente!

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Isto é problema do software voip. se experimentarem o sipdroid 2.0 o som também sai pelo speaker.
      Instalem a versão sipdroid 1.3.7 e esta situação já não acontece. testado por mim no optimus San Francisco. Todos os outros programas utiliza o speaker.

      1. Avatar de bruno
      2. Avatar de bruno

        Como meteste os campos no sipdroid?

        não vejo opção para o proxy e nao estou a conseguir registar.

  13. Avatar de carlos
    carlos

    Pedro mudei a ROM e agora é como tu dizes…mas estou com outra duvida…as chamadas ficam em alta voz? ou da para mudar isso? se sim como?

  14. Avatar de André
    André

    Se eu ligar um telefone ao router e ficar com o mesmo número voip do que o que utilizo no telemóvel vai dar problema?

  15. Avatar de AngelSpeedy
    AngelSpeedy

    Boas alguém sabe as configurações para o 3CXPhone novo ? Jé tentei mta coisa e não dá nada… Podiam meter os passos aqui é que este está diferente do que voçês aqui mencionam.. Abraços..

    1. Avatar de Rui Bessa
      Rui Bessa

      Estou com o mesmo problema, com o novo 3cX. Alguem ajuda ?

  16. Avatar de bruno

    alguem me quer ajudar? nao consigo de maneira nenhuma…

    1. Avatar de bruno

      consegui com uma cena chamada Linphone

  17. Avatar de Patrício Ponte
    Patrício Ponte

    Estive a testar o programa no meu HTC Wildfire mas ele diz que não está registado.
    Alguem me sabe dizer qual o problema/solução?

  18. Avatar de Alvaro
    Alvaro

    Boas,

    E tirar o alta voz? quem tem esse truque milagroso?

    abc a todos 😉

  19. Avatar de j040p3d20
    j040p3d20

    Boas,

    Tenho usado o Nimbuzz no Symbian e o Yate para windows.

  20. Avatar de jay
    jay

    Eu tentei agora com o 3cX novo mas fica sempre em “Waiting for profile, please be patient…” Alguém sabe o que poderá ser ? :S

  21. Avatar de nuno
    nuno

    Tenho Sapo fibra com telefone voip começado por 229 e no meu caso o serviço foi configurado quando me instalaram a fibra. queria saber como posso saber a minha password voip? É que já fui a área de clientes sapo, ao router e não dá para ver!
    Já agora, o meu proxy e servidor são diferentes:
    proxy.ims.iptv.telecom.pt
    sip.sapo.pt

  22. Avatar de Sergio
    Sergio

    So para informar que as configuracoes acima sugeridas funcionam muito bem com o Nexus S android 4.0 ICS, que por defeito ja traz um cliente voip.
    ou seja nao e necessario instalar mais nada.

    um bem haja.

  23. Avatar de Arnaldo Monteiro
    Arnaldo Monteiro

    Boas pessoal, queria criar uma conta sapo voip, mas ta complicado. Será por eu n ser cliente sapo, ou seja, tenho de ter algum produto sapo para poder ter esse serviço??

    1. Avatar de Hugo Cura

      Claro, este serviço é exclusivo para clientes sapo ou meo.

      1. Avatar de Arnaldo Monteiro
        Arnaldo Monteiro

        Ok, em minha casa somos meo, mas n esta em meu nome. terei de o fazer então em nome do titular do serviço. Ja agora, sabe me dizer se o serviço é pago??

  24. Avatar de Valdemar
    Valdemar

    Eu resolvi o problema de ligação, desligando as opção “NAT Helper”, nas opções avançadas.
    Mas também tenho o problema de alta-voz.

  25. Avatar de Valdemar
    Valdemar

    O “Linphone” funciona muito bem com o som e é muito fácil de configurar.
    http://www.linphone.org/eng/screenshots/android.html

  26. Avatar de Nelson
    Nelson

    Façam um tutorial para a nova versão do 3CX, seria optimo.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Arnaldo Monteiro
      Arnaldo Monteiro

      Ainda nem sequer consegui configurar a versão que tinha, por isso para mim é uma boa ideia!

  27. Avatar de jorge
    jorge

    O meu 3cx perde o registo quando o telemóvel fica com o ecra desligado no modo des espera. Bloqueamos o telefone e a aplicação perde registo e como tal não recebe chamadas.
    Têm solução. Tenho um Huawei P8 Lite.