Pinta 0.5 – Fantástico editor de imagens Open Source

7 Comentários

Disponível para Windows, MacOS e Linux e agora com suporte para Docking

Jonathan Pobst, um programador open source da Novell, desenvolveu o Pinta, uma simples aplicação de edição de imagem com traços Paint.NET. A ideia surgiu num momento de inspiração onde Pobst decidiu que precisava de preencher o segmento de aplicações de imagem com algo do tipo Paint.NET para Gtk. Pinta foi desenvolvido para ser simples e uma alternativa ao GIMP e Paint.NET.

pinta_04

O Pinta, é então uma ferramenta gratuita para desenho e edição, concebida para plataformas Linux, sendo considerada por muito utilizadores do Linux como um clone da versão Paint.net.

Possui muitos efeitos já pré-definidos, que permitem criar verdadeiras obras de arte.

pinta

Utiliza bibliotecas baseadas no Cairo e GTK+, e possui muitas funcionalidades existentes na maioria das aplicação profissionais deste tipo.

ss4

Características do Pinta:

  • Inclui as ferramentas de desenho tradicionais como Paintbrush, Pencil, Shapes, Eraser e selecctions
  • Inclui alguns efeitos como por exemplo: Invert, Sepia, Black and White e Auto Level
  • Suporta para multi layer
  • Simples de usar
Novidade da versão 0.5

Suporte para abrir vários ficheiros de imagens ao mesmo tempo

pinta_00

Procedural Brushes – Possibilidade de adicionar novos efeitos

pinta_01

Clone Stamp – funcionalidade que permite remover facilmente objectos que não pretendemos nas imagens

pinta_02

Confira todas as novidades aqui

Como instalar no Ubuntu 10.04?

sudo add-apt-repository ppa:moonlight-team/pinta && sudo apt-get update
sudo apt-get install pinta

Último artigos Linux

altLicença: GNU
altDownload: [MacOS X] Pinta 0.4 [874KB]
altDownload: [Windows] Pinta 0.5 [1,90 MB]
altHomepage: Pinta

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Glink
    Glink

    isto mais cedo um dia…

    mas vou instalar na mesma que dá sempre jeito 😛

    obrigado pplware 😀

  2. Avatar de vinicius
    vinicius

    precisa instalar o mono for mac os :/
    tem quase 80mb, e esse mono seria tipo o net framework?

  3. Avatar de dissid3nt
    dissid3nt

    Uma das grandes lacunas no open source é a falta de um pacote de software com consiga competir com a Adobe…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem dúvida. Mas nisto da imagem é preciso é ter ideias 🙂

    2. Avatar de Glink
      Glink

      ou mesmo o iLife da Apple, é preciso um pacote minimamente igual 😛

    3. Avatar de linux_fan
      linux_fan

      Nunca usei adobe, sinto-me um felizardo…senão tinha que o ter crackado…mais vale instalar GIMP, INKSCAPE e afins… é preciso é ter ideias e saber mexer na coisa. Se eu estiver habituado a x é claro que não estou tão habituado a y e nem me apeteça tocar nele.

  4. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    para os adeptos das adaptações de software a la MS…é um excelente programa.
    Mas este software baseia-se no moonlight, que é como quem diz em sirverlight, e so por isso não lhe dou a mínima oportunidade…eu sou mais tux-like 🙂 .
    tudo o que vem da ms ignoro…a excepção do win xp que é o ultimo reduto para mim 😉
    Para aqueles que não são tão idealistas é óptimo surgir diversidade, e …para os outros também pois gera maior concorrência na qualidade de aplicações.

    cmps