Gofris – Uma solução para computadores públicos

14 Comentários

Num cenário onde uma máquina é usada por vários utilizadores (ex. Cybercafés, Quiosques, centros culturais, etc), é importante que o perfil do utilizador (ex. novos ficheiros criados, alterações ao sistema, etc)  seja limpo a cada sessão.

Para esse efeito, vamos conhecer o Gofris, uma aplicação idêntica ao popular Deep Freeze para Windows.

gorfis_02

Gofris é uma ferramenta open source que pode ser usada para “bloquear” a pasta Home do utilizado, isto é, quando o gorfis está a correr numa máquina, as alterações que são mantidas na pasta Home são apagadas após restart do sistema. Para quem conhece o Deep Freeze (ferramenta paga para Windows), o funcionamento é idêntico.

Como instalar no Ubuntu 10.04 e 10.10?
sudo add-apt-repository ppa:tldm217/gofris
sudo apt-get update
sudo apt-get install gofris-en

Depois de instalado, o Gorfis fica disponível em System Tools—>Gorfis

gorfis_03

Após iniciar a aplicação, é disponibilizado um ícone na barra superior para controlo da acção do utilizador no sistema. É possível aplicar a acção do Gorfis ao utilizador actual, a um utilizador específico ou a todos os utilizadores do sistema.

gorfis_00

Através da opção “Show status”, podemos verificar qual o estado da acção do Gorfis.

gorfis_01

Considerações finais

Este tipo de aplicações são por norma muito procuradas, uma vez que ajudam o responsável pela manutenção de um conjunto de computadores (seja num cybercafé, seja num espaço publico, etc) a manter “limpos” os computadores. A aplicação é simples de configurar e além disso é gratuita. Que mais se pode querer?

Artigos relacionados

Homepage: Gofris

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®

    Peço desculpa pelo offtopic, mas como se trata de um artigo que fala de segurança em computadores públicos queria alertar para terem cuidado a usar redes sociais em redes públicas, e até mesmo em redes Wi-fi usando o nosso próprio computador.

    Com uma simples extensão do Firefox é possível um pirata detectar a nossa conta e até mesmo a modificar, e com isto basta ele estar a “scannear” essa mesma rede e quando “nós” abrimos o nosso Facebook ou outras contas quaiquer, essa extensão detecta o profile e ele a partir desse momento consegue aceder ao nosso facebook, por ex.

    Já andei a fazer vários testes e embora não tenha sido bem sucedido entre alguns computadores, outros foi possível mesmo detectar o profile e usar com a maior das normalidades como se fosse nosso. (obviamente, teste com amigos e colegas).

    Encontrei também um video sobre isso quando pesquisei mais informações sobre essa extensão e aqui explica bem como se faz todo o processo, com isto não estou a incentivar ninguém para o fazer mas como é de conhecimento público serve apenas para alertar o não uso de computadores públicos para estes casos especificos até ser encontrada uma solução para este exploit.

    http://www.youtube.com/watch?v=9T8xaDoYNmg

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Mas o problema não será pelo facto de ele se estar a ligar ao Facebook por uma rede não encriptada (http://)?
      Haverá quem faça login, em qualquer site, em servidores não https://?

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Dando resposta a mim próprio, parece que o problema está mesmo no facto dos utilizadores fazerem o login em sites não totalmente encriptados.
        Para logins, seja onde for, usem SEMPRE servidores com encriptação.

        http://blogs.computerworld.com/17228/firesheep_firefox_extension_opens_fire_on_sheep_browsers?source=t2

        1. Avatar de tunes
          tunes

          mas o utilizador comum e leigo nao sabe qdo esta a usar um servidor encriptado ou nao…

    2. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Mesmo usando modo ”sem registo” no chrome (por exemplo)?

    3. Avatar de a Friend®

      Poderá estar relaccionado com a falta de encriptação, porque no meu computador como funciona encriptado sempre ligado a um servidor e esse servidor é que me acede aos sites tipo “proxy” não foi detectado o meu profile.

      No caso dos meus amigos, foi fácil.. e eles nem tinha a opção “guardar password do facebook” … foi com um simples acesso normal, o meu computador com o Firefox e essa extensão ligados a “scannear” detectou logo a conta deles mal eles iniciaram a sessão…

      É mesmo um caso a ter em conta e assim que souber mais dados deixo feedback para o pessoal ficar atento, mas por agora evitem… nunca se sabe quem está do outro lado. Estilo Hotspots publicos, McDonnalds e afins… evitem ao máximo.

      1. Avatar de Courela

        Como diria o meu prof de segurança: “Encriptar é colocar numa cripta. Cifrar”.

    4. Avatar de a Friend®

      Bem a solução não é lá muito prática para o utilizador comum, mas aparentemente é a única solução segura, que é semelhante à que uso desde sempre, daí não ter sido possível detectar o meu profile como indiquei mais acima.

      http://mashable.com/2010/10/28/firesheep-vpns/

  2. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Windows Steady State para OS Microsoft ou o antigo Windows Shared Toolkit…

  3. Avatar de oi?
    oi?

    daria um bom artigo isto:

    http://www.digsby.com/

    vejam que vale bem a pena 😀

    1. Avatar de brunobola
      brunobola

      Já existem N artigos do dgisby…

      1. Avatar de oi?
        oi?

        hm, nao me parece! Introduzi “digsby” na pesquisa aqui no pplware e nem 1 artigo me apareceu.

        Não sei onde viste N artigos sobre ele aqui no pplware 🙂

        cumprimentos

    2. Avatar de Tiago Carvalho
      Tiago Carvalho

      Peço desculpa pelo offtopic, mas já me esta a irritar…

      @oi?, Já te calavas com o digsby. Recebes à comissão é?