Wicd Network Manager no Ubuntu

14 Comentários

Uma alternativa ao Network Manager

Uma das ferramentas que sempre apreciei no Ubuntu foi o Network Manager, uma applet que permite gerir todas as ligações de rede (wired, wireless, 3G e Bluetooth).  Com o Network Manager aplicação, qualquer utilizador consegue configurar facilmente um computador para aceder a uma rede (..ainda me lembro dos 15 passos que eram necessários para configurar a universitária eduroam num Windows Vista….e apenas 4 ou 5 no Ubuntu usando o Network manager). Ontem lembrei-me de procurar se existiam alternativas ao Network Manager e após algumas pesquisas encontrei o Wicd Network Manager. Vamos testá-lo.

wic_000

O Wicd Network Manager é uma aplicação semelhante ao Network Manager, cujo objectivo é gerir perfis de rede. Para começar vamos proceder à remoção do Network Manager e vamos instalar o Wicd Network Manager.

Para tal, abrimos o Ubuntu Software Center e mandamos remover o NetworkManager

wic_01

Depois de desinstalado, vamos proceder à instalação do Wicd Network Manager. Para tal, mandamos procurar por Wicd e carregamos no botão Install

wic_02

Depois de instalado, pode simplesmente mandar fazer um restart ao sistema para que a nova aplicação comece a gerir as placas de rede da máquina.

Após restart, aparecerá na barra superior um novo ícone, que está associado ao Wicd Network Manager. Carregando com o rato sobre esse ícone, podemos de imediato aceder às configurações e perfis de rede.

wic_03

O Wicd Network Manager, permite configurar facilmente um endereço estático e respectiva mascara de rede, gateway e DNS. Numa rede onde existe um serviço de DHCP, o utilizador apenas tem de retirar o visto da checkbox Use Static IPs

wic_04

Algumas características do WICD

  • Possui uma interface totalmente funcional, simples e completa para gestão de configurações de rede
  • Suporte apenas para redes wireless e wired (Não suporta ainda PPPoE/DSL)
  • Possibilidade de criação de perfis de rede
  • Ícone interactivo que apresenta a actividade da rede e força de sinal de uma rede wifi

Considerações finais

Após a análise, considero que o network manager continua a ser uma aplicação de topo para gestão de configurações de rede. No entanto, o WICD é uma alternativa viável para quem se liga via cabo ou wireless, tendo um interface “simpático”. Se algum dia o vosso network manager encravar, o WICD pode ser o substituto.

Artigos relacionados

Download: Outras distros
Homepage: WICD

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    É muito bom o wicd;) e em relaçao ao NetworkManager, é tambem mais leve.
    Usei em tempos, mas acabei por volter ao networkmanager por conseguir partilhar o wireless por ethernet com 1 click, o que dá algum jeito por vezes.

    cumps!

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já usei o Wicd e acho boa ferramente. O pessoal que tenha cuidado caso se esteja a ligar por wireless e depois desinstalem o networkmanager depois nao conseguem instalar o wicd só ligando por cabo já tive este problema e depois foi uma carga de trabalhos..
    Quanto ao networkmanager na minha universidade com eduroam uma seca pq ligo-me a eduroam que esta como rede oculta ou hidden e sempre que conecto ele abre a janela pedir certificado e faço sempre ignore e save changes mas pede sempre que me volto a ligar.. E clico em eduroam ele fica a ligar mas nao liga tenho de ir a ligações um clique no icone e mostra as ligações e só ai vejo outra eduroam e se clicar nessa ele ja se liga.
    Se conseguir eduroam no wicd mudo-me.

    Cumps

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Quando me refiro ao ligando por cabo é pq sem o network manager ficam sem net wireless por isso so ligando por cabo conseguem net.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Qual a tua Universidade? Ainda mantêm o SSID da eduroam hidden?

  3. Avatar de Ricardo Pereira

    Este programa é realmente bom. Dou-vos um bom exemplo do seu uso…Se conhecerem o BackTrack da Linux, que tem várias ferramentas de internet (para “furar” redes) saberão que pelo meio das grandes ferramentas usadas, esta é uma delas.

    Cumprimentos e continuação de bom fim-de-semana!

  4. Avatar de semog
    semog

    nos meus tempos de ubuntu o network manager servia muito bem, no sidux o wicd foi de grande utilidade e agora no arch igualmente…
    a eduroam funciona com o wicd e ja com o network manager no ubuntu também, mas a minha nao está hidden e nao preciso de certificado isto para o IPV, agora já vi na net alterações que alguém fez para o wicd funcionar em outras universidades nacionais Porto e Minho e internacionais
    só tenho um problema no wicd aparencia gtk que no kde fica mal, ja existe um projecto uma gui para o wicd em qt designada wicd-qt mas nunca consegui colocar a funcionar 100% mas nunca me dei muito ao trabalho

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    ESTG Leiria.
    Quanto a isso do SSID nao sei o que é isso sinceramente.
    Mas sim a eduroam é hidden. Para me ligar pelo ubuntu tenho de clicar no iccon do network manager clicar em hidden networks (nao me lembro de cor o nome) e depois selecionar eduroam ele pede certificado eu digo mais uma vez para ignorar e depois tenho de ir novamente as ligaçoes e clicar na outra eduroam que aparece. E ai sim fico ligado a net.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Este comentario era para ser em resposta ao Pedro Pinto mas enganei-me e saiu aqui em baixo..

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia Pedro,

      SSID = nome da rede (neste caso é eduroam). Pode ser que o pessoal do centro de informática de Leiria leia este artigo e mude essa configuração :).

  6. Avatar de Olly

    [offtopic]
    Posso sugerir um artigo?
    Desde que surgiu o Grupo Doméstico no 7 que me vejo às aranhas para tentar estabelecer uma partilha entre Ubuntu e Win7, os tutoriais que encontro pela net são, no mínimo, confusos.
    A ideia seria alguém que conseguisse fazer um tutorial (a funcionar) que explicasse aos menos “habituées” (como eu) como fazer.
    Que acham?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas @Olly
      Não percebi o teu comentário:

      O que é o Grupo Doméstico no 7 ??? referes-te ao Workgroup?
      Partilha entre Ubuntu e Windows ?? Partilha de informação?

      Se a ideia é partilhares informação entre o Linux e o Windows 7, então dá uma vista de olhos aqui:

      HowTo: Partilha de ficheiros com Samba – https://pplware.sitedev.pt/linux/howto-partilha-de-ficheiros-com-samba/

      Partilha de pastas/ficheiros no Ubuntu – Samba – https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/partilha-de-pastasficheiros-no-ubuntu-samba/

      Depois diz alguma coisa. Podemos fazer um artigo para o Ubuntu 10.04/10.10 e Windows 7

  7. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Olá… gostaria de saber o que eu coloco como Domínio dns no wicd? eu uso uma antena usb aquário.

  8. Avatar de Tiago Filipe Paulino Santos
    Tiago Filipe Paulino Santos

    Boas sei que o topico ja é um pouco antigo mas gostaria de saber se o wicd tem suporta para placas 3g (e156g no meu caso)

    Obrigado pplware 🙂

  9. Avatar de Claudio Worker
    Claudio Worker

    É o unicos que vi simular uma conexão tipo 10.0.0.1