PlayOnLinux 3.8.5 – Aplicações e jogos do Windows no Linux

20 Comentários

Enquanto utilizador do sistema operativo Windows e Linux, quando me encontro nativamente em Linux sinto a necessidade de algumas aplicações que apenas se encontram disponíveis para Windows (o contrário também acontece). Actualmente, com a evolução das, este tipo de “barreiras” já quase não existe. Uma das aplicações que nos permite a interoperabilidade de aplicações entre sistemas operativos é o PlayOnLinux.

play_02

Para quem ainda não conhece, o PlayOnLinux é um excelente programa que nos permite instalar aplicações e jogos que foram inicialmente desenvolvidos, para correr em exclusivo no sistema operativo Windows.

Para quem pretender saber mais sobre o PlayonLinux pode ler o nosso artigo: PlayOnLinux 3.7 – Compatibilidade sem fronteiras

Algumas funcionalidades

  • Não é necessário que o utilizador possua uma licença Windows, para correr aplicações que apenas foram desenvolvidas para o sistema operativo da Microsoft
  • O PlayOnLinux baseia-a na aplicação Wine, beneficiando de todas as suas funcionalidades. No entanto, disponibiliza um interface simples para que os utilizadores possam correr aplicações e jogos, do Windows, no Linux.
  • É uma aplicação desenvolvida em Bash e Python

playonlinux_01

Novidades desta versão

  • Actualização de scripts para criação de atalhos
  • Correcção do Bug#58 (Os utilizadores com a versão 3.8.3 e 3.8.4 devem actualizar o mais rápido possível para a versão 3.8.5)
  • Algumas melhorias e correcção de alguns Bugs

Veja todas as novidades aqui.

Veja o jogo Mafia II a correr num sistema Linux Ubuntu, instalado via PlayOnLinux

Com instalar no Ubuntu?

Para instalar facilmente o PlayOnLinux 3.8.5 no Ubuntu, basta fazer download do pacote PlayOnLinux 3.8.5 (aqui), depois dar duplo clique e seguir as instruções

Artigos relacionados

altLicença: GPL
altSistemas Operativos: Linux
altDownload [escolher distro] : PlayOnLinux
altHomepage: PlayOnLinux
altAplicações disponíveis: Applications

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JC
    JC

    Melhorou muito desde quando eu usava ha 2 anos mas mesmo assim com este sistema de topo (GTX 480 e i7) só obtém 25 fps. Eu com a minha HD5850 e i5 em Windows consigo 60 tudo maxed out. Ainda tem muito que andar!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não é por acaso que são aplicações desenvolvidas para windows.
      Não esperem correr jogos, como correm em windows.
      Até podia explicar porque, mas pronto, uma coisa são as drivers das gráficas, que estão “preparadas” para certos jogos, obtendo mais desempenho..depois directx etc etc.

      Estas “emulações” raramente irão conseguir ter a mesma performance e estabilidade quem em windows.

    2. Avatar de Mauricio.O

      25FPS dependendo do jogo não é problema, o problema aqui é ele ta rodando a 25FPS em 800×600 eu que uso um monitor em 1920×1080 impossível então jogar só vou ver slide

      1. Avatar de JC
        JC

        Nem tinha reparado nisso! Mas uma coisa é certa, não está a correr ao máximo.

  2. Avatar de Olly

    Uso no Ubuntu para correr o Office, entre outros… muito bom mesmo.
    Simples, rápido e prático.
    Recomendo!

    P.S.: Só é pena ainda não ter conseguido fazer correr o CS5, se conseguisse abandonava o windows de vez.

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Conseguiste instalar o Office 2010?

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Eu tentei instalar, mas não consegui. Deu-me um erro e depois nem consegui desinstalar o que já tinha tentado instalar.

      2. Avatar de Olly

        Tenho o 2007.
        O 2010, como não tenho, não sei se dá.

      3. Avatar de João Henriques
        João Henriques

        Dá, sim senhor.

    2. Avatar de João Dias
      João Dias

      Eu tenho o Photoshop CS5 Portable a funcionar perfeitamente no Ubuntu, através do Wine.

      Um screenshot:
      http://img818.imageshack.us/img818/474/capturaecrac.png

      Basicamente, tens que ir buscar o Winetricks, e instalar:
      atmlib, jet40, mdac28, ie6, fontsmooth-rgb, vcrun6 e vcrun2008. Depois é só executares o ficheiro do PS portátil e ele abre normalmente.

      Ainda não experimentei com o Illustrator Portable.

      1. Avatar de Olly

        E o InDesign, tentaste? Esse também me faz falta. 😀

      2. Avatar de ruben
        ruben

        Será que dá para instalar o autocad?

        Alguém me sabe responder?

        1. Avatar de Kkicks
          Kkicks

          não sei…
          mas procura aqui:
          http://appdb.winehq.org/

      3. Avatar de manu
        manu

        Consegues adicionar textos? É que o meu crasha sempre quando chamo a ferramenta de texto.

        Obrigado

      4. Avatar de pereiraww
        pereiraww

        Como faz para “instalar” o programa portable e ele aparecer no menu

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Há anos que eu queria que o Star Wars: Shadows of the Empire pudesse ser jogado em Linux, mas na base de dados do Wine HQ esta aplicação estava indicada como não funcionante. Qual não foi a minha surpresa quando busquei hoje na base de dados do Wine HQ este jogo e vi que ele já tem a classificação de Platinum e, ainda por cima, os comentários dizem que o jogo funciona melhor em Linux do que em Windows…

  4. Avatar de Shadowk1ller
    Shadowk1ller

    Pois mas as features que temos em windows vão demorar e muito a chegar ao linux, tipo o Physx, Directx 11 e o Tesselation, não estou a dizer que não tem, mas duvido que de para jogar com a performance que se tem com isso ligado…:\

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    se instalar o office nu ubuntu com o PlayOnLinux e tiver que passar ou levar o ficheiro para algum lado numa pen, vai ler ou copiar num pc com windows?

  6. Avatar de Allan Robs
    Allan Robs

    Serio nunca entendi porque nao se vende estes títulos de jogos ditos famosos para o linux
    Sou natural de Rondônia, e se o Brasil era atrasado! nao queira saber como demorava pra chegar as novidades la. aff

    Mas sim, e o SNS era, ainda e dependendo do ponto de vista, um moderno videogame, ai veio a verçao 64 ate jh os jogos sao caros e comprávamos originais, nao vou mentir tentei uns falsos, nao tinha sorte com eles, e como eu sei que muitos comprariam jogos. originais, E se nao roda-se melhor nestas maquinas com linux

  7. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Ao seguir os passos do artigo ele esta-me a instalar a versão: 3.7.7. É normal?