Mouse without Borders: 1 teclado + 1 rato = controlar 4 PCs

37 Comentários

Para quem trabalha diariamente com informática, as vezes depara-se com uma secretaria cheia de computadores (desktops ou notebooks).  Tradicionalmente, necessitamos de um teclado e rato por computador para controlar cada máquina ou então podemos recorrer a um KVM switch.

Para quem tem todas as máquinas ligadas em rede, pode também usar o Mouse without Borders para controlar até 4 máquinas recorrendo apenas a um teclado e a um rato. Vamos conhecer esta excelente ferramenta que foi desenvolvida pelos Engenheiros da Microsoft.

mwb_00

O Mouse without Borders é uma aplicação semelhante ao Synergy (que já analisamos aqui) e que permite de uma forma muito simples controlar mais do que um PC, partilhando o mesmo teclado e o mesmo rato. Para quem não sabe, a Microsoft lançou no inicio deste ano o “The Garage”, um projecto do estilo Google Labs da Google, onde os programadores da própria Microsoft podem colocar em prática as suas ideias pessoais.

Principais características do Mouse without Borders 

  • Transferência de ficheiros entre PC’s com um simples drag and drop
  • Funcionalidade Copiar/Colar suportada entre PCs
  • Partilha de sreenshots entre PCs
  • Bloquear o ecrã em todos os PCs
  • Desactivar o screensaver em todos os PCs

Veja o Mouse without borders em acção

Como configurar o Mouse without Borders?

Depois de instalado, abrimos o Mouse without Borders que disponibiliza um estilo de assistente para efectuarmos a configuração. Caso não tenham a aplicação instalada em mais nenhum computador, devem escolher a opção NO.

mwb_01

Em seguida é-vos fornecido um código de acesso e o nome do próprio computador.

mwb_02

Já noutro computador da rede, indicamos o código de segurança (ver passo anterior) e também o nome da máquina onde nos vamos ligar. Para ligar, carregamos em LINK

mwb_03

Se a ligação for efectuada com sucesso, é apresentada uma imagem que indica que a partir desse momento podemos usar as funcionalidades de copiar/colar e partilha de ficheiros (simplesmente arrastando de screen para o outro) entre computadores. Como referido, a aplicação permite também a partilha do teclado e rato.

mwb_04

A aplicação disponibiliza ainda uma interface onde podemos gerir todas as ligações (entre os vários computadores).

mwb_05

No separador “Machine Setup” estão também disponíveis uma conjunto de opções, incluindo atalhos, que permitem simplificar o funcionamento da aplicação.

mwb_06

Este é sem duvida uma aplicação de grande utilidade. De referir que  é necessário  uma LAN (e que todas as máquinas estejam configuradas/ligadas em rede) para que assim possa haver comunicação entre amáquinas. Um dos pontos fracos é o suporte apenas para Windows…pode ser que no futuro a coisa mude! Experimentem e vejam o quanto esta ferramenta é fantástica.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: Mouse Without Borders [1,1MB]
Homepage: Mouse Without Borders

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Roubaram-me a ideia… 😀

  2. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Tenho usado este https://pplware.sitedev.pt/windows/software/input-director-use-o-teclado-e-o-rato-num-segundo-pc/
    e estou bastante satisfeito, a interface é muito simples mas com muitas parameterizações. Aparentemente mais do que este.

  3. Avatar de First
    First

    nice! well done kid.

  4. Avatar de CarlosA05
    CarlosA05

    Fantástico… muito util aqui na empresa.

    http://www.inforcar.pt.vu (quem somos)

    1. Avatar de NoSila
      NoSila

      Tendo em conta o actual estado económico do nosso país não é lá boa ideia ter uma empresa chamada Inforcar (devido à grande parte da população que provavelmente não sabe escrever enforcar). =P

  5. Avatar de Bruno Lages
    Bruno Lages

    Já utilizo este há bastante tempo…e é muito bom!

    Input Director
    http://www.inputdirector.com/

    1. Avatar de Henrique C.
      Henrique C.

      Igualmente

    2. Avatar de NoSila
      NoSila

      Tendo em conta o actual estado económico do nosso país não é lá boa ideia ter uma empresa chamada Inforcar (devido à grande parte da população que provavelmente não sabe escrever enforcar). =PP

  6. Avatar de bruno martins
    bruno martins

    é normal aparecer um dispositivo desconhecido?

    ps: agora esta na moda fazerem publicidade nos comentários?
    tenham vergonha S.F.F…

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Apoiado!

      Eu já não costumo clicar em publicade, quanto mais em comentários!

  7. Avatar de Antonio Ferreira

    brilhante, nao conhecia. funciona impecavel e rapido. só faltava podermos ter apenas 1 ecran onde poderiamos controlar os 4 pcs, tipo mesmo kvm.

  8. Avatar de Luís
    Luís

    Parece interessante. Mas mesmo assim prefiro o Synergy, já que é multi-plataforma.

    http://www.ponha-aqui-o-seu-anuncio.pt

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Usei em tempos um parecido, o Synergy!

  10. Avatar de ME
    ME

    Synergy wins… it works on Windows, Linux and OSx

    1. Avatar de Pedro Castro
      Pedro Castro

      Sem dúvida que o synergy se torna muito mais útil!

    2. Avatar de lumitoro
      lumitoro

      E é Open-Source o que para quem não sabe é uma vantagem.

  11. Avatar de JCampos
    JCampos

    Synergy forever….

  12. Avatar de Unknown
    Unknown

    Não conhecia, muito bom : )

  13. Avatar de tsa
    tsa

    Desde à uns tempo que adoptei uma politica.
    Se não é multiplataforma e existem alternativas, nem perco tempo.
    Neste caso continuo com o Synergy.

  14. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Defeito numero 1: Onde tiro isto do arranque? Onde está essa opção?

    1. Avatar de Henrique C.
      Henrique C.

      Mais, se formos ao “msconfig” do windows nem sequer aparece no arranque para o desactivarmos. :S

      1. Avatar de NoSila
        NoSila

        Não aparece no arranque porque isso para funcionar no logon do windows tem que ser um serviço devido a estes(não sei se todos mas sei que pelo menos alguns) iniciarem antes de qualquer utilizador logar.

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    È possivel usar o programa com 3 pcs tendo todos eles ligações á net diferentes (meo,tmn banda larga e vodafone banda larga)?ando á procura de algo assim, obrigado

    1. Avatar de Volpix
      Volpix

      Não testei o programa, mas os pcs devem ter que estar todos na mesma rede. Talvez com Hamachi ou um programa similar seja possível.

  16. Avatar de C
    C

    o mais cómico é este software ser apenas para o windows, e a imagem inicial deste artigo ser 3 escrãs com 3 Sistemas operativos diferentes.

    😉

    1. Avatar de 2xtreme
      2xtreme

      Se reparares a imagem faz referencia ao Synergy que esse sim tem suporte em Windows, Linux e OSx.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    E uma alternativa a isto que seja cross-platform? dava-me um geito do caraças..

    1. Avatar de Rogério M.

      Pedro, conheço Synergy como já foi referido em posts anterirores.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        OBRIGADO! 😀

  18. Avatar de Fabio Cantu
    Fabio Cantu

    Finalmente uma soluçao!
    muito obrigado

  19. Avatar de João Nascimento

    Parabéns Pedro, vai-me dar um jeito enorme.

  20. Avatar de Fábio Cantu
    Fábio Cantu

    Galera, estou tentando instalar em um pc com windows 2003 e outro com o windows xp
    mas no arranque me da a mesma mensagem sempre

    “Cannot start Service mousewithoutborderssvc”

    o que faço?

    1. Avatar de jmazor
      jmazor

      I have the same problem, getting “cannot start service MouseWithoutBordersSvc” on my laptop connected to the office network.
      Does anyone know how to fix this?

    2. Avatar de Davi
      Davi

      Tente ver se o serviço foi iniciado corretamente nas ferramentas administrativas no painel de controle. Pode ser problema de login do serviço.

  21. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Não há um que dê para redes diferentes? Isso é que me dava muito jeito!!

  22. Avatar de Rafael Ramos
    Rafael Ramos

    Muito bom mesmo.
    Obrigado pela partilha

  23. Avatar de Luís Ferreira
    Luís Ferreira

    Não haverá nada semelhante “Over the Internet”?