Synergy+ – Vários computadores com apenas um teclado e rato

28 Comentários

Partilhe o teclado e rato, entre máquinas com o MacOS, Linux e Windows.

Para quem trabalha diariamente com informática, as vezes depara-se com uma secretaria cheia de computadores (desktops ou notebooks).  Tradicionalmente, necessitamos de um teclado e rato por computador para controlar cada máquina ou então podemos recorrer a um KVM switch.

Para quem tem todas as máquinas ligadas em rede, pode usar o Synergy+ e controlar todas as máquinas recorrendo apenas a um teclado e a um rato.

synergy


O que é o Synergy+?

O Synergy+ (synergy-plus) permite aos utilizadores partilhar um teclado e rato por vários computadores, mesmo este tendo diferentes sistemas operativos e hardware. Basicamente o que é necessário, é que todas as máquinas estejam ligadas em rede (LAN).

O Synergy+ possui algumas melhorias relativamente ao Synergy (original), desenvolvido por Chris Schoeneman, só que já não possuía actualizações desde 2006.

synergy-plus-frontpage

Características interessantes?

  • Mover o rato facilmente por todos os computadores
  • Apenas necessita de ligação a LAN
  • Copy e paste entre máquinas
  • Não é necessário carregar em qualquer tecla ou conjunto de teclas (como acontece a quem usa o KVM)
  • Bloqueio do rato para apenas um terminal

O Synergy+ é uma ferramenta open source, que apresenta resultados semelhantes quando se recorre a um KVM switch.

Como instalar o Synergy+ no Ubuntu?

Para instalar facilmente o Synergy+ no Ubuntu, basta abrir a linha de comandos e inserir o seguinte conjunto de comandos:

sudo add-apt-repository ppa:northern-lights/synergy-plus
sudo apt-get update
sudo apt-get install synergy-plus

Para outros sistemas operativos, podem efectuar o download a partir da lista de sistemas operativos abaixo

Licença: GNU v2
Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux
Download: [Win32] synergy-plus-1.4.1 [5,4 MB]
Download: [Win64] synergy-plus-1.3.5-rc [1 MB]
Download: [MacOS] synergy-plus-1.3.5-rc+-Darwin-Universal [1 MB]
Download: Outras distribuições/SO [1 MB]
Homepage: synergy-plus

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Quais as alterações relativamente ao Synergy original?
    Muito boa ferramenta mesmo, recomendadissima!

    cumps!

  2. Avatar de Jorge Salvador

    Comentário removido por desrespeito às regras do site.

  3. Avatar de Jorge Salvador

    Em relação ao programa propriamente dito é uma mais valia e economia de tempo.

    1 abraço.

  4. Avatar de Nit Not
    Nit Not

    Muito bom!! A um tempo queria uma solução assim e não conhecia! Muito obrigado pela dica Pedro!
    Você explicou pouco sobre como ligar eles, mas eu descubro com ajuda do mestre google né ^^

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      nao sei se este Synergy+ funciona como o Synergy anterior, mas se funcionar tens um tuto aqui no pplware:

      https://pplware.sitedev.pt/linux/synergy-em-linux-1-rato-1-teclado-varios-computadores/

      cumps!

  5. Avatar de Bruno Gomes
    Bruno Gomes

    Para o Mac OS X existe uma excelente GUI em http://sourceforge.net/projects/synergykm/

  6. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Excelente… muitas são as vezes que tenho 3 computadores ligados ao ao meu lado… Magalhães do meu irmão no braço do sofá, o meu portátil à frente na secretária e o fixo (ecrã) ao lado do portátil… e é de facto uma seca estar a mudar de posição sempre que tenho que fazer qualquer coisa num dos computadores que não o portátil!

    Obrigado pela dica Pedro… isto vai-me ser muito útil mesmo =D

  7. Avatar de Helder
    Helder

    Uau, isto é mesmo excelente!
    Dá-me mesmo um jeitaço!!!!

  8. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Já tive outras versões instaladas num Windows e noutro Linux e não trabalhava a 100% (devia de estar mal configurado). Tenho que ver esta versão…

  9. Avatar de Tiago Fernandes
    Tiago Fernandes

    já uso à muito tempo e é exelente

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    de facto parece interessante.. Lembro que existem soluções destas fazendo uso de hardware.. Assim, só com software (e ainda por cima freeware) deve ser uma maravilha.

    1. Avatar de m1k3
      m1k3

      Apenas um reparo não é freeware é opensource…

      1. Avatar de jYkA
        jYkA

        Opensource não é licença.

        O Synergy+ usa a licença GNU v2.

        À parte de pormenores, é uma aplicação de excelente qualidade!

        Não há KVM switch’s que o substitua!

  11. Avatar de Gil
    Gil

    O único problema é que se perde o acesso aos outros computadores quando se desliga o que tem o teclado ligado 🙁

  12. Avatar de João Nascimento

    Olá muito boa ferramenta, mas o que queria saber hoje é se existe maneira de ligar 2 monitores a um computador?…

    1. Avatar de Val
      Val

      Existe o Betwin, mas é pago (e bem), se alguem tiver o gratuito!

    2. Avatar de Jca
      Jca

      Com um cabo…

  13. Avatar de lmx
    lmx

    Excelente programa parabéns pela publicação.

    cmps

  14. Avatar de Hélio Félix
    Hélio Félix

    Já alguém instalou o Synergy+ e utilizou uma GUI? Qual a GUI que utilizaram?

    Já tentei utilizar as sugeridas e não consegui dar a volta.

  15. Avatar de lesilva

    Não estou conseguindo achar no menu o synergy-plus – como faço e o Central de Programas do Ubuntu diz que não funciona em i386

  16. Avatar de Feliciano
    Feliciano

    Não consegui fazer o servidor ubuntu ser reconhecido pelo windows da erro de que o servidor não foi encontrado, mas ser o servidor for windows o ubuntu reconhece e funfa direitinho.
    Quero que o servidor senha no ubuntu.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Se tiveres firewall tens q abrir a porta;)

      cumps

  17. Avatar de rip_heart
    rip_heart

    e dá para ligar varios pcs a um ecra? isso é que me dava mesmo jeito

    1. Avatar de rip_hear
      rip_hear

      sem ser com um cabo, como ja disseram 🙂

  18. Avatar de NVRSystem
    NVRSystem

    Alguém me sabe dizer se isto funciona em windows me? tentei e da erro, é suposto?
    existe alguma coisa deste género que funcione em me? é que ter 2 ratos e 2 teclados na secratária é daquelas coisas….

  19. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Alguém podia explicar como se configura? =)

  20. Avatar de giovani oliveira
    giovani oliveira

    Sempre que conecto ele no raspbian no raspberry pi ele funciona porem uso ubuntu 14,04 na minha maquina e da erro WARNING: failed to connect to server: Protocol error from server se alguem souber como resolver fico bem agradecido pois tentei de tudo e nao funciona de modo algum