Hyper-V 3.0 estará disponível no Windows 8 64 bits

22 Comentários

Está por horas a apresentação da primeira versão do Windows 8. Esta apresentação trará para os programadores as novidades que têm vindo a público. Apesar desta apresentação pública, a Microsoft não se escusou de apresentar mais algumas novidades do que será o seu futuro sistema operativo.

A última novidade que veio a público nos últimos dias é a inclusão do Hyper-V nas versões de 64 bits do Windows 8. Esta novidade é mais uma das que fará as delicias de todos os que decidirem actualizar o seu Windows para esta nova versão.



Esta funcionalidade foi pensada para que os utilizadores do Windows 8 possam testar aplicações ou outras funções em ambientes controlados, sem que tenham por isso de estar a disponibilizar novo hardware e dispositivos de rede. Foi esta a ideia principal que levou os engenheiros da Microsoft a incorporar o Hyper-V no Windows 8.

O motor de virtualização a ser usado no novo sistema operativo da Microsoft é o que equipa já o Windows 2008 R2.

A razão para a disponibilização deste motor apenas no Windows 8 prende-se com a necessidade que o motor do Hyper-V de usar as extensões SLAT que os novos processadores de 64 bits disponibilizam.

Esta versão do Hyper-V terá a novidade de poder utilizar as placas de rede sem fios que os computadores tenham instaladas. Conseguem assim aumentar a capacidade de utilização do hardware instalado e disponibilizar alguma redundância se assim o entenderem.

A ideia da disponibilização desta virtualização no Windows 8 não assenta na vontade de passar a usar este sistema operativo como uma alternativa ao server da Microsoft, mas sim dotar este de novas e fundamentais ferramentas a todos os que trabalham com este tipo de sistemas.

Vejam no vídeo abaixo a forma de instalar o Hyper-V no Windows 8, bem como a criação de máquinas virtuais e a sua utilização.

Esta é apenas mais uma das muitas funcionalidades que o novo sistema operativo da Microsoft tem para nos oferecer. Pelo que já pudemos ver, o Windows 8 promete muito e parece estar já a cumprir tudo o que é esperado.

Será um sistema operativo moderno e dotado das ferramentas fundamentais para os utilizadores mais exigentes. Esperemos então pela apresentação do Windows 8 à comunidade de programadores e vejamos que outras novidades vão ainda apresentar.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fábio Antunes
    Fábio Antunes

    boas… mas afinal quando e que sairá qualquer coisinha para testarmos isto? xD desculpem lá a minha ignorância…

    1. Avatar de João
      João

      pelo que ouvi dizer amanha ou passando
      espero que seja verdade sambem estou em pulgas para lhe por as mãos

      1. Avatar de Fábio Antunes
        Fábio Antunes

        porreiro…. =D também estou bastante curioso com este novo SO. Se bem que às tantas as expectativas são elevadas e depois vai ser alta banhada… a ver vamos.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Amanhã poderás ter as duvidas desfeitas…

  2. Avatar de User
    User

    Aguardo ansiosamente pela apresentação deste S.O.

    Espero que a MS tenha apostado forte na evolução do seu sistema operativo, para além de uma “simples” cara lavada.

    Abraço.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      lololol, sim claro… Windows Vista v2, here we go.

  3. Avatar de okapi
    okapi

    Se seguir a ordem com que a MS nos tem presenteado ao longo dos seus lançamentos vai ser mais um flop. Que eu me lembre:
    Win98 – Bom
    Windows Me – Flop
    Win XP – Bom
    Win Vista – Flop
    Windows 7 – Bom
    Windows 8 – ?
    Vamos ver se é desta que quebram o enguiço.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Bem…todos temos direito a ter uma opinião e que deve ser respeitada.Mas considerar o Vista um flop??Em minha(modesta) opinião o Vista só foi um flop para quem fez um upgrad do SO em PCs que não tinham a configuração de hardware necessária para o rodar!!Que é um SO que “exige” muito da “máquina” eu concordo…mas é um ótimo SO!!

      1. Avatar de se calhar o amigo nao sabe..
        se calhar o amigo nao sabe..

        …mas o Windows Vista foi considerado o pior software do ano em que foi lançado. ATENÇÃO: nao foi considerado o pior S.O. ! Foi considerado o pior “conjunto de bits e bytes” que formam um qualquer programa.

        O Vista não só é mau, como desilude. NUNCA o Vista chegou aos calcanhares do XP !

        Quanto à questão do hardware que menciona, não é incomum eu encontrar o oposto daquilo que refere. Máquinas com o Vista que corre ‘bem’, ficam ainda melhor com QUALQUER OUTRO S.O. .

        cumprimentos cordiais
        DFG

    2. Avatar de Celso Azevedo

      Penso que a Microsoft não vai cometer o mesmo erro que cometeu na passagem do XP para o Vista. Deve de aproveitar o Windows 7 que na minha opinião é tão bom quanto o XP ou ainda melhor e melhora-lo, adicionando novas funcionalidade.

      Se o Windows 8 for um flop, adeus Microsoft…

      1. Avatar de Tomé M.

        Por aqui Celso?

        Concordo cntg. Também acho que se o W8 der para o torto a Microsoft também vira treta…

        Aguardemos por novidades…

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Falta aí o Windows 95, antes do 98, que para a altura também era bem bom, e antes do 95, o Windows 3.11 (mais conhecido na sua variante “for Workgroups”) que também era bem bom, incomparavelmente melhor que o 3.1 (não era por acaso que a própria Microsoft comparava sempre o 95 com o 3.1 e nunca com o 3.11).

      E falta ainda o Windows 2000, algures entre o Me e o XP, que também era bem bom. Aliás, faltam aí todos os Windows NT, mas esses só são bons desde o 3.51.

      Na verdade, os únicos falhanços foram o Me e o Vista e mesmo esses há gente que jura que são a melhor coisa depois do o pão de forma às fatias.

  4. Avatar de Serva
    Serva

    @Tavares ,

    Desculpa , bom SO o vista ???? ….. deve ter sido por isso que quando comprei 2 portáteis da HP de 17” que vinham com o vista estava desesperado que os 2 anos de garantia passassem , o Vista foi uma desgraça no inicio , melhorou um pouco com o pack 1 , mas nunca foi um bom SO , aliás na história da Microsoft penso que foi o SO que mais rapidamente foi substituído , problemas com os periféricos eram aos pontapés , nunca eu tinha visto tantas etiquetas vermelhas nos periféricos a avisar para não ligar o cabo usb sem primeiro instalar as drives e mesmo assim uma Hp PHOTOSMART que eu comprei com as drives próprias para Vista nunca funcionou em condições mesmo após a HP por 3 vezes ter lançado novas versões de software , hoje esses portáteis estão com Linux e a funcionarem em condições meu caro .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Raul
      Raul

      “deve ter sido por isso que quando comprei 2 portáteis da HP de 17” que vinham com o vista estava desesperado que os 2 anos de garantia passassem”
      Não percebi essa. Nenhuma marca dá garantia ao SOfazia os cd de recovery e usavas. Se tivesses problemas metias com estava e mandavas para a garantia.

    2. Avatar de Pedro Cerqueira
      Pedro Cerqueira

      E esperas-te dois anos para que? O que tem o software haver com a garantia?

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Uma HP PhotoSmart? Está aí o problema.

      Os drivers da HP eram notoriamente maus, miseravelmente maus. Ou vê a coisa assim: onde é que já se viu os drivers duma impressora terem quase 700MB de tamanho?

      E a parte mesmo gira era quando a impressora do nada deixava de funcionar e a única solução era reinstalar os drivers.

      Deve ser por isso que tenho a minha impressora HP encostada a um canto e quando preciso de imprimir alguma coisa (que é raro) uso a Epson do meu pai.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Ah é, esqueci-me de dizer que o laptop do meu pai, em que a impressora Epson funciona às mil maravilhas, é um Toshiba com quase 5 anos que ainda tem o Vista de origem (com os updates em dia, claro).

  5. Avatar de Inluxc
    Inluxc

    Desculpa la pessoal, a falar mal do Vista???

    Eu ligava la o meu bacalhau e dizia logo que ainda não estava demolhado suficiente, por isso para mim foi o melhor OS que houve na vida do MS.

    😀

  6. Avatar de Serva
    Serva

    Que engraçado , então eu fazia os DVDS e não CDs caros de recuperação e depois se o PORTATIL MORRESSE , ia instalar aonde a porcaria dos DVDs .

    E fica sabendo que a garantia implica não mudares de sistema operativo OK .

    Quanto a quem defende o Windows Vista só deve andar enganado neste mundo tecnologico .

    Serva

  7. Avatar de Serva
    Serva

    Ah e esquecia-me de dizer uma coisa , então o problema era das drives da HP , pois ….. deves ter razão ….. também a minha esteve encostada mas foi a trabalhar com linux e ainda hoje trabalha .

    Serva

  8. Avatar de Serva
    Serva

    Agora que estava a ler melhor , aonde é que foste inventar os 700 MB , as drives tinham pouco mais de 200 Mb , mas não eram só drives incluíam como opção programas para o tratamento de imagem que instalavas se quisesses , percebo que sabes o que estás a dizer sem dúvida .

    Serva

  9. Avatar de R. Campachi

    Eu penso que esse Hyper-V built-in seria para substituir o Xp-Mode (a princípio) mas é mais abrangente. Depois, tem a funcionalidade de “montar” uma imagem VHD como dispositivo de armazenamento. Acho que essas funcionalidades abrem espaço para um terceira: A opção de “abrir com uma VM genérica” uma imagem VHD e já levantar uma VM prontinha, pois o sistema criaria uma máquina virtual padrão genérica no que tem no VHD. Se vc tem a VM desligada e quer copiar/salvar uma do disco virtual, basta montar o VHD como dispositivo de armazenamento Drag’n’drop no que quer e desmontar o volume.

    Que tal?