Input Director – Use o teclado e o rato num segundo PC

25 Comentários

Disponibilizada a versão 1.3 beta, com novas funcionalidades

Para quem tem mais do que uma máquina e tem de andar a saltar de banco em banco para as poder controlar, aqui vai uma aplicação que com apenas um teclado e um único rato é possível controlar todas as máquinas. Além disso, é ainda possível fazer “Copy Paste”  de uma máquina para outra. O software chama-se Input Director, e é uma aplicação fantástica.

input_00

São várias as situações em que necessitamos ter mais do que um monitor. Seja para aumentar a área de visualização ou porque necessitamos de “controlar” mais do que uma máquina. Para esses casos, em vez de dispendermos dinheiro em soluções baseadas em hardware (ex. KVM  – keyboard, video, e mouse), podemos sempre optar por uma solução gratuita como o  Input Director. Para que a aplicação funcione, apenas é necessário que máquinas estejam em rede de forma a existir comunicação.

input_03

Principais funcionalidades

  • Simples de usar e simples de instalar (ver como instalar aqui)
  • Suporte para vários monitores
  • Suporte para copy/paste entre computadores (incluindo para ficheiros)
  • Possibilidade de bloquear todos os pc
  • Possibilidade de sincronizar o screensaver em todos os computadores
  • Possibilidade de desligar todos os PC (ou de forma individual)
  • Segurança nas comunicações entre máquinas (suporte para AES com chaves de 128, 192 2 256)
  • Bloqueio do Input Director para que apenas os Administradores da máquina possam usar
  • Suporte para vários layouts de teclados
  • Compatível com Windows 2000, XP, 2003, Vista, 2008 e Windows 7
  • A transição entre computadores é bastante simples, sendo apenas necessário arrastar o cursor de um um screen para o outro.

Veja o Input Director em acção:

Esta é sem dúvida uma excelente aplicação que permite interagir entre computadores com apenas um rato e um teclado. Através da versão 1.3 (beta) foram também disponibilizadas algumas novas funcionalidades das quais destacamos o auto-switch entre PC master (pc que tem ligado fisicamente o rato e teclado) e slave, através de teclas no teclado ou rato, partilha simplificada de ficheiros entre máquinas, melhorias nas comunicações por cabo e wireless, etc. Confira todas as novidades aqui.

Artigos relacionados

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: InputDirector.v1.2.2 [2,34 MB]
Download: InputDirector.v1.3 beta [2,87 MB]
Homepage: Inputdirector

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx

    Não conhecia, é bem melhor que o Synergy… Pelo menos tem copy/paste a funcionar “sempre” (o Synergy também tem, apenas de texto, mas só funciona quando lhe apetece).

      1. Avatar de Emannxx

        E muito fácil de configurar…

  2. Avatar de Hugo Cura

    Sim Sr, funciona muito bem. Vai-me dar um jeitão.

    1. Avatar de rroques
      rroques

      já somos 2

  3. Avatar de flavio
    flavio

    ja utilizei e funciona bem, mas eu usava-o com dois computadores ligados por wireless e se tivesse a utilizar net em algum deles encravava um bocadito, mas coisa pouca

  4. Avatar de rroques
    rroques

    *”Confira todas a novidade ..” ?? =\ (.br ?)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      oi cara, voce está lendo br? onde, me diz cara 🙂

  5. Avatar de 3rd Word
    3rd Word

    Nisto de redes sou um bocado “verde”, mas é possível a utilização em redes ad hoc?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quando te referes a redes ad-hoc, referes-te a uma rede sem AP / Router wifi pelo meio?

      Não vejo qualquer problema, continuas a ter uma rede e todas as máquinas têm na mesma IP

      1. Avatar de 3rd Word
        3rd Word

        Era exactamente isso. Obrigado pela dica. Vou certamente experimentar.

  6. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Algum programa do género mas cross-platform?

    1. Avatar de Francisco Oliveira
    2. Avatar de Sergio

      Synergy é cross-platfom (Win,Linux,Mac) , e actualmente tens o synergy plus (http://synergy-foss.org/)
      A ultima build é de Fev 2011 e está muito boa.
      Uso o Synergy ha anos, e nunca me queixei. O Emannxx queixa-se que o serviço de clipboard (copy/cut/paste) só suporta texto, mas verdade é que suporta o OLE por completo (Object Linking and Embedding) “You can also cut-and-paste text, HTML, and images across computers”
      A grande vantagem do Synergy é suportar N computadores independentemente do SO. Cheguei a ter 5 PC’s no trabablho, ligados a apenas 1 teclado e rato, e sem problemas.
      No futuro, sei que o projecto pretende possibilitar correr aplicações do PC A no PC X (certamente implementando funções RDP).

      1. Avatar de Emannxx

        Comigo apenas o texto funciona, e só às vezes… talvez seja um erro num dos meus PC’s…

      2. Avatar de Hélio Félix
        Hélio Félix

        Eu confirmo, neste momento não está a funcionar o copy/past entre windows 7 e ubuntu. Não funciona no sentido Ubuntu -> Win7. No entanto, fiz stop e start no server(lado ubuntu) e o copy/past começou a funcionar em ambos os sentidos.

        Também me acontece quando faço Copy de uma imagem, e passo o rato para o lado do win7, o meu teclado/rato deixam de funcionar no ubuntu na sessão actual… tenho que ir para linha de comandos CTRL + ALT + F2 e fazer restart. Já tentei fazer kill aos processos do synergy e nada.

        O InputDirector funciona melhor… mas não é crossplatform não serve.

  7. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Boas a todos. gostava de saber se existe algum programa que faça o “contrario”, isto é que no mesmo pc possa ter 2 ratos e dois teclados
    em que por exemplo uso o rato 1 e teclado 1 no monitor 1 e o rato e teclado 2 no monitor 2.
    é que tenho um pc bastante potente e podia por exemplo estar eu a jogar num ecra e o meu pai a trabalhar no outro 😉

    1. Avatar de Hugo Cura

      Oh yeah: http://sourceforge.net/projects/dualmousekeyboa/

      Tens é de trabalhar mais e jogar menos! 😀 hehehe

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        é verdade, mas ha tempo para tudo 😉
        mas ja esta pronto é que a pagina de ficheiros esta vazia.

      2. Avatar de Hugo Cura

        Olha, parece que não há executável dessa aplicação.

        Procura por TeamPlayer. Testei e é razoável.

  8. Avatar de fmmcosta
    fmmcosta

    1 homebrew para a ps3 deste genero é que era

  9. Avatar de João
    João

    Boas ppl

    E uma ferramenta deste género(KVM free)mas que utilize apenas um monitor, alguém conhece ?

    Abraço o/

  10. Avatar de JG
    JG

    Boas, já existe algum software do género compatível com Win8? obg

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim, este mesmo! Funciona na perfeição.

      1. Avatar de JG
        JG

        Obrigadíssimo! Abr