Trojan com 2 anos ainda afecta metade dos dispositivos Android

43 Comentários

Foi em 2014 que o Ghost Push começou a fazer as suas vítimas. Este trojan chegou a infectar mais de 600 mil dispositivos por dia, e de uma forma simples conseguia comprometer os dispositivos.

Mas, mesmo passados dois anos, o Ghost Push ainda tem uma expressão muito elevada e pode atacar mais de metade dos dispositivos Android que estão em utilização.

Ghost Push

O alerta surge numa altura em que, mesmo com a chegada de duas novas versões do Android nos últimos anos, muitos dos dispositivos ainda usam versões antigas do Android e que podem ser facilmente infectadas com o Ghost Push.

Depois deste passo inicial de infecção, dado pelo utilizador, as possibilidades que o Ghost Push tem são inúmeras. O mais certo é que comece a servir publicidade não desejada, que roube dados ou que, simplesmente, instale aplicações não desejadas.

A fonte de infecção mais comum deste trojan são aplicações alteradas e que o contêm. Claro que a origem destas aplicações são lojas não oficiais e até links directos que oferecem aos utilizadores estas mesmas aplicações.

Ghost Push

O problema do Ghost Push é maior que o esperado, como se tem visto. Mesmo tendo sido corrigido no Android e não afectando as mais recentes versões deste sistema operativo, as versões anteriores estão expostas ao problema.

Sabendo da distribuição das versões do Android pelos equipamentos, de acordo com os dados da Google, isto significa que cerca de metade dos dispositivos estão vulneráveis e expostos ao Ghost Push.

Com o Ghost Push a ganhar espaço e novamente uma actividade elevada, o ideal é evitar as lojas de aplicações que não estejam sobre o controlo da Google e evitar instalar aplicações de fontes desconhecidas.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tristeza…

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Yup tem sinto o mesmo quando abro a windows store.

      1. Avatar de Pedro Barata
        Pedro Barata

        sem duvida..nada como app store

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Olha a dor no cotovelo a causar cegueira…

      Ter um trojan com 2 anos que afecta metade dos dispositivos Android em uso hoje em dia nao significa que Android seja mais ou menos seguro que iOS…

      Significa que as marcas nao fazem o trabalho delas que é actualizar os seus equipamentos para a ultima versao do sistema operativo.

      Ninguém disse que o mesmo trojan com 2 anos nesta altura afecta as ultimas versoes do sistema operativo.

      1. Avatar de FAB
        FAB

        As marcas não fazem o trabalho? Pois claro!

        Por isso é que são mais baratos!

        Queres a nova versão do Android? Incha um telemóvel novo!

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Como é que é possível os comentários deste Luis Albuquerque ficarem logo disponíveis sem passarem pela moderacao e nao haver um meu que nao fique a aguardar moderacao?

          Nao é um problema grave, mas de vez em quando chateia.

          1. Avatar de Vítor M.

            Já removi da lista spam o teu nick (por vezes o sistema apanha automaticamente). A ver se deixa de parar.

            PS: se possível, texto vernáculo que facilita a moderação 🙂

            Abraço.

        2. Avatar de APereira
          APereira

          Entao olhando para o teu comentário posso concluir que os iPhone afinal de contas nao sao assim tao caros quanto a malta do Android quer fazer parecer.

      2. Avatar de LR
        LR

        Realmente, já vi comentários muito mais suaves e inicentes a serem bloqueados. Se aceitam este nivel de comentários, não terão moral para eliminar outros.

      3. Avatar de yordanov
        yordanov

        APereira,

        Não é dor nenhuma, ja fui programador de Android, assim como beta tester, assim como ja entrei em brincadeiras com ROMs, etc.
        A questão aqui é que apesar dos ultimos modelos de Android serem altamente seguros, ainda existem androids com trojan a mais de dois anos. No iOS o iPhone 4 só este ou o proximo mês ficara sem suporte, por isso… sim, o iOS é mais seguro! Agora que é fechado, bla bla bla, e o Android é mais barato e melhor, porque tem 4gb de RAM = ao meu PC com o Windows 10 x64, e octa core de processador, e 999mp de camara, não é desculpa para a segurança do utilizador 😉

        Abraço

    2. Avatar de Luis
      Luis

      A parte do actualizar para corrigir é que é diferente de iOS para Android, iOS tem ou vai tendo, Android…. pois, na sua maioria não tem.

    3. Avatar de M & M
      M & M

      Pois, mas para quem gritava aos sete ventos que o iOS é que era e depois também têm ataques e não são assim tão seguros… enfim, mais um argumento dos fundamentalistas da maça a cair por terra!

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Se reparares bem a maioria dos que dizem que iOS é impenetrável sao os fundamentalistas do Android…Exactamente da mesma forma como tu acabaste de fazer.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Vão lá eles perceber que são eles quem perpetua a ideia de que esta companhia está num altar.

      2. Avatar de FAB
        FAB

        Mas que ataques???

        Quero saber!

    4. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Lá vem o Troll outra vez….
      Mas haja alguam que cale este senhor de uma vez, p.f.??

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Rapazote?? Oh meu menino secalhar tenho idade para ser teu pai. Cala lá mas é a boquinha, cresce, e vai mas é trabalhar ao invés de andares a trollar em blogs de tecnologia.
        Vai mas é fazer alguma coisa de util na vida oh fedelho “pseudo” rico

    5. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Lá vem o Troll outra vez….
      Mas haja alguam que cale este senhor de uma vez, p.f.??

  2. Avatar de joão
    joão

    Esses criminosos deviam ser severamente punidos pelos danos que provocam! “Apagam” informação essencial e mesmo vital como contatos e mensagens! Também os fabricantes deviam ser responsabilizados por fazerem euipamento pouco seguro.

    1. Avatar de int3
      int3

      Se toda a gente se proteger com noçoes básicas e não carregar em tudo que é sitio feito retardado acho que nem 1/20 dos equipamentos estariam infetados.

  3. Avatar de El Pibe 77
    El Pibe 77

    Oooopppss!!!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      troca a cueca

  4. Avatar de Pedro Barros
    Pedro Barros

    O meu obrigado ao moderador por ter “limpado” os post’s do troll que não faz mais nada aqui senão destabilizar.

  5. Avatar de Marcos
    Marcos

    Esse problema tem vários nomes, entre eles: Samsung, LG e por ai vai… Uma das coisas que eu admiro nos aparelhos da Apple é o update constante do sistema operacional.

  6. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    É a falha no Android que continua sem solução: A não actualização constante devido à fragmentação do sistema dá nisto…

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Oi? O android está atualizado, já vai na versão 7.1 🙂

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Até o smartphone da GOOGLE só tem 2 anos de update, o iPhone tem mais do dobro.

        E os telemóveis custam o mesmo, o iPhone dura mais a bateria, é mais rápido, tem um ecrã melhor (não é pentile, tem cores DCI reais), tem som stereo, tem câmera com OIS, é à prova de água, etc…

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Assistência em lojas físicas, segurança valorizada em 1 milhão de dólares, design superior, etc. etc. etc.

      2. Avatar de LR
        LR

        Porquê que estes dois não arranjam um quarto?…

        1. Avatar de LR
          LR

          Olha lá, ainda não atingiste que qualquer um pode ter um iPhone? É que é mesmo qualquer um. Aliás, é por isso que tu tens um (supostamente).

  7. Avatar de Alpha
    Alpha

    Depois do artigo sobre a insegurança no iOS era imperativo um artigo destes, que não trazendo novidade absolutamente nenhuma, vai acalmando a azia aos iFãs.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Qual insegurança que é apontada no artigo da Microsoft ? Ao menos leiam o raio do artigo ( se souberem Ingles claro) 🙂

      Abc

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        “Trident is a set of 3 vulnerabilities in iOS that can combine in a sequence that allows an attacker to jailbreak and then remotely control an iOS device. It is a brilliantly engineered and unbelievably stealthy attack.”

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          Não me lembro foi de ter visto no Pplware nenhum artigo sobre o Trident/Pegasus, isso sim, uma grande novidade!

        2. Avatar de FAB
          FAB

          Pois é, meu caro, e assim que o Trident foi descoberto por um utilizador (um activista dos direitos humanos no médio-oriente), a Apple substituiu o telemóvel, estudou as vulnerabilidade, corrigiu, e mandou o update para toda a gente.

          Onde é que já se viu este tipo de serviço no Android ou Windows Phone?

          Só dor de coto da MSFT.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Casa roubada, trancas à porta.

    2. Avatar de Carlos Palito
      Carlos Palito

      pois exacto

  8. Avatar de MarcosCV
    MarcosCV

    A falta de atualizações no android foi um dos motivos de mudar para outro sistema. Simplesmente não oferece segurança mesmo em equipamentos mais caros (2 a 3 atualizações OTA e já era).
    Meu telemóvel atual pode não ter as apps da moda mas funciona na perfeição com hardware desatualizado. Ainda não tem um ano e já perdi a conta das atualizações que já recebeu. Ao comprar Android estamos por conta própria e risco ao fim de pouco tempo.

  9. Avatar de sakura
    sakura

    A google está a mudar isso, e vai ficar igual a MS e apple.

    mas o hardWare antigo …… tal com wp, iphone4.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Estás a chamar os Nexus de hardware antigo e a meter o iPhone 4 no mesmo saco? O iPhone 4 é de 2010, o Nexus 5 é de 2013 e os Lumias que ficaram obsoletos no Windows Phone 8 são de 2013/2014.

      A Google está a mudar o quê? A Google só vende 2 Nexus e 2 Pixeis, só tem mão nesses, tudo o resto não, por isso não digas que a Google está a mudar, pois a Google não está a mudar nada!

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    tanta tempo e nao fazem nada??