Será este o primeiro processador da Xiaomi?

17 Comentários

A Xiaomi desde cedo se destacou com uma das melhores ofertas preço/qualidade do mercado mobile.

Para melhorar a sua oferta, a marca chinesa poderá estar mesmo a preparar o lançamento de um processador próprio para acompanhar o Xiaomi Meri.

Xiaomi Meri - processador

Nos diferentes modelos lançados até hoje, a Xiaomi tem apostado na utilização de processadores da Qualcomm na sua gama alta, os Mi, e nos processadores Mediatek para alguns modelos da sua gama média e baixa, a Redmi.

Desde cedo que surgiram rumores que a Xiaomi estaria a pensar desenvolver processadores próprios, embora nunca se tivessem observado movimentos por parte da marca chinesa que comprovassem os vários rumores existentes.

Segundo um leak recente, poderá ser mesmo desta que a Xiaomi irá lançar a sua própria gama de processadores, começando já com o lançamento de um modelo de gama média. Estas são, pelo menos, as informações que surgiram através de um teste de benchmark do Xiaomi Meri, o nome de código de um novo modelo da marca chinesa, e que permitem tirar algumas informações de como será composto o seu processador, que se espera que seja o primeiro processador da marca chinesa.

Xiaomi meri - processador xiaomi

Embora ainda não existam certezas do número de cores que este processador irá trazer, sabe-se que terá uma base ARM e uma GPU Mali-T860, o que deverá implicar a existência de núcleos Cortex-A53 e Cortex-A57 e um posicionamento de gama média.

A partir deste leak podemos ainda conhecer dois testes de benchmark, mais concretamente um de AnTuTu e outro de Geekbench, que nos confirmam o seu posicionamento. No caso do AnTuTu obteve uma pontuação de 63581 pontos e no Geekbench um resultado final de 758 pontos em Single-Core e 3105 em Multi-core.

Xiaomi meri - processador xiaomi_2

Ao compararmos com o Xiaomi Redmi Note 3 MTK, que possuí um processador Mediatek Helio X10 Octa-core e um resultado de Geekbench de 766 pontos Single-Core e 1786 Multi-core, percebemos que a pontuação para um único núcleo é equivalente, mas o total de núcleos tem um resultado superior, podendo significar que estaremos na presença de um processador com um número superior de cores ou com uma eficiência superior.

xiaomi-meri-processador-xiaomi_3

Em 2015 já se tinha falado numa parceria nesta área através de uma parceria entre a Xiaomi e a LeadCore, notícia esta que surgiu depois da marca chinesa introduzir um processador desta marca no seu Redmi 2A. Esta parceria teria em vista o apoio da Xiaomi no desenvolvimento, produção e patente destes novos processadores. Embora não tenha existido nenhuma confirmação ou resultado final desta possível parceria, existe sempre a possibilidade deste novo processador ter a ajuda da LeadCore.

Com a intensificação das informações sobre este novo Xiaomi Meri, e caso se confirme esta nova incursão da marca chinesa pelo mundo dos processadores, poderemos ver esta aposta da marca chinesa muito brevemente.

O Pplware agradece ao leitor João Ribeiro pela informação complementar partilhada.

Fonte

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bartolomeu
    Bartolomeu

    É muito duvidoso que a Xiaomi se lançasse a desenvolver processadores, sendo uma empresa com margens tão pequenas e não muito dinheiro para investir. Bem mais provável que tenha estabelecido algum acordo com uma “MediaTek” para ter um processador segundo algumas especificações que deseja.

    1. Avatar de Daniel Jesus

      Segundo a dica do leitor João Ribeiro, acrescentei ao post informações sobre uma notícia que surgiu em 2015 onde se falava de uma possível parceria entre a Xiaomi e a LeadCore. Embora nada tenha avançado, não se sabe efectivamente se esse projecto avançou ou não.

  2. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Para mim neste momento é a melhor marca no mercado no que toca a relação preço/qualidade, um xiaomi de 150€ tem bateria para 2 dias de uso medio e faz tudo o que um de 800€ faz…

    1. Avatar de joao
      joao

      Sim, são brutais. No entanto, isso é como dizer que um carro de 10.000€ faz o mesmo que um de 50.000€. Anda, pára, estaciona, abre os vidros, abre as portas, leva-me ao emprego, paga portagem…. enfim, comparações.

      1. Avatar de Tiago Ribeiro
        Tiago Ribeiro

        😉

      2. Avatar de Tico
        Tico

        O que o carro de 10.000€ não fizer, fazem os 40.000€ que se poupiu.

        Realmente o de 50.000€ dá coisas que o de 10.000€ não dá, preocupações (“onde vou arranjar o dinheiro para pagar a prestação”)… sim porque os capitalistas não se metem em avarias.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Se aplicares o uso médio à bateria e às funcionalidades estás errado, a minha namorada tem um e um amigo meu tem o galaxy s6 edge e as diferenças são gritantes.
      A velocidade a navegar entre aplicações é muito superior no S6 assim como a qualidade de fotografia, não posso falar do resto porque foi as duas únicas coisas que experimentei.
      Compreendo onde queres chegar, mas não há comparação possível dum xiaomi de 150 € para um top de gama de 800€.. seria justo dizeres que um xiaomi de 150€ equivale-se a um samsung de 250, no máximo 300€

      1. Avatar de João Carvalho
        João Carvalho

        tb nao seria justo comparar com samsungs de 250 300e, visto que samsung é notes e galaxy s*, o resto é lixo.

      2. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        250€ ou 300€ deves estar a gozar, só pode. arranja um xiaomi a sério. no dia em que foi lançado o Note 2, tinha o Helio X10, ram, specs semelhantes de um HTC de topo de 500€.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Só me referi ao comentário do Migueldias ” um xiaomi de 150€ tem bateria para 2 dias de uso medio e faz tudo o que um de 800€ faz” que acho ser um disparate.. agora se o note ou o htc ainda é melhor que a samsung não faço ideia porque não peguei nesses equipamentos. Dei apenas um exemplo concreto de um que conheço e que estava dentro dos padrões que o migueldias falou

    3. Avatar de APereira
      APereira

      Tenho aqui um Mi4i, foi usado por pouco mais de 1 semana e depois encostado.

      Se quiseres ficar com ele para pisa papeis (acho que nao serve para mais nada), estás a vontade.

      1. Avatar de Luis Araujo
        Luis Araujo

        Não me acredito que seja um pisa papeis, e mais a mais estamos a falar de um telemóvel lançado em abril de 2015, que na verdade é um re style do Mi4 lançado em julho de 2014.

      2. Avatar de plenop
        plenop

        Olá amigo,
        Se não o quiseres eu fico com ele de bom grado.
        Abraço

      3. Avatar de Marco
        Marco

        podes enviar para aqui.

  3. Avatar de dminister
    dminister

    Finalmente. Lembro-me de quando comprei o velhinho mi2s, já havia rumores sobre isto, até andei a discutir sobre isto com um amigo, também fã da xiaomi.
    Se conseguirem fazer processadores tão bons como a Samsung faz, a snapdragon tem mais uma concorrência 😉

    Se querem fazer comparações, não o façam injustamente. Um telemóvel de 150€ nunca irá fazer o mesmo que um de 800€
    Mas se querem ir por aí, o meu mi5(300€) faz frente a um bom galaxy s6/s7. Preço/qualidade a xiaomi é uma das melhores marcas. E já tá mais que na altura da xiaomi se vira para a europa e dar suporte oficial por cá.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      +1
      Exato essa comparação já é justa