Projeto Volta garante mais 2 horas de bateria no Android

123 Comentários

Nos últimos dias muitas são as notícias sobre o novo Android L. O Android 5.0 L Developer Preview está já disponível para vários equipamentos Nexus e são muitas as novidades presentes no novo sistema operativo móvel da Google – ver aqui.

Mas, uma das grandes novidades, tem mesmo a ver com a questão da bateria. Segundo testes práticos realizados pelo site Ars Technica, o Android L apresenta optimizações fantásticas. Vamos conhecer os resultados.

android_00

As baterias vão durar mais no Android L com o Project Volta! O projecto Volta consiste na criação de uma nova área do sistema que permite aumentar a vida útil de uma carga de bateria através do uso de diversos utensílios, sendo que ainda inclui ferramentas que ajudam os programadores a implementarem as suas aplicações para consumirem menos energia.

bateria

O site Ars Technica decidiu pôr à prova o novo projecto Volta e os resultados foram simplesmente impressionantes.

Os testes foram realizados com um único Nexus 5 no qual foi instalado inicialmente um Android 4.4.4 e, posteriormente, o Android 5.0 L Developer Preview. Segundo informa o site que realizou o teste, o ecrã esteve sempre ligado com o brilho definido para 200 cd/m2. O teste foi efectuado duas vezes (por cada versão) e, por cada teste, iam sendo carregados, automaticamente, sites a cada 15 segundos.

Aqui fica o gráfico com os testes realizados:

bateria_03 Tal como podemos comprovar, com o Android 4.4.4 a bateria teve uma autonomia de 345 minutos, enquanto com o Android 5.0 L Developer Preview a autonomia aumentou para os 471 minutos. Em termos de percentagem, o equipamento com o Android 5.0 L Developer Preview tem uma autonomia superior, na ordem dos 36%.

Sabendo nós que a autonomia sempre foi um dos principais inimigos dos dispositivos móveis,estas são, sem dúvida, excelentes notícias e um sinal de que há investigação nesta área por parte dos gigantes da tecnologia.

Qual a vossa opinião relativamente aos resultados apresentados?

Comentários

123

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Basta considerar que o nexus 5 tem uma duração de bateria que é uma anedota… Passou de anedótica a só fraca.

    1. Avatar de limat
      limat

      Nelson tu como grande defensor da marca da maça nem devias sequer dizer tal coisa. Pior que a duração da bateria do nexus 5 é a duração dos iphones.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Provas?

        Pois…

        É só postas sem cabimento inventadas pelos fandroids… continuem na ilusão…

        Agora provas duras, e respeitáveis… Tá quieto…

        O android sempre teve uma duração de bateria completamente ridícula, por isso é que os utilizadores android andam sempre com idiotices, como desligar os dados, o wifi, a localização, à procura de wakelocks, a desativar aplicações “por causa da performance”… Vai ao XDA, não falta conversa de como arranjar mais duração de bateria para os telemóveis deles…

        Eu? Eu cá vou tendo 2 dias ou mais no meu 5S, com tudo ligado, brilho que eclipsa a maioria dos andróides, com todos os IM’s ligados que quero (Viber, Whats, Telegram, FB messenger, iMessage, etc…)

        Claramente que não sabes do que falas… Compra um iPhone, e diz-me quanto dura a bateria…

        1. Avatar de Robert Soares
          Robert Soares

          eu tnh um iphone4s e a bateria nao vale uma pixa comparada com note3… claramente tu não sabes do que falas!

          1. Avatar de Oupa
            Oupa

            A bateria do iPhone 4s tem 1432 mAh, a do Note 3 tem 3200 mAh, queres o quê?
            O Note 3 é muito maior que o 4s, é! Mas a sua bateria tem o dobro do tamanho também!

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Sim, mesmo inteligente essa…

            A bateria do Note 3 é a de um iPhone INTEIRO!

            O iPhone 4S é de 2011, o Note 3 de 2013… isso faz uma GRANDE diferença, já para não falar na do iphone 4S, que se ele alguma vez na vida teve um, nesta altura, já sofreu as cargas e descargas, e como é normal, já perdeu parte da capacidade inicial.

            “Ai o meu telemóvel velho, dura menos que o meu telemóvel novo”…

            Com cada um…

        2. Avatar de Dc
          Dc

          Isto só pode ser troll aahahah
          Eu tnh um S4 e um 5s e ambos têm uma autonomia ridícula. O S4 até acaba por durar um pouco mais porque meti uma ROM diferente…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Ridículo, então tira aí um screenshot das estatísticas da bateria do iPhone… E prova que é teu…

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Tenho um s4 e dá me à vontade para dois dias, uso bastante e sem nada para poupança de energia

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Porque isso são mais sites que vocês lêm para encher o Ego…

            Desses sites que tudo que for android ganha, tudo o que foi iOS, perde… Quem paga mais, tem melhores resultados…

            http://www.anandtech.com/show/7335/the-iphone-5s-review/9

            http://blog.gsmarena.com/apple-iphone-5s-battery-test/

            http://www.theverge.com/2013/9/20/4752296/apple-iphone-5s-review

            Não te esqueças que o iPhone 5S tem co-processador M7, para ter os sensores sempre ativos, inclusive, a localização, sem gastar quase bateria nenhuma.

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            José, aquilo é com uso continuo.

            O meu BQ também dura 4 dias e tal com uso simples (ver sms, ver mail, pouco mais), mas se tiver uso regular dura-me 2 dias e meio (tocar/stream música/podcasts/audiobooks cerca de 3 horas por dia, web, alguns videos, mail, autosync ligado, remote desktop, vpn, etc).

            Segundo o battery widget reborn, dura-me 2dias, 13horas e 4 minutos.

            Mas há um senão: a bateria é de 4000mAh, explica a autonomia, no entanto também é um ecrã de 5.7, explica porque não dura mais ainda.

          4. Avatar de Daniel
            Daniel

            E esqueci-me, é dual sim, logo 2 radio a drenar também 🙂

          5. Avatar de Manel
            Manel

            Nelson, só para te ilucidar um pouco..

            http://www.phonearena.com/phones/benchmarks

            Clica la em bateria, e ve se não existem androids com melhor performance (vais é ter de procurar um pouco pelo iphone 5s).

          6. Avatar de Nelson
            Nelson

            Esse site não tem credibilidade nenhuma, quando vários sites mostram o contrário.

            Podem dizer o que quiserem no site, só mostra a necessidade dos fandroids se encherem com mentiras…

            Cada um é feliz à sua maneira.

          7. Avatar de Daniel
            Daniel

            Pronto Nelson, pode ser antes testes feitos pela Anandtech?

            http://www.anandtech.com/show/7335/the-iphone-5s-review/9

            gsmarena:

            http://blog.gsmarena.com/apple-iphone-5s-battery-test/

            Ok, como é tudo consistente em termos de resultados, para ti é “porque pagam”, então vamos antes a isto:

            Forbes?

            http://www.forbes.com/sites/andyrobertson/2013/09/25/iphone-5c-5s-battery-test-4s-3g/

            macrumors (relatos de experiência e testes de utilizadores reais, num site “pro-apple”)?

            http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1644553

            Uma coisa é consistente, todos dizem que com uso intensivo a bateria dura à volta de 8 horas, o mesmo que os sites que dizes serem “tendenciosos e fazerem o favor a quem lhes paga mais” dizem obter.

            E esta, hein?

        3. Avatar de Manel
          Manel

          Nelson, acho que tu é que não sabes o que falas…

          Tenho varios amigos que gostam dos produtos da apple, mas se a coisa que se queixam é da bateria que vai num instante…

          Como disse ai um user, não é por repetires a mesma coisa muitas vezes que vai se tornar realidade.

          Cumps.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Nem vocês?

            Vão dizer que o nexus 5 não tem problemas de bateria?

            Lêm em algum lado que o iPhone 5S só tem X de bateria… esquecem-se que é um telemóvel com um ecrã muito mais pequeno que esses matacões, e um CPU muito mais eficiente, um SO muito mais “lean”, sem bloatware, etc…

            Mas depois lá vem o imaculado droidas, e primeiro, tudo bem, passadas umas semanas, é andar a desligar tudo, brilho no mínimo, kernels, rom’s, etc’s… basta procurar…

        4. Avatar de Paulo
          Paulo

          Caro Nelson, das duas uma, ou o teu iphone foi feito por encomenda e tem algumas características que mais nenhum tem, ou estás aqui a espetar uma grande peta ao pessoal.

          Eu não tenho um iphone, mas posso dizer que tenho muitos colegas de trabalho que têm pelo menos um (às vezes dois, um pessoal ou de trabalho) e todos, sem excepção, se queixam que a bateria nunca chega ao final do dia.

          A verdade é que o problema da bateria do iphone não é nada de novo, nem foi qualquer fandroid que inventou. Esse problema é antigo e todos os utilizadores de iphone apontam como uma das suas principais desvantagens.

        5. Avatar de Euodeiooburrodonelson
          Euodeiooburrodonelson

          Nelson cala-te pfv eu tenho um Nexus 4 e um ipad e o por exemplo a nível de bateria o Nexus aguenta bastante bem principalmente agora com a 4.4.4 e o iPhone 5s de um colega meu pouco mais aguenta além de aquecer bem mais que o meu Nexus e quanto ao ipad o que tenho notado e ainda hoje fiz esse teste com iPhone 5s,ipad e Nexus 4 é que os Apple são uma vergonha no que toca a encontrar redes wi-fi os dois Apple não apanhavam nenhuma o Nexus SÓ apanhava 5!!!!

          Portanto começa a defender menos a maçã e a ver que realmente há coisas boas nos dois porque cada vez a tua opinião conta menos… Já que é sempre blá blá blá a Apple é que é fixe.

        6. Avatar de Manel
          Manel

          “Claramente que não sabes do que falas…”

          Tenho amigos com iphones que apesar de defenderem a apple, queixam se da duração de bateria 😉

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Nunca ouvi ninguém dizer “esta bateria podia durar menos”.

        7. Avatar de Augusto
          Augusto

          Nelson, chega para ti?
          https://pplware.sitedev.pt/apple/iphone/5-dicas-para-poupar-bateria-no-ios7-parte-i/
          Raramente comento, apenas me farto de rir com o que aqui se diz…
          Ai só nos ‘Androids’ é que se fazem idiotices para poupar bateria, etc etc…
          2 dias de bateria? uuuu, diz-me quantas horas de ecrã ligado?

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Para quem diz “Nunca ouvi ninguém dizer “esta bateria podia durar menos”.”… Agora vem falar de aplicações para economizar bateria… Vai-se lá perceber…

    2. Avatar de vitor
      vitor

      Para dizeres isso mas valia estares calado… ainda por cima vindo de 1 utilizador de iphone LOL

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        iPhone? Aquele que com a mesma capacidade de bateria do nexus 5, dura o dobro da autonomia, como podes ver nos testes do gsmarena?

        LOL!

        Se há coisa que os android têm que comer muita papinha é na duração da bateria… Se não, não precisavam de baterias de 3000MAh para durar um dia, dia e meio… E com tudo desligado e brilho no mínimo…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Também tem o dobro do écran, o triplo da memória, o dobro/triplo da resolução, e dobro de velocidade de processamento…

          1. Avatar de vitor
            vitor

            e custa metade do preço

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            De quatro polegadas para cinco, é o dobro?

            Tudo TRETAS e desculpas de mau pagador, só da para rir com tanta formatação na cabeça, tanta ilusão. 😀

            O iPhone tem um ecrã mais pequeno e não sei que mais, mas é na mesma mais rápido na prática, aguenta mais aplicações abertas, mais serviços, e o resto é treta que não faz sentido nenhum…

            Então o iPhone que é muito mais pequeno em tudo: peso, altura, largura, espessura… Metem uma bateria de 1500, para um telemóvel de 5″? Isso é para rir?

            O nexus 5 também tem estrutura metálica (sempre maior que plástico)? Tem um botão home físico, com sensor de impressões digitais? O que é que tem lá dentro? Ar?

          3. Avatar de Ivo Barbosa
            Ivo Barbosa

            Tal e qual lol

          4. Avatar de Daniel
            Daniel

            O dobro das polegadas não é, mas é mais 1/3 de àrea.

        2. Avatar de vitor
          vitor

          É sempre a conversa “ah e tal a apple só com um dual core 1,2ghz corre isto e aquilo sem lag; ah o iphone só com 1600mah bateria aguenta 1 dia e tal”
          Se a Apple tem acesso a melhor/maior hardware porque não coloca nos equipamentos?
          Se existe existe 1 quad core 2,5ghz porque não coloca-lo? se existe uma bateria 3000mah porque não usá-la para fazer um produto MUITO MELHOR?
          Por isto é que acho a apple overrated, pagas muito por aquilo que recebes

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Vês como sabes!!!

            Porque a Apple não mete lixo nos seus produtos…

            A Apple se quisesse chegava à beira da Qualcomm e comprava os CPU’s que quisesse… Ninguém recusa encomendas da Apple, nem as concorrentes, como a samsung, LG, sharp, etc…

            A diferença, é que o tal quad-core é só para fazer feitio, o chip da Apple é mais potente, e consome menos bateria. Isso vê-se facilmente, as páginas carregam mais rápido, os jogos fazem loading mais depressa, os scrolling é mais rápido, etc. Para que é que queres um quad-core? Para dizer que tem um quad-core?

            A bateria de 1500mah é mais que adequada para o tamanho do ecrã, além disso, a Apple, não utiliza android, faz o seu SO, e é mestre em fazer baterias durar… Não mete baterias de 3000mah num telemóvel de 4″ simplesmente porque isso é insustentável, ficaria grosso e com aparência foleira, como a maioria dos android, querias usar uma bateria externa, dava-te menos cargas, querias carregar o telemóvel, por exemplo, no carro, podias ir do porto a Lisboa que não chegava para carregar tamanha bateria…

            Achas a Apple overrated… Então porque é que compraste um nexus 5 de 400€? Podias ter comprado um chinoca com 8 cores por menos de 200€!!!

            É a mesma coisa…

        3. Avatar de Pedro Nunes
          Pedro Nunes

          Nelson: 3000mAh
          Btw para de ser hater… tenho amigos com iphone e parecem aqueles doentes de hospital que têm o soro sempre atrás deles. Sempre ligados a tomada…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Por acaso, estava errado, afinal tem 2300… Ainda pior…

            Quanto aos teus amigos… Teus amigos, ou tu? Consegues por aí um ponto de comparação?

            Eu tenho uma autonomia média de 2 dias, e eu uso muito o telemóvel… E tenho sempre tudo ligado…

            Nada mau… 2 dias por 112g… E já que falas a soro, tenho uma bateria de 10400mAh, quantos dias é que um iPhone aguenta “a soro” com esta bateria? E quantos dias é que vai aguentar um android que queiras sem ir à tomada…

        4. Avatar de FanaticoRelegioso
          FanaticoRelegioso

          HTC One X 1800mah, dura um dia completo, com 4 contas de mail a sincronizar, facebook a sincronizar, linkedin… entre outras aplicações.
          Sem falar que no meu local de trabalho é um grande edifício onde as ondas de radio não conseguem entrar com facilidade. Apesar de existir antesnas internas para espalhar “rede” não é suficiente para o edificio completo e umas milhares de pessoas. O que faz que os smartphones consumam mais para ter rede gsm e 3g.
          Mas um dia com uma bateria de 1800mah, ecra de 4.7… espectacular.
          Não te esqueças de uam coisa, não é por contares a mesma mentira (boatos) muitas vezes que esta se torna verdade.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Dura, dura… Ora eu tenho também 4 contas, e dura o dobro disso…

            Achas mesmo que 1 dia é algo que se diga?

            Sempre as mesmas tretas, sempre os mesmos boatos, é tão ridículo…

        5. Avatar de Vasco Mingatos
          Vasco Mingatos

          Oh Nelson, o meu pai tem um Alcatel que dura sempre uns 12 dias, tb com tudo ligado (chamadas, SMS’s e MMS’s, despertador e rádio FM e tudo). Como dura mais do que o teu iPhone, é melhor do que o teu, certo?!? Ou agora não vais querer comparar alhos com bugalhos? Não podes querer comparar o teu “ecran de senhora” do teu iPhone com o ecran com a resolução da tua televisão do Nexus5. Nem comparar o processador de média gama do teu iPhone com o quadcore 2.3 superior ao teu PC, pois não?

        6. Avatar de João Pinho
          João Pinho

          lol 3000MAh para durar um dia, okay depois disto, ainda que se diga algo correto nunca o levarei a serio.

      2. Avatar de Bruno Nunes
        Bruno Nunes

        Nelson utiliza por exemplo um lg g2 e vais ver o que é bateria num android!

        nota: eu tenho um iphone 5s e desculpa lá no meu uso tenho que carregar todos os dias! O teu deve ser uma versão battery + 🙂

        cumps

        1. Avatar de Miguel Campos
          Miguel Campos

          +1

    3. Avatar de luis sousa
      luis sousa

      Conheces o Franko kernel? Nunca tenho menos de 2 dias de bateria com grande utilização

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Conheces o iOS 7.1.2… Nunca tenho menos de 2 dias com grande utilização… E não precisei de instalar nada…

        1. Avatar de FanaticoRelegioso
          FanaticoRelegioso

          Nelson poupa as pessoas, achas que alguém se acredita nisso?
          Ok, tens o iPhone em stand-by

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Se não acreditam, é porque não querem…

            Isto não é o típico android, onde vai-se a ver, e têm as coisinhas bonitas sempre desligadas para poupar bateria…

        2. Avatar de FanaticoRelegioso
          FanaticoRelegioso

          Deves ser um utilizador cheio de sorte, procuramos na net iOs 7 duração de bateria e é uma desgraça.
          Já agora que falas em dica para aumentar a duração da bateria, como se fosse exclusivo para outros so’s
          Diz aqui para desligar tudo para a bateria no iOS7 ter mais autonomia
          https://www.youtube.com/watch?v=a8Fr_JTq3JY

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Aqui também diz para desligares tudo, instalares outra ROM, e fazeres root, e desinstalares app’s

            https://www.youtube.com/watch?v=shApI37Tw3w

            etc…

            já agora, desligar o ecrã e desligar o telemóvel…

        3. Avatar de FanaticoRelegioso
          FanaticoRelegioso

          Encontrei esta dica na net, para tentar que a bateria no iOs 7 dure mais que 7h.

          Desative o efeito paralaxe
          “O efeito é legal de ver, mas consome a bateria e provoca lentidão, pois para funcionar, utiliza os sensores de movimento de seu iPhone. Prefere deixa a beleza de lado e ganhar desempenho e autonomia?”

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Triste…

            Nem um, nem outro.

            Há quem perca a garnatia, e ande a flashar kernels, e a tirar skins para ter mais um minuto (dizem eles) de bateria…

        4. Avatar de PVL

          Boa noite Nelson, não sei o que consideras grande utilização, porque eu trabalho numa empresa no sector de informática, na empresa tecnologia não falta e temos várias comerciais com os seguintes telemóveis:

          Samsung Galaxy s5;
          Samsung Galaxy S3;
          HTC ONE X;
          Iphone 5S e 5C

          Como podes imaginar as comerciais estão sempre ao telemóvel e constantemente a receber email’s no telemovel assim como com o wifi sempre ligado e posso-te dizer que a bateria dos iphones não chegam nem perto ao fim do dia, a média dos outros modelos é um dia de trabalho de bateria… carregam-se a noite.

          Mas também posso confirmar que os iphones carregam bastante mais rápido que qualquer smartphone.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Então espera aí…

            Tens vários testes por aí que o iPhone dura 10 horas de “talk time”

            São todos mentira?

            Quantas horas as funcionárias trabalham? 11 horas?

            Enfim…

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Nem digas que és uma pessoa de técnologia. O tempo de talk time pode variar radicalmente conforme o sinal da rede.

        5. Avatar de Guinz
          Guinz

          Então o Iphone 5S dura mais que um S4,como se consegue cair no ridículo de dizer que aquilo dura nem um dia.

          Pois olha que o meu S4 com uso ate bem dado com wireless com aplicações com uso de net como facebook youtube e etc…,sempre ligado muitas das vezes durante o dia dura 2 dias na boa, com pouco uso dura 3 mas só apenas chamadas e mensagens, com um uso exagerado tipo wireless sempre ligado o dia todo tirar fotos filmar e certas aplicações tudo meio ao extremo com a bateria carregadinha aos 100%, ai sim dura 1 dia certo, mas em uso médio dura mas na boa 2 dias.

          Se o carregar agora mesmo , só na sexta a noite ou sábado de manha o estou a carregar, há e ainda faz uma coisa que quase aposto podes correr e saltar que eu em 1 hora e 30 min tenho a bateria totalmente carregada , já tu no iphone tenho as minha duvidas.

          Ou seja quase nem dou por nada do seu carregamentos não esquecer que esta todo default o telemóvel não tem rom nenhuma alterada nem nunca teve.

          Deixo aqui o link para que nunca te enganes mais em afirmar coisas com esse EGO todo sem saber do que estas a falar, já nem quero falar no LG G2 que entao ai na autonomia levas uma trepa que nem te levantas.

          http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=5371&idPhone2=5685

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Eu nunca disse que o iPhone dura mais que qualquer outro!

            Eu apenas disse que o iOS tem maior duração de bateria que o iOS…

            Claro que o MONSTRO do S4 vai durar mais que o iPhone 5S… a menos que tenhas sempre o ecrã ligado à mesma intensidade…

            Agora, põe uma batt de 1500mah, e podes por um ecrã de 4″ no Samsung…

            Vê se dura como dura o iPhone?

            “quase aposto podes correr e saltar que eu em 1 hora e 30 min tenho a bateria totalmente carregada , já tu no iphone tenho as minha duvidas.”

            Essa é tão inocente…

            LOL…

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            Eu gostava de marcar um encontro ali com a Kunis só para comparar a autonomia do iSucata dele com o meu LG G2, ambos com tudo ligado e a puxar pelas aplicações. Penso que ela/ele acalmava logo as hormonas e não vinha para aqui ser tao hipócrita.

          3. Avatar de Miguel Campos
            Miguel Campos

            “Agora, põe uma batt de 1500mah, e podes por um ecrã de 4″ no Samsung…
            Vê se dura como dura o iPhone?
            “quase aposto podes correr e saltar que eu em 1 hora e 30 min tenho a bateria totalmente carregada , já tu no iphone tenho as minha duvidas.”
            Essa é tão inocente…
            LOL…”

            Tenho o meu Nexus S, 1500mAh, 4″, CM11 (android 4.4.4) e a bateria dura 2 dias, com o brilho em automatico (e uso durante o dia no exterior, ou seja, o brilho passa por estar no maximo ou la perto)com o Wireless ligado sempre (nao me lembro da ultima vez que desliguei)

            E se achas que este Nexus S é a concorrenia ao 5S…

            Enfim Nelson, algum dia hão de te tirar as palas dos olhos e vais começar a ver para alem dos 5º de amplitude…

        6. Avatar de Luis Carlos
          Luis Carlos

          LOL Troll só pode XD

          1. Avatar de /facepalm

            Voces ainda se dão ao trabalho de responder ao Nelson XD…
            Já deviam saber que para ele Maçã e sempre supeior, por muitas provas e testemunhos contrarios que apresentem XD.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Nelson, estás sempre a questionar o que os “fandroids” estão a fazer nos posta relativos à Apple, mas és o primeiro a comentar num artigo Android. Não és um pouco hipócrita?

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Eu não falei de Apple, vê bem o historial de posts.

        1. Avatar de Alexandre Pinto
          Alexandre Pinto

          “Basta considerar que o nexus 5 tem uma duração de bateria que é uma anedota… Passou de anedótica a só fraca.” – Estavas a comparar com o que então?

          Aliás, tendo em conta que ambos os utilizadores de iPhone/Android são tão defensores das suas cores, não achas estranho seres o único que está a bater nessa tecla da autonomia?
          O meu Nexus 5 dura-me um dia e nada mais. Mas uso-o intensivamente tal como usava o iPhone. E não vejo nada dessa diferença que falas. Antes pelo contrario.
          Mas claro, a minha experiência não conta para nada. Só os sites que tu escolhes é que sabem tudo.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Com que é que eu comparei? Disse iPhone em algum lado?

            Foi o user a seguir que veio com o iPhone…

            Eu vou pondo aqui a duração de uma carga…

    5. Avatar de OMG
      OMG

      Sejam compreensivos… o rapaz está irritado porque a única coisa em que um telemovel que custa metade do iPhone dele parecia perder é na autonomia e agora a coisa está-se a inverter. Não sejam tão mauzinhos! Imaginem é se no iPhone dele com uma bateria acima da média a Apple arranjasse maneira de prolongar a bateria como a Google fez, passava-lhe a durar 2 semanas (pelo menos nas palavras dele).

      1. Avatar de Manel
        Manel

        Pois, dizes tudo com este comentario 🙂

    6. Avatar de Nelson
      Nelson

      Epá, tenho mesmo pena de quem acredita nessas trafulhices todas do mundo Android.

      Quase ninguém tem vários equipamentos, e usa-os de forma EXACTAMENTE igual.

      De qualquer forma, os melhores não precisam de fazer batota…

      http://arstechnica.com/gadgets/2013/10/galaxy-note-3s-benchmarking-adjustments-inflate-scores-by-up-to-20/

      e não é só o galaxy…

      http://blogs.computerworld.com/smartphones/22066/samsung-admits-paying-students-fake-web-reviews-did-it-attack-apple-too

      E pelo nível de respostas que se viu aqui, se não pagam em Portugal, parece que pagam…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        E para provar quem tem razão…

        http://www.jdpower.com/press-releases/2013-us-wireless-smartphone-satisfaction-study-volume-1-and-2013-us-wireless

        Portanto, o telemóvel da Apple é muito acima da média… É preciso ter muita lata para dizer mal… É como dizer que o CR7, o Messi e o Neymar são mancos…

        É tão acima da média, que eleva a “média” tão alto, que faz tudo o resto estar abaixo da média LOL!

        Estamos a falar da JDPower, não é o blog do android…

        1. Avatar de OMG
          OMG

          Nos USA? Onde nem um carro manual sabem conduzir? O iPhone tem de liderar de certeza, é tirar da caixa, e usar sem nunca mexer em nada…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            São mesmo burros os amricanos, não é?

            Um país de onde origina a Microsoft, Apple e Google, sem contar com outras como Qualcomm, IBM, Intel, opá…

            E não sabem conduzir um carro manual, só conseguem pôr uns homens na Lua…

            Há… e ficaram melhor classificados que nós no Mundial…

            É o índice de satisfação de Portugal que interessa?

          2. Avatar de OMG
            OMG

            É uma questão de quantidade. São tantos que é natural que haja alguns bons, mas a maioria, ou se quiseres a média é… Eu não lhes chamei burros, foram palavras tuas, mas…

      2. Avatar de Manel
        Manel

        O mais engraçado é que ao veres que não tens razão já estás a desviar o assunto da noticia por outros caminhos 😀

        Que eu sabia aqui falamos da bateria 😉

    7. Avatar de Marco
      Marco

      Ai ai nelson se fosse a tua maça com esta tecnologia já era alta inovação… deixa te de tretas sff o teu iphone e o maior deixa la os outro da mau pah xD

    8. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Tenho um Nexus 5 e não sei do que falas. E sim, vim de um iPhone.

    9. Avatar de Ricardo Corado
      Ricardo Corado

      olha que estas mal informado… pelo menos o meu LG G2 aguenta-me 24/36 horas a fundo, com wifi, dados, brilho, etc, e sempre ao telefone.. devo fazer umas 3/4 horas de chamadas diariamente… bem mais que um iPhone

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Olhabum camarada com G2. É qualquer coisa de fabuloso, não é? Estou de férias e ontem estive doente, ou seja, foi o dia TODO no Chrome e no YouTube. Basicamente, das 10h e tal da manhã às 2h da madrugada… E só aí tive que o pôr à carga. Continuo a achar que o G2 é o melhor em termos de autonomia (e muitas outras coisas, claro).

    10. Avatar de Vítor M.

      Nelson, isto só cá entre nós que ninguém nos ouve.

      Eu como utilizador intensivo do iPhone, desde o iPhone 3GS, actualmente tenho de carregar o meu iPhone 5S duas vezes ao dia. O iPhone actualmente é uma anedota em termos de autonomia.

      No teu lugar, a sério, no resto até te dou alguma razão, até porque em termos de SO e ecossistema sabemos o que vale a Apple, mas em autonomia,… o iPhone actualmente é uma anedota.

      E mais não digo e se fosse a ti também não dizia 😉

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Vítor, não sei qual é o uso intensivo que dás ao 5S (certamente será superior ao meu) mas como utilizador de um 5S, a minha experiencia de bateria é a seguinte:
        4G sempre ligado; Mail, Twitter, Facebook, Soptify; Strava; Runkeeper, Garmin Connect(estas apps de desporto são usadas em dias alternados);Homebanking. O iPhone é usado normalmente entre as 07H00 e as 00H00 e quando coloco a carregar está entre 10 a 15% de bateria. Para o uso que dou não considero que o 5S tenha uma fraca autonomia.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Essas app’s de desporto e o Spotify, realmente não perdoam!

          A maioria das pessoas que têm android, nem se devem atrever a usar isso…

        2. Avatar de Vítor M.

          Nuno uso o telefone com regularidade, uso o mail com regularidade, as apps das redes sociais, as apps para actividades desportivas com recurso ao GPS, tenho sempre LTE fora do escritório e uso bastante o browser, é para isso que um smartphone actualmente serve e deve servir o utilizador e os sistemas operativos devem estar optimizados para esse tipo de utilização).

          Se num dia que estou na “rua” recebo, como é normal, muitas notificações, a meio da tarde já não tenho bateria e tenho de o carregar.

          À medida que o iOS vai evoluindo, as baterias ou a optimização do mesmo não é compatível com a disponibilidade energética. Isso nota-se cada vez mais.

          Para mim é o único defeito que encontro no iPhone, temos de andar sempre com o carregador atrás. Claro que nos demais também há esse problema, mas como são maiores, como têm baterias maiores e o Android está cada vez mais optimizado, conseguem um nível de autonomia energética um pouco melhor.

          E desenganem-se se acham que no iOS 8 isto vai melhorar, pelo menos na actual versão beta 2 do iOS 8 ainda está pior… os consumos são de malucos! (ok que ainda é uma beta, esperemos mesmo que isto melhore).

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Estou curioso para ver quantos mAh a Apple vai colocar nos próximos iPhone, já que aumenta o tamanho e em principio irá aumentar o tamanho da bateria e no que isso vai afectar o desempenho da autonomia. No entanto acho que para mim o factor 4″(espero que a Apple o mantenha em futuros equipamentos) será o ideal, porque acho que 4,7″ será grande demais para usar numa armband ou no suporte da bike, apesar de reconhecer nítidas vantagens num ecrã destas dimensões.

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Desculpa, mas não tens razão…

        Como é que se explica isto no meu, então?

        http://imgur.com/hqrwCwd

        32 horas e meia desde que tirei da fixa, MEGA utilização (7:30)… e ainda restam 40%?

        Não é truques, tenho sempre o brilho bem alto, sempre wifi, bt, 4g, locl. ligados…

        Isto é uma foto velha que tinha para lá…

        Estou a fazer de hoje, e vamos ver quanto dura uma carga de bateria…

        1. Avatar de Vítor M.

          Se não fizeres nada com ele… ele não gasta, isso sim consegues. Mas um smartphone, tal como eu o uso, para fazer chamadas e estou a falar ao meu nível de utilização, uma utilização de chamadas normais, algumas de alguns minutos, mail, browser com bastante consulta, notificações de várias apps, apps para monitorizar actividades, etc… o normal, o que deve fazer um smartphone, se não comprava um Nokia 3310, um utilizador de um iPhone tem de estar sempre prevenido, sempre. Pode ficar mal de um momento para o outro.

          Estamos num local de pouca rede, ou passamos uma hora a navegar, o consumo nota-se logo, mal aquelas costas começam a escaldar já sabemos que o consumo está a aumentar.

          Depois falar no processador M7, pois esse está sempre ligado, sempre e a gravar a actividade. mesmo quando não tens nenhuma app lá instalada ele está a gravar a actividade para a qual foi concebido. Ok que é residual o seu consumo… mas gasta.

          Não é que não seja útil, para mim é, eu adoro usar apps que me dão informações fantásticas e úteis, mas critico é a falta de optimização no binómio iOS Bateria no iPhone. No iPad não, está mundial… logo está aqui em causa mesmo é o tamanho das baterias, ou o compromisso com funcionalidades concebidas mas que não estão a ser acompanhadas com um suporte à altura por parte da alimentação.

          NA iFA ano passado, os desgraçados dos expositores, grande parte tinham iPhones (poucos tinham Android, a não ser no pavilhão da Samsung e da LG e de outros chineses), só se safavam com as cases com bateria extra, para poderem demonstrar os seus produtos a interagir com o iOS, e o iphone era o meio de interacção. Isso é uma prova que ainda há muito a fazer pela Apple nesse campo.

          Os outros não estão bem, estão apenas um pouco melhor.

          1. Avatar de OMG
            OMG

            De referir ainda que nem existe a hipótese de trocar a bateria, muito mau, num smartphone com uma vertente empresarial tão marcada.

    11. Avatar de Nelson
      Nelson

      Para provar o meu ponto…

      Tiradas hoje:

      http://imgur.com/a/W2SaB

      8:13 Depois das verificações matutinas habituais: 99%

      12:38 Meio dia, 95%… já com 43 minutos a usar o telemóvel…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        (continua no imgur)

        13:39 – depois de uma boa esfregadela na web/tweeter/fb, enquanto esperava pelo almoço (e depois)…

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        12 horas depois… 68%

      3. Avatar de OMG
        OMG

        É como digo, saiu-te um lote acima da média, assim, não tens de te “abraçar” tanto ás paredes 😀
        https://www.youtube.com/watch?v=mzMUTrTYD9s

    12. Avatar de Cris
      Cris

      Passou de 5:45 horas de browsing time (screen on) para 7:50 horas, nenhum dos 2 é ridículo.
      De qualquer das maneiras tenho um Nexus 7 (2012) e fácilmente chego a 7 horas de screen on time (claro, com muitas modificações). Nem posso esperar pelas builds Paranoid Android baseadas no Android L.

    13. Avatar de O Verdadeiro
      O Verdadeiro

      Não sei que Nexus 5 é que utilizast para essa tua review de que a “bateria é uma anedota”.

      Eu tenho 2 Nexus 5, um meu outro a minha mulher. O meu está com L Developer Preview e o outro têm o 4.4.4 e vou falar um pouco sobre os dois:

      Android 4.4.4:
      – Tendo em conta que tenho pacote da vodafone com muito tráfego.
      – Dados sempre ligados.
      – Wifi sempre ligado
      – Brilho a 75%, sim pq o brilho do nexus ao máximo é que faz um eclipse sobre o iphone.
      – Hangouts, Skype, Viber eTwitter
      – Firefox, Cerberus.
      – Faz uns 30 a 40 minutos diários de chamadas.
      – 33 ~ 35 horas de bateria.

      Android 5:
      – Tendo em conta que tenho pacote da vodafone com muito tráfego.
      – Dados sempre ligados.
      – Wifi sempre ligado
      – Brilho a 75%, sim pq o brilho do nexus ao máximo é que faz um eclipse sobre o iphone.
      – Hangouts, Skype, Viber,Twitter, Firefox, Cerberus, LinkedIn e muito Youtube
      – Faz algumas chamadas diáriamente
      – Dura-me quase 48 horas.

  2. Avatar de On|On
    On|On

    Pls tenho duvida. Ao instalar o Android L developer preview irei de ter de fazer root. Ao fazer o root nao irei perder a garantia?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não precisas de fazer root. È oficial se tiveres um Nexus.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não tem de fazer root para instalar a Preview.
      Pode fazer através do Fastboot (ver youtube).

      De qualquer forma, não tenho a certeza do que vou dizer mas, ninguém perde a garantia por fazer Root, pois o Root apenas serve para dar todas os privilégios ao utilizador. Perde-se a garantia por desbloquear o bootloader. Os Nexus já trazem o bootloader desbloqueado, não deverá perder a garantia.

      De qualquer forma pode reverter o processo.

      1. Avatar de Carlos Lopes
        Carlos Lopes

        Torna-se curioso virem dizer ao longo do tempo que root, unlock bootloader e custom ROMs afectam a garantia. A garantia nunca cobre software, seja em telemóveis, tablets ou computadores. A reparação desse mesmo software/firmeware em garantia e não em orçamento só depende do bom senso da marca.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          A garantia, sim cobre software.

          Lá está, estás dependente da vontade da marca. Custom bootloaders classificam-se como alterações de firmware. Logo… podem discutir…

          1. Avatar de OMG
            OMG

            O meu SGS foi reparado ao abrigo da garantia, após o ter brickado ao brincar com roms… facto.

          2. Avatar de André Pereira
            André Pereira

            Pura desinformação, na europa não há garantias de software, por mais que a Apple (e noutros tempos, a Sony), tentem mentir ao utilizador a dizer que sim.

  3. Avatar de DeuX
    DeuX

    Note 3 com Android L deve ser uma autentica besta em termos de duração de bateria 😀

  4. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Para mostrar grandes melhorias na bateria do Nexus 5 tinha de gastar menos no que consome mais, o Screen, o que é impossivel.

    1. Avatar de pajocos
      pajocos

      Exatamente, o que não se entende é a necessidade de telemoveis que cada vez mais parecem telhas ou mesmo porque é que há telemoveis com resolução superior a full hd. qual a necessidade?!

  5. Avatar de João Dias
    João Dias

    É um facto que os smartphones da Apple consomem menos bateria e está a vista de todos. Agora, não podemos exigir que um smartphone com as características do N5 consuma a mesma bateria que um iPhone. Por norma, os utilizadores do Nexus 5 também já esforçam muito mais as máquinas que os de iPhone (também porque é possível) e como é obvio com 2.3ghz de CPU e 2GB de RAM e para não falar mais no ecrã, é como calcar o acelerador de um carro com 500 cavalos e fazer o mesmo noutro com metade da potência: enquanto houver combustível… De qualquer forma não vejo qual é o problema de carregar o telemóvel todos os dias durante a noite! Além disso, o N5 vem equipado com Qi charging e para quem tiver um carregador Qi, é 101% cómodo coloca lo a carregar. O iPhone não carrega com Qi charger? Coa breca, então mas não custa 600 e tal euros?

    1. Avatar de Cláudio Santos
      Cláudio Santos

      Eu tenho um Xperia Z1 e estou bastante satisfeito com a autonomia. É obvio que se puxar por ele a bateria vai num ai, mas tem várias configurações como o Modo Stamina e o Modo Bateria Fraca que ajudam e muito a estender a autonomia. Para além disso tenho o dock magnético para carregar sem abrir as tampas de segurança. Em relação ao uso da bateria é normal telemóveis com ecrã maior consumirem mais não? Mas o meu tem uma bateria de 3000Mah e o facto é que estou bastante satisfeito. Nunca tive qualquer problema em carregar a bateria todas as noites. Afinal as coisas são para se usar. Antes deste tive um iphone 4 e carregava da mesma maneira. Sempre me habituei a andar com os dados moveis, gps e afins desligados. É uma questão de hábito. Do LTE nem o ligo pois na minha zona não tem cobertura, logo não me serve de nada andar com isso ligado.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Neste momento não acredito que exista um smartphone com duração de bateria superior à do LG G2 (dizem que o G3 consegue atingir uma duração equivalente, nisso acredito).
    Se neste momento consigo 2 dias de bateria com utilização moderada e com umas 7-8 apps em constante sincronização em background, então com o L devo conseguir os 2 dias com utilização relativamente pesada!

  7. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Testei a L preview a alguns dias e para. Mim e alguns outros membros xda a bateria é pior que a stock kitkat
    3h30 (L) 4h30 ( kitkat)
    Lembrar que é apenas uma Preview do conteúdo final
    E comparando com qualquer iPhone o meu nexus 5 com paranoidandroid + kernel code blue da me entre 6h a 7h de ecrã por carga façam o mesmo no iPhone e tenham a contam que o hardware do nexus consome muito mais
    Cheers

  8. Avatar de MIKE
    MIKE

    já vi pessoal a queixar-se da bateria do iphone que era uma porcaria, outros dizem bem. isso depende da utilização que lhe fazem e também do que têm instalado. enquanto as pombinhas android e ios andam a discutir eu aqui vou comendo pipocas

  9. Avatar de Ricardo Trindade
    Ricardo Trindade

    A bateria do iphone dura muito mais por um simples motivo: o pessoal só usa o iphone para fazer chamadas; a malta do android está sempre agarrada ao smartphone 🙂

    Piadas à parte, parece-me difícil um aumento substancial de autonomia, quando a maior parte do consumo é feita pelo ecrã. Um carregador solar no verão fará melhor efeito. E um carregador a chuva no inverno. E outro com a polinização das abelhas na primavera. E por fim, um que carregue no fogareiro das castanhas, no outono.

    1. Avatar de Wedson Medeiros
      Wedson Medeiros

      +1 e ponto final. Lol.

  10. Avatar de DXSC
    DXSC

    Boas pessoal! Pelos comentários que li, apenas o Miguel Ferreira falou sobre a sua experiência, que me pareceu negativa. Por isso e sendo o pplware um “serviço público”, tenho a dizer que após ter instalado o Android L a minha bateria melhorou significativamente. Tirei o Nexus 5 do carregador eram 8:30 e atualmente tenho 14% de bateria. WiFi e dados móveis ligados alternadamente. Utilização intensa

    1. Avatar de DXSC
      DXSC

      (Continuando)

      …em partes do dia. Comparando com o KitKat, a está altura já estava ligado à energia.

      Apesar de alguns bugs, normal em versões beta, estou muito satisfeito. Desde o design, com toques do iOS 7, à correção de um bug relacionado com o consumo de dados moveis em 2º plano pelo SO Android.

      Bem, digam da vossa justiça! 🙂

      Abraço!

      1. Avatar de Miguel Ferreira
        Miguel Ferreira

        Sim.. Agora o meu kernel favorito para o kitkat foi o primeiro a funcionar na Preview L
        Experimenta.. As coisas melhoram bastante agora
        Code blue kernel

  11. Avatar de Joel
    Joel

    Estou a gostar do Android L no meu Nexus 5.. em relação à bateria ainda não notei grandes alterações..
    Em relação a estar a comparar iPhones com Nexus, esqueçam já estive dos dois lados, mas desde que comprei um Nexus nunca mais voltei para a maça 🙂
    A bateria do iPhone até pode durar mais, mas a do meu nokia 3210 também durava ddias 🙂 a potência e qualidade/definição/tamanho de imagem tem os seus custos >>> bateria

  12. Avatar de euxinho
    euxinho

    Pá, este nelson confunde a utilização da bimbalhada do iphone com os utilizadores nexus.
    o iphone da minha tia faz na boa 2 dias de bateria, e agora!?

    Fica lá com a tua maça mas não venhas é comparar o que não tem comparação.
    é com cada um…comparar os iphones com os nexus!? a sério! lol

  13. Avatar de sakura
    sakura

    “”o Android L apresenta optimizações fantásticas”” verdade !! +- 10%.
    yes, o android vai dar muita guerra….. i ainda bem venha a apple.

  14. Avatar de Manel
    Manel

    Segundo o Nelson não existe nenhum android com melhor performance a nivel…

    Bem.. Nelson, só para te ilucidar um pouco..

    http://www.phonearena.com/phones/benchmarks

    Clica la em bateria, e ve se não existem androids com melhor performance (vais é ter de procurar um pouco pelo iphone 5s)

    Eu cada vez que cá venho ver os comentarios do Nelson, é só para rir xD

    Ta tudo dito, Hasta!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Recuso-me a ver só um teste, recuso-me a ir a um site que só dizem bem do Android, e dizem sempre mal do iOS.

      Sendo que este último, é só por acaso, aquele que lidera em satisfação dos clientes…

      Só ilusões…

  15. Avatar de Marco
    Marco

    @nelson como a tua argumentação mudam de uns tempos para os outros..
    “Realmente, acorda para a vida, pessoas que passam > 4 horas a mexer no telemóvel, não devem ter vida.
    Ou se estão a trabalhar, de certeza que arranjam maneira de carregar, ou numa ficha, ou no carro…”

    Fica aqui a pérola
    https://pplware.sitedev.pt/informacao/ios-7-1-trouxe-de-volta-os-problemas-de-bateria-aos-idevices/

  16. Avatar de Rafael João
    Rafael João

    Que paródio este Nelson, de certeza que mandou fazer um iphone 5s de encomenda especial para ele, lolol

    A minha namorada tem um 5s desde dezembro e eu tenho um Nexus 5 desde fins de fevereiro e ambos com tudo ligado (wifi, brilho cerca de 40%, sincronização) e algum uso dos dados no whatsapp e fb messenger, e chego ao final da noite sempre com mais bateria mesmo com a utilização idêntica, uma das coisas que ela se queixa muito é da fraca autonomia!
    É claro que mesmo o meu Nexus 5 poderia melhorar, mas dizer que o iphone 5s tem uma autonomia melhor é no mínimo ridiculo e de quem não vê mais nada à frente, já para não falar que não tem comparação, velocidade de processamento, o ecrã muito melhor do N5…

  17. Avatar de Ricardo Sousa
    Ricardo Sousa

    @Marco realmente o teu comentário foi o melhor deles todos e resume bem a história em poucas linhas!

    Não vejo qual é a graça de estar a comparar iphones com android’s e a dizer “ah e tal o meu é melhor porque tem isto e tem aquilo”… Mas enfim, cada maluco com a sua ideia!

    Tenho um iphone4 e um android de baixo custo,e sinceramente gosto dos 2 SO’s e sei por experiência própria que cada um tem as suas valências e os seus defeitos. Visualmente, o ios 7 é bom e agradável/fácil de usar. Gosto do SO na sua generalidade. Quanto ao novo Android L pelo que já vi avançou também em termos GUI e aproximou-se do que é o ios7.

    Mas sinceramente apesar de gostar da marca e dos produtos, a comprar novo nunca compraria um smartphone ou tablet da Apple porque o preço é exurbitante. Por esse preço compro melhor e ainda fico com umas largas dezenas de euros no bolso. Já tive com vários Apple boys que me tentam convencer do contrário mas nada nem ninguém me convence disso!

    Religiões à parte, é inutil andarmos aqui a comparar coisas sem comparação!

    Cumprimentos a todos!

  18. Avatar de Paulo H

    Lamentável o que vejo aqui uma discussão ridícula pra ver qual tem autonomia de bateria maior.

    Isso depende de cada aparelho que se é lançado, tenho um LG G2 uso tudo nele durante o dia inteiro e não desligo nada e dura 24 horas de uso sempre.

    Com tempo de tela de 6 a 8 horas e mesmo assim não fico me gabando, não vejo relatos do iphone 5 durar mais que um dia também, não com tempo de tela que uso, os que falam é porque usam técnicas para burlar o resultado final.

    Dane-se as empresas eu quero e um dispositivo de qualidade e com ótimo preço, paguei 1200 em meu dispositivo e não deixa a desejar em nada.

    Briga pra mostrar que tal OS é melhor não leva vocês a nada.

    1. Avatar de OMG
      OMG

      O teu/nosso telemovel é recordista, mete o iPhone num bolso, mesmo com o ecrã e o processador mais gastadores e o melhor de tudo é que custa metade, mas… não é Apple 😉

  19. Avatar de Pires
    Pires

    ó Nelson! gosto da tua atitude pá! com convicção e incansável nos argumentos! continua o bom trabalho de dar a conhecer o contraditório! 🙂

  20. Avatar de KitKat
    KitKat

    Nelson, em vez de fazeres F5 constantemente nesta thread, faz algo de útil para o teu país.
    Aos que discutem com o Nelson, já deviam perceber que ele vos vence em experiência.

    1. Avatar de Tripax
      Tripax

      KitKat por acaso agora disseste uma grande verdade, e como aquele ditado.

      “Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência”.

      Por estas e outras que ultimamente agora passo aqui neste bom site apenas para ficar actualizado na tecnologia, mas quanto a certos comentários só da para rir realmente, é ver e fechar a pagina e siga pá outra não da para perder tempo com certas comentários facciosos, vira e siga siga.