TOP 5 – Novidades do Android 5.0 L

86 Comentários

Chegou uma nova versão do Android…é verdade! Designado simplesmente de Android “L” esta versão sofreu uma radical alteração ao nível da interface e há também melhorias significativas ao nível da performance.

O Android 5.0 L Developer Preview está já disponível para o Nexus 5 e 7 e o feedback do utilizadores tem sido muito positivo. Apesar de serem muitas as novidades desta nova versão, hoje apresentamos aquelas que consideramos serem as 5 melhores. Todas as novidades foram apresentadas no Google I/O.

Android_l

1) “Material Design”

Como referimos esta nova versão do Android sofreu alterações significativas, bastante perceptíveis, ao nível da Interface. A Google descreve esta nova interface como “Material Design” (que segue o mesmo estilo do G+),  uma vez que é mais moderna, adaptada, funcional. com vários efeitos de transparência e mais fluída.

Esta mudança ao nível da interface é provavelmente uma das mais radicais alterações no sistema nos últimos anos.

 

2) Melhor gestão da bateria/autonomia

As baterias vão durar mais no Android L com o Project Volta! O projecto Volta consiste na criação de uma nova área do sistema que permite aumentar a vida útil de uma carga de bateria através do uso de diversos utensílios, sendo que ainda inclui ferramentas que ajudam os programadores a implementarem as suas aplicações para consumirem menos energia.

bateria

3) Notificações dinâmicas

O sistema de notificações sofreu também alterações. Além da interacção tradicional (deslizar para baixo), o Android 5.0 L apresentará as notificações, de forma não invasiva, em outros “lugares” do sistema…como por exemplo dentro das próprias aplicações.

Caso o utilizador não se adapte, há sempre forma de desactivar.

notifications

4) Para além dos smartphones e tablets

A esta altura todos nos sabemos que o target do Android não é apenas smartphones e tablets! Como anunciamos aqui, a Google está finalmente a desvendar as suas intenções e quer colocar o Android em todo o seu dia-a-dia como até no meio de transporte.

imagem_android_auto02_small

5) Chrome ganhou um Facelift

Com a alteração da interface, a Google pensou também em integrar as funcionalidades do Chrome neste novo ambiente. O Chrome terá uma gestão mais fácil, permitindo, por exemplo, que os utilizadores vejam facilmente e de uma forma centralizada todos os separadores.

Há outras aplicações que poderão tirar partido o “Material Design” pois são mais de 5000 APi’s que estão disponíveis com esta versão do Android.

chrome

E são estas algumas das novidades que despertaram interesse no novo Android 5.0 L. Não esquecer que Android 5.0 L terá também suporte para processadores a 64 bits, melhorias no suporte a GPU’s, suporte para Bluetooth 4.1, melhorias significativas ao nível do áudio, 3D multitasking, melhorias em várias aplicações (ex. Gmail), etc, etc.

Será este o melhor sistema operativo móvel da actualidade?

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NewEsc

    Penso que a nova aposta pelo design era o que faltava a Android. Espero que sigam assim, e que a ligação entre todos os dispositivos (PC +Telefone + Chromecast + smartwatch) continue.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      + 1 (Vou encomendar uma Chromecast para poder usufruir da experiência total)

      1. Avatar de Nuno Sousa
        Nuno Sousa

        Já mandei vir 😀 +1

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Eu também, vamos a ver se torna a minha TV inteligente… 🙂

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    “Será este o melhor sistema operativo móvel da actualidade?”

    Para mim sim! Ainda bem que tenho Nexus 5 e vou poder atualizar sem ter de recorrer a ROM´s

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      vai sair para nexus 4

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Do que pude ver quando fiz uma pesquisa no google ninguém se arrisca a dizer isso (a não ser blogs brasileiros…).

          Mas não sou a melhor pessoa para te poder dar essa informação.

          1. Avatar de Alexandre
            Alexandre

            À partida sairá para o Nexus 4, uma vez que a google já disponibilizou os binários do Android L para este dispositivo.

    2. Avatar de Márcio Lima
      Márcio Lima

      Sem requer a ROM como assim?

      Nesta versão “Beta”, para instalar, é preciso aquela gincana toda com Cabos USB, flashs não sei das quantas e companhia.

      Deviam criar um a possibilidade de instalar mais simplificada.

      Obriga-me a ler o manual, por uma coisa Beta… bah

      mais vale esperar

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Não é uma “beta”, é uma developers preview e como o nome indica é direcionada a developers, não aos utilizadores.

        1. Avatar de Márcio Lima
          Márcio Lima

          até chegar aos mercados ainda muita agua vai correr e a concorrência permite utilizar as versões de teste de uma forma para “totos”

          quando estiver ok… que apitem

      2. Avatar de Dwz
        Dwz

        Realmente ligar um cabo do telemóvel ao PC e correr um ficheiro (flash-all.bat) é um bicho de sete cabeças.
        Nem sei como é que tu te desenrascas com outras coisas parecidas, como por exemplo comentar aqui ou mesmo ligar a TV. A vida para ti deve ser uma aventura diária.

        Já para não falar que isto é uma developer preview, não é destinada para utilizadores, como disse o Daniel.

        1. Avatar de Márcio Lima
          Márcio Lima

          Claro… porque tudo é linear….

          Digo-te mais:

          peguei nos ficheiros que estavam aqui, instalei os supostos drivers USB e o resultado do flashnaoseiquantos devices é zero

          Ora quando o executável devolve zero, supostamente existe um problema de comunicação. muito bem

          desactivas ao AV, forças a actualização do driver, vais buscar drivers actualizados ao site de developers da google. Executas com permissões de administrador, etc

          Same shit.

          Linear portanto… quando corre bem.

  3. Avatar de BR
    BR

    como iFan tenho a dizer que este conceito de design e muito bonito

  4. Avatar de DC
    DC

    O pormenor de um dos mails mostrados nos exemplos de notificações ter o assunto “Final name for L release”. Ehehe, mesmo para deixar o pessoal a salivar.

  5. Avatar de José Torres
    José Torres

    “.. pois são mais de 5000 mil APi’s que estão disponíveis com esta versão do Android”

    5000 mil? 5 milhões? lol

    1. Avatar de NewEsc

      Penso que queria dizer 5000 aplicações. Em qualquer dos casos, o Pedro Pinto que nos esclareça 😛

  6. Avatar de Vitor Pombeiro
    Vitor Pombeiro

    Por vezes penso que estou num forum Android e depois reparo que estou no PPLWare!!! :\
    Sai uma versão do Android e são publicados vários artigos, na maioria a falar sobre o mesmo.
    O que é que este artigo tem de novidade?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Vítor,

      Tal como o nome sugere: “TOP 5 – Novidades do Android 5.0 L”. Será que os utilizadores, a esta altura, estão assim tão em informados das potencialidades/novidades do novo Android? Acho que não (mas esta é a minha opinião…vale o que vale).

      1. Avatar de Vítor Pombeiro
        Vítor Pombeiro

        Isso significa que todas as semanas vão publicar um artigo sobre as novidades da nova versão?
        O que é novidade ontem hoje é história, principalmente nesta área. Quando vejo um jornal, revista ou site de noticias espero ver noticias recentes ou desenvolvimento de assuntos noticiados anteriormente. Se estiver fora e realmente quiser saber o que se passou vou ver os artigos publicados no passado.

        Será que todos os SO/produtos têm a mesma atenção?

        1. Avatar de eleck
          eleck

          Aqui vai dissssttttoooooooooooooooooo,
          Olha que quando saem novidades apple tu não dizes nada.

          1. Avatar de Vítor Pombeiro
            Vítor Pombeiro

            Coisa que não sou é Apple fan boy.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Regra 2 da internet dos blogs tecnológicos: não se pode discutir nada sem, pelo menos, mencionar a palavra Apple.

            8<——————-

            Pelo menos ultimamente, acho que têm estado equilibradas as coisas… Por exemplo estão a lançar notícias da saída das novas versões do OSX e iOS, e das DP's destes dois…

            Pelo menos não são como aqueles blogs que andam sempre a mostrar as mesmas imagens dos mesmo supostos dummies do iPhone 6, que quase aposto que não vai ter nada a ver com o produto final… Blergh

          3. Avatar de Omg..
            Omg..

            Regra numero 1 no pplware:
            Entrar num artigo qualquer Ctrl+F -> “Nelson” , ler o comentário e rir durante uns 3 minutos.

        2. Avatar de Ricardo Valério
          Ricardo Valério

          Deixa de ser chato cara!

        3. Avatar de Gonçalo Domingues
          Gonçalo Domingues

          Rapaz

          Cada um lê o que quer eu gosto de ver estas noticias que tu chamas de “historias do passado” em que a informação está sintetizada.

          As vezes tambem te digo que o que leio já sabia de tudo mas tambem te pergunto e daí?

          Quem não teve a oportunidade de ler lê agora

      2. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Eu estava à espera de um post destes para conhecer de forma mais pormenorizada e não tão aleatória as novidades do mesmo.

        1. Avatar de Vincius Augusto
          Vincius Augusto

          O mesmo aqui…não tenho muito tempo pra ler muitas notícias, então uma globalizada facilita a vida!

    2. Avatar de Eu Aqui ao Lado
      Eu Aqui ao Lado

      Boa…
      Ainda a uns tempos se falava do mesmo de Linux, que era só Linux, depois era só sobre Apple e IOS agora é só sobre Android…
      Eu continuo a achar que a diversidade de temas é bastante grande, mas quando aparece algo novo de uma área, é normal que nos dias seguintes se fale mais disso do que de outras coisas…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Pois…é isso. Faço minhas as tuas palavras. 🙂

    3. Avatar de NewEsc

      Se reparares bem publicaram também sobre as actualizações de Apple, mais precisamente a 7.1.2 para iOS e a actualização 10.9.4 de OSX Mavericks…

      1. Avatar de Vítor Pombeiro
        Vítor Pombeiro

        Exato, atualizações, novidades.

        1. Avatar de Shadow77
          Shadow77

          “Exato, atualizações, novidades.”
          Entao e o versão 5 do android é o quê? Uma “desactualização”???
          Por favor, poderei estar enganado, mas pelo que consigo concluir és mais uma das pessoas que para ser algo interessante tem de ser fabricado pela empresa da maça.
          Sejam realistas e vejam as coisas como realmente as colocam a vossa frente. Não sejam fanboys…

          1. Avatar de Vítor Pombeiro
            Vítor Pombeiro

            Qual foi a novidade que este artigo promoveu? O que é que está neste artigo está em artigos anteriores, até as imagens são cópias de artigos anteriores. Já disse que não sou Apple fan boy, muito pelo contrário por isso é melhor não concluíres com base no que não sabes.

          2. Avatar de Spark
            Spark

            Pelo que percebi até hoje este espaço informa sobre novidades técnológicas nas suas variadas vertentes, e isso é feito com naturalidade ou será um local para comentar a evolução da batata, também terá o seu interesse em local próprio! Pois a crítica é muito fácil de executar… argumentar é mais difícil e quando não existe uma definição então será uma perda de tempo.
            Bom trabalho PP.

        2. Avatar de Ka
          Ka

          ” Já disse que não sou Apple fan boy, muito pelo contrário ” – Certo, mas utilizas um iPhone e um Mac?

    4. Avatar de Iggy Pop
      Iggy Pop

      Se divulgam algo é porque divulgam. Se não falam de algo é porque não falam. Ninguém é obrigado a aceder ao pplware. Se não estás satisfeito cria o teu próprio blog com coisas mais interessantes, envia o endereço para consultar. Nunca estão satisfeitos com nada. Ainda por cima com artigos interessantes e de borla. Façam melhor em vez de só criticar.

  7. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    A sério? Continuam a insistir nos vídeos do sapo???
    É que eu dou-me ao trabalho de os procurar no youtube só pra não levar com esta publicidade forçada!
    Pelo menos no youtube podes ignorar!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Caro Gonçalves,
      No Youtube podes ignorar passados 5 segundos.
      Nos vídeos sapo até podes ignorar em menos tempo. Já explicámos aqui por diversas vezes como fazer.
      O vídeo inicia, clicas quando começa a pub, abre-te uma nova janela, que podes fechar e o vídeo começa sem pub.

      Cumps,

      1. Avatar de NewEsc

        Não sei se já o referiram aqui, mas um colega explicou-me que se quando aparecer a publicidade, carregares em Refresh (f5), a publicidade desaparece.

        Penso que não há problemas em avisar sobre isto.

      2. Avatar de Blasterjack
        Blasterjack

        No youtube vejo videos a 720p sem laggar o Firefox, no sapo videos os de 360p ou 480p (nem sei a quanto é aquilo) laggam.

      3. Avatar de ZéTone
    2. Avatar de NunoL
      NunoL

      Se clicares no video ele passa à frente o anuncio. (Mas também prefiro vídeos youtube)

      1. Avatar de Ed
        Ed

        o único contra é que os v´deos nunca funcionam no meu pc seja em que browser for. (lá tenho eu de ir ao youtube)

    3. Avatar de Duarte Ferreira
      Duarte Ferreira

      Tenta fazer click no contador que aparece no video.
      Abre uma nova tab (pelo menos no meu Chrome) se voltares para a tab do video verificarás que termina automaticamente a publicidade e podes ver o video.
      Tanto quanto sei, no Youtube tens de esperar metade do tempo, aqui podes ir directo com um click e o fecho da tab que abre.

      Abraço

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        O engraçado é ver que nestas discussões fala-se de muita coisa, por exemplo neste post aparecem os ciumentos (ios geeks), os do contra (publicidade do sapo), mas o essencial não é dito.

        Apareceu uma notícia sobre um SO novo e comentários construtivos nada.

        Não gostam que se fale de Android não leiam não gostam da publicidade… epá todos temos de ganhar a vida e o pplware não vive só do ar… pois é, é pena…

        Comentem algo construtivo e não spamem isto por favor.

        Por caso estou ansioso pelo Android 5.0 mas infelizmente nem o 4.4 ainda tenho, espero que este 5 torne o Android mais seguro :

        1. Avatar de Blasterjack
          Blasterjack

          Primeiro é corrigir o que está mal, depois recebe-se os louros.

    4. Avatar de Mike
      Mike

      Já experimentaste carregar no video quando está a dar a publicidade? É aberto outro tab com a tal publicidade e a partir dai podes ver o video que estás interessado em ver.

      É verdade que é rebuscado (não há nenhum aviso, nada) mas este método não te obriga a ver 5s da publicidade sempre.

    5. Avatar de Iggy Pop
      Iggy Pop

      Porque não ignoras este site e crias o teu próprio só com vídeos no youtube. A informação disponibilizada no pplware é relevante para ti? Caso contrário deixa de consultar o site. Dizer mal é fácil, fazer melhor é mais complicado.

  8. Avatar de helcap06
    helcap06

    So posso afirmar se é melhor ou não depois de experimentar
    mas tudo aponta para um futuro promissor no mundo Android.

    Aproveitando que este sistema vai ser mais leve e mais fluído.
    Podiam atualizar terminais mais antigos resolvendo mais uma falha grave.

    1. Avatar de NewEsc

      Sim, em teoria isso seria possível já com o KIT KAT, mas mesmo assim são contados os terminais que levaram KITKAT e que não fossem recente… O mercado grita mais alto.

  9. Avatar de DASSE
    DASSE

    O android é o melhor SO móvel há alguns anos.

  10. Avatar de helcap06
    helcap06

    Para mim sim a usar o 4.4.4 no moto G
    mas não posso avaliar o 5 pelo que leio
    tenho de testar so quando o tiver nas mãos.

    Mas gostos não se discutem.
    Android
    Windows
    Blackberry
    IOS
    Entre outros.
    Ainda bem que existem escolhas.

    1. Avatar de Wedson Medeiros
      Wedson Medeiros

      +1

  11. Avatar de João Reis
    João Reis

    p.f videos no Sapo não ! Tanta coisa boa por esta www fora, e vão escolher o sistema mais arcaico porque?

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Porque não exigir à Sapo melhor serviço de alojamento de videos, ou então usam outro adequado às exigências de hoje.
        De que vale ter videos HD se o Sapo não faz uso da qualidade.

  12. Avatar de Bpanther
  13. Avatar de joao
    joao

    É engrassade… como voces sabem que é o 5.0 quando pode ser o 4.5… ou seja o que for até sair indicação oficial.

  14. Avatar de FTeixeira
    FTeixeira

    Então a melhor de todas, a unica q tb me leve a mudar para Android… Art como default e estável?

    http://java.dzone.com/articles/android-50-art-compacting

    Com gc improved e JIT… humm tv haja uma esperança….

    Estou mm curioso… mas n ansioso, continuo acreditar pouco em byte code e gc para devices de baixo recurso.

    1. Avatar de Dwz
      Dwz

      GC não é o que era, hoje em dia bytecode está quase tão optimizado como linguagens unmanaged. E o ART vem muito optimizado em termos de memory handling (eles anunciaram que demorava 5x menos tempo em GCs penso eu)

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        É… fia-te na virgem, já andam a dizer isso desde o 4.1…

        A realidade é que não é com um quadrado, nem com um pentágono, tem com 20 lados que se chega a uma roda, é com uma roda.

        1. Avatar de dwz
          dwz

          por acaso estás enganado, em computer graphics, uma roda é apenas um poligono composto po N triangulos 😉

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Lá está… computer graphics… nunca chega a ser uma roda…

            Também há NURBS, que te permitem criar rodas de verdade… 😉

      2. Avatar de FTeixeira
        FTeixeira

        bytecode está quase tão optimizado como linguagens unmanaged

        Por isso é q a google gastou milhões a criar um sistema q cria binários elf dos hex…. Simplesmente pk sim.

        Memory, code page passa a ser handle pelo kernel, o gc passa a ter uma gestão muito mais eficaz, com menos hits.

        O improve é mm grande, pk começam a sair da box (das limitações da VM) e passam a ter menos intermediários na execução.

        http://www.anandtech.com/show/8231/a-closer-look-at-android-runtime-art-in-android-l

        A imagem explica bem:
        https://lh5.googleusercontent.com/MxH8wXEbpzjhfDzbDY52F8jp87ciFPaQxMPQN6xQvzRitaH_hQNarzkK90O3HYfieEPX8g1J2BlxmlSZwbAs5jrqiKeRNfnSmdW1OCKXG6DDmpDm_xA5XRGYDyuVx_50VA

  15. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Não gosto do material design. Eu acho que estão a cair nos extremismos do flat design.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      E para isso que existe temas, ainda bem que tens opções.

  16. Avatar de Alberto Faria
    Alberto Faria

    Boa tarde a todos.
    Eu tenho um Samsung Duos GT-S57562 com o 4.0.4 de S.O. Será que consigo actualizar para um sistema posterior? Por exemplo, se eu quisesse instalar este sistema no meu Android conseguiria fazê-lo ou não é possível? Obrigado

  17. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Sinceramente não gosto muito do material design. Acho que estou a levar demasiado ao extremo o flat design.

    O design foi sempre das coisas que mais me desagradou no Android puro

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      *acho que estão

    2. Avatar de Dwz
      Dwz

      Eu, mesmo simpatizando com Android sempre o achei pobre em termos de eye-candy, mas até gosto desta mudança, depois de experimentar no N5 acho uma boa mudança.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Enquanto designer, a minha opinião é completamente oposta à tua.

      Acho que o “material design” (aka flat design) é uma tendência em termos de design na web e em app´s, mas para além de uma tendência visual, possibilita um funcionamento e performance mais elevadas pois não requer o uso de imagens, funciona tudo na base de código… para mim a questão visual deverá sempre andar de mãos dadas com a performance no melhor interesse do utilizador final :).

      Mas como digo é apenas a minha opinião, vale o que vale…

    4. Avatar de golias17
      golias17

      Eu foi das coisas que mais gostei de ver. Acho que vai ser uma melhoria bastante positiva. Adorei as aplicações que foram mostradas, mas claro gostos são gosto dai achar a personalização tão importante.

  18. Avatar de Vanzen
    Vanzen

    Apple, android fan boy, etc etc….
    E gajas????? 😛

    1. Avatar de Ed
      Ed

      isso é que interessa 😉

  19. Avatar de ZéTone
    ZéTone

    Melhor SO móvel?
    Não. Nem chega a ser um SO, é mais um balde de apps 🙂

  20. Avatar de Pedro P.
    Pedro P.

    Será que vamos ter o Google Now em português PT no Android L?
    Quando digo Google Now estou-me a referir aos comandos de voz que permitem mandar sms, interagir com o telemóvel tal como a Siri do iPhone.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Tu tens em Portugues de Portugal lol

  21. Avatar de Igor Silva
    Igor Silva

    O Tablet Nexus 7(2012,versao wifi) ira ter update para o Android L ?

  22. Avatar de Iúri Pena
    Iúri Pena

    Acho que nunca consegui ver os vossos vídeos. E mesmo ao fazer scrol desconfigura a página “arrastando” o texto. Utilizo o google chrome. Alguém consegue ajudar?

  23. Avatar de Zefra
    Zefra

    imitam-se uns aos outros e depois todo o mundo vai para o bate boca dos fóruns… Pessoal.. qual o melhor mais bonito…. eles la vão fazendo os seus milhões!!!

  24. Avatar de Alberto Faria
    Alberto Faria

    Bom dia a todos, novamente 🙂

    Fiquei muito feliz por não terem conseguido responder a uma simples questão, já que eu não percebo muito do assunto. Perder tempo com coisas sem sentido sim, isso vale à pena.

    Obrigado