TOP 6 – Apps para economizar bateria no Android

56 Comentários

Os smartphones vieram substituir os telemóveis! Além da possibilidade de receber/efectuar chamadas, disponibilizam muitas outras funcionalidades que simplificam o dia a dia de cada utilizador.

No entanto, há (havia) telemóveis que conseguem superar qualquer smartphone no que se refere à bateria. Apesar de actualmente existiram muito estudos/projectos na tentativa de aumentar a autonomia das baterias dos dispositivos móveis em geral, para quem possui actualmente um smartphone o conselho é gerir o uso da bateria.

bateria

1) Go Power Master

Go Power Master é uma aplicação espectacular para Android, que permite ao utilizador optimizar o consumo de bateria do seu dispositivo. A aplicação encontra-se dividida em 3 modos: Battery, Mode, e Smart .  No separador Battery é possível obter informações sobre a temperatura da bateria, voltagem, tipo, tempo de duração (em horas) e estatísticas de consumo ao nível aplicacional e ao nível do Hardware (Screen, Wifi, Radio e CPU). No separado Mode temos acesso a vários perfis de gestão de energia, sendo também possível a criação de novos perfis. No separador Smart é possível definir qual o modo de operação do dispositivo.

go_00

Homepage: Go Power Master

2) Battery Stat

A aplicação Battery Stat plus é sem duvida um must-have em qualquer dispositivo Android. Esta aplicação permite saber várias informações sobre a bateria do nosso dispositivo, como por exemplo, a voltagem, temperatura e autonomia e também o uso da bateria, relativamente a uma aplicação, tendo em conta os mais diversos componentes (ex. CPU, interface rede, sensor, etc).

battery_01

Homepage: Battery Stat

3) Battery Doctor

Battery Doctor é uma das aplicações mais completas que já conheci para uma gestão eficiente da bateria do nosso smartphone Android.

A aplicação apresenta numa interface inicial o tempo estimado da autonomia da bateria, sendo possível nessa interface realizar vários ajustes ao nível do Wireless, GPS,Volume do toque, brightness, etc. Carregando no i (localizado na parte superior direita) podemos visualizar várias informações sobre a bateria, como por exemplo a voltagem, temperatura, power máximo, tecnologia, etc.

battery_01

Homepage: Battery Doctor

4) Easy Battery Saver

Esta aplicação permite, de uma forma simples, extender a autonomia da bateria do nosso Android, optimizando um conjunto de funcionalidades, como por exemplo a conectividade, brilho do ecrã, etc.

battery_02

Homepage: Easy Battery Saver

5) 2X Battery

O 2x Batter é uma aplicação muito simples de usar que permite fazer a gestão eficiente dos vários recursos do smartphone. Esta aplicação recorre a um algoritmo inteligente que liga/desliga as comunicações à Internet, aumentando a autonomia da bateria.

battery_03

Homepage: 2x battery

6) JuiceDefender

O  JuiceDefender é um app poderosa desenvolvida especificamente para gerir a autonomia da bateria duração do nosso Android. Recheado de funções inteligentes, esta aplicação faz a gestão automaticamente e de uma forma transparente, das componentes que mais gastam bateria, como conectividade 3G/4G e Wi-Fi.

battery_04

Homepage: JuiceDefender

Esta foi a nossa selecção de hoje de aplicações que, de certa forma, permitem economizar a bateria do nosso smartphone Android. Como sabemos, os grandes ecrãs, a conectividade 3G/4G, as constantes notificações..são alguns dos exemplos de recursos que fazem com que a bateria …voe!

Quais os vossos “rituais” para poupar bateria no Android? usam alguma destas aplicações?

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de -_-
    -_-

    bom para quem tem um xamxunga cuja a bateria dura 1 dia…

    cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esse infelizmente é o problema de quase todos…até nos iphones

      1. Avatar de D
        D

        Alguém que perceba estes comentários Oo

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Eu explico…Isto não é um problema dos Samsung, dos LG…dos que têm Android…até a Apple tem esse problema

          1. Avatar de Fernando
            Fernando

            No meu iphone 4S se passar o dia sem lhe tocar dura-me 2 dias. Com um uso normal dura 1 dia, no máximo 1 dia e mais umas horinhas. Agora uso intensivo (sms, net, jogos, chamadas) nem 1 dia completo aguenta

          2. Avatar de D
            D

            Fiz “Responder” à pessoa errada! Era mesmo alguém percebe estes comentários como os do “-_-“.

            Eu tenho bem noção da duração da bateria dos smartphones hehe

      2. Avatar de -_-
        -_-

        bem tenho um Sony xperia U e posso dizer que numa utilização moderada dura-me 3 dias de bateria 😛 não venham com coisas…mas a bateria da Samsung na média gama…é fraca!

        1. Avatar de PR
          PR

          A utilização moderada pode significar coisas muito diferentes de pessoa para pessoa.

        2. Avatar de Pedro Barroso
          Pedro Barroso

          Eu tenho o mesmo Xperia U e com o meu uso normal que lhe dou vê-se aflito para chegar a 1 dia de utilização, mas atenção eu uso-o como smartphone, não em modo nokia 3310 =) ou seja tem sempre dados ligadds e tal

        3. Avatar de m4x
          m4x

          Com utilização normal o meu THL W100 dura 2 dias e tal, chegando às vezes a 3. Porquê?! Exactamente pelo que o PR disse, essa utilização moderada, normal, seja o que for, significa coisas diferentes de pessoa para pessoa, o que faço no meu é normal para mim, certamente para muitos outros é pouca utilização.

    2. Avatar de Bruno Sousa
      Bruno Sousa

      Lol..tenho um e dura-me 3 dias com uso regular…

    3. Avatar de Tiago Sereno
      Tiago Sereno

      Pois é, o Iphone está so em 6 lugar de baterias, ao contrário da “xamxunga” galaxy s4 está em 1º lugar de melhor autonomia…
      putos

    4. Avatar de Claudio Domingos
      Claudio Domingos

      mesmo…

    5. Avatar de Jaime
      Jaime

      Eu tenho um (como dizes?) xamxunga, e a bateria dura 3 dias em uso constante. Se o deixar quieto aguenta quase 6 dias.

      De que telefone estou a falar? Um Galaxy Mini 2. Sim, é um telefone de baixa gama de 140€.

      Não sou fanboy Samsung, até já deixei de comprar os produtos deles, mas antes de comentares informate melhor.

  2. Avatar de Fernando
    Fernando

    Boa noite,

    Boa info 🙂

    Algumas apps já conhecia. Para Iphone, já agora, qual recomendo. Uso a BatteryDoctor e estou satisfeito, mas estou sempre aberto a experimentar outras apps.

    Cumps

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      *qual recomendam?

  3. Avatar de pg
    pg

    prefiro usar aplicações como o greenify que coloca apps em hibernação (dada a conhecer pelo pplware) ou ainda o set CPU onde tenho um perfil de que quando está em sleep a velocidade do CPU fica nos 200Mhz.

    Um kernel com underclocking e perfis conservativos tb ajuda muito bem como colocar em airplane mode durante a noite, que é sempre bom para não receber nenhuma chamada e perturbar o meu sono 😉

    1. Avatar de Anon
      Anon

      O que meu deu um aumento brutal de autonomia foi o Juice Defender a desligar os dados móveis e Wifi automaticamente e ligar periodicamente uns segundos para as aplicações fazerem Sync. Bem melhor que apenas baixar o frequência do CPU quando em sleep.

      1. Avatar de Manel C.C.
        Manel C.C.

        qual é essa aplicação dos sync’s periódicos? já tinha andado à procura disso!

        1. Avatar de Anon
          Anon

          O que uso é o Juice Defender mas tem de ser a versão ultimate (4.99€) porque a grátis não o permite. Eu até te arranjava o .apk mas era pirataria e acho que não o permitem aqui… :\

          Qualquer coisa podes contactar aqui: a17b028kc@hmamail.com

          1. Avatar de deder
            deder

            Até ter comprado um SG4 eu não conseguia utilizar o tlm sem o Juice Defender Ultimate. O problema é que o desenvolvimento desta aplicação terminou em 2012, e não é compatível com o Android 4.2 (snif, snif). Acho que esta aplicação de tão completa que é, merecia um desenvolvimento para as novas versões. Até à data não encontrei nenhuma que se aproximasse a esta na poupança de bateria.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Colocar em Airplane Mode durante a noite? Para isso desligas pura e simplesmente. 🙂

      1. Avatar de Anon
        Anon

        Deve usar o tlm como alarme e tem medo que ele se esqueça se estiver desligado!… 😀

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          Por acaso com o telemóvel desligado, não desperta o alarme. Os smartphones não são Nokias 3310…

          1. Avatar de fornost
            fornost

            indeed! +1

          2. Avatar de m4x
            m4x

            Nem precisa de ser, no android tens opção de ligar o aparelho a uma certa hora automaticamente, se o alarme não toca com ele desligado (coisa que desconheço pois nunca tentei) podes simplesmente ligar o tlm uns minutos antes ou assim.

          3. Avatar de Marco
            Marco

            Olha eu tinha um wiki e entretanto caiu-me ao chão e tirei os cartões e desliguei não é que no dia a seguir ele despertou à mesma hora de sempre…

          4. Avatar de Calça de lata
            Calça de lata

            Tretas.
            Eu tenho um Doogee Dagger DG 550 e desperta mesmo que esteja desligado, e tenha alguma carga, obviamente. A minha Maria tem um Inew V3 e faz exactamente a mesma coisa…

  4. Avatar de carlos ferreira
    carlos ferreira

    boas já usei Go Power Master e é muito bom !!!

  5. Avatar de DonkeyKid
    DonkeyKid

    Sony Xperia-T -> 5 dias.

    Abraço.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Boas como consegues essa proeza?? Também sou dono dessa poderosa máquina!

      Se tiveres algumas apps interessantes e úteis para o Xperia se não for chato da aí umas dicas!!

      1. Avatar de DonkeyKid
        DonkeyKid

        – 2 ou 3 chamadas diárias.
        – uns sms.
        – por vezes hi-fi ou dados activos para k-9 email.
        É tudo um pouco variável, mas decerto 4 dias que aguenta.

        Abraço.

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Desligado? Até o meu aguenta mais :p

      1. Avatar de DonkeyKid
        DonkeyKid

        Comentário desnecessário !!!

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Não é possível um smartphone aguentar tanto tempo ligado se fizeres uma utilização normal que se dá a um SMARTphone! Ou seja, dados, wi-fi e gps constantemente ou quase sempre ligados, chamadas, mails, etc.

          Eu estava a brincar, mas com um certo quê de verdade!

          1. Avatar de KrZ
            KrZ

            gps sempre ligado? está bem… isso deve ser um sindrome do medo te perder a toda a hora!?

  6. Avatar de hxm
    hxm

    não uso android

    1. Avatar de F. Gomes
      F. Gomes

      nao faço comentarios escusados

      xD

    2. Avatar de Augusto
      Augusto

      Mas pelo menos dá-se ao trabalho de abrir artigos relacionados com android… já não é mau.

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    A actualização para o 4.3 é uma maravilha para “drenar” as baterias… que porcaria…
    O sinal wifi também se perdeu…
    Trampa…
    Back to windows phone

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Epah, se dura um dia… deixa-se a carregar de noite, de manhã está a 100% e dura o resto do dia até carregar novamente ao deitar. Não incomoda assim tanto? Desde que dure um dia com tudo ligado e uso normal, perfeito!

    Se querem ter um capricho de ter um telemóvel que dure uma semana sempre podem voltar aos famosos 3310 ou 3330 :P.

  9. Avatar de Luis
    Luis

    E quando teremos algo assim para a comunidade Blackberry ?

  10. Avatar de samuel

    Uso o Battery Doctor no Xperia Neo, e até agora a bateria dura sempre 3 – 4 dias, ja usei o Battery Saver e o Juice defender, mas com melhores resultados só o Battery Doctor.

    cumps

  11. Avatar de btxeize
    btxeize

    Alguém me pode explicar como é que sabendo a voltagem e outras informações da bateria isso a poupa??

  12. Avatar de Joao Pereira
    Joao Pereira

    No meu LG E400 não preciso disso, tenho já lá vai 1 ano e a bateria sem não lhe mexer não faço ideia quanto tempo aguenta, com uso normal, 2/3 dias e com uso intensivo,1 dia e metade de outro dia xD

  13. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Nada como SetCPU baixinho e um governor adequado..
    Para o caso de algum processo não deixar o bicho ir a deepsleep, Greenify.

    O meu Optimus Madrid (Alcatel 995) com CM10.2 faz 4 dias com uso leve e 2 dias com uso normal (wifi/voz/sms).

    Basicamente estas apps são interfaces úteis para as funções disponíveis em qualquer android.

    São úteis no sentido que nem todos os users sabem usar estas funções do android e estas apps facilitam isso.

  14. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Comprei a pouco tempo um Xperia TIPO (por engano) e ele vinha com cerca de 50% de bateria. Como não era o telemovel que eu queria, deixei-o encostado em standby. Hoje lembrei-me de ir ve-lo e passados 13 dias ainda tem 22%.

  15. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    O juice deixou de ser atualizado há muito muito tempo… Com as últimas versões do SO e com algumas apps existem várias incompatibilidades o que acaba por criar instabilidade no sistema.

    Para controlar a “drenagem” devido ao 3G e ao wifi só usando o “Optimus Battery Saver” ou o “Data Switch Save Battery Easy”.

    O resto das apps mencionadas no artigo, no meu caso, só servem para ocupar espaço e gastar recursos.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Sua dica foi genial meu amigo Ricardo Antunes, melhor que a própria postagem.

      Saudações!!!

  16. Avatar de Luís
    Luís

    O meu Sony Z aguenta 2 dias com uso intensivo sem nenhuma aplicação. Qual a aplicação que me recomendariam para durar mais um pouco?! lordlucifer@live.com.pt

  17. Avatar de André
    André

    Sim é bem verdade os smartphones ainda pecam muito pela fraca autonomia. Se fizermos um uso abusivo do mesmo a bateria deita-se em pouco tempo, tenho um note 3 que tem uma bateria relativamente potente mas não chega isto se não quisermos estar a carregar o telemóvel todos os dias. Mas com um uso bem aproveitado durante o dia dura de manhã à noite isto falando de uso abusivo da internet… Se formos falar de jogos já deve ser outra historia..

    Falando do meu antigo telemóvel que ainda hoje adoro e sem duvida não me vou esquecer dele, posso garantir que se houvesse para ele o suporte que há para iphone e android não me desfazia dele é pena, estou a falar da Blackberry super esquecida neste mundo 🙁 com um pacote de dados super compactado não gastava metade do aditivo que o android gasta, 500MB chegava e sobrava para o mês todo sempre ligado telemóvel excelente para comunicações tratava-se de um torch 9810 e durava 2 dias a bateria com uso abusivo 😉

  18. Avatar de Daniel Isidro
    Daniel Isidro

    Cada vez que o meu Smartphone pede “mama” sinto uma nostalgia e saudade do meu Nokia 3310… ai ai, volta estás perdoado!! 🙂

  19. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    Boas, o meu telemovel nem 1 dia aguenta vou ver se com algum programa de economizar energia , ja passa a aguentar…

  20. Avatar de Marina Alves
    Marina Alves

    gente, sofri mt com isso. mas depois que baixei o psafe melhorou bastante o rendimento. e o legal é que o app tem outras funções bem boas…