Bancos de Jardim inteligentes e amigos do ambiente

25 Comentários

A tecnologia está em todo o lado e o conceito “smart” já invadiu praticamente tudo, é o tsunami da Internet das coisas ou a Internet de tudo. Em Boston a autarquia coadjuvada por uma spinoff teve uma ideia fantástica, dar mais utilidade aos bancos de jardim, tornando-os numa fonte de aproveitamento energético e de recolha de informação ambiental.

Chama-se Soofa e é um banco que tem um painel solar incorporado e que brinda os moradores e utilizadores daquele espaço com tecnologia útil.

imagem_soofa00_small


Esta é a ideia por trás de uma nova iniciativa da cidade norte americana de Boston que trará “Soofas”, bancos alimentados a energia solar, para a cidade. Os bancos, a ser localizados em vários parques, irão permitir que os moradores possam carregar os seus smartphones enquanto descansam os pés, sentados nos jardins.

imagem_soofa01_small

“O smartphone não serve apenas para fazer chamadas, então porque servirá um banco somente para nos sentarmos?”, Disse o Mayor Martin J. Walsh num comunicado há uns dias atrás.

Os bancos de alta tecnologia foram inventados pela empresa MIT Media Lab spinoff Changing Environments, um programa de inovação patrocinado pela Verizon.

Então a proposta que está a ser já colocada em prática, esta equipa os parques com bancos que se ligam via wireless à rede Verizon e permitem recolher informações ambientais e tecnológicas, como por exemplo a quantidade de energia solar recolhida, a qualidade do ar, os níveis de ruído… além de permitir que os utilizadores usem a energia recolhida pelas células foto-voltaicas para carregar os seus dispositivos móveis.

As autoridades da cidade disseram que as primeiras unidades em Boston serão financiadas pela Cisco Systems, uma empresa líder no desenvolvimento de soluções de cidades inteligentes, sem nenhum custo para a cidade.

Durante esta semana, como parte de um esforço piloto nesta área, já serão colocados estes inovadores bancos em vários bancos espalhados pela cidade. Para envolver a população neste projecto, as autoridades municipais estão a pedir aos moradores para recomendar parques adicionais onde possa ser instalado este equipamento, o “Soofa”, através de um simples registo online.

imagem_soofa02_small

Muitas informações estão disponíveis no site www.soofa.com onde esta ideia está a ganhar força. Quem sabe não nasce do outro lado do atlântico e não floresce deste lado também!

Via

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Braz
    José Braz

    A ideia é boa, mas se montassem isso cá aposto que não duravam uma semana até serem roubados.

    1. Avatar de João Ramos
      João Ramos

      Concordo senhor José Braz, roubados ou Vandalizados, está geração de jovens está nos a presenciar com muitos actos de vandalismo.

      1. Avatar de Fernando Moreira
        Fernando Moreira

        Senhor João Ramos para que culpar os jovens de hoje em relação ao vandalismo? Nunca percebi como se culpa os jovens quando a educação vem dos “adultos”… e acredite que não são só os jovens que fazem isso mas os supostos adultos também.

        Em relação ao banco, acho que já deveria de ter sido criado há mais tempo… Espero que implementem isto em paises de terceiro mundo.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Já que falamos de educação, referir-se a “países de terceiro mundo” é um comentário depreciativo.

          1. Avatar de Fernando Moreira
            Fernando Moreira

            Depreciativo? Qual é a razão?

        2. Avatar de Mário Silva
          Mário Silva

          Engano seu, jovem! Há pais e avós que educam os seus filhos e netos numa base de civismo e cidadania, de um modo geral, mas o ADN de muitos transvasa para o lado negro deles… São os Lord Vader’s da actualidade…

      2. Avatar de Gonçalo Domingues
        Gonçalo Domingues

        Sinceramente não sei para que culpar os jovens.

        Eu já vivi em 3 bairros e realmente os jovens vandalizam mas porque? em casa são quase espancados pelos pais e sem o balanço amor/porrada eles passam a só haver porrada desiquilibra-os.

        Problemas com drogas/alcool com os pais.

        Quando eles vao para a rua e etc com esse desiquelibrio todo é mais que normal que sejam agressivos que fumem ganzas que não respeitam as pessoas, o ambiente, mas nunca se esqueçam de onde vem 😉

        1. Avatar de JBarbosa
          JBarbosa

          Então coitadinhos dos meninos, não vamos culpar que eles vandalizem o nosso belo País e que continuem a assaltar ou espancar gente pela rua fora, porque são traumatizados! Jovem, toda a gente tem problemas e toda a gente segue em frente, se eles são fracos psicologicamente mas são fortes o suficiente para fazerem o que fazem, podem muito bem arcar com as consequências…

          1. Avatar de Gonçalo Domingues
            Gonçalo Domingues

            Rapaz é por esses pensamentos assim que continua a haver vandalismo em alta escala.

            Ninguem nasce ensinado eles hoje vem, aprender, fazem!

            Não sou ninguem para te dar uma aula de psicopedagogia mas…

            lembra-te jovens hoje amanhã adultos!

          2. Avatar de JBarbosa
            JBarbosa

            Não percebo mesmo a tua linha de pensamento, contradizes tudo aquilo que dizes. É por causa do meu pensamento que há vandalismos na rua? Que eu saiba, vandalismo é feito por “pessoas” e não por ideias. E se eles não nascem ensinados, que aprendam a ser, é por isso que nasceram com um cérebro, para terem noção do ridículo. E infelizmente um dia vão ser adultos vão, e provavelmente vão ter de ser sustentados pelo suor de todos os portugueses, porque pronto, eles é que são as vítimas aqui no meio!

  2. Avatar de Jorge Lafuente
    Jorge Lafuente

    O link http://www.soofa.com, remete-me para um site chinês. Abraços.

  3. Avatar de José Cardoso
    José Cardoso

    O endereço para mais informações está incorrecto é: http://www.soofa.co

  4. Avatar de ze
    ze

    Vendo ali o Dono da NSA e lendo o texto até ao fim , deu-me logo pra pensar na teoria ….

    “tornando-os numa fonte de aproveitamento energético e de recolha de informação ambiental.”

    Imaginem , tal não é a coisa …

    já lhe chamam RECOLHA de INFORMAÇÃO AMBIENTAL

    1. Avatar de Mário Silva
      Mário Silva

      + 1

  5. Avatar de akha
    akha

    Não imagino o mesmo por cá, se as grelhas em ferro das caixas de águas pluviais (que pouco valem) são roubadas a torto e a direito, imagino que a caixa que contem o painel solar tenha um destino igual.

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Em certos países aposto que alguém ia levar isto para “casa”

  7. Avatar de tfae
    tfae

    E enquanto os smartphones estão a carregar, os seus dados estão a ser “sugados” pela NSA 🙂

  8. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Coloca isso aqui no Brasil, que o vagabundo leva o teu celular, leva o banco, e o que tiver pela frente. xD

  9. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    Mas banco, seja standard, seja tecnológico, é para sentar o traseiro ou também para descansar as patas? Ainda hoje fui num eléctrico (articulado) onde uma turista inglesa ia sentada com as patas em cima do banco da frente (daqueles bancos vis-à-vis). Ainda estive para lhe perguntar se no país dela também procedia assim, mas sinceramente, não estive parta me chatear. PQAP!

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Na primeira foto do artigo, a rapariga tem os pés em cima do banco… portanto se pergunta-se se fazia o mesmo no seu país ela respondia que sim.

  10. Avatar de WPHONEboy
    WPHONEboy

    Ideia genial para ser usada por pessoas civilizadas (não pelos macacos que habitam Lisboa)

  11. Avatar de GothicX
    GothicX

    Se as pessoas fossem responsabilizadas pelos seu atos, poderiam montar tudo o que quisessem…
    Infelizmente ainda vivemos num País e numa Sociedade em que, apesar de ilegal (e não só…), as pessoas continuam a cuspir e a atirar lixo para o chão…
    Se coisas tão simples como estas não se resolvem, as outras são bem piores…

    Quanto à iniciativa, penso que era bem vinda por todos por cá, vistos estarmos cada vez mais dependentes dos gadgets.
    Eu, por norma, ando quase sempre com uma bateria e/ou painel solar atrás, não vá precisar de ter carga no móvel…:)
    Pontos de carga públicos, tarifários de rede móvel ilimitados, entre outros, seriam mesmo muito bem vindos por todos! 🙂

  12. Avatar de JoseGomes
    JoseGomes

    Este banco tem claramente um defeito, a saber: 1º os velhotes vão aproveitar para jogar cartas, tapando naturalmente o painel solar com as cartas, 2º não tem encosto, como é que posso ouvir musica tranquilo se não me posso encostar e curtr a musica descansadamente?

  13. Avatar de Raimoundo Correa
    Raimoundo Correa

    Você conecta seu celular e o NSA ou “alguém” chupa todos os seus dados. Hoje em dia!!! Hummm sei não.