Android 5.1 em apenas 0,4% dos dispositivos

63 Comentários

Desde o anúncio do Android 5.0 Lollipop que o Pplware tem acompanhado mensalmente a evolução dos números no que diz respeito à adopção desta nova versão da plataforma móvel da Google.

As estatísticas referentes a Fevereiro indicavam que o Android 5.0 Lollipop estava presente em 1.6%, tendo em Março crescido para os 3.3%. Em Abril o Android 5.0 Lollipop já regista 5% de adopção mas o Android 5.1, lançado no início de Fevereiro, apenas regista uma quota de 0,4%.

android-5-1-lollipop


A adopção do Android 5.0 Lollipop continua a ser muito lenta. Como informámos, o Android continua a dominar o mercado mas a fragmentação continua a não ajudar a plataforma da Google.

Segundo os dados agora revelados pela Google, o Android 5.0 Lollipop já corre em 5% dos equipamentos, um crescimento “tímido” tendo em conta que em Março a de adopção situava-se nos 3.3%. O gráfico agora disponibilizado já contabiliza o Android 5.1 Lollipop que apenas está presente em 0,4% dos dispositivos.

android_001

De salientar ainda o crescimento do Android 4.4 KitKat, que passou para os 41.4% (Em Março o valor era de 40.9%).

Via Google

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ptpedropt
    ptpedropt

    já chateia esta conversa..

    1. Avatar de PSL
      PSL

      Ai disto, já não convém, não é?

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      É essa a atitude que um dia vai matar o Android.
      Existe um problema sério e real (há dispositivos que são deixados sem actualizações de segurança ao SO em si e mesmo aqueles que têm actualizações tendem a recebê-las tardiamente), mas ninguém quer sequer reconhecer que o problema existe.
      Se não se reconhece o problema como pode ele alguma vez ser corrigido?

      A única coisa que me surpreende é como há indivíduos na Internet que perdem horas a conjecturar e vociferar sobre problemas que não existem no Android, quando há aqui este problema sério e bem real o qual devia despertar a atenção de toda a gente.

      Relembre-se que um smartphone tem o potencial de expor toda a sua vida privada em grande detalhe!
      E não, não acredite em “apps maravilhas” que o vão proteger quando a falha já vem de baixo do controlo de qualquer app, do OS e sistema de execução das apps em si.

      1. Avatar de Adalberto Sousa
        Adalberto Sousa

        +10

      2. Avatar de fabps
        fabps

        Tudo dito!

  2. Avatar de s'bam
    s’bam

    Pudera!!!! é só bugs o 5.0

    VERGONHOSO SAMSUNG..

    VERGONHOSO..

    tanto tempo a espera e ainda vem esta bela desta BOSTA..!

    1. Avatar de pedro vasconcelos
      pedro vasconcelos

      Mas nao é a samsung que faz o android LOL.Que raio de associarem a samsung a empresa que desenvolve o android,ela simplesmente utiliza esse sistema nos terminais moveis. E nos telemoveis que tenho usado o Lollipop da samsung nao encontro bugs pelo menosque desse por isso.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Meus amigos, ele refere-se à interface que a samsung desenvolve para correr com o android 5.0 (touchwiz),que está cheia de bugs. e tem razão! No Samsung S4 não dá para mudar icones ou widgets de sitio ou adicionar novos por exemplo. E é uma vergonha. Tive que instalar um launcher no dia em que fiz a actualização. Esta atualização já saiu há bastantes meses em alguns países, tendo sido disponibilizada há uma semana em Portugal. Não tiveram tempo de solucionar? Estou para ver quando vem nova atualização.Para o ano. Ou nunca!

    2. Avatar de jafOSteS
      jafOSteS

      samsung?

      1. Avatar de SSaraiva
        SSaraiva

        nao tenho encontrado nenhum bug no 5.0 nem 5.1

    3. Avatar de Adalberto Sousa
      Adalberto Sousa

      Andas um bocado equivocado sobre quem desenvolve o android.

    4. Avatar de luis santos
      luis santos

      ó s´bam , acorda ..essse iphone dá-te cabo da mioleira …

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    Android nunca mais. Principalmente Samsung!

  4. Avatar de Romeu Araújo

    Cá em casa há 2 Nexus 5: um recebeu a 5.1 (OTA) há quase 2 semanas; o outro há 2 dias.
    Só posso compreender as queixas relativamente ao Lollipop tendo em consideração 2 factores: instalação de aplicações “à sorte” ou a questão (muito importante) das alterações que as marcas fazem ao sistema operativo. Neste último ponto, tenho de dizer mal da Samsung (S3 mini).
    Resta-me dizer que espero que os 2 Nexus 5 durem muito tempo porque estou/estamos muitíssimo(s) satisfeito(s).
    Cumps

      1. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Tb acho este 5.1 muito bom, penso que até aumentou um pouco a duração da bateria.

        Mas ao ver estes números e que a grande maioria se encontra em 4.4 acho que não estão mal. O Nexus era simplesmente perfeito em 4.4.4, Android mais limado que já vi.
        O 5 tem varias coisas novas e tb já se encontra, o 5.1, próximo do ideal.
        Das melhores compras que fiz na vida foi este Nexus 5.

    1. Avatar de Luís
  5. Avatar de AlbertoB
    AlbertoB

    Pplware, o que diz a vossa experiência?
    Vale a pena atualizar já ou é preferível dar mais tempo para a versão 5 amadurecer?

    1. Avatar de Prince
      Prince

      Nao atualizes, na minha experiencia cheio de bugs, reboots, lags que n tinha, um pesadelo. Eu troquei de SO pois fartei me.

      1. Avatar de SSaraiva
        SSaraiva

        eu instalei logo e nao encontrei nenhum problema, nem bugs, nem labs nem reboots. nexus 5 continua fluido e rapido como no inicio e a bateria ate parece que ficou a ganhar ligeiramente.

        1. Avatar de SSaraiva
          SSaraiva

          *lags lol

    2. Avatar de PtPedropt
      PtPedropt

      Nao atualizes, na minha experiencia cheio de bugs, reboots, lags que n tinha, um pesadelo. Eu troquei de SO pois fartei me.

    3. Avatar de Marc
      Marc

      Na minha experiência (utilizador Lolipop) gostei do SO mas so te recommendo para 5.0.2 acima, pois houve um grande aumento de performance.

      Não atualizes para 5.0 ou 5.0.1 a não ser que tenhas um smartphone de gama alta com bom CPU/RAM

  6. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    Não poderia ser de outra forma, a maior parte dos dispositivos não recebeu actualização, este artigo era desnecessário nesta altura do campeonato…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nuno,

      Isto é informação da própria Google, não percebo qual o espanto 🙂

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Informação da Google destinada a programadores…

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          …que continua a ser verdade mesmo quando dada a não-programadores.

          É informação (ponto).

      2. Avatar de Samuel
        Samuel

        e o PW não poderia de deixar esta noticia de lado, “falar mal de Android…. alinho”
        Mais do mesmo neste site

      3. Avatar de Nuno Pinto
        Nuno Pinto

        Sim, mas a Google deveria estar calada, qual o intuito de publicar uma informação destas? Chamar à atenção para o facto da empresa não ter sido capaz de distribuir atempadamente uma versão funcional desprovida de bug´s? Apontar o dedo aos fabricantes que ainda não disponibilizaram actualização para lolipop? Dizer que existe pouco interesse entre os utilizadores pelo Lolipop? Enfim, do ponto de vista do marketing é um tiro no pé, mais valia o silencio…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Tens de mandar um mail para a Google a mostrar a tua indignação

  7. Avatar de Jonas
    Jonas

    É natural que estes numeros sejam o que são. E nas futuras versões ainda se vai sentir mais. Para cada novo SO que é lançado ficam para trás milhões de dispositivos com SO de de 3ª ou mais gerações que já não são actualizaveis.

  8. Avatar de Ed
    Ed

    O meu s2 faz parte desses 0.4%, digamos que esta versão está qualquer coisa, depois de me habituar a esta versão nunca mais quero voltar a versões anteriores

  9. Avatar de Prince
    Prince

    Fui user android mtos anos mas a paciencia atingiu um limite, o android esta cada vez pior e mudei para ios, mto mas mto melhor. Entretanto recebi da empresa um lumia que apesar de mto limitado parece ser mto superior ao android na fluidez, performance.

    1. Avatar de neok
      neok

      podes explicar porque o lumia é limitado? ainda estou para perceber essas limitações.

  10. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    O meu Z3 compact já tem a atualização, sinceramente não vejo grandes diferenças, mas como basicamente só uso o facebook, skype e uns jogos, talvez esteja melhor em segurança mas também não sei dizer pois nunca tive problemas com o Android

    1. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      O Z3C tem atualização para o 5.0.2, não o 5.1

  11. Avatar de gFan
    gFan

    Estou muito satisfeito com o KitKat! Mas espero ansiosamente pelo Lolipop.

    Keep up de good work Google.

  12. Avatar de Marc
    Marc

    Vou por isto numa questão muito simples:
    Google tem uns 8 Nexus que todos recebem atualizações.

    Cada um tem uma firmware específica o que requer muitas horas em programação de software e se escolhermos por exemplo a Samsung, eles têm uns 50 smartphones Android. Imaginem a quantidade de firmwares que existem por programar. Existem umas atualizações e acabou. No meu LG G3 não espero por mais atualizações a partir de meados de 2016 ou até antes visto que este mês já será lançado o G4.

    A Apple tem uns 10 iPhones + 10 iPads + iPods e claro, cada firmware é próprio para cada device pois estes têm componentes diferentes entre si.

    É perfeitamente compreensivel haver uma taxa baixa de smartphones up-to-date por parte da Android pois “There are 18,796 distinct Android devices” comparados aos uns 30 iDevices…

    Critico não a Android ou Google, mas sim aos fabricantes pois acho que estes deviam ter um maior prazo de suporte a atualizações dos smartphones da gama média-alta para cima.

    A Google faz a parte dela. Android é fornecido gratuitamente esperam o quê?

    1. Avatar de Adalberto Sousa
      Adalberto Sousa

      O problema da google foi ter arranjado este sistema de actualizações absolutamente non-sense.

      Por isso é que actualizações importantes de correcções de bugs ocorrem apenas quando há major releases pois nenhum fabricante se dispoe a arranjar esforços para resolver esta ou aquela falha.

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        A google arranjou o sistema que lhe permitiu uma maior/rápido crescimento/adoção do android por parte dos fabricantes e isso foi a unica coisa que importou para a google! Qualquer outro sistema que obriga-se os fabricantes a atualizar os devices ia atrasar a adoção se não inviabilizar por parte de alguns se não da maioria dos fabricantes! É com a venda de hardware que os fabricantes fazem dinheiro!

        O que ainda faz menos sentido é que passados 6 meses se não mais a google ainda disponibilizar o android 4.4 ou no mínimo “obrigar” que novos devices lançados após a saída de uma nova versão sejam atualizados para essa!
        Basta olhar para o gráfico o kitkat cresceu quase tanto como o Lilipop.

  13. Avatar de Liberal da cerca
    Liberal da cerca

    O iOS 8.3 saiu ontem e já deve estar em 50% dos dispositivos… é uma grande diferença para o android… quem compra android fica sem atualizações ou então joga à roleta russa com uma ROM sacada da internet e a rezar para funcionar a câmara, o telefone as mensagens, o botão de volume, etc….
    Valha-nos Deus!

  14. Avatar de rsfgouveia
    rsfgouveia

    Bom dia malta,

    Vale ou não a pena atualizar? O meu S4 está a pedir para instalar.

    Cpts.

    1. Avatar de 

      Se for para o 5.0 quanto a mim não vale a pena, memory leaks que te torna o telefone cada vez mais lento com a utilização, gasta demasiada bateria, etc… lots of bugs !
      Versão 5.1 parece muito mais fixe, alias a 5.0 mais parece uma beta que saiu à experiência

  15. Avatar de eleck
    eleck

    comentários sempre do mesmo.
    e que tal falarem da percentagem de iphones que têm o 8.3 ou mesmo o 8, disso já não falam

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Relaxa.. O ios 8 já está em 69% dos idevices!! o 8.3 que saiu ontem da-lhe uns dias!! Digamos lá para o fim do mês quem já tem o 8 ira estar atualizado, ou seja 69% dos idevices… 🙂 🙂

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      O iOS 8 [qualquer update] ronda os 78% da base instalada. Não existem valores públicos para o 8.3, mas tendo em conta que foi lançado há menos de 24h, deve andar por volta dos 2-5%

  16. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Tanta espera pelo 5.0 nao sei pk ke!!
    No meu galaxy s4 e so bugs, lag, e um enorme consumo de ram e nem sequer da para remover aplicaçoes oficiais

    E o 5.1 nao acredito que va ser melhor que o 5.0

    Samsung o que fazes no dia-a-dia??

    Mais valia mudar para o ios!!!

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Mais facilmente mudas para a CyanogenMod, sem stress.

    2. Avatar de rui
      rui

      Tenho o s4 livre de operador e funciona bem. Claro k após o update fiz reposição de fabrica para apagar qualquer informação da versão anterior, funciona bastante bem e tou satisfeito com a nova look do android. Se verificares online e sempre aconselhavel efectuar uma limpeza ao tlm após um update para evitar conflitos, bugs etc de indo do firmware anterior

  17. Avatar de pedro
    pedro

    Eu tenho um Moto G 1st gen, e estou bastante contente com a performance e consumos de bateria do Lolipop.

  18. Avatar de la_marca
    la_marca

    Claro! ninguém tem além dos Nexus. É por isso que detesto a Samsung, HTC, LG, etc… A Google lança uma versão, mas que os fabricantes só a disponibilizam passados 3 meses (devico aos chanatos que fazem nos UI interfaces TouchWhiz, HTC Sense, etc..).

    Não há melhor que as stock Roms.

  19. Avatar de Diogo
    Diogo

    Recebi essa atualização semana passada, meu nexus 5 está mais rápido e a autonomia da bateria esta bem avançada, chegando a noite com 30% mesmo usando os dados moveis(antes tinha que carregar a tarde)

  20. Avatar de rsfgouveia
    rsfgouveia

    Para quem atualiza e a coisa não correr bem, é possível voltar à versão anterior?

  21. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu tenho um Asus Fonetabe 2 e já vai na segunda atualização, 1º KitKat e agora Lollipop, nada a apontar, no meu S3, tenho a Cm11 e recebo atualizações quase todos os dias, já estive instalada a Cm12, mas como ainda não é oficial tinha alguns bug e como tal voltei a Cm11.
    Au contrario do que há alguns colegas aqui no PPLWARE dizem para mim uma das maiores vantagens do mundo Androide, são as Rons cozinhadas, e atenção também tenho um Iphone 4, e agora passados 3 ou 4 anos, deixou de receber atualizações, segundo a opinião de muitos só me resta mandar fora, pois agora vai deixar de ser seguro.

  22. Avatar de gdfgd

    com tanta boa rom que há por ai 😀 …

  23. Avatar de João Neves
    João Neves

    O meu nexus 7 ficou cheio de bugs, tenho dias que só me apetece atirar o tab contra uma parede. Cansei de Android.

  24. Avatar de Fernando Tavares
    Fernando Tavares

    Tive-o o instalado num Nexus 7 e tive que voltar ao Android 4.4. Nunca vi sistema Android tão lento. Desaconselhável de todo. 🙁

    1. Avatar de Marc
      Marc

      Tenho também o Nexus 7 (2012) e ficou lento com o Lolipop 5.0

      com 5.0.1 ficou praticamente igual mas com o 5.0.2, a coisa acelerou imenso. não tenho queixa nenhuma mas posso admitir que as vezes tenho alguns “frame-drops” mas isso não culpo a Android mas sim, o CPU antigo.

      Atualmente tenho o 5.1 e continuo sem razão de queixa que tive entre 5.0 e 5.0.1

      Chegaste a experimentar o 5.0.2 / 5.1 antes de voltar ao 4.4?