Android e iOS dominam 96,3% do mercado de smartphones

96 Comentários

O Android e o iOS são, sem qualquer margem para dúvida, as principais plataformas móveis. Segundo dados recentes da IDC, relativos ao quarto trimestre de 2014, 96,3% do mercado de vendas de smartphones pertencem ao Android e iOS no entanto a grande fatia pertence mesmo ao Android.

Será que o Windows 10 terá uma tarefa quase impossível?

android_ios3


No quarto trimestre de 2013, o iOS e o Android correspondiam a 95,6% das vendas totais de smartphones em todo o mundo. Em 2014, em igual período, o domínio subiu para os 96,3%, deixando pouca margem para a restante concorrência (ex. Windows Phone, BlackBerry e outros).

apple_ios_01

Individualmente, a plataforma Android continua a dominar com 81.5% do marcado global de smartphones. De salientar que, no quarto trimestre de de 2013, o Android  “apenas” correspondia a 78,7% do mercado de vendas.

Apesar dos lançamentos do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, o iOS deslizou dos 15,1% no final de 2013 para os 14,8% no final de 2014.

android_ios

Ramon Llamas, da IDC referiu que com os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus a Apple terá novas oportunidades de negócio. Por outro lado, Llamas avalia a Samsung referindo que é actualmente o líder indiscutível no espaço Android – mas que o mercado conheceu e deu espaço a fabricantes mais pequenos.

O Windows Phone teve uma quebra de 2013 para 2014 mas, com a chegada do Windows 10 é espectável que as vendas de dispositivos cresçam. No entanto, para ter um crescimento significativo, é preciso “roubar” espaço ao Android ou ao iOS. Será que tal vai acontecer?

Via IDC

Comentários

96

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    O Windows 10 ira conseguir superar, no espaço 1 a 2 anos.
    Acredito firmemente

    1. Avatar de Marc Solèr
      Marc Solèr

      OK, vamos redefinir o título desta notícia:
      “Android,iOS e Windows Phone dominam 99,0% do mercado de smartphones” 😉

      1. Avatar de poisé
        poisé

        Visto bem nem o iOS está com grande marketshare. Está o WP mais próximo de apanhar o iOS que o iOS está de apanhar o Android.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Por acaso tens ideia do preço médio dos Lumia? 75 dólares

          Dos Androids vendidos na India e na China, grande parte custa 50 dólares

          Fazer comparações com o iPhone em que o último modelo é a partir de 700 dólares fazem pouco sentido.

          O WP apanhar o iOS – quando a Microsoft, nos smartphones, é o fabricante com mais prejuízos representando -4% dos resultados de todos os fabricantes [somando lucros (+) e prejuízos (-)] enquanto os lucros da Apple representam 93% do total?

          A esta altura a Microsoft já não deve saber muito bem o que fazer, porque mesmo baixando os preços as vendas pouco subiram. Baixando os preços a Microsoft aumentou as vendas em 4,2%, subindo os preços a Apple aumentou as vendas em 25,6%.

          1. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            os Smartphones Android existe desde os 50 aos 750 e tal por isso e mto relativo..

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            É muito relativo? Considerando que é nos smartphones de topo onde se ganha mais dinheiro, se se vendessem muitos Android a 750, explica lá como é que, no último trimestre, tendo vendido 74,5 milhões de smartphones cada uma:

            – “Apple abocanhou 93% dos lucros do mercado”e a Samsung apenas 9%?

            Os outros fabricantes Android, ficaram entre 0 e -1% (prejuízos) e a Microsoft em -4%(prejuízos)

            Só há uma explicação – as principais vendas, do Android e Lumias foram a preços muito baixos.

            https://macmagazine.com.br/2015/02/10/apple-abocanhou-93-dos-lucros-do-mercado-movel-no-fim-de-2014/

          3. Avatar de LP
            LP

            O artigo é sobre SO’s, não sobre marcas, portanto tanto faz ser de 50 ou 500 euros, o que importa é o SO que tem.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Como quota de mercado, não vejo a Microsoft conseguir grande coisa.

    Como o artigo diz,basta ver que nem as vendas astronómicas do iPhone 6 conseguiram parar a quebra na quota de mercado do iOS…

    Dito isto, não deixa de ser curioso que se considere que a Motorola, que é das mais antigas marcas da área, vender 10 milhões de telemóveis num trimestre seja um sucesso, e a Microsoft vender os mesmos 10 milhões e isso ser um fracasso…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      O que estás a ver são os valores anuais não os valores do último trimestre. As vendas astronómicas do iPhone 6 aumentaram significativamente a quota de mercado do iPhone nesses 3 meses face ao ano anterior.

    2. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Vamos ver! O iphone 6 em 2014 só esteve 3 meses à venda! se fores ver o estudo completo nesse período o Android perdeu 2 pontos percentuais na sua quota! O ios cresceu quase o dobro do Andoid 46% contra 26%! Vamos ver se o iphone 6 e 6+ mantêm ou não a Popularidade. Mas quase de certeza se não fosse o 6 e 6+ o ios tinha perdido mais quota do que perdeu!

    3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Não estás a ver bem a coisa. A maior parte dos Androids que enchem a estatística é vendida a 50 dólares na China e na Índia. Em que base é que se comparam com o iPhone de 700 dólares e mais?

      Segmenta a venda dos smartphones por gamas, como habitualmente se faz nos automóveis, cria uma gama alta, para smartphones acima de 500 dólares e a coisa muda, muito, de figura.

      Agora, se a Apple não está na gama baixa, onde as vendas são maiores, dizer que nem as vendas astronómicas do iPhone 6 serviram para impedir a diminuição da quota de mercado não faz sentido.

      Considerando um indicador fácil de comparar – o que cada um ganhou (ou perdeu), no último trimestre a Apple subiu a sua quota de mercado para 93% dos resultados de todos os fabricantes de smartphones. E foi o fabricante que mais smartphones vendeu, graças ao iPhone 6 e 6+ e à queda da Samsung.

      1. Avatar de Gato Preto X
        Gato Preto X

        Vê-se assim:

        A Microsoft programa para: Windows Phone, Android e iOS

        A Google programa para: Android e iOS

        A Apple programa para: iOS

        Estar no topo da pirâmide não dá para todos… 😀

      2. Avatar de LP
        LP

        Insistes nas marcas…
        Esse indicador que “te dá jeito”, não foi usado neste artigo, há um ou vários aqui no PPlware em que foi usado, mas já lá vai, não vale a pena bater na mesma tecla. A Google tem o seu SO em mais de 80% dos Smartphones e isso é por si só significativo, se é mais nos baratos ou mais nos chineses ou mais nos brancos ou nos pretos, cada um pode destrinçar como lhe der jeito, mas…

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Por acaso muitos dos Androids vendidos na China e na Índia são AOSP, sem qualquer serviço Google. Substituíram o Nokia OS, o que é significativo, mas não muito.

          Que aconteceu aos dados das ativações referentes ao Android GMS (com serviços Google)? Tinha interesse compará-los com o total do Android (AOSP+GMS). Pelo menos 20% é AOSP.

    4. Avatar de Michael
      Michael

      Mas não houve quebra do iOS, não esquecer que o mercado chinês entra agora nas contas. O mercado cresceu e a apple está a vender mais e não menos.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    O windows se conseguir entrar na moda dos low cost, acredito que consiga roubar mercado ao Android.

    Interessante seria ver esses números traduzidos nas categorias que concorrem. Se retirarem a fatia dos smartphones <=200/250€ como ficará o gráfico?

    Qual a rentabilidade que essa fatia de mercado dá aos fabricantes e aos programadores?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      O windows Phone já entrou na moda do low cost, é o que mais tem vendido e são os novos aparelhos que têm aparecido. Mas mesmo assim não conseguiu grande coisa! Aliás parece que teve o efeito contrário…

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Teve o mesmo efeito que a Apple, vendeu mais mas perdeu quota de mercado! 😉

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          não digas coisas que não sabes! A Apple tem mantido crescimentos bem mais saudáveis nas vendas do que o Windows Phone, que viu uma quebra muito significativa no crescimento a partir do momento que passou a apostar mais nos dispositivos low cost – não parece ser uma mera coincidência!
          A somar a isso e ao contrário do que tens afirmado por aqui noutros comentários, a Apple não está a perder quota de mercado. Basta ir ver os resultados do último trimestre. Vais ver que a Apple tem uma ganho significativo na quota de mercado face a período idêntico do ano anterior. Se te limitares a olhar para os resultados anuais perdes a noção do que está a acontecer agora!

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Ahem… quota de mercado anual a apple anda a perder há 2 anos. As vendas da Apple são sazonais.
            Daqui a 1 ano se a apple não lançar um modelo novo lá vamos ter novamente esta conversa.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Mikes
            O que é que a sazonalidade altera a análise!??? A comparação é entre períodos homólogos [que sofrem a mesma sazonalidade], por isso a sazonalidade deixa automaticamente de ter efeito sobre os resultados, e o que sobressai é o sucesso dos aparelhos face aos anteriores!
            O efeito é tal que provavelmente pela primeira vez o Android perdeu quota de mercado num trimestre dum ano para o outro.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            “de ter efeito sobre os resultados,”

            – de ter efeito sobre os resultados da análise!

        2. Avatar de Michael
          Michael

          Atenção que cota do ios desceu devido à entrada da China nas contas, as vendas da Apple só têm aumentado.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            A China já entra nas contas há muitos anos 🙂

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Se retirarem a fatia dos smartphones <=200/250€ como ficará o gráfico.

      O IOS desaparecia completamente.

      Os outros e WP, subia um bocado. mas android mantinha a sua quota bastante alta

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        :S como é que o iOS desaparecia se “retirarem a fatia dos smartphones 200/250€

    3. Avatar de Não Não
      Não Não

      O Windows é o que vende telemóveis mais baratos (em média)… Segundo dizem eles…

      A Microsoft simplesmente não está na moda nos países tipo Índia, China, etc…

    4. Avatar de Bicla Man
      Bicla Man

      @Rui
      Retirar os smartphones <=200/250€ é como se estivesses a ignorar a escolha\opção\direito de um elevado número de pessoas.

      "Rentabilidade dessa fatia de mercado?"
      A sério que fizes-te essa pergunta? Tens noção da quantidade de empresas que existem nesse segmento de mercado?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Numa perspectiva de análise de mercado em que a Apple se insere, sim, essa faixa de preços deverá ser excluída por varias razões e não se trata de ignorar a escolha ou direito que essas pessoas tem.

        Achas que a Ferrari, Porsche, etc, fazem análises de mercado com Fiat’s, Renaults, etc incluídos? Claro que não, simplesmente não é o mercado dessas marcas.

        A Apple com o iOS não concorre com a smartphones de 100/200€.

        Aquilo que disse faz todo o sentido numa perspectiva de análise a partir do iOS porque se calhar na gama alta de smartphones, em vez de 15% o iOS se calhar tem 50% ou mais, e se calhar é aí que existe a maior rentabilidade quer na venda de hardware (smartphones) quer na venda de software (Apps)

        Quem compra um smartphone de 100€, qual é % que depois vai efectivamente comprar Apps? E qual é a margem num smartphone de 100€ comparado com a margem num de 500 ou 800€?

        Se olhares para os números vês que o aumento nas vendas de smartphones Android foram quase 260 milhões unidades que por si só já é mais que as vendas de smartphones com iOS. Qual é que vale mais? O aumento das vendas do iOS ou do Android?

        Esta análise é que seria interessante de se ter aqui, pois para mim esse numero gigante que é o market share do Android não representa tudo.

        1. Avatar de Bicla Man
          Bicla Man

          @Rui

          Vai rever as regras de mercado, a lei da procura e da oferta.
          A “faixa de preços” só existe na tua cabeça.

          Percebes tanto te mercado como de carros.
          Fazes competição automobilistica? Tens algum ferrari? Nâo me parece, logo não fales do k não sabes.

          O que te faz confusão é saber que existem “ferraris” a 200 e 250 euros, enquanto que tu foste enganado e des-te 700€

          1. Avatar de Rui
            Rui

            LOL

            A quantidade de disparates que conseguiste escrever em tão poucas palavras… 😀

            Escrito no meu Android de 150€

  4. Avatar de Mikes
    Mikes

    Porque é que metem o iOS na notícia?! Afinal de contas nem 15% tem e está em queda…

    1. Avatar de Fernando Rodrigues
      Fernando Rodrigues

      O mais caricato é facto de falarem do Windows Phone 10. O que noto é que anda no ar uma campanha para promover um sistema que nem ainda foi lançado.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Assim como se fala de alguma versão do Android antes de sair.

        A questão é que até ao momento o Win10 é o sistema operativo com maior expectativa e o mundo de TI esta “quase parado” (reforço o quase) a espera desse SO, pois tem muita coisa que aponta para que seja o melhor SO de sempre.

    2. Avatar de Miguel Chaves
      Miguel Chaves

      Que comentário mais ressabiado.

      Por essa ordem de ideias só aparecia o Android.

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      Porque não está a descer e o porque o iOS tem um enorme peso no mercado em termos de uso e rendimentos…
      Os valores apresentados são os anuais, mas se fores a ver o último trimestre verás que o iOS teve um aumento significativo na cota de mercado face ao ano anterior, pela primeira vez em alguns anos. O efeito do iPhone 6 está a ser bastante grande

    4. Avatar de ze
      ze

      Eu nao sou user apple, mas parece me que esses 15% sao mtos bilioes de dolares

    5. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Queda??? Penso que 192 é mais que 153!!

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Quota de Mercado.

      2. Avatar de Marc
        Marc

        Venderam mais unidades. Mas desceu na quota do mercado. Continua a ser um número impressionante pois se dividirmos todas as marcas com SO Android, suponho que a Apple está bem a frente em relação à Samsung, HTC, LG, Sony etc..

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Sim. mas é diferente de o ios estar em queda! Só não cresceu tanto como o android!Em queda está a Blackberry vendeu menos!

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Passou dos 15,1% para 14,8%, que por sua vez já tinha caído de 2013 para 2014.
            REsumindo: Sim, a Apple há 2 anos que anda quota de mercado que tem.
            Portanto, sim, está em queda! 🙂

          2. Avatar de Mikes
            Mikes

            E gosto desse argumento! Ah, não está em qyeda,,, só não cresceu tanto…
            boa… espero que não seja consultor porque se vais com esse argumento para um cliente és posto na rua

          3. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            O @Mike acho que mais rápido ias tu para a rua do que eu!!!! 🙂 Há que Ler o resto dos números! A quota de mercado por si só pouco diz!!! e Não o ios não está em queda!!! Olha cresceu 26% e não perdeu 1 cliente para o android…hihih

            Mas mas sim nesse teu “querido” numero o ios teve uma queda de 0,3%

          4. Avatar de Mikes
            Mikes

            @Francisco Pinto: A apple não perdeu para android?! LOL

          5. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            @Mike nós sabemos que só lés 1 numero! Mas se leres o resto vais ver que o crescimento do android foi em grande “medida” à custa da Blackberry!Alias como foi do ios e do wp! Mais te digo que o iphone 6 e 6+ deram uma dentadinha no android coisa que já não acontecia à algum tempo!!!

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Os valores anuais mascaram a evolução que está a acontecer, por diluir as vendas do iPhone 6 com 9 meses de vendas sem iPhone 6. A quota de mercado do iOS nos últimos meses subiu significativamente face a período idêntico do ano anterior.

      3. Avatar de FG
        FG

        Pft…

        Desses números, os únicos que são verdadeiros, são do iOS, Windows e Blackberry.

        A maioria das marcas android não apresentam resultados de quantos smartphones venderam. Logo, são especulações dos analistas…

        Vêm-me cá dizer que venderam tantos android em 2014 como utilizadores activos que a Google tinha em setembro de 2014…

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          O que é que importa quantos aparelhos vendem cada marca para o assunto? Estamos a falar de sistemas operativos e não de vendas das marcas!

    6. Avatar de FG
      FG

      Porque é que metem android na notícia?

      Toda a gente sabe que apesar de venderem tanto, a maioria não são smart phones, porque os donos não os utilizam como smartphones…

      -> não compram apps
      -> não navegam na net
      -> não usam para pagamentos mobile (nos países que há disso)
      -> não compram acessórios como smart watches

      1. Avatar de Aybara
        Aybara

        Sim, porque realmente existem montes de Smarwatches para iOS e Windows Mobile…

        *sigh*

  5. Avatar de João Brito
    João Brito

    O Windows Phone com mais divulgação, mais equipamentos disponíveis e mais programadores, tinha tudo para ter um grande crescimento. Já tive iPhone’s, Android’s e Windows Phone e posso dizer com toda a certeza que não troco o meu Lumia por qualquer Android ou iPhone

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Ora nem mais.

      Não sou fan do design do WP, mas é fluido e isto aliado a mais algumas apps quem sabe até poderá aumentar as vendas

    2. Avatar de LM
      LM

      Eu também posso dizer com toda a certeza mas ao contrário. Tenho iOS e Android. Windows phone não tenho e penso que nunca irei ter. Não consigo de maneira nenhuma gostar daquilo…
      Tem a sua fluidez e tal mas isso não é tudo.
      E depois acho que, falta-lhe ali algo…Não sei… Não tenho nenhum mas, por aquilo que experimento pelo um colega meu, não é S.O para mim. A versão 10 deve trazer com certeza mais alguns melhoramentos, mais personalização, etc. mas não deve passar disso. Mas isso sou eu dizer…
      A meu ver, parece-me que não vai ter grande futuro. Vamos ver…

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Mas o que achas que falta?

        1. Avatar de LM
          LM

          Falta-lhe ali algo que me faça gostar dele que até hoje ainda não descobri. LOL
          Não te sei bem explicar. Talvez o sistema de menus, a meu ver, que podia ser mais intuitivo, a forma como esta organizada, todo aquele ambiente de aspecto monocromático… o Acesso à camera um pouco lento (mas pode ter a ver com o aparelho que experimenteei de não era nenhum topo de gama) Atenção, isto não faz do windows phone um mau S.O. só que para mim, é suficiente para fazer dele um S.O. pouco apelativo. Se calhar, como eu, certamente há mais pessoas com a mesma impressão…

          1. Avatar de João
            João

            Sou um satisfeito utilizador Android e confesso que ultimamente tenho andado tentado em migrar para WP pelo facto de me parecer que a Microsoft está a conseguir criar um bom ecosistema que terá(?) a vantagem de se integrar com o indispensável (para mim) windows para desktop. Ainda não o fiz porque sinto exactamente o mesmo que tu. Há qualquer coisa em falta….não sei se não estará relacionado com aquele homescreen que para mim não é homescreen, é um aglomerado de icons.

      2. Avatar de Dumitru Toderici
        Dumitru Toderici

        LM es um bocado fanboy! estas a falar um bocado mal dos SO sem teres um ou teres experimentado pelo menos por algum tempo, experimentar dos colegas por uns quantos minutos não é nada! É o mesmo eu a dizer que o IOS/iphone não tem futuro e que lhe falta algo (o tal menu dos apps) sem ter um ou sem ter experimentado um pelo menos por algum tempo! Já experimentei iphones de colegas também e não fui la muito do meu gosto mas la que tem potencial e é um grande SO la isso é! Não fales mal dos outros se não tens! Fala bem ou mal daquilo que tens ou tiveste!

        1. Avatar de LM
          LM

          @Dumitru,

          Não me considero fanboy nenhum e nem tão pouco falei mal do windows phone, ok?
          Apenas referi a minha experiencia que não tem sido muita é verdade mas que deu para ver que para já, não é S.O para mim, ok? Disse aquilo que achei e vale o que vale , foi só a minha opinião acerca da minha experiencia. Para mim, volto a dizer, que se continuar como ate então, não lhe acho piada nenhuma.

      3. Avatar de R7cardo
        R7cardo

        Mais personalização?? Eu sempre que leio isto acho piada… Alguem me pode explicar o que querem dizer com mais personalização?
        Tudo bem que nos WP interface é sempre igual mas isso tambem acontece com o android puro e com o ios.
        Mas em termos de personalização o WP é seguramente o S.O mais personalizável no que se trata do menu inicial que nao existem 2 utilizadores com o mesmo esquema ao contratrio dos androids e IOS que é tudo em grelha e com o mesmo tamanho, so muda mesmo a imagem de fundo e chamam a isto personalização?

  6. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Sendo eu um recente utilizador de um lumia 630 espero que o Windows 10 venha estabilizar o mercado. O que me faz uma certa confusão é que a maioria dos utilizadores de Android têm em cada pelo menos uma máquina com Windows.. Não faria sentido terem um smartphone com o mesmo sistema? Eu estou a adorar o meu lumia de €65!

  7. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Queda??? Penso que 192 é mais que 153!!

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Quota de mecado!! É difícil perceber isso?!

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Não! O difícil está em perceber que a Quota de mercado por si só não diz tudo!!!!

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Não diz tudo mas serve muito como indicador de tendência – 2 anos a descer já é um bom indicador num mercado tão jovem.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Há mais tendências 🙂

            Um crescimento de 25,6% nas vendas, subindo os preços, e aumentando para 93% a sua participação nos resultados de todos os fabricantes de smartphones – parece-me uma bom indicador da tendência.

          2. Avatar de Mikes
            Mikes

            O mercado aumentou. Não se trata de roubar mercado aos outros.

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Não diz tudo é verdade, mas se fores ver o valor da Apple enquanto empresa, qual a posição dela no top de empresas mais valiosas do mundo, e qual o valor em relação à empresa que se situa a seguir na lista, vais ver que indica mais qualquer coisa.

            Se calhar aquilo que dizes de dois anos a “descer” é que não dizem mesmo nada, pois os lucros continuam a subir.

  8. Avatar de Celso
    Celso

    Como usuário de um wp lumia 930 e ios so tive ipad e tenho o air 2 o que pode ser uma comparação injusta acho que o wp ainda precisa de uns ajustes mas acho que o w10 vai dar um novo olhar so lumias. Outro ponto é como a microsoft anda a perder o prestígio em relação a câmera dos lumias eu com o 925 ate gozava com iphone 5 mas agora eu com uma de 20 mp é excelente sim mas um iphone 6 com 8 em certas fotos parece ser mais capaz que o meu 930. Mas sim acredito que se a Microsoft lançar o 1030 que é tão esperado as coisas vão mudar um pouco.

    1. Avatar de R7cardo
      R7cardo

      Os lumias não andam a perder prestigio em relação as camaras, o problema esta mesmo na aplicação das fotos que noutros S.O conseguem tratar melhor das fotos, enquanto nos lumias a melhor aplicação para lirar fotos é mesmo a lumia camera so que para se mexer naquilo tem de se preceber um pouco de fotografias.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Tem modo automático e há algumas muito boas apps de edição.

      2. Avatar de Celso
        Celso

        Exato e isso é um pouco negativo mas agora a gravação os momentos em 4k esta algo espetacular:).

  9. Avatar de JJ
    JJ

    É normal as vendas de equipamentos WP tenho descido um pouco. Visto que aguarda-se pelos novos equipamentos Win10.

    Em relação aos outros SO, acaba por ser normal. Os dispositivos com Android, sendo os mais baratos, captam mais mercado.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      :S
      a quebra no crescimento do WP começou quase logo no início de 2014, muito antes de alguém se quer imaginar o WP10

    2. Avatar de R7cardo
      R7cardo

      O problema não esta na espera do W10 nem nos dispositivos android muito baratos, que certos lumias com specs iguais com um S.O muito mais rapido e fluido que outros da mesma gama conseguem ser em alguns casos 100€ mais baratos!!
      O problema esta mesmo naqueles vendedores de meia-tigela que so sabem criticar o WP sem o nunca terem exprimentado

  10. Avatar de M3mn0t
    M3mn0t

    Interessante!! Na minha opinião penso que android irá inverter o sentido da curva no espaço de 2 anos, não muito mas vai.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Algum dia vai ter que inverter esta quase nos 100% 😀

      A 3 anos que diziam que android nao iria ter sucesso, os numeros mostraram o contrario. Pessoal com Android em equipamentos abaixo dos 150€ esta muito contente e faz tudo o que um equipamento de 800€ faz!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        “Pessoal com Android em equipamentos abaixo dos 150€ esta muito contente e faz tudo o que um equipamento de 800€ faz!”

        És capaz de ter razão, não faz é da mesma maneira. É o mesmo que dizeres que quem tem um Fiat vai à Alemanha e volta da mesma maneira que num Mercedes. Será que é mesmo? Tenho as minhas dúvidas, mas se queres acreditar nisso…. 🙂

  11. Avatar de DroidLover
    DroidLover

    Acredito que a taxa do android se irá manter ou até aumentar um pouco, pois com as últimas versões e com as melhorias de hardware, já é possível ter um smartphone com performance equivalente ao iphone, mas a custo inferior. Acho que o windows entrou tarde na corrida e agora vai ter de penar muito.

    1. Avatar de Não Não
      Não Não

      Enquanto o critério de comparação for o iPhone, o android nunca vai passar da segunda opção.

      Durante os mais de 100 anos da história do automóvel, muitas tentaram ser “quase tão boas” como a Mercedes, e todas falharam… Porque o “quase” diz tudo…

      1. Avatar de DroidLover
        DroidLover

        Sim, sim… Enquanto se olhar para avanços tecnológicos como se de uma equipa de futebol se tratasse, toda a novidade, todo o avanço, toda a melhoria, não será vista como tal. Nesse caso, o problema não está no android ser a segunda opção, trata-se sim de ser neste momento uma opção, nas gamas altas, capaz de ombrear com o iphone. E só não vês isso porque tens uma mente de segunda opção.

        Relativamente à tua comparação com a industria automóvel… É simplesmente ridícula e falsa! Quantas marcas premium existem de enorme qualidade e com enorme sucesso para além da Mercedes? Várias! Só não vês isso porque mais uma vez, tens uma mente de segunda opção.

        Já agora, por tu teres um iphone e um mercedes, não significa que és o maior, ao contrário do que pensas!!!

        Atenta na letra desta música que os RATM fizeram para ti: https://www.youtube.com/watch?v=fI677jYfKz0.

      2. Avatar de DroidLover
        DroidLover

        Sim, sim… Enquanto se olhar para avanços tecnológicos como se de uma equipa de futebol se tratasse, toda a novidade, todo o avanço, toda a melhoria, não será vista como tal. Nesse caso, o problema não está no android ser a segunda opção, trata-se sim de ser neste momento uma opção, nas gamas altas, capaz de ombrear com o iphone. E só não vês isso porque tens uma mente de segunda opção.

        Relativamente à tua comparação com a industria automóvel… É simplesmente ridícula e falsa! Quantas marcas premium existem de enorme qualidade e com enorme sucesso para além da Mercedes? Várias! Só não vês isso porque mais uma vez, tens uma mente de segunda opção.

        Já agora, por tu teres um iphone e um mercedes, não significa que és o maior, ao contrário do que pensas!!!

  12. Avatar de 4.M.V.
    4.M.V.

    Daquilo que ouvi, há uns tempos, numa conferência da Microsoft, já desistiram de tentar chegar ao topo. O que não queriam era aparecer no final das estatísticas – Queriam pelo menos estar no 3º lugar. Não me parece que algum dia consigam passar há frente da apple e da google.

  13. Avatar de Dumitru Toderici
    Dumitru Toderici

    Parabéns para o android, mas acho que mais parabéns para o IOS, pois o IOS consegue ter isto com 2-6 modelos de iphones, agora android tem de tudo, desde marcas boas ate marcas xinocas que são copias baratas, depois temos smartphones TOP, mediu e baixo custo! Queria era ver um gráfico que mostre quantos aparelhos são de fabricantes conhecidas e quantos são de xinocas! A xiaomi e huawei acho que entraria na parte das fabricantes conhecidas pois não fazem tal aparelhos que o xinocas sabem fazer (copia de iphone ou Samsung mas com android puro ou modificado lol).

  14. Avatar de Não Não
    Não Não

    Essa empresa aí, a “android” deve estar rica de vender telemóveis…

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Penso que compete com a empresa IoS e a empresa Windows.

      1. Avatar de Não Não
        Não Não

        Pelos números, parece que é a empresa android que está a tentar arranjar um monopólio, a tentar fazer com que as vendas da empresa iOS, Windows e BlackBerry desapareçam…

        Essa empresa iOS deve estar a tornar-se cada vez menos apetecível, e a deixar a empresa android ficar com os seus trunfos no mercado, como software, ecrã, aplicações, pagamentos móveis, relógios, etc…

  15. Avatar de censo
    censo

    Estes dados comparam o incomparavel. Se de um lado temos um sistema do tipo “marca branca”, do outro temos sistemas exclusivos como são o ios, o windows ou o blacberry. Nao se podem tirar conclusões bem tao pouco fazer comparações quando os objectos de estudo estão sob circunstâncias diferentes. O Android domina nos sistemas abertos. O ios domina nos fechados. O windows 10 esta ai, tera algo para dizer por enquanto nos sistemas fechados.

  16. Avatar de JN
    JN

    Who cares?…
    O Android vende mais e depois?…
    O “hipermercado” chinês aqui da minha cidade também tem muitos clientes…

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    O Windows Phone nunca vai conseguir sair destes valores, é um sistema operativo muito fraco comparado com o Android, que pode ser facilmente instalado e MODIFICADO pelos fabricantes numa variedade de dispositivos, além que a implementação de novas tecnologias não fica dependente de terceiros.
    Por outro lado, temos o IOS que é muito superior ao Windows Phone em usabilidade, qualidade do hardware e das apps.
    O Windows 10 não vai trazer nada de novo para 95% dos utilizadores e construtores de smartphones, estão a ser criadas falsas expectativas, vai ser um flop.

    1. Avatar de ze silva
      ze silva

      Tu és o ulizador tipico que manda uns bitaites nem deves fazer a mínima ideia do que é um windows phone.
      Passei à pouco tempo pra WP e garanto-te que bate aos pontos o android. O mal é muitos darem ouvidos a individuos que se acham uns “entendidos” em telemóveis e percebem tanto disso como eu de azeite. Quem conhece windows phone sabe bem que é o sistema 100x mais fluido e estável que o adroid, ponto.

  18. Avatar de Joaquim Xavier
    Joaquim Xavier

    O Windows Phone está a sofrer do estigma do fabricante.

    Apesar de muita gente ter um PC baseado em sistemas Windows, desde há muito que se tornou moda falar mal do Windows.

    Se nos desktops as alternativas são complexas (LINUX) ou caras (Apple) nos smartphones as pessoas optaram claramente pelos Android que são fáceis de usar e baratos. Para além disso, com essa opção não contribuem para uma ainda maior dependência do gigante Microsoft.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      É preciso não esquecer, que por ser opensource, é mais fácil fazer modificações e implementar novas tecnologias.

  19. Avatar de virgulando
    virgulando

    Troquei iPhone 5s por um Windows Phone Lumia 1520, e estou muito feliz!!!!

  20. Avatar de transcendez
    transcendez

    Uso um windows Phone e falta-lhe “algo”. Não é mau sistema, acho as fotos muito boas e tal. Sinto falta de umas apps que facilmente existem em Android e também no iOS. Aguardo dias melhores no mundo WP. Só um aparte para dizer que lamento a curva descendente em que entrou a Blackberry, porque eles sabem o que fazem e apesar de subjectivo penso que a marca merecia mais, porque tem valor.