Android 5.0 Lollipop já corre em 3,3% dos equipamentos

58 Comentários

…mas o Android 4.4 KitKat continua a crescer

Desde o anúncio do Android 5.0 Lollipop que o Pplware tem acompanhado mensalmente a evolução dos números no que diz respeito à adopção desta nova versão da plataforma móvel da Google.

As estatísticas referentes a Fevereiro indicavam que o Android 5.0 Lollipop estava presente em 1.6% dos equipamentos tendo crescido agora em Março para os 3.3%.

android5_04


A adopção do Android 5.0 Lollipop continua a ser muito lenta. Como informámos, o Android continua a dominar o mercado mas a fragmentação continua a não ajudar a plataforma da Google. Segundo os dados agora revelados pela Google, o Android 5.0 Lollipop já corre em 3,3% dos equipamentos, um crescimento “tímido” tendo em conta que em Janeiro a de adopção situava-se nos 0,1%.

De salientar ainda o crescimento do Android 4.4 KitKat que passou para os 40.9% (Em Fevereiro o valor era de 39,7%).

Android5_03

 

Via Google

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa tarde,

    Tenho um HTC One (M7) e fiz actualização para Android 5.0.1, e desde então o meu despertador não toca, principalmente de manhã! Se o meter para tocar daqui a 5min, ele já toca.
    Mais alguém tem esse problema? Soluções?

    Obrigado

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Experimenta voltar a instalar o SO de novo. É normal isso acontecer visto o Android teazer sempre problemas nas atualizações

      1. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Lol, essa foi demais… É melhor pensares qual é o SO que tem mais actualizações de correção de bugs.

        1. Avatar de Gato Preto X
          Gato Preto X

          Ahahha!

          Essa é que foi demais…

          iOS e WP -> há bugs -> corrigem e lançam as atualizações

          Android -> há bugs -> vista grossa, deixa passar…

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Mais um daqueles que nunca teve um Android que custe mais de 5 euros e diz que trazem sempre problemas. nunca, em 5 anos a usar Android, me falhou o despertador, seja antes ou depois de actualizar.

        1. Avatar de Gato Preto X
          Gato Preto X

          Esse telemóvel aí (HTC One M7) custa 5€?

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            quem tem um one m7 com lag é porque tem 23 antivírus instalados.

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      Deve haver algum equivoco,o HTC ONE (M7),atualiza não para o 5.0.1. mas sim ,para o 5.0.2. e o alarme funciona normalmente.O HTC Sense continua o 6.0

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sim é o 5.0.2, erro meu. E não, o despertador não trabalha bem. E não, o despertador não trabalha correctamente.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Ve se nao tens ligado a configuracao para tirar as notificacoes todas durante a noite

    4. Avatar de Julio
      Julio

      Tens o sono pesado!

    5. Avatar de Rui Fernandes
      Rui Fernandes

      Tens a certeza que não és tu que não o ouves??

    6. Avatar de José Gomes
      José Gomes

      esse problema é velho em vários androids, por causa das coisas, hoje em dia uso sempre o “Despertador Xtreme Gratris” da marca AVG, seja qual for o telemovel ou a versão do android.

    7. Avatar de Double Seven
      Double Seven

      Não há remédio, é assim mesmo o android lag e bugs.
      Solução comprar lumia para coisas a sério e usar como despertador e o droid fica para brincar, testar roms e joguitos.

    8. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Vê la se não tens isso programado para estar em silencio nessas horas.. Já me aconteceu. Bastou mudar a configuração ao habilitar despertador nessas horas.

    9. Avatar de Tiago Lapa
      Tiago Lapa

      Experimenta limpar todo o despertador

      Definições > Aplicações > Relógio/Despertador > Forçar Paragem > Limpar Dados. Depois inicias a app normalmente.

      ps: confirma se não tens nenhum silenciador activo. Podes ter algo ligado a fazer com que as “Notificações” do alarme sejam impedidas de ser activas em determinadas horas.

  2. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    O meu também teria Android 5.0 mas a Samsung ainda está concentrada nos “S” e dúvido que façam update ao meu, embora ele seja 64-bits já. Galaxy Grand Prime já agora.

  3. Avatar de Andre Lopes
    Andre Lopes

    Para quando uma para o Note 3 ???

    Cumprimentos

    1. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      Para quando? Para este momento, já há desde Janeiro.
      Vai ao Sammobile e faz o download e instala via Odin.

      1. Avatar de Gato Preto X
        Gato Preto X

        Ai quer dizer…

        Hipocrisia ao máximo…

        Vêm para a net dizer mal do iTunes, como se fosse um mau software…

        Depois atualizações… “instala via odin”… LOL?

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Mas o iTunes é maus software…

          1. Avatar de Gato Preto X
            Gato Preto X

            É mau software em quê?

            Já sei, é da Apple… e tu não gostas… não tem mal, não tens iPod/iPhone/iPad, também não precisas…

        2. Avatar de piri_vm
          piri_vm

          Tenho vários aparelhos da Apple em casa e detesto o iTunes, por isso uso outro tipo de programa.
          Em relação ao Odin, não sei para que comparas com o iTunes, não tem nada haver.

  4. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    Até podia haver em mais, se as marcas se preocupassem em fazer actualizações para os seus telemoveis… só querem saber dos novos, um telemovel android raramente recebe mais que uma actualização…e mesmo essa actualização vem sempre de caracol….

  5. Avatar de Androido
    Androido

    Em 2013 o Sistema Android ultrapassou a marca de 1.000.000.000 de devices activos, olhando para esse numero, existem agora 33.000.000 de devices actualizados com lollipop, isto em 2 / 3 meses (desde que a actualização começou a circular), não me parece nada mal, tendo em conta que existe a tão falada fragmentação.

  6. Avatar de António Araújo
    António Araújo

    Actualizações para Android é uma treta, estamos à espera uma eternidade e não é certo.Para quando LG G2

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      compra um nexus e enjoy. culpa o fabricante, não o Android em si.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Comprei um moto g 2013 para o miúdo com a promessa da motorola que teria updates, no fim já passaram quase 6 meses desde o lançamento do lollipop e OTA, nada, bem arrependido estou, devia ter comprado um 4S em segunda mão como fiz para a miúda, mas fui me meter no android outra vez. O IOS quando lança um update, aqui em casa actualizo no mesmo dia 4 equipamentos, já para não falar no facto que tudo compro na App Store está disponível para o resto da família sem gastar mais um centimo. Para mim tenho a lição aprendida

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        a culpa é da Google tb, que foi quem estabeleceu inicialmente a divisão de poderes na actualização do sistema.

      3. Avatar de Tiago Lapa
        Tiago Lapa

        O Android distribui as actualizações, as fabricantes é que escolhem se querem fazer a actualização ou não.

        As fabricam olham primeiro para todo o seu ecossistema de dispositivos. Eles não pretendem actualizar equipamentos antigos. As questões levantam se sempre no Chipset, CPU, GPU, Memoria e a disponibilidade de RAM. Um equipamento com 1GB de RAM roda bem o Android 5.0, a Motorola é um exemplo.

        Questino-me o porque de a Samsung, LG, Wiko e BQ não pensarem em actualizar as suas coisas para uma versao do SO mais recente?
        Resposta: Lançam equipamentos todos os dias, o negócio tem que seguir em frente.

  7. Avatar de Hugo Miguel
    Hugo Miguel

    Não tenham muita pressa pelo Lollipop, aproveitem e desfrutem do Kit Kat:
    Tenho o Lollipop no Nexus 7 (2012), e digo: bela treta, o tablet ficou muito mais lento (mesmo depois de um factory reset), até mete nervos!!!
    Recebi há umas semanas o Lollipop no Moto G 2014, realmente ficou com algumas melhorias (RAM e Bateria), isto porque a ROM Kit Kat q a Motorola tinha nos Moto G fazia uma péssima gestão de RAM, mas mesmo assim com o lollipop a correr bem no Moto G, nota-se que o 5.0.2 ainda é um OS inacabado, falta-lhe algumas coisitas que o kit kat trazia

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      O que é isso, de gestão de ram?

      Acho que o meu iPhone só tem 1gb, mas nunca tive problema.

  8. Avatar de transcendez
    transcendez

    Já é recorrente e um lugar comum mas a fragmentação do Android é uma anedota. Têm que rever, são milhões de equipamentos em risco. Quando houver um ataque em massa a todos os Androids irá ser bonito de se ver. Nem todos têm a noção da necessidade de ter um antivírus.
    Podem não gostar mas o iOS é um exemplo, ou melhor é o EXEMPLO a seguir nas actualizações.
    Como é que existem equipamentos Android à venda obsoletos em termos de software e assim continuam depois de adquiridos?

  9. Avatar de Joao
    Joao

    Tava interessado no gaaxy s6 mas espera tem android, para o ano n tem updates, pois..vou antes comprar um iphone,

  10. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Se parassem de meter os Androids todos no mesmo saco é que era bom…

    É diferente ter um Nexus dos novos dum Vodafone de 50€
    Quantas atualizações vai receber o da Vodafone? Nenhuma, provavelmente. Vai ser fluido? Não, provavelmente.
    Já o Nexus não se diz o mesmo.

    Apenas iPhones se podem juntar todos no mesmo “grupo” porque são todos feitos e mantidos pela mesmo empresa. Nem os WP são, estão a ficar algo fragmentados, e daí vai haver sempre marcas e gamas a os distinguir…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      os nexus sao os unicos que recebem updates, no entanto sao tlms de programador e nao para o consumidor em geral. Mesmo os nexus so tem direito a 18meses de updates, tanto iphones como lumia tem 36meses…hoje em dia so compra android quem e mesmo distraido.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        de que é que te serve um iPhone 4s com IOS 8? nada. é lento como tudo. se até o 6 plus tem microstuttering em algumas apps…

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Nunca deves mexido num 4S com iOS 8.1.3 de certeza e muito menos num iPhone 6. E já agora encontra-me aí um equipamento android lançado em setembro de 2011 a correr lollipop OFICIAL, nada de rom maradas

          1. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Apoiado!

    2. Avatar de transcendez
      transcendez

      A meu ver as actualizações deveriam ser lançadas pela Google, independentemente da marca dos mesmos. Um pouco como o windows nos pc’s e os diversos fabricantes: Asus, HP, Lenovo, Dell, Acer e por aí fora.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        E é isso que acontece mais ou menos. O google faz a actualizacao so que depois cada marca quer fazer o seu proprio rom :/
        A culpa nao é da google pelo atraso das actualizacoes

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      Melhor dizeres isso à Google, que enfia todos no mesmo saco de resultados, para que se saiba como é que está a plataforma Android, para que os programadores tenham noção para que versões desenvolver.

  11. Avatar de ed
    ed

    O KK continua a crescer porque os fabricantes lançam muitos smartphones ainda com o kitkat

    1. Avatar de Joao
      Joao

      eu tava interessado no galaxy s6 pois acho interessante mas como sei a politica dos updates no android, mais vale comprar um iphone (mm preco do samsung e vale mais do dobro) e tenho suporte garantido

  12. Avatar de mzzr
    mzzr

    porque ainda falam das actualizações do android? toda a malta sabe como é as actualizações. escusam de bater na mesma tecla em todas as notícias

    1. Avatar de transcendez
      transcendez

      Toda a gente baixa os braços e não se fala nas falhas/bugs dos diversos softwares já que têm falhas e pronto não podemos fazer nada.

  13. Avatar de sakura
    sakura

    sem google (services) o MS_Lollipop é realmente bom!! o mesmo não se pode dizer do ios c/1Gb….
    https://play.google.com/store/apps/developer?id=Microsoft+Corporationhttp://streaming304.radionomy.com:80/japanaradio

  14. Avatar de Rui C

    As actualizações do Android são simples.
    Deita fora e compra um mais recente. Easy !

    1. Avatar de mzzr
      mzzr

      nem sempre é bem assim

    2. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      Tenho todos os smartphones da família Galaxy S (1 a 5) e todos com Lollipop.

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Todos não, esta a faltar o 6.
        Contudo o Lollipop no S1 deve ser uma alegria.

        As melhoras

        1. Avatar de piri_vm
          piri_vm

          Esse foi apresentado não está a venda. Mas este ano ao que tudo indica irei mudar. Ficas a saber que no S1 não tenho qualquer problema, tenho o CM12 e funciona correctamente. E é bem melhor que muitos da classe média que são vendidos actualmente.

    3. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      Já agora diz o mesmo de equipamentos com 4 ou 5 anos da Apple ou da Microsoft.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        todos os aparelhos da Apple nos últimos tempos têm tido 4 anos de suporte. Num caso já houve suporte por 4 anos e meio!

  15. Avatar de luislelis
    luislelis

    Isto nao pode ser resumido. (gosto de ecrans grandes lol)
    Tenho um samsung s3, vai para varios anos e estou a correr o lollipop, tenho um nexus 5, desdo o lancamento,a correr lollipop 5.02, tenho um mtk sem marca a correr 4.2, um tablet samsung note 10.1 de 2012 a corre lollipop e por fim HTC Wildfire S a correr v2.2 (Froyo) uso como gps, mplayer e camera de vigilancia)
    Na realidade nunca esperei ou me preocupei com as actualizacoes, quer da google quer dos fabricantes dos equipamentos, sempre os “rootiei”.
    Actualizo pq tenho a mania de root para tirar o que nao quero e meter o que nao pago lol.
    Comparando o htc com os mais actuais. diria q nao vejo o pq de tanta palha em relacao as esta ou aquela marca nao actualizar (isto para um utilizador normal (q nao e o meu caso) tudo funciona na mesma.
    Penso q a maioria, ve os updates como um bonus (deviam ler os change logs para verem o pq desses updates)
    Na realidade o bom seria nao ter de actualizar nunca.
    Eu ja deixei de comprar telemoveis caros. Sao tao bons como muitos dos baratos e de qualidade comprovada…Xiao..Oppo..bq..
    Dediquei-me a matematica.
    Compro um s5 por 500 euros? Nao, prefiro comprar um asus ou xiaomi por 150 todos os anos. Gasto 450 em tres anos, sempre actualizados.
    Alguns estaram a pensar o gajo gastou 450 em tres anos e sempre com telemoveis actuais.
    Nada disso como so usei os telemoveis por 12 meses normalmente perco 50%. ou seja na realidade ainda recupero, na pior das ipotses uns 200. (sem contratos ou fidelidades/otarismos).
    Pensando bem vou mas e vender o meu nexus 5 e comprar o zenfone 2 sem gastar nem um centimo lol.
    A ser continuado …… ou nao.

  16. Avatar de Rui
    Rui

    “Comparando o htc com os mais actuais. diria q nao vejo o pq de tanta palha em relacao as esta ou aquela marca nao actualizar (isto para um utilizador normal (q nao e o meu caso) tudo funciona na mesma.
    Penso q a maioria, ve os updates como um bonus (deviam ler os change logs para verem o pq desses updates)
    Na realidade o bom seria nao ter de actualizar nunca.”

    Se no sistema operativo são descobertas falhas, o normal será o utilizador ter direito a actualizações mesmo que isso não altere a forma de utilizar o smartphone.

    Não vejo como um bónus mas sim como um direito. A garantia não deve servir apenas para quando o smartphone deixa de funcionar mas também para ter algum suporte ao software. Se compras uma app, nem que seja 1€, e ela não funciona correctamente, não reclamas?

    Qual é a lógica de não haver updates? O software é estático? Boa… sai o software e fecha a software house. Se há problemas no software paciencia.

  17. Avatar de Pedro Paulo
    Pedro Paulo

    Quando vai ser disponibilizada a actualização para o Samsung Alpha?

  18. Avatar de joaquim conceicao
    joaquim conceicao

    boas tenho HTC ONE M7 atualizado com android 5.02 sense 6 mas não tem linguagem em português
    sera que alguém me sabe dizer como fazer para instalar linguagem em português
    Cump