Nova build do Windows 10 mobile será lançada sexta-feira

70 Comentários

Quando a Microsoft lançou a primeira versão do Windows 10 dedicado aos dispositivos móveis limitou-a a um número muito reduzido de equipamentos. A justificação na altura assentou na necessidade de ajustar esta versão aos equipamentos.

Ficou também prometido que em breve o leque de dispositivos seria alargado e que muitos mais poderiam testar a nova versão do Windows 10.

Informações reveladas há pouco por Gabe Aul deram a conhecer que o lançamento da nova versão de testes tem já uma data. Será a 10 de Abril, a próxima sexta feira.



A Microsoft tinha já anunciado que estaria para muito breve o lançamento da nova build do Windows 10 para dispositivos móveis, que trará este novo sistema operativo a muitos mais dispositivos Lumia.

Ao todo vão ser mais 30 os novos equipamentos onde o Windows 10 vai poder ser testado e onde vão poder ser vistas as novidades que a Microsoft tem estado a preparar.

Foi durante o podcast do Windows Weekly que Gabe Aul, o responsável pelo programa Windows Insiders, confirmou esta data, adiantando inclusive a hora em que o seu lançamento é esperado. Será então na próxima sexta feira, dia 10 de Abril, pelas 10 horas da manhã (às 18 horas em Portugal).

A lista total dos equipamentos que vão ser suportados nesta nova build estão apresentados abaixo.

Equipamentos suportados

  • Lumia 1020
  • Lumia 1320
  • Lumia 1520
  • Lumia 520
  • Lumia 525
  • Lumia 526
  • Lumia 530
  • Lumia 530 Dual Sim
  • Lumia 535
  • Lumia 620
  • Lumia 625
  • Lumia 630
  • Lumia 630 Dual Sim
  • Lumia 635
  • Lumia 636
  • Lumia 638
  • Lumia 720
  • Lumia 730
  • Lumia 730 Dual SIM
  • Lumia 735
  • Lumia 810
  • Lumia 820
  • Lumia 822
  • Lumia 830
  • Lumia 920
  • Lumia 925
  • Lumia 928
  • Microsoft Lumia 430
  • Microsoft Lumia 435
  • Microsoft Lumia 435 Dual SIM
  • Microsoft Lumia 435 Dual SIM DTV
  • Microsoft Lumia 532
  • Microsoft Lumia 532 Dual SIM
  • Microsoft Lumia 640 Dual SIM
  • Microsoft Lumia 535 Dual SIM

Da lista de equipamentos que era conhecida apenas 2 dispositivos vão para já ficar de fora. Esses dispositivos são o Lumia 930 e o Luima Icon.

Segundo as informações de Gabe Aul a interface do Windows nesses dois dispositivos está a apresentar problemas e é mostrada demasiado pequena, o que motivou a sua remoção desta build.

win10_mobile_2

Lembramos que para poder instalar a nova build nos dispositivos Lumia suportados devem ter instalada a aplicação Windows Insider e em seguida faça autenticação com a sua conta que definiu para acesso ao Programa Windows Insider.

Caso ainda não tenha pode fazer o seu registo no Programa Windows Insider pode fazê-lo aqui. De salientar que o equipamento deverá ter já instalado o Windows Phone 8.1 e ter no mínimo 8 GB de memória de armazenamento.

A Microsoft deverá ainda esta semana publicar um artigo no seu blog onde irá detalhar em pormenor quais as novidades desta build e quais as melhorias que ela apresenta.

Esta nova ronda de testes ao Windows 10 deve conseguir limar mais algumas das arestas e eventualmente descobrir novos problemas para as equipas da Microsoft resolverem.

Apenas será novamente alargada quando os problemas estiverem resolvidos e será então dado acesso a mais um conjunto de equipamentos, eventualmente até fora da linha Lumia e alargando a outros fabricantes.

Windows Weekly

 

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Ja estou a preparar as pipocas )) que venha ela, so espero que meu 925 nao exploda :p

    1. Avatar de Albueque
      Albueque

      ainda usas isso? Nem deve ter pedómetro. Um tlm sem pedómetro n serve para nada.

    2. Avatar de Tactporto
      Tactporto

      Boas Dumitru, verifiquei que tens um Lumia 925, tal como eu. Queria esclarecer umas dúvidas contigo. De há uns dias para o meu tlm deixou de gravar o som nos vídeos, bem como captar o som no Shazam e noutras aplicações. Só em chamadas é que capta som. Também não consigo fazer zoom enquanto gravo vídeos. Actualmente estou com o último update que houve para o nosso tlm, aquele que eliminou o bug, que desligava o tlm sozinho. Fico a aguardar uma resposta tua.

      Cumprimentos e Obrigado

      1. Avatar de transcendez
        transcendez

        Também tenho um 925 e não tem esses sintomas que refere.

  2. Avatar de Não Não
    Não Não

    Microsoft a ganhar mais um ponto na minha consideração.
    Nunca pensei em vir a pensar bem da Microsoft.
    Ainda bem que o bruto do Balmer foi embora! O Nadella está a fazer um optimo trabalho. O Windows Phone é um sistema operativo muito bem conseguido! Não tem fragmentação, recebem os updates todos ao mesmo tempo pela preview, etc.
    Para não falar dos Lumias que além de serem todos bastante elegantes, são também todos eles bons em performance e funcionalidade, desde o mais barato até ao mais caro, tal não é a boa adaptação do sistema operativo.
    Sim senhor! Boa Microsoft!

    1. Avatar de Albueque
      Albueque

      O blamer foi um cancro na Microsoft, o homem deve ter tido alguma cunha para chegar la pois realmente n pescava nada de nada. Não gosto da Microsoft mas o novo CEO Nadella é mto mais competente e está a levar a empresa a um bom rumo.

  3. Avatar de Luiz

    Tudo que a microsoft lança é excelente e com o windows 10 não é diferente só ouço falar bem dele, parece que dá para baixar de tudo.

  4. Avatar de transcendez
    transcendez

    Já tenho cobaia pronta:)

    1. Avatar de Albueque
      Albueque

      comprei um lumia 830 so para servir de cobaia, estou ansioso para experimentar tb, se lixar o tlm compra se outro 🙂

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Poxa ,que cobaia fixe,o meu 625 é que vai arder.

  5. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Se não tiver muitos bugs pode ser que instale no meu L625.
    Offtopic: Estou a pensar substituir o meu L625 o que acham melhor o L640XL ou o L735? E que vao estar mau ou menos ao mesmo preço e o 640XL parece-me melhor…

    1. Avatar de zezito
      zezito

      Eu pessoalmente gosto muito do 735 pela sua excelente camara, mas são os dois boas opções para essa gama de preço.

      1. Avatar de gaspar
        gaspar

        O 640XL tem uma câmara de 13 mpx tambem com tecnologia zeiss… Presumo que seja melhor do que a do 735 que tem apenas 6,7mpx

      2. Avatar de Albueque
        Albueque

        excelente camera?? O 640XL sem sombra de duvida, 13mpx f2.0 sensor 1/3 (lumia 735 tem 6.7mpx sensor 1/3.4 e f2.4). Ambos tem 5mpx frontais.

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        Troquei o 625 pelo 735 e apesar de ser ligeiramente mais estreito a imagem é infinitamente melhor.

          1. Avatar de higor
            higor

            Oled e não amoled

    2. Avatar de Hugo C
      Hugo C

      Bem olha eu há tempos mandei um pedido para o consultório se haveria de adquirir o 640 ou o 735, e acabei por não esperar e comprei o 735 (Obrigado PPlWare pela ajuda) e posso dizer-te que o 640 é uma excelente opção mas estou mais que satisfeito com o 735, realmente andava mesmo mal antes… uma fluidez brutal, a autonomia da bateria muito boa, bem sem falar nas câmaras…. estou para la de Satisfeito….

      1. Avatar de gaspar
        gaspar

        Mas quais foram as razões que te apontaram?

  6. Avatar de okapi
    okapi

    So’ e’ pena ainda insistirem em 8GB em alguns modelos a fazer lembrar os mais ranhosos android do mercado. Ja’ nao existe razao em venderem equipamentos com essa capacidade, o minimo hoje aceitavel sao 16GB.

    1. Avatar de Edgar Ferreira
      Edgar Ferreira

      Com slot micro SD é muito fácil expandir o armazenamento, inclusive para instalar apps. Concordo que 4GB é muito pouco e que não deviam ter sido lançados modelos com essa capacidade, mas 8GB ainda dá para muita coisa.
      Acho preferível manter os preços competitivos.

    2. Avatar de Albueque
      Albueque

      para mim entre 16-32gb chegam perfeitamente num tlm, mais so para quem quer filmar em 4k porque de resto n faz sentido. Ver filmes num tlm? So mesmo um tótó nerd.

    3. Avatar de Newj
      Newj

      Para isso ha várias gamas, se queres 16Gb ou mais tens bastantes opções.. Tem que haver diferenças entre cada gama, o contrário não faria sentido

    4. Avatar de neok
      neok

      No Windows phone colocas um cartão SD com pelo menos classe 6 e instaladas praticamente tudo no cartão, deixas a memoria interna apenas para o SO.

    5. Avatar de Rui C
      Rui C

      Mínimo devia ser 32Gb , 8 e 16 Gb é passado.
      Faz um upgrade na tua mentalidade.

      1. Avatar de Ricardo Borges
        Ricardo Borges

        Tu devias era ser um pouco mais humilde e fazer um upgrade na tua educação para com os outros…

  7. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Ao registar no Windows Insider temos de selecionar se somos criadores de aplicações e etc, caso contrário não nos deixa fazer o update, certo?
    Existe mal em instalar como developer e depois não desenvolver nada?

    1. Avatar de Fábio Costa
      Fábio Costa

      Basta registares-te no programa Windows Insider, instalas a app e escolhes se queres receber novas Builds de forma lenta ou de forma rápida e esperar que o update esteja disponível.
      Claro que não tens a obrigatoriedade de desenvolver nada 🙂 Podes dar apenas o teu feedback

  8. Avatar de Gibraltar
    Gibraltar

    Alguém sabe se estas builds também podem ser instaladas em equipamentos bloqueados a operadores ou o operador terá que aprovar a distribuição da build?

    Obrigado.

    1. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Nada tem a ver com as operadores!
      Os tlms são da Microsoft’s, livres qualquer updates que houver disponibilidade.
      Basta actualização do próprio smartphone 😉 boa sorte!

      1. Avatar de Gibraltar
        Gibraltar

        ok obrigado pelo esclarecimento.
        Tinha ideia que os bloqueados requeriam sempre “autorização” do operador para a distribuição de builds/atualizações.

        1. Avatar de luis rocha
          luis rocha

          Mas tens que instalar app Windows Insider, inscrever, para novo update Windows Phone 10.
          Quando instalado, deves aguardar, quando surgir novo update. Boa sorte!

          1. Avatar de Joaquim
            Joaquim

            Tenho um lumia 925 e depois de instalada a aplicação e etc, não consegui fazer o update, diz-me que “no builds”.

            E diz-me para entrar com a conta do windows insider para tentar ter acesso ao windows10.

            Alguém me pode ajudar?

          2. Avatar de luis rocha
            luis rocha

            Tens que esperar que chegue novo update nessa aplicação, uma vez que só chega no dia 10 abril, a partir 18 horas, conforme está descrita nas notícias. Simples

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    É agora que vou queimar o meu 625.

    1. Avatar de gaspar
      gaspar

      Também eu

  10. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Já estou pronto, mesmo com 7.8gb memória interna do meu lumia. Tudo correrá bem 😉

    Que venha um novo update Windows Phone 10!!!

  11. Avatar de Luís
    Luís

    Lol telemóveis WP de 2012 a receber windows 10. Enquanto isso os Android sem qualquer tipo de updates. Não sei como há pessoas que confiam no android para usar apps bancárias.

  12. Avatar de gdfgd

    ate ver tem o meu “seal of approval” 🙂

  13. Avatar de Ze
    Ze

    Nunca mais é sexta!

    1. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      É já amanhã! lol

  14. Avatar de Fábio Silva
    Fábio Silva

    Só espera que desta vez dê para instalar no Lumia 830. Vamos la ver se passaram o Bug!!!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      O bug é no 930 e no Icon.

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    A que horas?

    1. Avatar de Vitor Correia
      Vitor Correia

      https://countingdownto.com/countdown/next-windows-phone-10-build-10-april-2015-countdown-clock – Paulo, contagem decrescente 😛 falta pouco, as 18h ja esta!

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    Vamos ser uns milhoes valentes a sacar na primeira hora,vai demorar um eternidade,mas …só falta meia horaaaaaaa…

  17. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Poxa vida! Logo o aparelho que eu escolhi com muito cuidado está de fora dessa Build. Mas que saco! As vezes me pergunto por que eu tinha que escolher justamente o Lumia 930, “versão ferro de passar roupa”, como meu aparelho principal.

    Oh vida, Oh azar.

    Vamos melhorar isso aí, Microsoft. Assim, do jeito que está, tá osso, viu. Coisa muito dura de engolir.

  18. Avatar de Leonardo Macedo
    Leonardo Macedo

    alguém já conseguiu instalar a atualização?

    1. Avatar de transcendez
      transcendez

      Ainda não. Os servidores devem estar a arder….esta nova versão promete muito.

    2. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Nem por isso.
      Error conexão, sempre o mesmo aviso

    3. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Nem por isso 🙁

    4. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Nada ainda

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para já ainda nada …

  20. Avatar de okapi
    okapi

    Problemas nos servidores, já vieram as desculpas. Dizem que já corrigiram mas não afinal continua tudo na mesma.
    http://blogs.windows.com/bloggingwindows/2015/04/10/new-windows-10-technical-preview-build-now-available-for-phones/

  21. Avatar de Nuno
    Nuno

    O meu Lumia 925 Já está com o W10

    1. Avatar de transcendez
      transcendez

      +1 também 925.

    2. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      +1
      Tem muitas diferenças, gosto do novo rumo e das novas apps como a do email, calendário e contactos. As definições apesar de metade em português e metade em inglês está bem mais organizado.
      O maior bug até agora é realmente o não conseguir inserir o PIN ao iniciar o telemóvel, sendo necessário desactivar a inserção de PIN nas definições para conseguir ligar o telemóvel normalmente.

      Mas no geral, considerando isto ser uma preview, gosto! 🙂

      1. Avatar de Daniel Santos
        Daniel Santos

        Para poderes colocar o PIN, tens de fazer reset ao teu telemóvel. Quando o ligas, fazes back assim que te peça o PIN, para poderes entrar na interface do telemóvel, e depois fazes um restore do telemóvel.

        Apesar de ficar mais funcional depois disso, existem muitos atalhos que não respondem, o telemóvel fica mais lento em termos de processamento.

  22. Avatar de Helder Bandeira
    Helder Bandeira

    Lumia 920 wp10 done

    1. Avatar de Helder Bandeira
      Helder Bandeira

      No 920 esta muito mau. Metade e português outra e em inglês. Se tiver cartão nao inicia. Algumas aplicações nao funcionam

    2. Avatar de Helder bandeira
      Helder bandeira

      No 920 não aconcelho!!!
      Partes em Inglês e ouras em Português.
      Se tiver cartao SIM nao inicial pois nao aceita a inserção do pin.
      Algumas aplicaçoes nao funcionam.

      1. Avatar de Daniel Santos
        Daniel Santos

        É que nem vale a pena mesmo!! Está completamente cheio de bugs esta build. Saiu muito pior que a primeira do Windows phone 8.1. Para ficar totalmente em português, é necessário fazer o reset ao telemóvel após a instalação da actualização. Ainda assim, as definições do telemóvel ficam em inglês.

        Outra coisa que reparei, foi a lentidão com que o telemóvel fica. Este S.O. neste momento está bem mais pesado do que primeira versão do 8.1.

        Já reverti porque nem sequer os emails consigo ter com notificações, por agora ficar tudo integrado com a App “Outlook Mail” …

        1. Avatar de Daniel Santos
          Daniel Santos

          Além de que a bateria não atualiza quando está a carregar. O meu telemóvel já estava carregado e acusava 19% “A carregar”. Desliguei e voltei a ligar e estava a 100% …

  23. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tinha a build anterior e não aparecia o update. Instalei a app insiders configurei novamente para atualizações mais recentes. Depois foi só voltar ao Windows e update e voila 🙂
    Cumps

  24. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ao contrário do que li por aí achei esta build mais instável que a anterior.

    1. Avatar de Daniel Santos
  25. Avatar de TelmoCosta
    TelmoCosta

    Lol,eu já estou a espera desde o dia(ontem) das 18h e ainda nada de builds,já estou a enervar…fogo que raiva

  26. Avatar de okapi
    okapi

    Lumia 520 já cá mora. Pelo que já vi o que gostei foi das menssagens e email agora é só ter tempo para explorar. Só acrescento que as configurações do meu telemovel são em EN.