Google lança nova versão do Android Market, agora mais rápida!

52 Comentários

As últimas versões do Android Market vieram trazer organização e conteúdo suplementar à interface de aplicações e jogos do Android. Na generalidade, o balanço terá sido positivo mas muitas foram as críticas ao seu “peso” e lentidão na utilização.

Quase um mês depois da versão anterior (v 3.1.3), é lançada uma nova versão que, embora não tenha sido oficialmente anunciada pela Google, a comunidade apercebeu-se rapidamente e tratou de descobrir as alterações e melhorias.



Na verdade, as alterações parecem não ter sido muitas nem terão sido adicionadas funcionalidades de grande relevância. Basicamente, e pela opinião em geral, as alterações incidem na optimização do desempenho e maior compatibilidade com diferentes formatos, nomeadamente para tablets.

 

Enumerando, foram notadas as seguintes alterações:

  • Melhorias na velocidade de utilização
  • Maior rapidez na pesquisa de jogos e aplicações e os resultados são agora mais sucintos e direccionados às keywords
  • Optimização na densidade do ecrã, prevendo mais tamanhos para melhorar a experiência em todo o tipo de dispositivos
  • Botão “+1” em todas as aplicações (referido na generalidade mas já existente na versão anterior)

Instalei esta versão num tablet de 10.1″ e verifiquei que se adapta perfeitamente, permitindo a utilização na vertical (ao contrário do Market nativo do Honeycomb que só permite na horizontal). E claro, essa aplicação nativa não inclui ainda a protecção com PIN e o botão “+1”, portanto esta será uma actualização importante. A única desvantagem desta nova versão face à nativa do Honeycomb prende-se nos efeitos gráficos que são inferiores nesta nova versão.

 

 

Note-se que é suposto que a actualização seja automática e vá acontecendo gradualmente em todos os utilizadores, necessitando para isso, obviamente, de ter uma ligação à internet. No meu caso foi automaticamente actualizada no smartphone mas nos tablets instalei manualmente.

Se ainda não tem a nova versão, é possível que já não seja actualizada automaticamente pelo que não deve hesitar em utilizar o .apk que disponibilizamos abaixo.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    O market actualiza-se a ele proprio? Isto é, no meu ainda tenho a versão antiga e quando vou a “my apps” ele mostra as que necessitam de actualizar mas não se actualiza a ele proprio? Tenho de forçar?

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Não suporta Android abaixo de froyo.

    2. Avatar de Tom

      Eu também tinha esse problema, o meu market nunca actualizava. Fui às Definições > Aplicações > Gerir aplicações > Market > Limpar dados. Depois abri o market e esperei um bocado. Fechei, voltei a abrir e já tinha a versão nova.

      1. Avatar de ruimgp
        ruimgp

        Segui os passos do Tom e funcionou.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Pois eu também tinha esse problema no SGS 2. Graças ao pplware pude fazer download da versão mais recente.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Essa apresentação é referente à introdução desse novo aspecto, já aqui apresentado. Olha lá o vídeo… 😉
      Depois dessa já saíram 2 versões.

  2. Avatar de Janus
    Janus

    Não percebo. Já tenho esta versão há pelo menos duas semanas. Dei-me conta que fez uma actualização (pediu para instalar) e práticamente nem me apercebi das alterações…
    Ando distraído.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Pois, também já tinha essa versão há algum tempo. Aliás a versão que está instalada no meu telemóvel neste momento é a 3.1.5

    2. Avatar de Hugo Cura

      A versão 3.1.5 não tens há duas semanas. Poderias ter sim a versão anterior que em praticamente nada difere no aspecto.

  3. Avatar de fabio
    fabio

    no meu boston com a rom do phantom 2.2 nao da para instalar 🙁 ja dessisntalei o market pelo titanium backup e nao deu tb ….

    1. Avatar de coli
      coli

      Tenho a CM7 (android 2.3.5) no boston e o market actualizou-se automaticamente há uns dias atrás. Cumps

      1. Avatar de fabio
        fabio

        pois mas quando usava as roms da cm7 tinha probs com o wi fi e nunca mais usei essa rom agora nao sei se o problema ainda la esta ou nao

        1. Avatar de Lboston
          Lboston

          Boas, a cm7 esta impecavel para o boston… so tenho um problema em relação a essa rom, a autonomia. De resto, impecavel 🙂 cumps

  4. Avatar de silva cunha
    silva cunha

    Boas desde já parabéns pelo vosso site que muito me tem ajudado, gostaria de saber se alguém me pode ajudar a actualizar o meu samsung gt-i9000 no qual tenho a versão 2.1 update1 para a nova versão pois nao consigo instalar o novo android market.
    Obrigado pela vossa atenção bom fim de semana

    1. Avatar de Hugo Cura

      Usa o Kies e faz a actualização oficial.

  5. Avatar de Filipe Galego

    No meu caso (A5) dá erro ao arrancar e não funciona. Se desinstalar as atualizações já arranca mas como se actualiza logo que entra volto ao problema… Boa porcaria… Fiquei sem market.

  6. Avatar de X-Pippes
    X-Pippes

    Funciona bem no Samsung Galaxy Ace 😉

    1. Avatar de VGama
      VGama

      No meu ACE está lentissimo! Muito pior que a versão anterior do market! E falta lá um separador para as minhas aplicações instaladas…

  7. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Já Funca no meu tablet Samsung de 7” , thanks pelo post

    CUMPRIMENTOS

    Serva

  8. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    Já experimentei esta versão, é mais rápida do que a versão 3.1.3, mas continua a ser muito lenta em comparação ao antigo market.

    Voltei a instalar o market antigo, até que apareça uma versão deste novo market estável e fluido / rápido.

    Espero que seja para breve, até porque gosto bastante do estilo do novo market.

    1. Avatar de VGama
      VGama

      Como é que eu posso voltar à versao antiga do market? Esta nova ficou muito lenta no meu ACE..

  9. Avatar de Serva
    Serva

    Sabes que tem uma carga gráfica muito grande , e isso penaliza cpu e ram , não a muita volta a dar , por isso é que já existem dual cores a 1,5 Ghz no mercado , é impiedosa a evolução .

    Serva

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Não é a questão dos gráficos, mas sim da forma como o Market carrega o conteúdo, esse é que é o problema.

      Até mesmo o próprio site do Market é um bocado lento, isto tem a ver com o próprio servidor, que não dá rendimento para a estrutura do site e dos milhares de acessos que recebe diariamente.

      Isto tudo reflecte numa lentidão no carregamento do conteúdo na aplicação do Market.

      Já para não dizer que a validação do login através do Gmail é lenta, também é um factor para o Market ser lento a carregar.

      Mas como já se viu, pode-se fazer inovações na aplicação e torna-la numa boa aplicação, basta que os programadores assim o queiram.

  10. Avatar de João Pratas
    João Pratas

    Já testei e estou satisfeito.
    Sinceramente parece-me bastante mais rápida, até mais rápida que a versão antiga do market.
    Estou a utilizar num HTC Wildfire CM7.1, Android v2.3.4, OC@768Mhz

    Cumps.

    1. Avatar de João Pratas
      João Pratas

      Retiro o que disse… O menu My Apps está extremamente lento e às vezes nem funciona!

      Uninstall.

  11. Avatar de The STK
    The STK

    Visualmente e do ponto de vista da interface está interessante, apesar de estar mais rápida parece que ainda podem melhorar bastante este aspecto.

  12. Avatar de marcelo
    marcelo

    Como posso istalar o market antigo , tri lento.

  13. Avatar de Roberto Ferraz
    Roberto Ferraz

    Instalou automaticamente no meu A5 e acho que ficou um pouco mais pesado.

    No entanto continua com o mesmo problema que os outros anteriores. Existem determinadas aplicações que não consigo transferir. Fica a barra por tempo indeterminado a dizer que está a transferir e nunca finaliza. Curioso que é só numa pequena parte das aplicações

  14. Avatar de Vitor
    Vitor

    Estranho, depois que o meu está com essa nova versão sempre que vou entrar no market aparece a mensagem: Seu tempo limite de conexão foi atingido.

    1. Avatar de everton
      everton

      Somos dois por que no meu Galaxy 5 aparesse essa mesma frase…Essa atualizacao e uma negacao total…

  15. Avatar de Lucas
    Lucas

    Preciso de uma ajuda , meu android market atualizou no sábado , para essa versão nova a 3.1.5 , e eu tenho um Defy com froy , porém meu android market , não está entrando mais , ele não sai do “CARREGANDO” , além de aparecer “O TEMPO LIMITE DE CONEXÃO FOI ATINGIDO” …. O que eu faço ???

    1. Avatar de Hugo Cura

      Menu > Definições > Aplicações > Gerir aplicações > Todas > Market > Desinstalar actualizações.
      Depois instalas a versão que mais te agradar (vê artigos relacionados). Não sei se depois voltará ou não a actualizar automaticamente.

  16. Avatar de Daniel
    Daniel

    no meu tenho um problema! quando faço aceitar e transferir uma aplicação, manda o market abaixo! ” A plicacao Market (processocom.android.vending) parou de forma inesperada. Tente novamente)
    nao sei o que fazer.

  17. Avatar de everton
    everton

    Essa atualizacao e uma negacao total nao ficou nada legal no meu galaxy 5.Essa nava atualizacao ficou muito mais lenta e quando eu TENTO entrar no Maket aparesse O TEMPO LIMITE DE CONEXAO FOI ATINGIDO. Sera que alguem sabe como voltar para a versao anterior?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Basta ler 2 comentários acima.

    2. Avatar de Emerson
      Emerson

      Caros, como deixo a versão anterior? desisntalando as atualizações volta para a do versão de fábrica, e depois que fecha o market, volta a atualizar para esta mais recente.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Vai a este artigo e faz o download da aplicação Market antiga (não instales ainda). Lê as notas no final do artigo.
        Depois desinstala da forma que refiro aqui num comentário, desligado da internet. Depois instala a versão antiga.

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Estou desde as 18h a tentar entrar no market e não consigo… está sempre “a carregar” (são 22h.15m) tenho um HTC Legend.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Experimenta reiniciar o telemóvel ou terminar a aplicação market.

  19. Avatar de Débora Meirelles
    Débora Meirelles

    Extremamente lento, tenho galax i551, e com essa versão 3.1.5 nāo consigo baixar nada, aparece tempo de limite de coneção atingido, outra hora fica a carregar, em fim, fiquei insatisfeita com essa nova versão.

  20. Avatar de daniel
    daniel

    o meu tambem e um galaxy 551, esta dando a mensagem “tempo de conexao antingido” alguem por favor sabe como instalar a versao anterior?

  21. Avatar de Idilton Macedo
    Idilton Macedo

    IMPORTANTÍSSIMO: Atenção desenvolvedores! Na versão atual, logo após instalar, ou mesmo ler sobre um aplicativo, ao voltar à tela anterior, não se retorna mais ao ponto onde se estava. Temos de reiniciar a leitura de toda uma página, por exemplo, desde o app 001. É inegável que está mais rápido e mais bonito, mas se houver a possibilidade de termos essa opção novamente, ficará perfeito. É digno de nota a evolução dos serviços do Google: confiável, elegante, soberbo. Cada vez mais recomendo e divulgo aos meus amigos, os quais confirmam o meu grau de satisfação.

  22. Avatar de Richard
    Richard

    Eu tenho um samsung galaxy 5 e ele atualizou sozinho para essa nova versão do market juntamente atualizando o próprio sistema operacional de Android Eclair 2.1 para Android Froyo 2.2….. O market ficou extremamente lento e aparece a mensagem de tempo de conexão atingido. Eu tentei desinstalar as atualizações do market mas ele pergunta se eu quero desinstalar TODAS as atualizações do android….. Eu creio q se eu fizer isso ele vai voltar para o android 2.1 eclair novamente. Agora pergunto: tem como voltar o MARKET na versão anterior sem voltar o sistema operacional também?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Ao desinstalares as actualizações do market não poderão ser removidas outras actualizações, aliás, nem é possível de forma nativa voltar atrás numa actualização de sistema.
      Existem várias formas de trocar aplicações (e as suas versões). No final deste artigo expliquei uma forma de o fazer.

  23. Avatar de Val
    Val

    Sinceramente ñ gostei da Atualização, pesada e lenta não iniciou uma única vez por completo, não consigo visualizar os apps, a versão anterior era mais intuitiva e rápida.

  24. Avatar de edison
    edison

    Tenho um motorola quench com motoblur e meu market android é versão 1.5, será q tem como colocar uma versão melhor? me ajudem por favor. obrigado.

  25. Avatar de Marya
    Marya

    Não gostei dessa atualização. Não é rápida, eu acesso normalmente a internet, menos o Market (Agora é Google Play Store). Fica uma eternidade carregando, depois vem a mensagem “A conexão expirou, tente novamente”. Isso está me dando nos nervos, baixar um aplicativo ficou complicado, já tentei de tudo, não adianta desinstalar, pois ele volta a se atualizar sozinho. Essa nova versão dá a impressão de ser pesada e não sou a única que está com esse problema, pouca gente conseguiu resolver.

  26. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Boas, eu tenho um Samsung Galaxy Gio e quando tento abrir o Market ele dá um erro em que a aplicação parou inesperadamente com um botão “forçar fechamento”. já instalei várias versões e não dá nada, alguma ajuda disponível para esta questão?

    Obrigado, cumps.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Em vez de instalares, desinstala todas as actualizações: Definições > Aplicações > Gerir aplicações > Todas > Market / Google Play Store (dependendo da versão) > Desinstalar actualizações.
      Vais ficar com a versão default dessa ROM. Não mexas mais e espera que a aplicação seja automaticamente actualizada.

      1. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        Farei isso de momento.

        Muito obrigado!

  27. Avatar de VINICIUS
    VINICIUS

    Bom dia Galera,

    Comprei um Galaxy S 2 (TIM) ao invés da versão Lite justamente por causa do Ice Cream Sandwich.
    Estou há tr~es dias tentando fazer a tualização via KIES mas sempre da mensagem de erro “Tempo de conexão atingido”..”erro desconhecido”…

    Alguém sabe o que fazer pra atualizar?
    Estou quase devolvendo o aparelho…