Google lançou um Android Market redesenhado…

82 Comentários

… e pode usá-lo a partir de agora!

A Google, mais uma vez, fez uma mudança radical na aplicação Market para smartphones, também conhecida por “Vending”.

A interface é agora mais organizada e user friendly, permitindo descobrir novas aplicações mais facilmente e de forma mais rápida. O conceito é agora mais abrangente albergando também com aluguer de vídeos e compra de livros mas isto… para já só nos EUA.

Dê uma espreitadela e instale a nova aplicação Market.

A nova forma de funcionamento deste Android Market no smartphone vai de encontro ao já conhecido na sua plataforma Web que, frequentemente, também continua a ganhar novas características e funcionalidades. A sua alteração mais recente pode ser vista detalhadamente neste artigo do blog da Google.

Foram introduzidas categorias como o Top de várias secções como mais recentes, mais relevantes, mais descarregadas, entre outros, e tudo já com o look&feel da aplicação Market existente no Honeycomb.

Já haviam rumores, desde há algumas semanas, acerca da implementação da funcionalidade de aluguer de vídeos. Além da disponibilização de uma aplicação de reprodução de vídeo dedicada ao serviço, será também agora possível alugá-los ou fazer o download para assistir desligado da rede, em modo offline.

Tudo é bastante semelhante ao já conhecido no serviço Google Music beta e, tão semelhante que é, que infelizmente também está apenas disponível para residentes nos EUA, para já. A “ideia” da restrição de acesso pode não ser má, alguém tem de ser “cobaia” na utilização de um serviço “beta”, mas as “betas” da Google costumam ser tão boas que dão vontade de as usar incondicionalmente… como o caso do Music.

O serviço de compra de livros, já disponível no serviço Web, estará também disponível nas mesmas condições que o serviço de vídeos. Tudo estará associado à conta Google e disponível em qualquer dispositivo desde computador, tablet ou smartphone, à boa moda da óptima sincronização da Google.

Está previsto que a actualização da aplicação Market ocorra automaticamente em todos os telefones com o Android 2.2 ou superior. Se não quer esperar pela actualização automática, sinta-se à vontade para instalar o .apk que disponibilizamos abaixo.

Que acha da nova interface? Melhorou significativamente?

Partilhar:
Tags:

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Muito bom!
    Realmente a App do Market era demasiado básica! Já fazia falta!

    1. Avatar de BlinZk
      BlinZk

      Instalei no Sapo A5, com a custom rom “CyanogenMod Nightly 128” e funciona 5 estrelas! 😉

      1. Avatar de BlinZk
        BlinZk

        Ahh… e foi através do código QR
        Foi só “point and shot” e começou logo a instalar… sem espinhas! 😛

  2. Avatar de Ricardo Vieira

    Aquela primeira pic parece Win8. Just my opinion.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      ou WP7. Mal vi pensei o mesmo!

      1. Avatar de Michael Douglas
        Michael Douglas

        ou WP7. Mal vi pensei o mesmo!²

        1. Avatar de João Ribeiro
          1. Avatar de Tavares
            Tavares

            x4…parece uma fotocópia!! Mas,como em tudo,acho o “original” um pouco superior!!

    2. Avatar de Diogo Correia
      Diogo Correia

      Pensei, também o mesmo, até já ia publicar um comentário a dizer isso; até ver este.

  3. Avatar de Hugo Silva
    Hugo Silva

    Boa noite!
    Primeiro que tu, bom post!
    Segundo, tentei instalar a apk do market, mas sem sucesso.
    Dá-me force close de cada vez que a abro. Sei que a instalei correctamente (tenho root no meu xperia x10 mini pro e custom Rom 2.2), copiei a apk para system/app e dei-lhe as permissões necessárias, mas não funcionou. Alguma sugestão?
    Cumprimentos!

    1. Avatar de Hugo Silva
      Hugo Silva

      *Primeiro que “tudo” xD

    2. Avatar de Hugo Cura

      Porquê copiá-lo para essa localização para o usar? Eu instalei como outra aplicação qualquer. Até te digo exactamente como fiz: fiz o download no PC, copiei para a dropbox, fui buscá-lo à dropbox pelo Android, abri e instalei.

      1. Avatar de Hugo Silva
        Hugo Silva

        Ah! Faltou-me dizer que isso foi a primeira coisa que fiz, fiz download directamente do meu mini pro e instalei, mas deu “Aplicação não instalada”. Daí a tentativa mais “complicada”.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Parece-me que as restrições de versão nas aplicações, maioritariamente, se prendem com características gráficas lá existentes. A tua custom ROM pode estar aldrabada e, mesmo sendo realmente 2.2, pode não ter o que realmente é necessário para esta aplicação funcionar.

      2. Avatar de varader0zs
        varader0zs

        LOL foi exactamente da mesma maneira e funcionou

      3. Avatar de The STK
        The STK

        Custumo fazer assim também dá muito jeito

    3. Avatar de Joao
      Joao

      A mim também não d´para instalar Nem copiando a app para o tlm, nem através do code

  4. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    acabei de instalar está demais, muito bom. e mais fluido também apesar de n parecer…

    parece-se 1 pouco com a interface do windows phone, mas já se dizia a imitaçao é o maior elogio.

  5. Avatar de junior bulhoes
    junior bulhoes

    Funfou 100% vlew

  6. Avatar de K
    K

    Descarregado e instalado com o opera mobile num sgs.
    Funcionou lindamente e esta bastante melhor com o esquema tipo winphone

  7. Avatar de flavio
    flavio

    fiz download ao abrir diz erro ao abrir pacote alguem sabe porque?:(

    1. Avatar de flavio
      flavio

      exactamente “ocorreu um erro ao analisar o pacote” 🙂

    2. Avatar de K
      K

      Quando isso me acontece, geralmente é porque foi mal descarregado. Tenta de novo ou a partir de outro sítio e depois mandar para o fone. Funcionou sem qualquer tipo de problema nem passos adicionais aqui.

    3. Avatar de TOTILMAN
      TOTILMAN

      Porque de certeza alguém tem a rom inferior a 2.2

  8. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Realmente mesmo excelente 🙂

  9. Avatar de maurycio
    maurycio

    Instalado no meu Boston pelo processo normal (Download, Open, Update) e a funcionar.
    Esta versão deve consumir mais tráfego, mas gostei.

    1. Avatar de Iago Melo
      Iago Melo

      Tens Android 2.1 original no teu Boston? É que no meu Boston tambem me dá “ocorreu um erro ao analisar o pacote” e não dá para instalar.

      1. Avatar de maurycio
        maurycio

        Estou com a Rom FireTrap Lollipop 2.2. No artigo diz que só a funciona a partir da 2.2

        1. Avatar de Hugo Cura

          “com o Android 2.2 ou superior”

  10. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    O pplware já fazia era uma aplicação para android 🙂

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Uma aplicação não digo mas criar uma versão para dispositivos moveis…

      1. Avatar de João Ribeiro
        João Ribeiro

        ou isso!

  11. Avatar de HelderV
    HelderV

    A funcionar no meu pequeno Tattoo. Visto o interface ter mais informação é mais lento… mas visualmente mais apetecível.

    1. Avatar de José Alberto
      José Alberto

      Não o acho lento e também uso um Tattoo.

  12. Avatar de Joao
    Joao

    Não dá de maneira nenhuma, já desisti ( Tenho xperia x8 2.1 )

    1. Avatar de Hugo Cura

      Se tivesses lido o artigo tinhas poupado trabalho 😉

  13. Avatar de Carlos Morais
    Carlos Morais

    Já estava mais do que na altura, agora o market já está razoável.

  14. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    🙁 Tentei instalar num LG GT540 e nao funcionou. Limpei cache, voltei a ligar o telefone e mesmo assim nada. Ha qualquer coisa que nao ta bem. Isto e uma fragilidade do android estar demasiado diversificado por tudo o que e lugar. Se alguem tiver algum telefone LG GT540 que me informe se foi possivel fazer o update

  15. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Ok… fui lendo e lendo… e acabei por ver que afinal isto so da para o Android 2.2 Infelizmente o grande problema do Android e tambem este e por essa causa faz-me deixar de pe atras. Compra-se um telefone actualiza-se para uma versao. Saem versoes posteriores mas quase nunca se pode fazer actualizacao. Para um telefone com um ano de mercado e muito pouco. Acho que vou mesmo comprar um com iOS que saiu ha um ano porque ao menos vou tendo actualizacoes. O meu irmao comprou o LG GT540 e ja nao faz updates. Isto e ma politica. Podem dizer-me o contrario mas acho que aquilo que a Apple faz tem mais sentido. Ok o modelo e so um e todos tem o mesmo, mas o certo e que durante uns tempos vai haver actualizacoes para essa maquina e nao a tal coisa de passado um ano podem por o telefone no lixo.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Esse LG tampouco é uma bomba,e maquinas antigas ficam limitadas, no entanto tens sempre a hipotese de comprares um telemovel com uma base de utilizadores grande e assim de modo não oficial teres sempre as ultimas novidades no aparelho.

      1. Avatar de N. Roque
        N. Roque

        Podes sempre actualizar com custom roms, procura no androidpt.com que lá encontras instruções.

      2. Avatar de Sammboga
        Sammboga

        Claro que nao e uma bomba mas foi o que o Orcamento deu… Nao dava para mais pa.

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Eu compreendo isso pois aqui passa o mesmo, o que queria dizer e que os telemoveis mais low cost têm tambem uma esperança de vida mais curta, deixando de ter suporte, so nos resta as roms feitas por utilizadores.

      1. Avatar de Sammboga
        Sammboga

        Obrigado! Tenho de ver no fim de semana se isto funciona quando estiver com o meu irmao.

    2. Avatar de Nuno Ribeiro
      Nuno Ribeiro

      Concordo plenamente, até porque não é só uma questão de capacidade. Existem equipamentos mais antigos com room cozinhadas que suportam e bem estes updates. Aqueles que permanecem fieis às room oficiais lixam-se. Estou muito desiludido com esta discriminação da google.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Porque dizem que é a Google que discrimina?? É à Google que vão buscar as actualizações quando as há?

      2. Avatar de David
        David

        Não é discriminação da Google o “responsável” por “cozinhar” a Rom para o telemóvel (que é o que basicamente fazem como qualquer outro utilizador) é a própria marca responsável pelo telemóvel e tens de ter em conta que até quando são os utilizadores a cozinhar as Roms demoram o seu tempo e mesmo assim estão em constante desenvolvimento devido a vários bugs que se vão encontrando.

        E como tal a marca responsável pelo teu telemóvel não te quer dar uma Rom com bugs para não receberem um monte de queixas, então ou demoram o seu tempo que é bastante até terem uma versão estável ou nem tentam.

        Discriminar era a Google nem permitir “cozinhar” as Roms, se queres que a Google faça uma Rom para cada tipo de telemóvel que existe bem…nem sei que te diga, a Google pode ser boa, mas não tão boa!

    3. Avatar de Nandozs
      Nandozs

      @Sammboga – É evolução, pois és “obrigado” a evoluir para um equipamento superior para poderes usufruir de algo que alguém fez, que puxa por X capacidades do telefone.
      Há programadores que “alteram” os ditos softwares para poderem correr nos equipamentos mais antigos ao que tens.
      Voltas a dar? Irás fazer uma compra…os €uros vão par aonde?
      Saem de onde?
      Poe-te no lugar de uma empresa desse género e depois para essa mesma empresa ter lucro fica estagnada?
      Não pode.
      XDAdevelopers, caso queiras tentar alguma coisa, senão limita-te a ficar com o que tens

  16. Avatar de WM
    WM

    É demais! Vale a pena!

  17. Avatar de kekes
    kekes

    Nice a interface parece muito baseada no WP7
    Corre 5* no meu blade

  18. Avatar de Tuga
    Tuga

    Excelente artigo!

    (por favor substitua “ir de encontro” por “ir ao encontro”)

  19. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    Muito bom…
    Agora sim está uma excelente aplicação Market.
    Tal como foi dito, o template da antiga aplicação do Market, estava muito simples.

  20. Avatar de roliveira
    roliveira

    já cá canta! Thanks Hugo

  21. Avatar de Valente
    Valente

    No 2.2 froyo substituio a anterior, no 3.1 honeycomb instalou um novo Marquet. No Tablet agora tenho 2.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Market… que disparate!

  22. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Isto no A1 com Cyanogen 6 é só ForceClose atrás de ForceClose. Instalei quer usando o código QR quer download via Dropbox mas após a instalação quando abre passado 10 segundos berra.

    Funciona mas segundos depois crasha.

    1. Avatar de Hugo Cura

      No meu A1 não tem qualquer problema. Apenas não é tão fluido como, por exemplo, no Galaxy Tab.

  23. Avatar de Hawk

    Pena ser só para quem tem a 2.2. 🙁

  24. Avatar de José Jaime
    José Jaime

    Não diz que é para 2.2 ou superior. Diz que será automaticamente instalado para o 2.2 ou superior, o que não é bem a mesma coisa e pode induzir em erro.

    Thanks pela novidade 🙂

    1. Avatar de Hugo Cura

      De facto é verdade. Mas reforcei em baixo na secção de download.

  25. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Esta aplicação é mesmo feita pela google?
    O meu smartphone acusa que esta aplicação não é da market, se mesmo assim quero executar.

    Cumps[[]]

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim é, provas disso não faltam em todo o artigo!!
      Esta aplicação não está disponível no Android Market.

      Lê (ao menos) o último parágrafo que ficarás esclarecido.

      1. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Tens razão não li o ultimo paragrafo.

        Obg.

  26. Avatar de Helder Caçoila
    Helder Caçoila

    Aqui instalou sem problemas, mas ao entrar na áreas “A minhas Aplicações” não me aparece nada….

    Não era suposto apresentar as aplicações instaladas e respectivas actualizações, como antes??

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim, tal como nesta imagem. Estranho não aparecer aí…

      1. Avatar de Helder Caçoila
        Helder Caçoila

        Pois, aqui não me aparece nada… Só o titulo “As minhas Aplic.” e depois tudo em branco…
        E reparei à pouco que havia actualizações para o Google+ e não tinha outra forma de o saber a não ser abrir o detalhe da app no market, e reparar que no cimo tenho um botão a dizer actualizar, de resto não tinha mais indicação nenhuma… Ora, abrir cada aplicação para ver se há novidades não é grande solução…

        Ainda vou tentar mais umas coisas, mas, para o caso de nada resultar, há forma de voltar ao antigo market?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Sim: Menu > Definições > Aplicações > Gerir aplicações > Todas > Market > Desinstalar actualizações.

          A ROM do teu Android é oficial?

          1. Avatar de Helder Caçoila
            Helder Caçoila

            Não, a ROM não é a oficial, o android é um Blade com a CM7.

            Vou desinstalar e voltar a instalar a ver o que dá…

  27. Avatar de Zeze
    Zeze

    Oi
    Esta versão também vos avisa de actualizações disponíveis?
    É que com esta versão as actualizações não me são alertadas e as apps demoram mais a instalar. Alguem com o mesmo problema?

    (Boston CyanoGenMOD7 2.3.3)

  28. Avatar de José Bernardes

    Será que fui o único que não gostei desta nova actualização?

    Acho que tem cenas fantásticas, os menus super fluidos e animados, mas detectei alguns problemas de funcionamento como erros a dizer que não tinha espaço suficiente no telemóvel quando ele tem 1,2Gb de memoria para apps. Dificuldade a actualizar varias aplicações ao mesmo tempo, etc…

  29. Avatar de Tiago
    Tiago

    boas.
    Por aqui ta a funcionar na boa no “pequeno” LG Gw620 (CyanoGen Mod7 2.3.4)

  30. Avatar de Valente
    Valente

    Fiz uma compra duma appl. no Android Market e foi-me debitado 1€ à parte além do valor da appl. Segundo a minha instituição de crédito a “Google” debita 1€ por confirmar os dados do cartão de crédito que utilizamos, antes de validar a encomenda !!!

  31. Avatar de Kiotto
    Kiotto

    Viva,

    Alguém sabe porque existe aplicações do Market que num telemóvel são disponibilizados e noutros telemóveis (mesmo modelos e versão SO igual) não são?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Pode depender da rede que também é uma condicionante na disponibilização de aplicações.
      Mas a que aplicações te referes?

  32. Avatar de João Paulo Esperanço
    João Paulo Esperanço

    Boas.
    Tenho um HTC Desire e desde há uns tempos para cá que o meu Market deixou literalmente de funcionar. Já desinstalei, instalei a nova versão e… nada!… Quando tento abrir, aparece uma mensagem rápida, impossível de ler, e não abre!… Alguém me pode ajudar a resolver o problema? Obrigado.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Experimenta a versão mais recente:
      Android Market v3.4.4

      1. Avatar de Joao Esperanco
        Joao Esperanco

        Caro Hugo, continuo com o mesmo problema. Pura e simplesmente não abre o Market. 🙁

        1. Avatar de Hugo Cura

          Experimenta ir a aplicações > gerir > tudo > market e carrega em limpar dados e clear cache. Depois volta a tentar.

          1. Avatar de Joao Esperanco
            Joao Esperanco

            Realmente muito estranho. Já fiz tudo isso e… nada. Devo acrescentar que esta situação começou a verificar-se com o aparecimento da mensagem “modo de automóvel”,sempre que ligo o telemóvel. Não sei haverá alguma relação?!? Será necessário formatar o telemóvel? Obrigado pela atenção e ja agora, Feliz Natal 🙂

          2. Avatar de Hugo Cura

            Bem, experimenta ainda, no local que referi no comentário anterior, desinstalar actualizações para voltar à versão original inicialmente no Android. De seguida verifica se dá o mesmo erro.

            Suspeito que isso possa um problema nas permissões da aplicação. Tens acesso root?

            Essa mensagem que referes pode dever-se a alguma opção que esteja activa e que possa dar origem a esse erro… Talvez a melhor solução seja mesmo um factory reset. Se tiveres acesso root recomendo o Titanium Backup para restaurar todas as aplicações e dados respectivos.