Comandos Linux para Totós – Tutorial nº15

16 Comentários

Onde fica guardada a informação dos utilizadores e as passwords?

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós”. Depois de terem aprendido a criar utilizadores via linha de comandos, hoje vamos mostrar onde o Linux guarda a informação dos utilizadores e respectiva password  e de que forma.

Já ligaram os motores do terminal preto? Vamos lá então.

totos


Se bem se lembram, para criar um utilizador no Linux via terminal podemos usar um dos seguintes comandos: useradd ou adduser. A função do useradd e adduser no Fedora / Centos é igual. Já em distribuições baseadas em Debian, o adduserdisponibiliza um método interactivo para criação de contas (várias questões sobre parâmetros do utilizador).

E onde fica essa informação?

O ficheiro «/etc/passwd», guarda a lista de todos os utilizadores do sistema.

passwd_00

Onde os campos anteriores representam:

passwd_01 Como podemos verificar, o segundo campo corresponde à password e apenas tem um «x». Nas distribuições recentes, a password do utilizador é cifrada e mantida no ficheiro «/etc/shadow». Tal acontece porque o ficheiro /etc/passwd está sempre desprotegido para que qualquer utilizador possa ler o seu conteúdo.

pplware@tiger:~$ cat /etc/shadow
pplware:$$aJGev/yi$Vxva4ns3g1/sjQtay6fF.sbD.m7B7hE0Gu1:15219:0:99999:7:::
ppinto:$$ncgFWWQZyC5bW7JjQgNj3F.xii1x4oHXkE/Yy5M/0gQkSTAcG0:15234:0:99999:7:::

Resumindo, a informação dos utilizadores é mantida no ficheiro passwd e as respectivas passwords são guardadas no ficheiro shadow. No próximo tutorial vamos falar sobre grupos. Bom fim de semana!

Artigos relacionados

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    Olá,
    Pretendo apenas saudar a longevidade da rúbrica, algo que muitas vezes não acontece.
    Parabéns…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito obrigado Paulo, era para te responder logo mas fiquei sem bateria no mobile 🙂

      Abraço

  2. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    é caso para dizer vocês são os maiores…..

    com isto tudo ando a utilizar mais o linux e ando a adorar

    eheheeh

  3. Avatar de @lmx
    @lmx

    Boas…
    Antes de mais aproveito para agradecer ao Pedro Pinto pelos maravilhosos artigos sobre linux que tem disponibilizado, e pela divulgação em geral de temas relacionados com Linux.
    Estas-te a transformar num embaixador!! 🙂 Os meus Parabéns.

    Ha uns tempos, um ano um ano e meio atrás, a pass estava no passwd encriptada…
    desde ai para cá nunca mais tive que fazer scripts que usassem o passwd a nivel de trabalho, e nunca mais verifiquei…realmente o meu desktop também já usa o shadow file, e por estar a pensar neste assunto recordo-me de ver alguma coisa na net sobre este assunto.
    Obrigado pela partilha, caso contrario se fizesse alguma actualização de SO…a coisa iria correr mal e tinha que ir descobrir, ia ser mais difícil!!! 😉

    cmps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito obrigado lmx. Ser embaixador deve ser bom 🙂 Vamos ver se conseguimos (todos juntos) atingir esse patamar.

      Abraço

  4. Avatar de Miguel Quintal

    Mais um excelente artigo. Já me habitueis a estes artigos, apesar de usar linux(Ubuntu) há certo pormenores expostos que desconhecia… Peço ao Pedro Pinto que continue com estes excelentes artigos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito obrigado Miguel. Um abraço para o pessoal da UMA :).Tenho por aí um amigo

      1. Avatar de Miguel Quintal

        É o constatar de um facto. Está entregue, pplware tem muitos seguidores por cá, tanto para mim como para os meus colegas já é uma referência.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Será que o JJardim nos segue? 🙂

          1. Avatar de Miguel Quintal

            lol, esse sabes é criar buracos heheh

  5. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde

    O Pedro Pinto não se está a tornar um Embaixador , ele é o EMBAIXADOR ,

    Abraço a todos

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh…Ainda estou a espera do teu artigo. ppinto [arroba] pplware.com

  6. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    depois la para fim das lições dos Comandos Linux para Totós , que tal, scripts para Totós 🙂

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Desde já o meu muito obrigado, sou ainda muito verde nestas andanças de Linux, uso o linux mint desde o 7. Actualmente uso o 11 e windows XP e embora seja neste ultimo que estou a escrever, devido a razões de trabalho, sinto-me cada vez mais em casa em Linux. Embora já tenha começado a usar Linux há algum tempo a verdade é que nunca tive necessidade de fazer coisas muito complicadas na consola(apt get e pouco mais), talvez por virtude do sitema operativo :), os teus artigos tem sido óptimos para colmatar essa lacuna. Fico a espera do capitulo que ensine a compilar e instalar ;), mais uma vez um grande obrigado pela tua disponibilidade em fazeres tutoriais aqui para os noobs

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      *Actualmente uso o 11, windows XP e 7

  8. Avatar de Serva
    Serva

    Pedro Pinto ,

    Boa tarde só agora é que vi o teu post , culpa do Basket (entenda-se o programa para Linux) , tenho estado de volta daquela pérola , vou receber agora uns amigos , e depois mais logo mando email .

    Abraço

    Serva