Sabe o que é a tecnologia VoIP (Voz sobre IP)?

17 Comentários

Nos momentos de maior crise financeira, as palavras de ordem são “poupar” e “reduzir custos”, verdade? Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar dinheiro e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta.

Exemplo do sucesso da aplicação desta tecnologia é o projecto VoIP nas Universidades e Politécnicos, onde foi possível reduzir em cerca de 20% nos custos anuais com comunicações (ver aqui). Vamos conhecer mais deste universo tecnológico.

Antes era assim…

pbx_00

 

Mas afinal o que é a tecnologia VoIP?

Na década de 1990, foram desenvolvidos alguns mecanismos que permitiam colocar sobre as redes de dados (ex. Internet) tráfego multimédia. Desta forma, era possível transportar sinais analógicos devidamente digitalizados.

O VoIP – voz sobre Internet é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados (ex. Internet).

Não sendo nova, esta tecnologia tem vindo a atingir um estado de maturidade e qualidade que permite a sua aplicação em ambientes de produção através da interligação com os sistemas telefónicos convencionais. De igual forma, a oferta de equipamentos e serviços de operadoras tem vindo a crescer exponencialmente.

Principais Vantagens do VoIP?
  • Custos mais baixos por chamada/possibilidade da escolha de serviços de voz
  • Custos mais baixos a nível de infra-estruturas e respectiva manutenção
  • Integração de serviços e possibilidade de implementar novos serviços
    • VoiceMail integrado com email;
    • Call Conference
    • Interligação com sistemas de Messaging
    • Monitorização e gestão de chamadas
  • Mobilidade, Flexibilidade
É possível montar um servidor VoIP em casa/escritório?

Sim, neste momento existem muitas soluções no mercado. Para quem pretender testar esta tecnologias, aconselhemos a darem uma vista de olhos nos projectos Elastix e TrixBox que são totalmente gratuitos e permitem montar autênticas centrais telefónicas digitais.

VoIP não é sinónimo de chamadas gratuitas. O que normalmente acontece, é que os preços das chamadas são por norma inferiores e em algumas situações as chamadas são efectivamente gratuitas. Assim, o VoIP pode conduzir a uma redução de custos, não se tratando de uma solução custo zero.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    é possivle ter VoIP sobre uma rede invés de internet? e se sim é dificil de montar?

    1. Avatar de Tiago Chaves
      Tiago Chaves

      Se é possível utilizar para uma comunicação interna em LAN? Sim claro, em relação à dificuldade depende dos teus conhecimentos, se não te sentes à vontade com ambiente linux podes sempre experimentar o 3cx que já referi.

      Atentamente

      Tiago Chaves

  2. Avatar de dajosova
    dajosova

    Uso VoIP com vários clientes de software e tenho recomendado há vários anos.

    Agora só falta o Google Voice chegar à Europa.

  3. Avatar de Tiago Chaves
    Tiago Chaves

    Para além dos projectos Elastix e Trixbox para quem prefere uma base Windows existe o 3cx (podem conferir em http://www.3cx.com)que para além de ter uma versão free também conta com várias versões inclusive um módulo de hotel.

    Atentamente

    Tiago Chaves

    1. Avatar de Visitante
      Visitante

      Obrigado pela dica 🙂 Mais por onde escolher.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    A propósito de VOIP já saiu o Viber para Android

    1. Avatar de Hugo Cura

      Está já na agenda…

      1. Avatar de Filipe Afonso
        Filipe Afonso

        Já instalei 😀

  5. Avatar de Dlencastre

    Sabem o que é que seria bom? Um curso Asterisk aqui no PPW.
    Que tal?

    1. Avatar de mr_mufy
      mr_mufy

      Ora isso é que era.

      Pensei que nos dias de hoje o pessoal (que frequenta este site) que já tivesse mais conhecimentos acerca do VOip.

      Mas ao falar do Asterisk acho que se deveria de aproveitar e falar do Voip um pouco mais profissional, ou seja, as placas de telefonia, os servers, etc…

      Pode ser que algum empresário se lembre de apostar mais nesta tecnologia vantajosa.

  6. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Uso o Csipsimple e não quero outra coisa!

    Estou é à espera de uma aplicação em condições para android que em vez de usar o protocolo SIP, use o IAX2. Penso que este último usa menos tráfego e não tem problemas de firewalls…

  7. Avatar de Albuquerque
    Albuquerque

    Bem, tirem-me uma duvida: mesmo instalando o Elastix, o Trixbox ou o 3cx, é necessário que o nosso fornecedor de internet forneça também o serviço voip certo? Isto é, não é só instalarmos o software; temos que ligar sempre a um servidor que forneça o serviço?

  8. Avatar de Visitante
    Visitante

    Com este software é possível quando se recebe uma chamada de número identificado – e registado na nossa base de dados, exemplo Sugar CRM, – cair a ficha de cliente? Tipo o Siebel (mas claro para micro empresas 🙂 ).

    1. Avatar de Visitante
      Visitante

      Estou a falar de software tipo o Elastix. Até pode ser sobre ADSL ou fibra.

      1. Avatar de Tiago Chaves
        Tiago Chaves

        Se não me engano o próprio elastix já traz uma instância do SugarCrm e do vTiger. Logo sim será possível.

        1. Avatar de Visitante
          Visitante

          Obrigado 🙂

  9. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    uma das soluções que existem no mercado é fusionpbx. Funciona muito bem em ambientes empresariais. Consegue aguentar com 1000 chamadas em simultâneo (depende das características do servidor).
    No meu local de trabalho temos vários edifícios interligado e comunicamos por VOIP. Assim não pagamos chamadas locais entre edifícios e acabamos poupar muito.