Ubuntu 11.04 Natty Narwhal disponível para download

134 Comentários

Chegou o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal!

Artigo em constante actualização

Tal como previsto pela Canonical, a versão final do Ubuntu 11.04  Natty Narwhal está actualmente disponível para download. Ao longo dos últimos meses fomos acompanhando as principais novidades/alterações do Ubuntu 11.04  Natty Narwhal e publicamos alguns artigos que certamente serão úteis para quem só agora irá instalar esta versão.

ubuntu_11_04

O Ubuntu é um sistema operativo bastante rápido, seguro, intuitivo e que está disponível para servidores, desktops, netbooks entre outros.

Segundo Jane Silber, CEO of Canonical:

Esta versão representa um novo passo na evolução do projecto Ubuntu, unindo o estilo à eficiência e oferecendo uma experiência diferente ao utilizadores no uso do PC. Com esta versão, o Ubuntu irá conquistar certamente um novo segmento de utilizadores para o mundo do software livre. O Ubuntu 11.04 é uma grande prova do quanto as tecnologias open source direccionadas para o utilizador final evoluíram”.

Como actualizar o Ubuntu 10.10 para a versão 11.04?

Os utilizadores que pretendam actualizar a partir de versões anteriores, podem ver aqui como fazer.

O que já falamos sobre o Ubuntu 11.04?

Download: Ubuntu 11.04 – PC (Intel x86) desktop CD [693 MB] |
Download: Ubuntu 11.04 – 64-bit PC (AMD64) desktop CD [698 MB]
Homepage: Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

134

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sempre gostei do Ubuntu. Acho que todos os users deviam ter contacto com este S.O.

  2. Avatar de BMJ
    BMJ

    Porreiro faço a actualização hoje à tarde!!!

  3. Avatar de ze
    ze

    tenho andado distraído em relação ao ubuntu desde que adoptaram o unit. Não sabia que era hoje que saia versão final.

    Depois vou testar a ver se surpreende.

    1. Avatar de Kingdra
      Kingdra

      A mim deixou-me sem vontade nenhuma de o testar.

      infelizmente não sou grande fã do unit, por isso não vejo grande futuro desta versão no meu pc.

      Mas ainda assim vou testar numa Vm e ver como corre.

      Ate pode ser que me habitue.

      Cumps

      1. Avatar de lulwut
        lulwut

        E que tal fazerem login em modo clássico (sem unity )?

        1. Avatar de Glink
          Glink

          havia um artigo no omg!ubuntu que dizia que na versão final não havia essa opção, mas como ainda não o instalei, não sei se sempre foi o caminho escolhido pela canonical…

          1. Avatar de Glink
            Glink

            ja vi que ainda temos opção de escolha 😉

            “inda” bem 😛

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Exacto. Essa opção ainda se encontra disponível. Como podemos constatar, a maioria dos utilizadores não gosta do Unity…logo tem aí uma alternativa.

      2. Avatar de Ryan
        Ryan

        Ja “samos” dois….

      3. Avatar de Kingdra
        Kingdra

        Pois como o Glink disse era suposto ser apenas o unity mas agora que já pus isto numa vm e vi que posso usar o gnome o resto não interessa.

        Agora se acabarem com o gnome e que eu não sei.

        1. Avatar de lulwut
          lulwut

          O Gnome não vai acabar… vais é começar a vê-lo de uma forma parecida com o que a shell do Unity te oferece. Dá uma vista de olhos no recente Gnome 3.

          1. Avatar de Kingdra
            Kingdra

            Eu estava a falar em acabar no ubuntu.

            E já dei a algum tempo e la esta não sou fã da coisa.

            Vamos ver como vai ser o futuro de linux.

  4. Avatar de Anónimo Antonio
    Anónimo Antonio

    o unity não me convence.. pelo menos ainda.. estou muito habituado ao gnome. é o SO que uso diariamente em casa.. e ja tenho as coisas arranjadinhas.. agora ter de me habituar a outra interface.. acho que vou dar mais uns tempos..

  5. Avatar de sLiD
    sLiD

    Boas notícias 🙂

  6. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Eu instalei hoje de manha o 10.10 no VirtualBox, mas não noto grande diferença no aspecto.. instalei a versão desktop… que fiz de errado para não ver o mesmo tipo de interface? o.O

    1. Avatar de Luis

      Por acaso estamos em Outubro de 2010? Então porque instalaste a 10.10, quando saiu hoje a 11.04, que esta sim, tem o Unity como desktop base?

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Por acaso estamos em 28/04/2011, e no dia 27/04/2011 só lá estava disponível no site do ubuntu para download o 10.10 e o 10.04 LTS.

        qql das formas obrigado pelo esclarecimento .. .

        prefiro instalar o unity no 10.10 em vez de tar a sacar novamente a distro toda.

        1. Avatar de Glink
          Glink

          podes fazer o update para o 11.04 😉

  7. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Testei a versão beta2 mas não me adaptei ao Unity. Não o achei prático para além de ter tido alguns problemas (nada de grave). Se arranjar outra maquina, pode ser que tente mais uma vez, mas para já optei por migrar para o Mint, que na sua versão 11 irá basear-se no Ubuntu 11.04 mas irá trazer o Gnome 3.0 com o layout “tradicional”.

  8. Avatar de The STK
    The STK

    Agora para mim é Xubuntu, está top… espero pela análise habitual do pplware 😉

  9. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Já uso o Ubuntu 11.04 desde o beta1 e além de me adaptar profundamente ao Unity, acho-o extremamente prático, A aposta da Canonical merece respeito pela coragem de mudar os já tradicionais menus. Ao usuário basta se desamarar de antigos conceitos e experimentar o novo sem preconceitos e depois poderá gostar ou não. Só não desista logo na primeira impressão.

  10. Avatar de Luis

    Alguém me sabe confirmar se para fazer o “upgrade” da versão 11.04 Beta 2 para a 11.04 final é só fazer os updates, ou é melhor instalar de raíz a versão final?

    Obrigado 🙂

    1. Avatar de José Carlos
      José Carlos

      Basta Fazer os Updates e já está com a versão final.

      1. Avatar de Luis

        Obrigado pelo esclarecimento 🙂

  11. Avatar de Ricardo Madeira
    Ricardo Madeira

    Vou testar hoje o 11.04 para dar uma hipotese ao unity, mas já testei o beta do Fedora com o Gnome 3 e não gostei mesmo nada. Esta mania de refazerem os ambientes gráficos não me agrada mesmo nada.

    1. Avatar de Paulo Trindade

      Unity no Fedora? Unity e Gnome 3 são coisas completamente distintas.

      1. Avatar de Gustavo Santos
        Gustavo Santos

        Lê lá outra vez com atenção o que o Ricardo escreveu. 😛

      2. Avatar de Jonhy
        Jonhy

        O que ele quis dizer foi que testou o Gnome3 no Fedora e que ia instalar o Ubuntu para testar o Unity…

  12. Avatar de Simões
    Simões

    Tenho sido utilizador frequente de ubuntu deste a versão 7.x

    Desde o ano passado que tenho usado intensivamente ubuntu por questões de trabalho.
    Ainda mantenho o xp, mas grande parte devido ao ms outlook e ao Visual studio.

    Estou algo tentado a experimentar a versão de 64bits.

    Alguém tem opinião formada sobre o tema?

    O principal uso da máquina é programação Java/j2ee em Eclipse.

    Algumas vezes virtualização com virtual box.

    1. Avatar de Simões
      Simões

      Nada como uma pequena pesquisa no google para responder às nossas perguntas.

      Deixo aqui o link que me levou a crer que a melhor escolha será 64 bits.

      http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_natty_pae64&num=1

      1. Avatar de Gustavo Santos
        Gustavo Santos

        Pois olha eu tenho por experiência própria que os 64bits em Ubuntu ainda não estão maduros o suficiente.

        Basta alguma coisa não funcionar como devia e teres que passar a alguns comandos mais complicados e veres que há diferenças entre 32 e 64bits e que todos os tutoriais na net foram desenvolvidos para versões 32 bit. Depois muitas aplicações ainda não têm versões 64 bit. =S

        Para um ambiente de produtividade não recomendo.

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          Deixa-me discordar do que acabaste de afirmar.

          Ter 32 ou 64 é totalmente igual no que toca a tutorials e afins!

          A Canonical disponibiliza os pacotes compilados para as duas arquitecturas (e na sua totalidade), e se há uns tempos o flash deixou de existir em 64bits por teimosias da Adobe que não da para perceber, tal já não se verifica actualmente.

          Se tiverem máquinas de 64 bits aconselho seriamente a instalarem essa versão já que se nota diferenças de performance (o argumento de no windows não valer por vezes a pena por questões de memoria e/ou processador menos potente não é para aqui chamado, pois o SO não fica a comer o dobro da memoria por se usar 64, e as aplicações passam a ser TODAS de 64bits ao contrário do windows que tomara que metade delas não fossem de 32).

          A ver se instalo isto numa maquina virtual para ver como andam as coisas pelo lado do ubuntu.

          cumps

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Não é comer mais memória, mas sim aproveitar a memória que tem.

            É isso que o Windows 64Bits faz, senão o fizesse, não havia sentido em instalar 64Bits, so para mostrar no ecrã mais de 4Gib de RAM.

          2. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            @Jose

            Se achas que a razao de haver 64 bits é apenas endereçares mais memórias nem vale a pena dizer mais nada…

            Quanto a historia do ‘aproveitamento’ de memoria em caches do windows, a meu ver tratou-se de mais um grande fail.
            Se estudares os vários mecanismos de gestão de caches e afins do windows, verás que por vezes para ser mais criterioso e por vezes mais ‘inteligente’ acaba por perder demasiado tempo. Por vezes as escolhas mais simples parecem menos boas, mas em contrapartida são mais rápidas, e no final, mais vantajosas.

            cumps

          3. Avatar de Gustavo Santos
            Gustavo Santos

            Permite-me discordar, dado que tive o 10.04 64bit instalado e mudei para 32bit pelo que afirmei acima, há coisas que não têm suporte 64bits.

            Como é óbvio não estou a falar de aplicações suportadas pela Canonical, nem faria sentido andarem a “vender” um peixe sem barbatanas.

            Os caminhos dos tutoriais por vezes são diferentes das versões 32 bits!
            O flash foi um dos problemas que tive, mas pelo que dizes já não acontece, menos mal.

        2. Avatar de Simões
          Simões

          Tenho outra máquina que tem uma base de dados oracle.
          Nessa máquina, realmente tive de perder algum tempo devido a pacotes de 32 vs 64 bits e caminhos de sistema…

          Mas tirando isso não tenho tido problemas.

          Vou arriscar e logo se vê como corre!

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Boas..
            infelizmente a tua duvida é real…
            existem pacotes que so existem para 32 bits…
            que fazer?tenta fazer uns testes…
            Já apanhei barretes por causa disso…e embora possas criar pacotes debiam…as vezes parece que as dependencias nunca mais terminam…com sorte e perseverança “la se vai conseguindo” 🙂
            Uma maquina com SO 64 bits consome muito mais ram, é mais rapida, mas quase não se nota a diferença…a não ser que estejas a compilar um kernel…ai notas a diferença claro.
            embora a Canonical continue a aconselhar o 32 bits acho que está na altura de a malta fazer um pressing para os 64 bits :).
            tirando casos pontuais, não tenho tido problemas em maquinas 64 bits,servidores,desenvolvimento,etc, e quando tenho”em vez de montar o cavalo do lado direito do mesmo, dou a volta e monto-o(salve seja :)) do lado esquerdo…”

            cmps

  13. Avatar de Nilton
    Nilton

    Aconselham actualização do 10 para este ou uma instalação nova de raiz?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Depende do trabalho que queres ter :). Com um update fica bueno

  14. Avatar de Cris.
    Cris.

    Já esperava com certa impaciencia este lançamento. Acho que a evolução Ubuntu está brutal embora reconheça os problemas de incompatibilidades e não sou fã do unity. Já experimentei a beta2 através VBox, e fiquei entusiasmado. Qualidade/Preço o melhor S.O. disso não tenho duvida. Hum acho que estou a tornar-me um fanboy Ubuntu, cofcof.

  15. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Pessoas, alguém ajuda-me? Tenho ASUS K52J com sistema de duas GPU Optimus.

    Só que com ubuntu não consigo fazer nvidia funcionar.

    1. Avatar de José Carlos
      José Carlos

      Quando instalei a versão 11.04 beta1, também tive esse problema. O Drive da Nvidia ainda não está funcional para esta versão, por isso instale o drive Nvidia desenvolvido pela Comunidade. Fiz isso, e funcionou perfeitamente. Vá em Drives Adicionais e desinstá-le o drive Nvidia (oficial), reinicie o Ubuntu, vá novamente em Drives Adicionais e instale o desenvolvido pela comunidade. Pode ser que resolva. Depois é só esperar nova versão de Drive NVidia.

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Acabei de Desinstalar ubuntu. Instalei drive da nvidia desenvolvido pela comunidade e nada feito. Acho que vou manter-me no windows por enquanto.

        Mas seria bom utilizar ubuntu, sinto-me livre quando utilizo ele.

      2. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Que mania que têm de chamar aos controladores de Drives…. lol

        Uma “Drive” é um dispositivo físico, seja ele leitor de CD, leitor de DVD, disquetes ou até mesmo um disco rígido.

        No que toca a “Driver”, é tudo aquilo que controla um dispositivo por software. Neste caso, o software (“Driver”) para fazer o SO reconhecer o dispositivo (nesta situação, a placa gráfica).

        Drive = leitores de CD/DVD/disquete/Discos Rigidos

        Driver = Software que faz o SO reconhecer as placas do sistema.

        1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
          Arcadiy Kulchinskiy

          Wow, abriste-me America! E disseres algo de produtivo sem te armares em professor de português, não?

          Obviamente penso que TODOS aqui sabem o que é Drive e o que é Driver/controlador, mas quando se fala na internet, as vezes fala-se de forma não muito coerente. Mesma coisa que chamar os portugueses de tugas.

          Get a life…

  16. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    eu gosto do unity e adaptei-me rápido, até porque usava o docky do lado esquerdo.
    quanto ao nome desta versão deixo-vos com um pequeno video:

    http://www.youtube.com/watch?v=ykwqXuMPsoc

    1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
      Arcadiy Kulchinskiy

      Eu também gostei mais do Unity que do Gnome. O que não gostei é o interface medíocre de Nautilius. Vou experementar o Gnome 3. Diz-se que é bom. 🙂

  17. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Alguém me sabe indicar se há algum site com mirrors para saca-lo? Disseram-me que estava disponível nos servers da FEUP mas não vejo nada disso.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Nunca é de mais 😛 !
        Fica aqui a do IST:
        http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/releases/11.04/

        cumps

  18. Avatar de Silva
    Silva

    Depois de vários anos com o Ubuntu, está chegada a hora de virar para Debian!

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      x2.
      Eu vou para o debian e depois para o Arch linux.

      1. Avatar de Kamina
        Kamina

        Como utilizador de Archlinux há um ano e meio, considero o a melhor distro. No entanto não é para meninos dá trabalho configurá-lo, trabalho esse que se torna em conhecimento. Falam muito do Ubuntu e tal e que no Windows é que as coisas crasham, mas a verdade e que quando algo falha no Ubuntu, por exemplo o X ou o Alsa, ficam logo ó tio ó tio. Arch é daquelas distros que quando aprendes a um nível decente, qualquer problema que encontres terás pelo menos uma ideia do que será, até mesmo coisas relacionadas com o kernel.
        Mas o melhor para mim e que o conceito minimalista do Arch, o Ubuntu para mim tem-se vindo a tornar no Windows nesse aspecto, cheio de porcaria instalado por pré-definição, a forçar coisas para cima do utilizador. No Arch a filosofia é a seguinte — podes não ter tudo o que precisas instalado, mas decerteza que não tens o que não precisas.
        Ah e já mencionei que o Arch tem e melhor comunidade UNIX e as melhores wikis que já vi? A malta é pouca mas sábia. Quality over quantity, tal como gosto.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…
          também aprecio arch, mas a mudar para algo a sério, agora so mesmo para algo hard core…Slackware will be my next combat.
          mas para desenvolvimento/servidores etc, não me estou a ver a sair do ubuntu nos proximos anos slackware, vai ser o meu desporto…
          cmps

        2. Avatar de Silva
          Silva

          Subscrevo inteiramente aquilo que referiu sobre o Archlinux, é uma excelente distro com uma excelente comunidade, eu próprio já o usei durante um ano e posso afirmar que aprendi bastante sobre os meandros do sistema. Apesar disso continuo a preferir o Debian neste momento devido ao factor estabilidade. Eu sei que independentemente do Arch ser rolling-release é bastante estável, mas para a comunidade Debian este é mesmo o factor principal, sem pressas, sem pressões, uma nova versão de Debian só é lançada quando as agulhas estão perfeitamente alinhadas e eu partilho inteiramente desta filosofia.

  19. Avatar de wso277
    wso277

    boas, tenho o windows 7 em dual boot com o ubuntu 10.10.
    Como aconselham a fazer a actualizaçao para o 11.04?
    cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas wso277

      Aconselho a actualizares via updates:
      Pressionar as teclas Alt+F2 e escrever update-manager-d na linha de comando.

      1. Avatar de SysInternals
        SysInternals

        Oi Pedro.

        Eu fiz isso no Beta 2 e acabei por perder tudo,uma vez que passou a dar um erro que nem conseguia entrar no GRUB…tive que fazer um rollback para o 10.10. Tentei instalar via CD…deu no mesmo.

        Achas seguro fazer o mesmo agora com a versao final?
        Abr.

  20. Avatar de sLiD
    sLiD

    É impressão minha ou o Unity veio matar um pouco a popularidade do Ubuntu?

    O Gnome 3 neste momento não existe em nenhuma distribuição sem ser versão alpha ou beta, certo? Parece-me à primeira vista melhor e mais apelativo que o Unity adoptado nesta versão..

    PS: Seria interessante criarem um tópico Gnome 3 vs Unity 🙂

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      O Fedora vai já sair no próximo mes, e já vem com gnome3. É possível que já esteja em RC.

      cumps

      1. Avatar de João Santos
        João Santos

        Neste momento ainda está em Beta a versão 15 do Fedora. No dia 10 de Maio sai a RC e no dia 24 a versão final.

        1. Avatar de sLiD
          sLiD

          Então acho que vou esperar até dia 24 para testar pela primeira vez o Fedora e o nosso interface. Se não me adaptar, existe sempre o Ubuntu 10.10 como estou habituado e que tão bem funciona 🙂

  21. Avatar de João
    João

    Há alguma forma de actualizar sem ser necessário efectuar a actualização ao 10.10 sem efectuar o download e ter de criar uma pen ou um cd para instalar?

  22. Avatar de Moliveira23
    Moliveira23

    Boas pessoal,
    Depois de ler um comentário acima fiquei com uma duvida?

    Aconselham a instalação do ubuntu 64 bits? ou 32 bits?

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Tens a minha opinião um pouco mais a cima.

      Em suma: sim

      cumps

  23. Avatar de bioshock

    Sinceramente, um dos problemas do sistema operativo Linux é haverem tantas versões.

    1. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      É um dos problemas e ao mesmo tempo uma das vantagens, pois consegues sempre encontrar um “flavour” mais ao teu gosto e que satisfaça as tuas necessidades.

  24. Avatar de Cryspin
    Cryspin

    João faz o k o Pedro Pinto disse (2 mensagens acima)

  25. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Tenho um Sony Vaio VPCF12S1E, e não tenho consigo usar Linux(Fedora14 e Ubuntu10 ambos 64bits) neste computador, derivado a compatibilidade entre Sony e Linux. Alguém me sabe dizer onde posso ver se esta nova versão do Ubuntu irá funcionar bem no meu portatil?

    Obrigado antecipadamente.

    1. Avatar de Simões
      Simões

      Apesar de me terem garantido aqui que não tinha nada a ver, também já tive problemas com fedora instalado no mesmo disco que outro sistema operativo, seja windows ou seja linux.
      Experimenta com outro e vê se acontece o mesmo

      1. Avatar de Paulo Oliveira
        Paulo Oliveira

        Com outro que? Computador? Ou outra distribuição?

  26. Avatar de Sérgio Dias
    Sérgio Dias

    Boa tarde, por acaso alguem já conseguiu correr o 11.04 numa máquina com o VMware Workstation? Eu mesmo activando o 3D na gráfica não consigo correr o unity só o ubuntu classic…

    1. Avatar de Glink
      Glink

      à partida o unity 2d deveria aparecer logo, mas como ainda não tive oportunidade de mexer não posso ajudar mais que isto :X

      1. Avatar de Luis

        O Unity 2d não vem instalado por pré-definição. Só Unity (3d), que se chama Ubuntu Desktop, Ubuntu Desktop Classic (Gnome) e o mesmo, mas sem efeitos.

        Para VirtualBox, é preciso instalar as Virtual Guest Additions, para VMware é preciso instalar o equivalente, as VMware Tools. Só assim se pode ter o 3D. No entanto, aconselho na mesma o Unity 2D, para máquinas virtuais.

        1. Avatar de Sérgio Dias
          Sérgio Dias

          Eu tenho o VMware Tools instalado e opção 3D activada na gráfica, e mesmo assim nada de 3D. Estranho.

        2. Avatar de Glink
          Glink

          pensava que vinha logo, acho que tinha mais lógica… mas isso sou eu, os senhores da canonical é que sabem o espaço que têm para meter as coisas no CD 😛

          que imagino que já seja uma ginástica grande para enfiar tudo em apenas um CD 😀

    2. Avatar de Gustavo Santos
      Gustavo Santos

      Eu fiz a atualização de 10.10 para 11.04 e não consigo correr o Unity. Diz que não tenho os drivers da gráfica ativos, apesar de estarem =X

  27. Avatar de Sérgio Dias
    Sérgio Dias

    Boa tarde, por acaso alguém já conseguiu correr o 11.04 numa máquina virtual com o VMware Workstation? Eu mesmo activando o 3D na gráfica não consigo correr o unity só o ubuntu classic…

    1. Avatar de José Carlos
      José Carlos

      Desative o Drive da Nvidia (recomendado) e ative o Drive desenvolvido pela comunidade que o Unity funcionará.

      1. Avatar de Sérgio Dias
        Sérgio Dias

        Eu não percebo muito de linux, como é que faço isso?

        1. Avatar de José Carlos
          José Carlos

          Para facilitar: clique no botão superior do Unity (símbolo do Ubuntu) que abrirá um painel e em pesquisa digite DRIVES ADICIONAIS (Basta as primeiras letras que trará o ícone) – clique em drives adicionais e aparecerá a lista com os drives 3D disponíveis, Provavelmente está ativado o Drive de Vídeo NVIDIA – desative-o. Após reinicie o Ubuntu para aplicar a configuração sem o 3d e entre novamente em Drives Adicionais e escolha para ativar a opção Suporte a 3D experimental para placas NVIDIA, reinicie o Ubuntu e se tudo estiver correto deverá funcionar o Unity com 3D

          1. Avatar de José Carlos
            José Carlos

            Esqueci que vc não está rodando o Unity – No Ubuntu Clássico vá em Sistemas – Administração – Drivers Adicionais – o resto é igual.

  28. Avatar de Ryan
    Ryan

    A ver vamos o que isto me vai dar. Fiquei decepcionado com esta versao quando testei. Sobretudo porque o Unity o melhor lugar dele por enquando e mesmo fora da minha maquina. De resto parece que ha coisas interessantes.

  29. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    boas Sérgio, comigo acontece a mesma coisa… não consigo correr o unity no vmware workstation

  30. Avatar de Navyseal

    O Unity foi um retrocesso, que fizessem dele uma alternativa, tudo bem, mas daí a colocarem-no por defeito no SO foi um erro e pode custar caro. Tenho visto que o pessoal anda a fugir do Ubuntu para o Xubuntu e possivelmente irão fugir para outras distro’s como o Mint. Chamem-lhe evolução, mas é uma desevolução, porque a comunidade se não se mantiver unida, o Ubuntu então não passará de uma memória daqui a meses.
    Este é o problema do Gnu/Linux demasiado ego, e pouco a pensar na usabilidade doméstica. No Unity os utilizadores não foram ouvidos, foi imposto, tendo em conta que é um SO com pouca conquista de mercado, continuará a perder para os monopólios a continuar fraccionado.

    1. Avatar de Glink
      Glink

      eu vou testar, se não curtir volto para onde estava, elementaryOS é baseado no ubuntu, ainda tem o ambiente gnome, mas vai mudar em breve para um ambiente feito por eses, a ver vamos o que daqui sai 😛

      caso não goste, tenho sempre o moonOS também baseado no ubuntu

      e se ainda não estiver satisfeito Mint, Debian Fedora e SUSE estão na lista logo a seguir 😛

      ah e ainda tenho o nosso Caixa Magica, mas é mesmo se estiver meeeeesmo insatisfeito no mundo linux 😛

  31. Avatar de wso277
    wso277

    boas, ja realizei o update, mas fiquei com uma coisa a incomodar-me.

    Tinha o windows 7 como predefenido no grub, e agora nao tenho, ja tentei usar o startupmanager, mas nao funcionou, alguem me pode dar uma alternativa?

    cumps

    1. Avatar de wso277
      wso277

      ja resolvi, para quem tiver o mesmo problema instale o grub-customizer para natty e ordene a lista a seu gosto

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Obrigado pela dica. Queres fazer um artigo sobre o grub-customizer? e-mail me: ppinto @ pplware . com 🙂

  32. Avatar de MIGUEL
    MIGUEL

    nao ha versão especifica para netbook?!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eu espero pelo mint

    2. Avatar de Glink
      Glink

      a antiga netbook edition fez fusão com a desktop edition 😛

      e agora apenas há ubuntu desktop, ubuntu cloud e, ubuntu server, a palavra edition desapareceu do nome das diferentes instalações…

      1. Avatar de MIGUEL
        MIGUEL

        e será que o ubuntu desktop corre num netbook “velhinho”? (Asus 901)

        1. Avatar de Glink
          Glink

          então é fazer a experiência 😛 live CD ou enfia-lo na pen USB, e ta a andar de mota 😛

  33. Avatar de Jadson

    O Ubuntu sempre segue seu rumo e não o rumo de todos… Quem reclama do unity é porque ainda não parou pra ver que o Gnome #, nova versão estável e atualizada do peojrto Gnome, está bem parecido com o Unity, que por sua vez se motrou mais eficiente e mais fácil que o novo Gnome. O KDE é uma ótima alternativa aos desktop tradicionais, com feitos delumbrantes, mas um pouco difícil de se adaptar, é verdade.

    E uma forma viável de se consolidar e conquistar mais usuários pro linux é facilitar a vida deles, por isso o ubuntu altualmente umas, se não, das distros mais utilizadas, mas que ainda perde para Mac e Windows em número de usuários, fez essa nova interface que é atraente, fácil, compacta, leve e Bonita. E prezo muito pelo design, que é um ponto forte do Windows e Mac, e precisar ser do Linux também.

    Já estou uando e testando essa nova versão desde do alpha-1 e agora ja instalei a final e continuarei apoiando o projeto Ubuntu, que merece nossa união e não discórdia.

    Pior que se adaptar ao Unity é não ter alternativas livres como o Ubuntu.

  34. Avatar de Pedro Pinto

    PPLWARE anunciou o Ubuntu 11.04 às 12h20….no entanto o anuncio oficial da canonical só aconteceu as 12h38 🙂
    https://wiki.ubuntu.com/NattyNarwhal/ReleaseAnnouncement

    Thanks Shuttleworth! 🙂

    1. Avatar de Mike
      Mike

      PPLWARE sempre em cima do acontecimento! 😛

  35. Avatar de Alex

    Instalei através do wubi para experimentar, o que aconteceu perguntam vocês?

    Kernel panic aos pontapés…. fantástico!

  36. Avatar de PedroC.
    PedroC.

    É impressão minha ou este ubuntu traz um efeito igual ao do windows 7?
    de maximizar as janelas quando saõ “ababadas?”

    1. Avatar de lmx
      lmx

      maximizar, minimizar, mudar de desktop,expose….sim o ubuntu faz isso tudo e muito mais…

      cmps

  37. Avatar de Drived
    Drived

    Estou extremamente desapontado com esta versão do Ubuntu. Tentei corrê-la via live CD, mas só carrega até me aparecer a caixa de logon e nem o rato me está a funcionar, uma vez que não aparece o cursor. Mesmo que queira instala-lo não dá pois a caixa de diálogo que aparecia nas outras versões, onde escolhemos instalar ou correr o live CD não aparece. Mais alguém com este tipo de problema?

  38. Avatar de João Dias
    João Dias

    Não estou satisfeito com esta versão. Vou voltar para a 10.10.
    Não gosto de usar o Unity, e até mesmo a versão Clássica está cheia de bugs. Para além de que o sistema não está nada fluido.

    Em vários portáteis é um martírio instalar drivers da broadcom porque o próprio Ubuntu não aceita instalar os drivers que aponta como indicados. Isto, para além dos problemas das gráficas.

    Acho que já me arrependi bastante de ter feito a mudança. Prefiro estabilidade a utilizar uma coisa que só me dá frustração quando uso o Ubuntu, coisa que nunca me aconteceu…

  39. Avatar de Manuel Coutinho

    Não gosto nada do Unity , vou é esperar que saia a versão final do fedora 15 com gnome 3 ( sai daqui a 20 e poucos dias).
    Entretanto vou continuar com o meu open suse kde 🙂

    Cumprimentos

  40. Avatar de Msilva

    Acho que fiz alguma coisa mal… não me está a aparecer o dual boot para windows!!!!!!

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Descreve o teu processo de instalação.

      1. Avatar de Msilva

        formatei e reinstalei os dois! agora já dá!

        mas aquela apresentação de dual boot é tão fraquita!

        fogo! estou rendido ao ubunto… muito bom! nunca tinha usado…

        pena isto não ter aplicações profissionais…

  41. Avatar de tiago
    tiago

    gostaria de saber se da para actualizar ubuntu 10.10 pelo metodo que falaram aqui mas ficar em gnome inves do unity?

    cumprimentos

  42. Avatar de jpng81
    jpng81

    Estou a testar agora mesmo, e só posso dizer que o unity esta mesmo no ponto…. excelente mesmo… não tem nada a ver quando estava em Beta.

  43. Avatar de Jack
    Jack

    Completamente de acordo…mas com esta crise devia a administração publica ser obrigada a usar software open source e pouparia uns valentes milhões em vez de cortar o subsidio a quem está desempregado.

    1. Avatar de cfernandes
      cfernandes

      apesar de dizeres alguma verdade, em poupar, ainda não deves ter lido dos apoios que a microsoft dá ao estado.

  44. Avatar de bcuraboy
    bcuraboy

    boas pessoal.é assim,eu tenho ubuntu 10.04
    como posso actualizar directamente para 11.04 ou a anterior?atraves da linha de comandos

    1. Avatar de Jack
      Jack

      Acho que não.
      Como usas o Ubuntu 10.04 LTS o teu Ubuntu deve estar configurado para atualizar automaticamente para distribuições LTS.
      Caso pretendas atualizar para o 11.04 penso que deves primeiro atualizar para o 10.10, e só depois para o 11.04, mas após este meu post deverá alguém corrigir-me se a minha informação estiver incorreta.

      1. Avatar de Dr.Estranho
        Dr.Estranho

        Bem, eu fiz isso e fiquei encalacrado… 🙁
        Algo correu mal no upgrade 10.10 > 11.04. Por sorte o GRUB ainda funciona, o que me permitiu postar isto via windows 7. Ou seja, nem Unity, nem Gnome, nada, só problemas. É melhor instalar de raíz penso eu, e é o que vou fazer no fim-de-semana.

        Abraço à rapaziada.

  45. Avatar de Letz
    Letz

    Alguem tem algum portatil a usar GMA-500 da Intel? não consigo instalar o poulsbo no 11.04 :\ fiquei memo fdd

    1. Avatar de Dr.Estranho
      Dr.Estranho

      Pois é Letz… Tenho aqui um Asus de pobre, um 1201H que para quem não sabe tem um processador fraquiiiiinho e uma grafica ainda pior que é essa GMA500. Desde a versao 8.10 que o Ubuntu não corre decentemente. Para essa havia uns drivers, um desenrascanço, mas nunca mais houve uns tão bons para as versões seguintes. Portanto, tb estou fdd. 😀
      Se estiver enganado, que alguém me corrija, e nunca quis tanto estar enganado.

      O mais espantoso é o facto deste Asus trazer Win7 instalado… Arraaaaaaaasta-se. Daí ter tentado toda a espécie de distros. Para essa placa acho que só mesmo o Joli OS, que é uma espécio de Cloud OS (conceito que detesto) e o Mandriva 2010 (que nunca consegui instalar nesta máquina)trazem suporte nativo para a GMA500 (a.k.a. POULSBO)… E os Eeebuntu’s que já são ancestrais agora.

      Bem, por favor digam-me que estou enganado e que há maneira de dar a a volta.

      Abraço a todos.

      1. Avatar de Zé

        Andas um pouco enganado, o GMA 500 não é tão fraco como tu estas a descrever, o problema é que tem drivers proprietários horríveis para o windows, e para o linux ainda está pior. Na prática os drivers não estão a puxar o máximo que o GMA 500 tem para oferecer. Por isso é que anda muita gente com petições em cima da intel para disponibilizar o código fonte para a comunidade fazer melhorias nos drivers.

        Mas nem tudo está preto, no ubuntu 10.04 dá para instalar os drivers sem muitos problemas, e até dá para rodar filmes em HD, coisa que no windows nem se consegue.

        sudo add-apt-repository ppa:gma500/ppa
        sudo apt-get update
        sudo apt-get install poulsbo-driver-3d (acho que falta mais uns pacotes, não me lembro)

        No 11.04 ainda não testei, mas se ainda não funciona para esta versão, dentro de pouco tempo vai aparecer os drives a funcionar, muita gente tem esta gráfica no portátil.

        Os drivers para o ubuntu só têm o problema do brilho, está com problemas ao controlar o brilho do ecrã, mas de resto funciona tudo na perfeição.

        O que podemos fazer é pressão na intel, não se compreende a atitude que ela tem tido perante esta gráfica. Não faz drivers decentes nem deixa fazer.

  46. Avatar de Leite
    Leite

    E que tal publicarem um tutorial para instalação do ubuntu 11.04 em dual-boot com windows 7 (para leigos como eu)?

  47. Avatar de Serva
    Serva

    boa , eu também não sou adepto do unity nem do novo caminho da Gnome shell 3 , nas versóes beta ainda dava e Ubuntu oara usar o Gnome do actual 10,10 , mas notei alguns crash que poderiam ser da versão beta , o Unity NÃO é pouco funcional naão sabes para aonde minimizasa as janelas abertas é uma autentica crise , o GNOME 3 JÁ EXPERIMENTEO NO fEDORA 15 a versão beta que saíu a dias e foi um completa desiluzao , neste momento estou muito virado para o KDE , a eqipa de desenvolvimento fez um trabalho fantastico descarreguei agora mesmo a 11,04 a que eu tinha instalada era a beta 2 com os diversos updates , não está pesado na minha maquina de testes um P4 rula bem e tem um encanto muito especial , nao e tão fluido como a versão 2,3 da Gnome , mas possso-vos dizer que vale a pena experimentar .

    Depois comentem se experimentarem .

    Cumprimentos cordiais a todos .

    Serva

    1. Avatar de Jack
      Jack

      Ó Serva as janelas minimizam para a barra lateral. Não stresses. Antes no Gnome2 minimizavam para a barra inferior, agora “é pró lado esquerdo”.
      Vai do habituar, é quase como quando compras um carro novo cheio botões onde não sabes onde estão.hehehe

  48. Avatar de lmx
    lmx

    Boas…
    estou a topar o conseito da coisa, mas vou testar durante uns meses nas maquinas de relax(netbook,etc), nas maquinas de trabalho vou manter para ja a 10.10!
    não sei se é de estar a curtir no livecd, mas as minhas fans estão sempre online :)…
    como é que consigo instalar o lmsensors aqui e uma aplet decente…onde vou po-la…?
    hummm,precidso do modulo acpiktermalhk10…como abro a consola nisto???OMG…

    cmps

  49. Avatar de LeO
    LeO

    Acredito que muita gente está ficando resistente a mudanças.
    Concordo com Jadson em continuar apoiar o projeto Ubuntu.
    De inicio achei desfavorável a mudança da Canonical. Fiz uns testes com uma versão Alpha e me agradou muito.

  50. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Não se esqueçam é de instalar o ACTIVITY JOURNAL (não a partir do Ubuntu software center, estranhamente nãao funciona) para poderem desactivar o histórico de navegação do ZEITGEIST para que não vos aconteça como a mim, que cliquei em FILES AND FOLDERS à frente da família toda e os filmes “menos próprios” que tinha visto de à meses para cá apareceram à frente de toda a gente.

    Há uma equipa a trabalhar numa forma de controlar o ZEITGEIST mas que só vai sair lá para o verão.

    É uma vergonha que o Ubunto esteja a guardar o histórico dos utilizadores num ficheiro não encriptado SEM PEDIR PERMISSÃO e sem dar para cancelar facilmente.

    Se quizerem logo à tarde deixo a dica de como impedir o Zeitgeist de continuar a fazer das suas (agora tenho de ir)

  51. Avatar de Miguel Dias
    Miguel Dias

    Boas pessoal. Então é assim. Já tinha a versão 10.10 instalada e fiz o upgrade para a 11.04. Só que acontece que tenho as definições de desktop do 10.10 ou seja as alterações de menus e janelas estão todas comidas. Como posso por tudo como se fosse realmente instalado. Existe algum comando para se por na consola para reverter o processo todo e ficar com o unity??? É que já tentei de tudo para por o desktop como deve ser, só que o gajo não me deixa.

    Obrigado a todos.

  52. Avatar de sLiD
    sLiD

    Eu gosto muito do Ubuntu, não só por ter sido a minha primeira distribuição que me introduziu ao mundo linux mas também por ser fácil de usar.

    No entanto gostava de saber que alternativas (boas) existem a esta distribuição. Não sou de longe nem de perto perito em linux, portanto não pretendo uma distribuição demasiado complexa. Vi o projecto OpenSuse e Fedora e pareceram-me bem.

    Queria então saber a vossa opinião destas duas distros 🙂

    Obrigado desde já!

    1. Avatar de cfernandes
      cfernandes

      Linux mint

  53. Avatar de Dino silva
    Dino silva

    Caros leitores , gostava de perguntar se ja alguem apos intalar a versao 11.04 se instalou o gnome , se sim qual a vossa opniao e se deu algums erros apos instalação comprimentos 🙂

  54. Avatar de Miguel Duque
    Miguel Duque

    Boas a todos.
    Tenho 1 netbook asus 1005px em que já utilizava o ubuntu 10.10 sem problmas exepto o microfone que não funcionava, mas até aí tudo bem pois não me faz falta.
    Actualizei para o 11.04 e deixei de puder entrar na minha conta aparecendo um “panic error”, entrei em root iniciou tudo ok mas ao tentar me ligar ao wifi acontece-me o mesmo não permitindo que volte a fazer login.
    Reinstalei e o problema reside quando me ligo por wifi, já liguei por ethernet e dá tudo bem executei o update mas o problema presiste.

  55. Avatar de Dino silva
    Dino silva

    ola,tenho uma grande questao , nao estou a gostar do gnome sheel e gostava de repor o unity, exite algum comando para a consola ou tenho que reintalar o 11.04?

  56. Avatar de Axys
    Axys

    Porque é que nenhum sistema operacional baseado em Linux quer instalar aqui?
    É a QUINTA VEZ que eu tento instalar Ubuntu e nenhuma versão dele inicia aqui.
    Reiniciei o computador para completar a instalação (baixei o instalador Windows Installer) e então apareceu bonitinho a tela do Ubuntu instalando (igualzinha à da imagem do post), então ele completou, reiniciou, e aí vem o problema: Ele inicia num modo parecido com o Prompt de Comando do Windows, pedindo meu nome de usuário e senha, eu digito e então não acontece nada. Eu já digitei help para procurar algum comando que me ajudasse mas eu não entendo nada desses comandos de Linux.
    Ele deveria iniciar normal não? Ou sou eu que sou leigo demais para conseguir esse feito?
    Se algum filho de Deus puder me ajudar, ficarei muito grato, antes que eu desista o.O

  57. Avatar de Thales Estevão
    Thales Estevão

    Oi Pessoal

    Estou com um problema!

    tentei instalar a versão Ubuntu 11.04 no virtualbox (tenho como hospedeiro ubunto 10.10), e após algumas tentativas (várias derão erros e foram abortadas) consegui finalmente instalar. Porém, embora tenha instalado o adcional de convidados do virtualbox para abilitar o suporte 3D do virtualbox. O ubunto 11.04 travou na tela de inicialização.

    Gostaria de saber se mais alguem teve este tipo de problema e se consegui solucionar.

    Por hora estou apenas testado, para verificar a possibilidade de atualizar o meu ubunto para esta nova versão, e confesso que estou muito inclinado a desistir do Ubunto e ir para outra distribuição (pois estou decepcionado com o rumo que a Canonical está tomando). Estou testando também o Linux Mint 10 e o Opensuse 11.04, que parecem ser mais estáveis e estou muito inclinado para o Opensuse 11.04.

    Não tenho problemas com mudanças, só acho que uma mudança deste nível deveria ser melhor analisada antes de ser empurrada para os utilizadores.